quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Estrelas e o buraco negro














"O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou esta quinta-feira, na Gala de comemoração dos 104 anos do clube, que o equipamento da equipa de futebol terá estrelas. «Porque o Benfica é o único clube em Portugal a ter conquistado mais de trinta campeonatos, a nossa camisola do próximo ano terá três estrelas por cima do nosso símbolo, uma por cada 10 campeonatos conquistados», disse o dirigente."


Bravo, Presidente, bravo!!! Que lindo folclore. Posso só dar uma sugestão?
Que tal, em vez de colocar três estrelas na frente dos jerseys, colocar antes três estrelas dentro dos ditos cujos?
Eu preferia ter um plantel equilibrado, com jogadores bons e trabalhadores, complementados por 3 estrelas (de preferência 1 em cada zona do campo), que acabem o jogo com a camisola suja e suada, do que uma pseudo equipa-maravilha, a envergar uma fatiota catita, com estrelas ou lantejoulas.

Pense lá na carrada de estrume que já trouxe para a Luz e deixe-se de pinderiquices

Taça do Cagalhão


A 3 dias do derby, não sinto nenhuma manifestação corporal que indique que tal jogo se aproxima.

Seria normal mijar desenfreadamente, ter um ataque de seborreia, falta de apetite, irritabilidade e algumas manchas amarelo-mostarda nos fundilhos dos meus boxers.

Nada. Têm sido dias normais em que nenhum dos sintomas pré-derby me têm aparecido, com excepção da recorrente javardeira nos boxers. Mas isso é da idade.

Meus caros, neste derby disputa-se a Taça do Cagalhão. Nada mais está em jogo. Por mais que se queira dar a volta à coisa, o que se determina no Domingo é quem é mais triste.

Desde os tempos da Taça de AF de Lisboa que não me lembro dum jogo tão sensaborão (e sim, lembro-me da bicicleta do Guentchev)

Normalmente diz-se que a equipa que está pior, ganha o derby. Neste caso é impossível dizer-se quem está menos afundado no cagalhão. E para dificultar as coisas, até a 3.ª equipa é a do Paraty, que está sempre mal.

E que melhor sítio para se disputar o Cagalhão do que no W.C. d'Alvalade?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Purovic & Tiuí







Depois de ver o Liedson sair a coxear, eu até tremo só de pensar que esta pode ser a nossa dupla de avançados no domingo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Fomos Benfica I - Pepa

Lagartos cagões!!! Só porque têm uma Academia que a cada 10 anos produz o jogador português da década, que chega a ser nomeado para melhor jogador do mundo e que às vezes até ganha. Só porque alimentam meia selecção e produzem jogadores que pertencem a alguns dos maiores clubes do mundo. Só porque conseguem ter sistematicamente 4 a 5 jogadores da formação na equipa principal. Só porque mesmo aqueles que saem de lá e que não têm tanto talento conseguem carreiras dignas, pensam que isso é alguma coisa de especial?

Ide para o caralho!

Sem tanto mediatismo há quem consiga fazer um trabalho igualmente meritório! É verdade que nem sempre (para dizer a verdade é mais NUNCA) conseguem "produzir" jogadores de topo a nível mundial, mas o que é facto é que a outrora academia Media Markt/2ª circular, hoje em dia Caixa de Futebol Campus (ou lá como é que raio se chama), tem também obtido resultados bastante meritórios!

Como quase 100% dos jornalistas desportivos é lagartagem do mais rasca que existe e que só faz publicidade à Academia verde, chegou a altura de aqui no Banco, alguém erguer a voz e começar a mostrar ao mundo os talentos que o Glorioso produziu nos últimos anos!

Comecemos por: Pepa!

Avançado de elevada estatura, chegou ao Benfica na gloriosa época de 1998/99. Dono de um pé esquerdo de ouro, era destro e talvez por isso nunca tenha chegado ao estrelato internacional. A jogar de cabeça era um senhor e ainda hoje nas bancadas da Catedral é frequente ouvir-se quando o Nuno Gomes faz um daqueles seus cabeceamentos fantásticos "Que bela cabeçada! Parecia o Pepa!".
Depois de dois anos a escutar o "são papoilas saltitantes", deu nas vistas e como quase todos os jovens talentos portugueses emigrou. O colosso Lierse foi o seu destino e durante uma temporada, encheu de magia os relvados belgas. Rapidamente se percebeu que a Bélgica era demasiado pequena para tamanho fenómeno e qual Rui Costa, decidiu regressar ao Benfica, marejando de lágrimas os olhos de muitos lampiões que não esperavam vê-lo de novo de águia ao peito.
Mais um ano se passou e uma nova etapa nesta grande carreira: o Varzim! Logo no ano de chegada, contribuiu para que o Varzim descesse e por lá mais um ano ficou, naquela de garantir que não subiam logo a seguir como tantas vezes acontece.
Em 04/05, nova transferência. O mundo do futebol ficou pasmo quando Pepa, trocou o Varzim pelo Paços de Ferreira. Aí ficou apenas uma temporada, talvez por não ter logo descido no ano de chegada como na Póvoa, talvez porque a sua careca não tinha grande aderência para os obrigatórios bonés na capital do móvel, acabou por rumar ao Algarve e de novo à 2ª liga, ajudando o Olhanense a obter um 5º e um 9º lugar.
Foram no entanto dois anos duros. As lesões num joelho começaram a surgir e ao cabo desses 2 anos, decidiu retirar-se, deixando o futebol bem mais pobre. Depois de uma carreira tão curta quanto brilhante, certamente que Camp Nou ou o San Siro seriam as próximas etapas e não seria de estranhar se o vissemos com a Taça dos Campeões na mão um dia destes...
Mas a vida é cruel e hoje podemos encontrá-lo como treinador das camadas jovens do Sacavenense. Com 27 anos, tem tudo para ser o novo Mourinho, até porque ao contrário deste, a escola Media Markt / 2ª circular está lá!

