sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tá o Obama fêto num cão

Então diz que o Cavaco americano escolheu o cão d'água português para lhe mijar nos cantos da Casa Branca, sucedendo a Bush.
Como o bicho é originário de Olhão, O Banco enviou uns algarvio-descendentes para lá irem buscar um exemplar canino e, já agora, umas ameijoas e umas litradas de Gelvi.
Uma vez que o sangue com cheiro a maresia corre nas veias de Reporter H, Padrini Visconti, Fuinha da Bola, Tio e Pé em Riste nenhum quis deixar de ir matar saudades da terra-mãe e lá abalaram eles.
Depois duma noite bem passada nos bares do Siroco, chegaram a'O Banco com este animal.
Esperemos que seja ao gosto da família Obama. Já sabe dar a pata. E de punho fechado.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Ronhó-nhó joga como um adepto


Li em tempos e algures que o Vukcevic jogava como um adepto. Quem o escreveu, adepto do jogador leonino, revia nele toda a paixão que um adepto sente ao longo dos 90, ou melhor 90+1 que é para dar tempo do Toni afiambrar o 5º e que essa atitude era trasposta para o terreno de jogo, participando em cada lance como se fosse o último e sempre na esperança de que cada bola recuperada é o início do lance do próximo golo da equipa.
Era um texto emotivo em que um adepto, revia no seu idolo um adepto.
Depois de ontem, chego à conclusão que quem joga como um adepto, não é o Vukcevic. É antes o Romagnoli, ronhó-nhó, para os amigos. Ora o Ronhó-nhó, como a muitos dos adeptos do Sporting, tem uma Game Box e vai ao estádio ver os jogos quase todos.
Na maior parte deles, passa o jogo sentadinho na sua cadeira, que fica ali do lado da tribuna do presidente, cá em baixo junto ao relvado a ver os seus idolos jogarem (chamemos-lhe isso para simplificar). De quando em vez, como todo o adepto, o Ronhó-nhó, vibra com os golos do Sporting e irrita-se com os do adversário. Assobia os seus idolos quando fazem merda e aplaude efusivamente, quando um deles faz um passe para um lado enquanto olha para o outro.
Mas o Ronhó-nhó, às vezes excede-se na emoção e vai todo equipado para o estádio e no meio do seu entusiasmo acredita que está no relvado junto com os seus idolos e aí, assim a modos que corre, finta, passa a bola e diz-se que até quase que remata. Enfim é um fartote. Como qualquer adepto, o jeito para a bola é menos do que ele pensa, mas ainda não desistiu da esperança de um dia numa qualquer peladinha na praia, vir a ser observado por um qualquer Lippi da vida, que o chame para o estrelato mundial.
Este ano o Ronhó-nhó, continua a acreditar que é possível ganhar qualquer coisa e até já confidenciou que vai continuar a assistir aos jogos da equipa, quer seja em casa, quer seja fora e ao que consta pensa mesmo em renovar a sua Game Box. E apesar de já ter comprado umas belas pantufas e um robe fofinho e quentinho, só ocasionalmente vai ver os jogos do seu clube com tal indumentária, no remanso do seu lar.
Infelizmente, não é só o Ronhó-nhó que joga com um adepto. O gordo, o campeão do mundo, o ninja, o bêbedo, entre outros também o fazem com mestria.

Hoje somos todos sportinguistas (de Braga) II

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"Devemos ter vergonha na cara" - Polga

Aos que andaram aí a falar de records na Europa - Tomem lá mais cinco;
Aos que vieram gozar depois do Olympiakos - Tomem lá mais cinco;
Aos que apregoam dignidade e mais não sei o quê - Tomem lá mais cinco;
Aos que não se calam com os sete em Vigo - Tomem lá mais cinco, em Alvalade;
SAUGEN!!

Depois deste desabafo, queria disponibilizar o livro "Adepto - Como sobreviver depois de levar 5 (ou mais) na ripa" a quem dele precisar. Está um bocado gasto, porque nos últimos anos tenho-o lido vezes demais, mas dá para desenrascar.
Agora vá, cabeça erguida, voltem lá a inchar e a dizer que têm o melhor avançado, os melhores centrais e o melhor meio-campo, e toca a ir ganhar ao Dragão. Não quero cá choraminguices!

E fez-se história...