Eu acho bem


Apoiem o rapaz e deixem-no ir jogando que assim pode continuar a fazer mais e mais merda! Gosto do pormenor do "Até Nélson o confortou" e olhando para a foto, parece que não lhe estão a dar a mão, mas a fazer uma amona!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A minha homenagem


A Zizu, por 25 anos de orgulho Benfiquista.
Que daqui até ao ouro a glória se junte ao orgulho

Academias de futebol

Este post serve para informar todos os visitantes na generalidade e dois colegas bloguistas em particular a quem a informação lhes passa ao lado há já muito tempo . Assim têm agora e aqui uma referência a partir da qual poderão tentar realizar jornalismo de excelência e reescrever a História. Trata-se da última referência à Academia do Sporting. A famosa reportagem da BBC no seu programa Football Focus em que abordaram a Academia do Sporting, a melhor da Europa em condições, e a par de uma famosa holandesa, a melhor do mundo em resultados.
"Tottenham Hotspur's Sporting Director Damien Comolli talks to BBC Football Focus about the flaws in the English Academy system for youth football. Ricardo Moniz, appointed last season as a dedicated skills coach (Coever method) at Tottenham, explains his work with Spurs' youth teams.Also featured is the Sporting Lisbon youth academy, Academia Sporting, renowned as amongst the best youth setups in world football. Academy Director Pedro Mil-Homens explains how their system differs from the English model, and graduate and Portugal International João Moutinho speaks of his experiences."

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A única Academia de futebol do país


Pois é! Há quem lhe chame academia do marketing, dos bluffs e outras designações depreciativas afins... Mas os resultados falam por si! Depois de um ano de maturação, em que muitos duvidaram da sua qualidade, eis que podemos dizer sem grande margem de erro que Bruno Pereirinha é o mais recente produto acabado da escola de formação do Sporting (ainda que com uma grande quota parte de responsabilidade do Belenenses, neste caso). O ano de 2008 tem sido o ano da afirmação deste jovem jogador que discretamente começou a jogar bem e a ter mais visibilidade a lateral direito, com a Académica e com o Setúbal (na taça da liga) tendo-se assumido como um dos melhores em campo com o Porto, em Alvalade. Voltou a rubricar boas exibições em jogos das taças de Portugal e da liga. Hoje, em Basileia, voltou a fazer uma grande exibição coroada logo nos primeiros minutos com um golo que é bem revelador da evolução que tem realizado.
Não tenho dúvidas em afirmar que actualmente este miúdo já é uma boa alternativa para o onze titular e estou certo que hoje já nenhum sportinguista fica apreensivo quando ouvir o seu nome no onze titular!
Tem 19 anos e vai completar 20 no próximo dia 2 de Março, em dia de derby... ora que melhor prenda de anos poderia ele ter senão derrotar os ranhosos!?
PS: Este post é dedicado aos dois paineleiros vermelhos mais facciosos e que têm andado arredados destas tertúlias.

Na Suiça

Boa exibição! Mais uma nas Competições Europeias. Este Sporting 07/08, vai mostrando que é uma equipa talhada para as taças, enquanto no campeonato se vai arrastando sem saber como atingir o 2º lugar, nem como se distanciar de equipas que normalmente acabam a 15 ou 20 pontos!

Hoje em Basileia a exibição foi boa e deu até para o Paulo Bento humilhar os Suiços, pondo o Ronny e o Farnerud em campo ao mesmo tempo!

Rui Patrício esteve muito bem. Chamado a intervir em 2 ou 3 ocasiões, salvou o Sporting de outros tantos golos em grande oportunidades dos Suiços. A defesa, tirando essas 2 ou 3 paragens que originaram as situações de grande perigo, esteve bem, destancodo-se Grimi que se mostra muito entrosado com a equipa, apesar de ser este apenas o seu 3 jogo.

O meio campo esteve em grande! Destaco Pereirinha, pelo seu golo logo no 1º minuto, mas também pelo seu trabalho tipo formiguinha. É verdade que não aparece muito, mas lá vai fazendo o seu trabalho, competente em termos tácticos vai ganhando o seu espaço e afirma-se actualmente como o primeiro jogador a entrar na equipa quando falta um dos titulares. Veloso e Moutinho estão a subir de forma e a qualidade de jogo da equipa transparece isso mesmo.

Na frente, Tiui teve uma exibição muito agradável, surpreendendo-me pela positiva. Ainda denota alguma tosquice quando quer fazer uma finta ou um passe mais elaborado, mas esteve bem melhor que nos jogos anteriores. Mas o grande destaque vai para Liedson! O levezinho tornou-se hoje no máximo goleador do Sporting em competições europeias e continua a marcar de todas as maneiras e feitios. A chapelada de hoje fez lembrar a de Roterdão que marcou o início da caminhada até à final.

Por ter sido o homem do jogo e porque o derby está a apenas 10 dias de distância, aqui fica uma pequena lembrança de uma das vezes em que o Liedson depenou os passarinhos:

Foi vaca?

...ou foi caga?

Velho Sonho em Barcelona




El sueño del hincha blaugrana puede hacerse realidad: entrar a los vestuarios del Camp Nou, vestirse con los pantalones cortos, sentirse Lionel Messi o Ronaldinho y saltar al campo de juego. Y eso tiene precio : 40.000 euros, los que pide el Barcelona para alquilar su estadio Camp Nou.
«La iniciativa surge del departamento de mercadotecnia del club y va dirigida a las empresas y organizaciones que deseen ofrecer una experiencia única a sus trabajadores o asociados», indicó el diario El País.
El precio incluye la posibilidad de convocar a 35 jugadores entre los dos equipos, la contratación del árbitro, la utilización de la megafonía para anunciar las alineaciones y un diploma en el que se leerá Yo jugué en el Camp Nou.
Entre los otros extras que ofrece el club, que piensa seguir haciendo caja, está un agasajo al final del partido con un cóctel en el antepalco del estadio. Además, cada jugador adicional costará 600 euros más, el autobús oficial 800, jugar en horario nocturno 2.800 y llevarse a casa un DVD con la transmisión del partido otros 6.000. No todo termina ahí, pues si la familia quiere ver el espectáculo tendrá que pasar por las boleterías y comprar una entrada por 60 euros.
Negocio redondo para el Barcleona.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O primeiro 1000 é para os pardais

Uffffffffffffff...1000 visualizações. Já me doía o dedo e acho que escangalhei o rato de tanto clicar no reload. Mas já está.

1000 visualizações, 480 visitas, vindas de paises como (e isto é verdade) Espanha, França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Estónia, Brasil, Finlândia, Bolívia, Holanda, Itália, Malásia, Canadá, Aruba, Arábia Saudita, África do sul, um país indefinido, e até de Portugal, onde realmente se percebe o que escrevemos.

34 posts e 79 comentários. O que dá mais do que um post por dia, mais que 3 comentários diários e mais que motivos para as entidades patronais instaurarem processos disciplinares aos bloguistas e comentadores.

Mas nós conseguimos mais. Vamos chegar mais longe. Os nossos pensamentos têm de ser lidos em Nauru, em Tuvalu e nas Ilhas Marshall, por exemplo. Vamos falar do futebol nestas paragens. Vamos enaltecer a técnica do futebolista nauruano, falar do fervor dos adeptos Tuvaluanos e da corrupção que mina a Federação de Futebol das Ilhas Marshall.

Vamos tentar, e aqui é mais difícil, fazer o primeiro post de jeito. Um legado para o futuro. Temos treinado, sim senhor, mas isto até agora não vale um chocalho d'erva.

Finalmente, parabéns a mim e a Zizu, que temos estrebuchado para este blog não se tornar uma coutada verde e branca. Sei que esta labregagem d'alvalade não merece grandes perdas de tempo, mas onde andam os outros 5.999.998???

Última hora

O autocarro do Benfica teve um acidente a caminho de Nuremberga e morreram todos os jogadores e seu presidente.
No velório as pessoas depositavam flores dentro das urnas.
Um velhota atirou lá para dentro um pão, chouriço, maçã, peras e vegetais….
Foi detida de imediato e ao ser interrogada afirmou:
“É para os bichos não comerem só mer#% !!!!!!!!!

Pedofilia no futebol

in http://www.ojogo.pt/:
Futebol Internacional » Itália » Série A
Reggina acusa Chelsea de assediar jogador de 15 anos
A Reggina está em pé de guerra com o Chelsea. O clube italiano acusou o clube londrino de ter assediado o jovem defesa Vicenzo Camilleri, de 15 anos, que joga nos escalões de formação do clube transalpino. O Manchester United estará igualmente de olho na estrela precoce. A Federação Italiana pediu já a intervenção dos presidentes da FIFA e da UEFA, Joseph Blatter e Michel Platini. O presidente do clube italiano, Lillo Foti, deu a sua versão dos acontecimentos. "Tudo decorreu à margem dos regulamentos. Os senhores Frank Arnesen e Carlo Jacomuzzi, utilizando os helicópteros de Abramovich, aterraram nos terrenos contíguos ao centro desportivo do clube sem qualquer problema, exibindo poder e dinheiro". O jovem recusou participar num jogo oficial para se deslocar a Londres, onde se encontrará a negociar com o clube londrino.

Por falar no Chelsea, a par do Sporting, é o único clube a competir em quatro frentes. Embora saibamos que o campeonato(*) está entregue, seja em Inglaterra, seja em Portugal.

*- para alguns colegas deste blog, o campeonato serve para uma visão muito positiva da prestação do Benfica neste campeonato em que comparativamente ao Sporting estão em melhor forma.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Frase estúpida da semana!

«Foi uma situação caricata. Terminei o jogo [com o Belenenses] triste e desgastado porque não conseguimos ganhar, e o presidente [João Bartolomeu] disse-me que estava suspenso porque teria saído à noite numa quinta-feira. Disse-lhe que era mentira, que estava completamente enganado, e que tinha saído, sim, mas no sábado», contou Alhandra em declarações à Rádio Renascença.»

Ah, pois! Isso muda tudo! Sair na ante-véspera do jogo é muito menos grave do que 4 dias antes! Então está bem! Esse presidente é mesmo injusto!!!

Capas ridículas - Capítulo I

Dasse!



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O fado do marreco

José Gouveia. Conhecem? E se eu disser Tozé Marreco? Aaaaaaaaaaah, assim sim, dirão vocemesses.

José António Marreco Gouveia, nascido a 25 de Julho de 1987, em Miranda do Corvo, jogador do Zwolle, da 2.ª Divisão Holandesa.



Aqui o mestre Marreco junta 2 caracteristicas dificeis de encontrar no futebol: ser portugues, e, vá lá, marcar uns golitos.