Chapa 5 à antiga!

Acabei de presenciar uma goleada daquelas que só o Sporting sabe sofrer!

Depois de um Barça fuerte ter passado por Alvalade, foi a vez do ilustre Bayern e o seu fussball darem cartas.

Como os nossos amigos d'Alvalade tanto gostam e apreciam, foi uma mão cheia!!!

Resta-me agradecer a estes Srs. de München o início da derrocada verde, devia ter começado já no sábado passado, que irá marcar o fim da época destes pequenos trauliteiros de meia tigela que pululam por este espaço que é O Banco...

Ao Tio, ao Bengas e sobretudo ao Fuínha, um granda EMBRULHA para vocês (que bem que souberam estes 5)!!!!

Danke Bayern & Auf Wiedersehen Sporting!!!!

Hoje somos todos sportinguistas



A ver se ganhamos outra vez! E neste fim-de-semana também.

Pergunta parva do dia

A propósito disto:
Se a religião se aplicasse (de facto) aos clubes, será que o Benfica representaria o Sebastianismo (em Portugal é religião), o Sporting seria dos Protestantes e o Porto da Igreja Universal do Reino de Deus?

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

And now something really stupid

A notícia não é nova, mas porque teve agora o seu epílogo é que dei por ela. Charles Barkley, Sir Charles para os amigos, foi detido no Arizona depois de ter sido mandado parar enquanto conduzia em excesso de velocidade. Até aqui nada de anormal, quantos de nós, não pisamos o acelerador um pouco mais e quanto não fomos mesmo até já multados por isso.

O insólito começa agora: quando o polícia lhe perguntou onde ia com tanta pressa, o Carlitos talvez inspirado na velha de máxima de que "quem diz a verdade não merece castigo", vai de dizer que se tinha que despachar porque a rapariga que com ele viajava lhe ia fazer um broche! E para que o polícia percebesse bem a urgência do assunto ainda rematou com um: "na semana passada fez-me um que foi o melhor que já lhe tinham feito".

Apesar do motivo ser válido, Charles foi mesmo levado para a esquadra, onde ainda tentou aliciar o polícia a deixá-lo ir, com uma proposta verdadeiramente irrecusável: "se me deixares ir, faço uma tatuagem do teu nome no meu rabo!". Imperdível... mas mesmo assim não se safou.

Foi mesmo a tribunal, até porque após a detenção lhe foi feito o teste de alcoolémia que acusou positivo. Mas até neste aspecto a notícia é insólita. Segundo o Record, Charles acusou 0,149g/litro (o equivalente aí a uma cerveja), quando o limite é 0,08! Mas a pérola está no castigo, além de 5 dias na pildra e 2.000 dólares de multa, Sir Charles tem que frequentar um progrma de alcoólicos anónimos!

Gosto mesmo d'América!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

And the Luisão goes to...

The nominees for this year's Luisao award are:
David Luiz in "Goofing with the lil' light one";
Anderson Polga in "My fault";
David Luiz in "Air Kick";
David Luiz in "High Pressure, Low Defense"

And the winner is...David Luiz in "Air Kick"
David Luiz - Pô, I'm so excited. I'd like to dedicate this award to my fellow nominee, to Reyes, that gave me a decisive help by not helping me, to the board, that decided not to replace Leo, to Mikas, whose presence in Alvalade inspired me and to my hairdresser. E aí, prá galera d'O Banco. Valeu!!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Stoppen sie, herum zu täuschen! Schnell, schnell!



Ora então de modos que parece que o Bayern de Munique, atravessa uma crise de resultados, com 3 derrotas nos últimos 4 jogos efectuados, tendo mesmo perdido ontem em Munique com o Colónia.

Ora uma vez que os alemães visitam Alvalade na próxima 4ª feira, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Champions League, poderiamos pensar que este momento menos positivo seria bom para o Sporting.

Eu que já vi em muitas ocasiões anteriores, "excelentes" oportunidades que o Sporting não poderia perder antes de defrontar outros grandes da Europa, já estou mesmo a imaginar que o Beckenbauer foi ao balneário ontem a seguir ao jogo e disse para os jogadores do Bayern: "Meus senhores, a brincadeira acaba aqui e agora! JÁ!!!".