É dos melhores marcadores na Holanda, tendo inclusivamente marcado um hat-trick este fim de semana.


Porque é que este fulano está na 2.ª divisão holandesa? porque é que não vai, pelo menos aos sub-21? porque é que ele partiu e o Tiuí chegou? Só pode ser pela nomenclatura do bicho.

Quem se lembra de mandar estampar no jersey "Tozé Marreco 9"?

1.º - A junção de José e António deveria dar ZéTó. Começa aí a burrice.
2.º - Marreco? Gouveia é fraquinho, mas Marreco??? Com a breca.

Nunca se ouvirá dizer - "caganda golo do Marreco". Soa mal. Ou mesmo - "aquele Marreco tem lugar de caras no Real Madrid". Não parece certo.

Marreco, Verruguento, Corcunda, Estropiado, Maneta, Coxo e Hemorroidal nunca serão nomes de jogadores consagrados.

Como já um bloguista aqui disse, tão ou mais importante do que dar uns toques na chincha, é ter nome de craque. O Sr. Marreco faça lá o jeitinho de mudar o nome. Se o Paredão passou a ser Emerson Thome, o amigo bem pode ser um "Ricardo Ferro" ou um "Pedro Sisley", ou, na pior das hipóteses, simplesmente ZéTó.
O pessoal agradece, e o clube que tem o direito de preferência na sua aquisição até o começava a ver com outros olhos. Vá por mim!

A sérvio!?!?!

Alguém faça o favor de dizer ao Joka, que Guimarães não fica no Kosovo! Embora uma chapada no João Alves fique sempre bem.


domingo, 17 de fevereiro de 2008

A estrela da amadora

Nesta jornada viu-se porque é que os dois "grandes" de Lisboa estão a lutar (não sei se o que fazem é bem lutar, mas enfim) pelo 2.º lugar.
Nenhum deles merece os parabéns, por isso a minha homenagem vai para a estrela da amadora

Chipre: ecoponto ou caixote do lixo?

Para aqueles que acompanham o fenómeno futebolistico portuês (e atenção que não utilizei inocentemente o termo "fenómeno"), certamente já repararam que na última década os clubes portugueses têm sido invadidos de jogadores (a alguns vamos chamar-lhes assim para simplificar) das mais diversas nacionalidades: brasileiros, argentinos, sérvios e croatas tem sido o mais frequentes, mas temos assistido à chegada de jogadores das origens mais dispares, sendo que da China ao Liechenstein já vimos de tudo.

Porque alguns clubes teimam em formar jogadores e alguns jovens lusos continuam a viver na ilusão que um dia poderão ser vir a ser o "novo Cristiano Ronaldo", a verdade é que os contentores que continuam a chegar com cromos internacionais, impedem que os nossos craques cheguem ao estrelato em solo luso. Depois de nos anos 60, uma grande parte da nossa juventude ter emigrado para França para fugir da guerra, agora e no início do século temos um novo fluxo migratório, sendo desta vez o Chipre o destino de eleição de estes jovens que fogem dos campos de batalha em que se transformaram os relvados portugueses.

Actualmente e de acordo com o zerozero.pt 12 dos 14 clubes que compõem a 1ª divisão cipriota têm nas suas fileiras jogadores portugueses. Encontramos lá de tudo, como velhas (quase) glórias: Chaínho, Calado e Luís Loureiro; ex-jovens promessas: Marco Almeida, Paulo Costa e Hélio Roque; ou ilustres desconhecidos (cá e lá certamente): Ricardo Joca, Tiquinho e Zé Nando.

É verdade que o campeonato do Chipre não alimenta horas de transmissões na Sport TV e que portanto as hipóteses de chegar à selecção são quase nulas (todos sabemos que o Scolari faz as suas observações a partir da sua sala), mas o meu conselho aos jovens portugueses que querem fazer do futebol carreira, é que aprendam grego ou turco. Além de que, como na maioria das ilhas mediterranicas, sol e belas praias não faltam!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Salir a ganir


Mais um jogo, mais uma exibição paupérrima. E não consigo imaginar que mais desculpas pode haver naquele balneário.

Ninguém espera que joguem bem. Nunca o fizeram, nem o Camacho consegue produzir esse efeito nas equipas. O que se esperava que fizessem era o que faziam antes do jogo com o FCP na Luz, e era um mérito reconhecido do Zé Tó, ou seja, jogarem com raça, disputando todos os lances e minutos do jogo.

Mas não. No campeonato não têm motivação, porque o título já se foi e o 3.º (ou 4.º?) classificado ainda consegue resultados piores. Joga-se mal e sem raça.

Na taça não têm motivação, porque os adversários são fraquinhos e nem dão luta. Joga-se sem raça e mal.

Na UEFA joga-se mal e sem raça vá-se lá saber porquê.

Vistas bem as coisas, até se sabe porquê:

- A preparação de época e as contratações de Inverno foram estupidas. Como estupida tem sido a gestão do futebol pelo LFV. Que se dedique aos kits, aos 300.000 sócios e deixe o futebol em paz;

- O Camacho sabe que está a prazo. Além do mais, pediu reforços e chegou 1 que nem sei se foi por ele pedido. Não tem mão no balneário, nem lhe apetece ter.

- Os jogadores...lá andam. Há 2 ou 3 que lutam pela camisola, outros lutam para se mostrar, outros lutam para se esconder.



Com tudo isto, restam os adeptos, que depois dos jogos, no sofá ou no estádio, acabam sempre por salir a ganir.

O novo Balakov

Pois é meus caros!
Além da arte do eterno Krasimir Balakov, atribuem-lhe agora a raça do velho Sá. Há muito que um co-paineleiro deste fórum faz esta comparação. E parece que já há seguidores!
Citando um célebre personagem da nossa recente tour sul-americana: "Não sou eu que digo, é o povo que fala..."

in "O JOGO" http://www.ojogo.pt/
"Vuk" com arte de "Bala" e alma de Sá
FILIPE ALEXANDRE DIAS/RUI MIGUEL GOMES
Vukcevic chegou a Alvalade no passado Verão mas já é tido pelos adeptos leoninos como um símbolo da equipa orientada por Paulo Bento. "Vuk" caiu no goto de quem sofre pelo emblema verde e branco e tal facto não está dissociado da enorme entrega que o montenegrino emprega em cada duelo que protagoniza.
Raçudo e determinado, "Vuk" mostra uma alma de verdadeiro guerreiro que defende um causa até "à última gota de suor", como o próprio admite. A empatia entre adeptos e jogador é tremenda e as semelhanças com antigos símbolos do clube é evidente - em particular com Balakov e Sá Pinto. Com o búlgaro, Simon partilha o virtuosismo do pé esquerdo e... os golos. Balakov apontou 21 golos na temporada 1993/94 e sempre foi um dos leões mais acarinhados pela exigente massa associativa do clube. O montenegrino já leva 10 na presente temporada e pode vir a aproximar-se do búlgaro no restrito lote de médios goleadores que figuram nas memórias leoninas. Com Sá Pinto a base para um paralelismo assenta igualmente na forma como ambos se relacionam com os adeptos e a atitude abnegada com que se exibem. Os festejos de "Vuk" ao marcar, em Alvalade, no derradeiro clássico fortaleceram ainda mais essa ligação e Ricardo Sá Pinto, "coração de leão" já tem sucessor na actualidade - um 10 guerreiro: Vukcevic.^
Virtuosismo esquerdino, golos e atitude guerreira tal como ícones dos leões
As semelhanças de Vukcevic com Balakov no que diz respeito à eficácia e aos golos obtidos podem vir a ser mais factuais caso o montenegrino mantenha a veia goleadora que mostrou até agora. Em 32 jogos efectuados, "Vuk" já leva 10 golos em todas as provas e está, aos poucos, a aproximar-se da marca de Balakov : 21 golos em 38 jogos na época 1993/94. As grandes penalidades e os livres ajudaram à marca do búlgaro que só atingiu estatuto para os bater ao cabo de alguns anos no clube. A luta, essa, foi sempre uma condição "sine qua non" nas acções de SáPinto, Vukcevic mantém a mesma bitola e não dá um único lance como perdido.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Sempre a dar música

Caros amigos,
Antes de sermos bloguistas, todos nós eramos alguma coisa. Uns mais, outros menos, mas nenhum de nós era alguma coisa de jeito. Com uma excepção: Bengas!

Está na hora de todos os nossos leitores conhecerem o passado artistico e internacional do nosso bloguista verde garrido:

Depois de vários anos a cantarolar aos ouvidos das meninas, conseguiu juntar um grupo de vizinhos e partiu para as Américas, numa tournée só comparável à campanha do Obama:

Senhores e senhoras, meninos e meninas, ei-lo:
No link abaixo poderão deliciar-se com as melodias entoadas por Bengas e sus muchachos, bem como ler o diário do tour, e ficar a conhecer o nosso bloguista Bengas. Apreciem com a devida solenidade esta pérola

Não HADes de deixar saudades!

"Had regressa ao Lokomotiv
Marian Had já não é jogador do Sporting. O lateral-esquerdo regressa ao Lokomotiv Moscovo, clube que o cedera aos leões até final da presente temporada.

ASF Os dois clubes e o defesa chegaram ontem a um acordo que não foi difícil... A chegada de Leandro Grimi a Alvalade, na janela de transferências de Janeiro, colocou o eslovaco numa posição fragilizada, com poucas possibilidades de jogar."



Pois, de onde se conclui que a chegada de jogadores medianos ou acima da média tira o lugar a jogadores medíocres. Nem sempre é assim, mas desta vez (felizmente!) foi. Sem ser o boné a dizer SEX aquando da sua chegada não me vou lembrar de um fogacho do Marian.

Citando o poeta CID "Addio, adieu, aufwiedersehen, Goodbye..."

A magia no novo Balakov ou a sorte do Benfica


Pois é. Mais uma vez o novo Balakov mostrou porque é digno de tal comparação e espetou duas batatas. A segunda foi mesmo uma gratin dauphnois, tal foi a qualidade. Infelizmente o azar tocou à porta novamente e a entrega traduziu-se numa luxação no ombro que o deve afastar do derby. Será uma pena perder de se ver este senhor espetar uma batata no derby. Sorte para o Benfica a acumular ao facto do Nuremberga estar em penúltimo lugar na Bundesliga e ter despedido o treinador agora. Portanto mais um factor de obrigação para vencerem esta noite. Força Portugal!

Suissinhos


" E o velho sou eu "


Como é óbvio tinha que estar um sportinguista envolvido neste assunto.....

Carreira de Ronaldo em risco

O avançado brasileiro Ronaldo, do AC Milan, contraiu esta noite uma lesão grave no joelho esquerdo e corre o sério risco da sua carreira ter chegado ao fim.