E pronto, a brincadeira acaba ali e naquele momento. 4ª feira estão aí, ganham o jogo e embalam para um final de temporada, onde conquistam o título e chegam às meias-finais da Champions, onde perdem por golos fora com o Barça que acaba por levar o caneco.

É um clássico d'Alvalade!

3 a 2

  • Ontem foi um derby daqueles à antiga! Com golos, globalmente bem jogado e entretido;
  • 5 golos, alguns bem bonitos e mais umas quantas oportunidades para o resultado ser ainda mais gordo;
  • Estádio bem composto e um belíssimo ambiente;
  • O Sporting venceu e bem, fruto de uma exibição mais conseguida, principalmente na 2ª parte, em que deu um banho de bola;
  • O Liedson é grande... muito grande! De resto um destaque para o colectivo, onde ainda assim Pereirinha voltou a mostrar que é um jogador útil... muito útil!;
  • O primeiro golo foi um golão e o 3º um hino ao futebol;
  • Tacticamente a equipa esteve muito bem, com excepção dos últimos 20 minutos da 1ª parte. Mérito para o Paulo Bento, que ontem soube ler o jogo e ir adaptando a equipa, aproveitando as fragilidades do Benfica;
  • No Benfica, poucas coisas positivas. Ainda assim, Cardozo em 20 minutos mostrou que é o "matador" do Benfica (ainda bem que o Quique o mete sistematicamente no banco). Yebda e Katsouranis foram lutando enquanto puderam. De negativo a pouca disponibilidade de Reyes para defender (as vedetas são assim...) e a água que a defesa meteu, em particular o David Luiz.
  • Ao fim deste tempo todo, acho que já era exigível um pouco mais de consistência a este Benfica de Quique.
  • O Olagário esteve ao seu nível, ou seja, fraquinho... muito fraquinho. Queixas de ambos os lados como é habitual com o Sr. Elite;
  • Uma nota positiva para o ambiente de civilidade que se viveu durante o jogo. Na minha bancada, sportinguistas e benfiquistas conviveram em perfeita harmonia, como deve ser.
  • Como já não deve ser, foi o registo de uma agressão ao roupeiro do Benfica. É triste e cobarde! Os responsáveis deveriam ser escorraçados de Alvalade!
  • Finalmente uma nota pessoal: levei o Mestre Mikas comigo à bola e o homem mostrou a sua vocação de urubu! Um bem hajas, amigo!

E agora venha o Bayern! 4ª feira lá estarei.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O que é feito de...


Estava eu ontem a praticar dois dos meus desportos favoritos, couching e zapping, quando de repente parei na SIC Radical e deparei-me com o Poker Stars.

"Ora aqui está uma bela alternativa ao "futebol de saltos altos" na sport tv 1 e ao "wind-surf world tour" na Sport tv 2, pensei eu".

Lá estavam os cromos do costume, a jogar de boné e óculos escuros e a fingir um ar duro ou perfeitamente ausente, naquela do "sei que sabes, que eu sei que tu sabes, que eu sei que tu pensas que eu penso que tu sabes que eu estou a faze bluff, mas não estou... ou se calhar estou", quando de repente, eis que aparece um sueco chamado Eskilsson e o comentador diz: "e aqui temos Eskilsson um sueco que jogou futebol em Portugal, nomeadamente no Sporting!"

Fiquei pasmo! O Eskilsson?!?! O tosco?!?!

E era mesmo. O comentador ainda me confundiu dizendo que era um bom jogador de poker, como tinha sido um bom jogador de futebol, mas depois de ver o video que está já aí em baixo, fiquei sem dúvidas. Com o mesmo jeitinho que tinha para a bola, como tem para o Poker, só podia ser ele.


Watch EPT 4, Baden - Manfred Hammer Vs Hans Eskilsson on PokerStars.tv
PS: Também por isto, o Poker Stars já ganhou mais um fã!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tácticas

Com a proximidade do derby, parece-me adequado fazermos aqui n'O Banco uma antevisão do que podemos esperar.
Sei que o Quique não me vai fazer a gentileza, mas para mim este era o 11 a entrar em campo no sábado:

Quanto ao adversário, não tenho grandes duvidas que irá apresentar as seguintes armas:

Vai ser renhido!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Proezas do Proença