O lance que originou a lesão de Ronaldo foi numa bola dividida com o português Vidigal, do Livorno, com o brasileiro a contrair uma rotura no tendão rotuliano do joelho esquerdo. Esta lesão implica uma paragem entre os nove e os 12 meses e pode significar o fim da sua carreira. O jogador já tinha sofrido uma lesão semelhante em 2000, quando estava no Inter, mas no joelho direito.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Camacho Fogacho

Na leitura de blogs de qualidade imensuravelmente superior a este, corre num deles o boato (com certificado de autenticidade), que o comando técnico do Benfas para a próxima época está a ser ultimado.
Que, no momento, existem dois nomes em cima da mesa, estando um deles praticamente garantido.
O bloguista não diz os nomes mas deixa algumas pistas, pelas quais concluo que o Orelhas está indeciso entre estes dois "treinadores":











Eu da minha parte, nunca tendo sido defensor do Camacho, parece que o Benfica está a precisar dum novo par de orelhas na Presidencia

Boa sorting!!!

E é hoje!
Lembro-me que há praticamente 2 anos, também num momento de forma menos bom, recebíamos o Feyenoord em Alvalade. Era o início de um ciclo fantástico! Desde a bomba do Roca em Roterdão à magia de Douala e Liedson em Middlesbrough... do mote dado por Niculae e Sá Pinto à reviravolta de Alvalade frente ao Newcastle até ao momento decisivo. A bomba do Pinilla deixava tudo em aberto.
Para dar boa sorte, eis um dos momentos futebolísticos mais eufóricos da minha vida! Sempre que vejo isto dá-me um enorme arrepio na coluna...
FORÇA SPORTING!!!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os Nelos e os Tavares do século XXI

As minhas primeiras memórias futebolisticas datam do início da década de 80, quando a linha avançada do Sporting era formada por Oliveira, Manuel Fernandes e Jordão e as alegrias ainda aconteciam ano sim ano não.

Daí para cá nunca mais jogadores desse calibre se juntaram na frente de ataque e quando até se consegue arranjar um gajo bom como o Liedson, logo se encontra um perna de pau para com ele emparelhar, que logo trata de (des)equilibrar um pouco a coisa. O cromo do momento é o Tiuí, que veio substituir o Purovic, que veio substituir o Bueno, que veio substituir o Koke, que por sua vez tinha vindo substituir o Mota! Fiquemos por aqui, porque senão ainda chego ao Eskilson e este é suposto ser um post alegre.

Talvez por este motivo, os títulos que na minha infância recordo acontecerem ano sim, ano não, sejam agora quase tão raros, como passes certos do Luís Filipe. Penso ser estes um dos motivos, porque me alegram tanto os insucessos do Benfica.

Por tudo isto, recordo com alegria a 2ª metade da década de 90 e os primeiros anos do século XXI, que começou com o Benfica a destruir uma equipa campeã e que terminou com 2 títulos verdes e com os encarnados a ficarem a ver as competições europeias no sofá, fruto de um 4º e de um 6º lugar.
Associo o início deste Glorioso ciclo à entrada do "poeta" Artur Jorge no Benfica, tendo sido pela sua mão que chegaram ao Ésse-Éle-Bê jogadores de grande classe, como o Nelo e o Tavares. Depois disso, outros ainda mais pernetas (não com o tique de coxear como o Mantorras, pernetas mesmo!) por lá andaram, tendo tudo culminado em 2000/01, quando no mesmo ano conseguiram juntar no mesmo plantel, Paulo Madeira, Sérgio Nunes, Escalona, Chano, Uribe, Kandaurov, Mawete, Toy, Carlitos e Sabry!
Mas, não me perguntem porquê porque não saberei responder, são para mim o Nelo e o Tavares, que personificam o baixo nível de qualidade que levou a que essa alegre sequência de eventos que atrás descrevi tivesse acontecido.
Serve esta conversa toda para quê, pergunta o leitor. Além de nos trazer à memória momentos alegres, serve para fazer um paralelo com a presente época, uma vez que hoje como nos idos 1994, também o Luís Filipe Vieira fez o favor de trocar mais de meio plantel, sendo que agora tal como nessa altura, o saldo entre entradas e saídas seja claramente negativo.
Por isso, está na altura de encontrar já neste plantel, aqueles que são os Nelos e os Tavares do Século XXI. Ou seja, aqueles jogadores que daqui a 10 ou 15 anos nos vamos lembrar, sportinguistas com um sorriso nos lábios, benfiquistas com um amargo de boca e exclamar "Eh, esse gajo esteve no Benfica! Como é possível!?!?!?" ou "Chiii, nesse ano sairam o Simão e o Manuel Fernandes, para entrarem esses cepos!!!".
É por tudo isto que espero que estejamos perante o início de mais um Glorioso ciclo, que desejo culmine em mais uns anitos a ver a Champions e a UEFA na tv!
PS (off-post): Christian Gross, treiandor do Basileia, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro que vai opor a sua equipa ao Sporting, teceu largos elogios ao leões. Quando questionado sobre que jogadores do Sporting gostaria de ter na sua equipa soltou esta pérola: "Todos. São todos muito bons". Olha pá, por mim podes levar o Ronny, o Had e o Farnerud, que é um favor que nos fazes!!!

Parabéns e prestígio!

in http://www.record.pt/noticia.asp?id=775088&idCanal=24:

Pioneiros na Europa
JOGO 200 NAS PROVAS DA UEFA


Primeira SAD, primeira Academia e... primeiro clube português a jogar nas competições europeias. O Sporting assinala amanhã o encontro 200 em provas organizadas pela UEFA [ver apoio], numa história com pouco mais de 50 anos e... um momento alto – o triunfo na Taça das Taças, em 1963/64. Já o início da caminhada leonina foi uma autêntica aventura, que teve o jornal francês “L’Équipe” como condutor.Em Dezembro de 1954, após um triunfo do Wolverhampton sobre o Honved, Gabriel Hanot ficou chocado com as manchetes dos tablóides ingleses. “Somos os campeões do Mundo”, lia-se. “Para isso têm de viajar até Moscovo e Budapeste, antes de jogarem contra Real Madrid ou Milan”, respondeu o jornalista gaulês. Assim, Hanot juntou-se com alguns redactores do “L’Équipe” e começou a desenhar a Taça dos Campeões Europeus – o Sporting foi o representante desse lote, apesar de o campeão ter sido o... Benfica. Porquê? “Por uma questão de prestígio”, esclareceu-se na altura. E os leões estavam à beira da estreia...

O lateral que não faz faltas e o lateral que não faz falta

No site do Record lê-se um artigo de título "Grimi, o lateral que não faz faltas", obviamente sobre o homem do momento. No site do Jogo idem.

Temos então em primeiro plano Grimi "o lateral que não faz faltas" e em segundo plano Ronny "o lateral que não faz falta".

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mais depressa se apanha um mentiroso que o Mantorras

"O Nuremberga é esperado esta quarta-feira em Lisboa, onde vai defrontar o Benfica para a Taça UEFA. No entanto, na comitiva do clube alemão já não virá o treinador Hans Meyer, de acordo com a Kicker online.

Aquele site revela que o clube decidiu despedir o técnico, que já não viaja com a equipa. Ainda esta segunda-feira, Meyer deu uma conferência de imprensa, em que dizia que sabia tudo sobre o Benfica."


Mas quem este senhor pensa que é? Sabe tudo sobre o Benfica, é??? RUA!! Aldrabão!!
Devia pensar que mandava tangas destas e passava impune, o espertinho.
Quer dizer, os sócios não sabem o que se passa no clube, a CMVM não sabe o que se passa na SAD, o Camacho não conhece os jogadores que chegam, os jogadores não sabem em que clube estão e nem a PJ consegue escarafunchar nos segredos reconditos da escrivaninha do Orelhas...
...
...e vem este marmelo a dizer que sabe tudo sobre o Benfica.
Despedido e bem despedido!

GONDÓMAR! GONDÓMAR! GONDÓMAR!

Depois de mais de uma hora a discutir a possibilidade de adiamento, o colectivo de juízes do Tribunal de Gondomar deu início ao julgamento do chamado processo Apito Dourado. No entanto, as audiências das primeiras testemunhas apenas deverá ocorrer na próxima segunda-feira.

Os advogados dos principais arguidos alegaram irregularidades no despacho sobre as escutas telefónicas, mas o colectivo de juízes, após mais de uma hora de discussão, acabou por notificar os arguidos e dar início ao julgamento. Ainda assim, e dado que os arguidos se recusaram a falar, procedeu-se apenas à identificação dos 24 arguidos, registando-se a ausência de Hugo Vladimiro. Posto isto, ficou marcada nova sessão para a próxima segunda-feira, entre as 9.30 horas e as 17.30 horas, com paragem para almoço.

(in A Bola on-line)

Este país está de pantanas! Então faltava a assinatura de um gajo qualquer que a páginas tantas analisou o processo e isso não originou o adiamento do julgamento e repetição de uma série de procedimentos???

Mas o que é isto?

Vá Srs. advogados, um pouco mais de esforço, que com mais imaginação e mais empenho certamente que arranjam qualquer coisa para parar isto tudo! Falem com o Papa... Esse parece um daqueles cowboys dos velhos westerns, com as balas a choverem à sua volta e nem uma lhe acerta para amostra!


Afinal o Purovic tem uma função


Fazer companhia ao novo Balakov. Assim como a namorada do Purovic à do Vukcevic. E as duas a nós!Assim sim, grande Puro, grande Vuk! (imagem do blog da Juventude Leonina de Santarém)

Dia dos Namorados-vamos encher o Estádio do Glorioso

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Caseirada

Após o visionamento do 1.º jogo do Glorioso na qualidade de bloguista, aqui vai a minha opinião sobre o mesmo:

Butt - Só foi buscar a bola uma vez dentro da baliza. Pouco trabalho, por isso;
Nélson - Extraordinário. Nem que seja por comparação com o seu antecessor;
Luisão - Alternou os bons cortes com algum nervosismo;
Edcarlos - Inventou, complicou, bazou;
Léo - Jogo à Léo. Muitas subidas e técnica à farta. Renove-se;
Katsouranis - 1.ª meia hora a pensar mais em atacar do que a defender. Foi para central para não ser parvo, fazer companhia ao amigo Luisão. Ía marcando um golaço;
Maxi - Jogou?
Assis - Sacana. Vinha lançado para falar mal dele e o magano espeta aquela batata no fim. Mas falo mal à mesma. É o jogador mediano com mais tiques de estrela que vi num campo da bola;
Maestro - Depois de recuar, começou o recital. Parece-me o único jogador de futebol, na verdadeira acessão da palavra, do Benfica;
Cebola - Esforçado, mas abaixo do que já vi;
Makukula - Não defraudou as expectativas. É mesmo fraquito. Pode vir a ser útil, a sofrer penaltis, a mudar lâmpadas fundidas no balneário, ou algo do género;
Tacuara - 2 bojardões e pouco mais
Di Maria e David Luiz - Valeu a pena dar trabalho ao senhor da placa das substituições?

Camacho - Rectificou a mão. Quando o homem faz algo tacticamente correcto, é sempre de se lhe dar os parabéns.

Paços de Ferreira - O Butt só sofreu um golo. O que indicia que o Paços só fez 2 remates.


Augusto Duarte
- Bem nos lances do penalti. No entanto, e especialmente quando o Paços ainda dava luta, mostrou-se extremamente caseiro. Faltas e fora-de-jogo foram sucessivamente e erradamente assinalados contra o Paços. Excelente arbitragem, portanto.

Leandro Grimi

o novo Hilário?

100 jeito



Chegamos às 100 visitas ao blog. Em 2 ou 3 dias. É um feito.
Explicações possiveis:
- O Paulo Bento vem cá pré e pós treino a ver se dizemos quem é o "bufo";
- O Ronny veio cá e sempre que vai atacar o 1/3 final do blog, recua, fecha o browser e volta ao inicio;
- O pessoal do Parlamento Europeu anda mesmo com muito tempo livre e/ou têm acesso wi-fi na Exposição do Benfas;
- O gangue da Ribeira anda aí atrás do meu IP.

O que interessa é que chegamos em 3 dias ao objectivo que nos tinhamos proposto alcançar em 3 anos. O que quer dizer que temos mais tempo para o nosso segundo objectivo:
Para as 1000 visitas passamos a ter 12 anos, 11 meses e vinte e sete dias.

Vamos isto que somos capazes!

Coincidências?

Este não jogou...



E houve logo um golo na sequência de um pontapé de canto e outro depois de um cruzamento do que estava no lugar dele!

Coincidências???

sábado, 9 de fevereiro de 2008

"Ou o bufo ou eu!"

Paulo Bento na conferência de imprensa de ontem disse-o com todas as letras "Ou o bufo ou eu!". Já hoje o Caneleiras de Cortiça mostrou-se intrigado sobre a identidade do referido Bufo e eu depois de muito ponderar, cheguei à conclusão que para saber quem ele é, o mais fácil é ir à Wikipedia (aquilo tem tudo e nunca se engana) e fazer uma simples busca por "Bufo".

Assim foi muito fácil descobrir que o Bufo é:

E pronto, resolvida que está esta questão resta agora, decidir entre o Bufo e o Paulo Bento.

Na minha opinião e tendo em conta que o Bufo ainda não desbaratou o balneário, ainda não fez ultimatos entre ele e o Paulo Bento, ainda não pôs a equipa a jogar mal como o caraças, não sobrecarregou o Veloso apesar do puto estar completamente fora de forma, não põe o Patrício a titular, quando tem lá outro GR que é bem melhor, não apostou no Tiuí e não tem um risco ao meio, o meu voto vai claramente para o Bufo!

É verdade que ao que consta, o Bufo não tem o nível IV de treinador, mas foi precisamente antes de adquirir esse nível que o Paulo Bento conseguiu os melhores resultados enquanto treinador, por isso o meu lema a partir de hoje é: "se queremos o Sporting a ganhar, o Bufo tem que ir para lá treinar"!

Novo passatempo n' O Banco

"onde está...o bufo?"

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Há pessoal que faz rir...

...além dos que vestem de verde e branco

O narcisismo vermelho

Benfica
Em exposição no Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu vai receber, entre os próximos dias 12 e 14, uma exposição alusiva à história do Benfica, organizada pelos eurodeputados José Ribeiro e Castro e Manuel dos Santos.

Intitulada «Mais de 100 anos de lenda», a mostra inclui uma Bota de Ouro de Eusébio e um equipamento pertencente a Cosme Damião, fundador do clube, assim como vários troféus conquistados pelas «águias».A exposição será inaugurada ao final da tarde da próxima terça-feira, com a presença do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, de Eusébio e também da judoca Telma Monteiro.


Dasse!!! Puta que pariu estes gajos! Se eu fosse belga, polaco ou letão, que caralho me interessaria o equipamento do Cosme Damião, a feiosa da Telma Monteiro ou o bigode labrego do LFV!? Mas quem raio pensará que o PE estará interessado na exposição dos labregos!?
Este é o verdadeiro espírito benfiquista para o qual não há pachorra! A arrogância de quem se acha importante quando é só mais um no meio do universo. Tenham juízo e cinjam-se à vossa insignificância!!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Pinto Mobile

O FêCêPê apresentou a viatura que irá representar o clube azul e branco na Superleague Formula, uma espécie de Formula 1 com clubes de futebol, que em vez de queimar pneus, será para queimar €uros.


Diz que o veículo é uma grande bomba, que tem 750 cavalos, motor V12, direcção assistida, leitor de cds e que faz da Cedofeita à Ribeira em 173 segundos. Diz até que voa mais que o Porsche do Fernando Madureira.

O que me faz pensar....Andará aquilo mais que os Subarus da BT? Aquele pópó não será o novo meio de fuga do Pintinho até Vigo quando a Judite (a outra, não a do Seara) lhe for bater à porta??

Pontapé de Saída

Minuto Zero!

No placard zero a zero como em qualquer partida de futebol (excepto naquelas em que intervinham o FC Porto e o Jacinto Paixão), as equipas alinhadas com os jogadores atrás do teclado e o público expectante não nas bancadas, mas em frente a um qualquer pc com ligação à net.

No Banco da Mexicana, como em qualquer jogo de futebol, prevêm-se emoções fortes, entradas à margem da lei, jogadas de levantar o público dos seus assentos, cruzamentos à Nélson para a bancada do outro lado do estádio, golos de bandeira, toques de calcanhar, queimas de tempo, cartões amarelos e vermelhos, erros de arbitragem e claro jogadores de bunda grande.

Por isso, "Toc'a sentar", apito inicial e rola a bola!
Pesquisa personalizada