"...Porque o árbitro se encontrava bem colocado e perto, cerca de 3/4 metros, e foi peremptório a assinalar a grande penalidade, aliado ao facto de não terem existido protestos de jogadores da equipa penalizada, que aceitaram pacificamente a decisão, com excepção do faltoso, único a esboçar contrariedade, damos-lhe o benefício da dúvida"
É esta a conclusão do observador ao lance do último Porto-Benfica, no qual a mão do Yebda no peito do Licha, aliada a uma corrente de ar traseira, projectou o argentino alguns metros para a frente.
Os argumentos são, no entanto, algo discutíveis.
O arbitro não estava a 3/4 metros. Para mim o árbitro estava no epicentro da jogada, uma vez que se notou que Proença estava no bolso (ou na mão) dos jogadores do Porto.
Estivesse ele equidistante de ambos os clubes e não teria assinalado aquela falta.
É óbvio que Proença foi peremptório ao assinalar a falta. Isto se como peremptório considerarmos decisivo, um dos seus sinónimos.
Quanto à ausência de protestos, deveria querer o sr. observador (e provavelmente Proença também), que os jogadores se insurgissem, de forma a poder amarelar mais um ou outro. Não teve essa sorte...se bem que já vi jogadores do Benfica serem expulsos por palavras sem terem aberto a boca.
Fica para o senhor observador alguns exemplos de como Proença é próximo e peremptório, e do que serve "esboçar contrariedade".

Razão tinha o nosso Zizu que uma noite, a cerca de 3 metros de distancia, esboçou contrariedade a Proença, dirigindo-lhe um rechonchudo "filhádáputá". És um sábio, Zizu

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Sindrome de Quique"


Parece-me que o nosso treinador sofre de uma patologia, que apelidarei de "Síndrome de Quique".
Tem alguma semelhanças com o "Síndrome de Tourette", mas no caso do espanhol a desordem neurológica dá-lhe para dizer asneiras, mas não de cariz obsceno.
O "Síndrome de Quique" caracteriza-se por por tiques involuntários ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira, ou seja, dizendo a primeira coisa que lhe vem à cabeça.
Imaginemos que o paciente está a analisar um embate dos próximos dias contra um grande adversário. Se disser algo do tipo: "O F.C. Porto, geneticamente, é mais forte que nós", é provável que o paciente, geneticamente, sofra de "Síndrome de Quique".
Outro exemplo típico. Se a entidade patronal de um individuo pede a penalização de um jogador adversário por simular uma falta e esse individuo afirmar que "seguramente que também fiz simulações. Era um jogador que pisava muitas vezes o meio-campo contrário e simulava algumas vezes", temos um "Síndrome de Quique" em estado avançado.
Finalmente, se o doente no seu discurso normal disser que o seu projecto no Benfica é de médio prazo, e a meio atirar que pode voltar para Espanha a qualquer momento, trata-se dum caso terminal, que só terá cura com várias doses de vitórias, consecutivas e inequívocas, de forma a baixar os níveis de verborreia e honestidade. A alternativa será abate-lo.
Paulo Sérgio, treinador do Paços de Ferreira, a analisar a derrota da sua equipa, na visita ao Benfica (3-2), em jogo da 18ª jornada da Liga:

«Não considero o resultado justo, mas isso é irrelevante na justiça do futebol. O Benfica teve mais bola mas só fez um remate na primeira parte. Com 0-0 tivemos uma excelente ocasião para inaugurar o marcador. O Benfica abre o marcador com um lance irregular..."
Começo a acreditar que os bonés do Paços toldam o raciocínio. Um só remate na primeira parte? Só num lance foram dois remates, um a ir ao ferro, e outra sacada por obra e graça do espírito santo. De memória ainda lhe falo em remates do David Luiz, Luisão e Reyes.
Quanto ao 1.º golo ser irregular, é capaz de ter razão. Tal como o amigo Paulo Sérgio, Cassio não deve regular bem, para ter aquela saída.
Mas pronto, queixou-se, e fica sempre bem. Pena é o seu colega Carlos Brito não ter estado para isso.

O Estado dos Coisos

A ala vermelha deste blog (basicamente eu), reuniu-se e deliberou o seguinte:
- De há algum tempo para cá, alguns adeptos do actual 4.º classificado resolveram trazer para O Banco uma estratégia adoptada nos meios de comunicação social: Falar do Benfica;
- Esta sede de protagonismo fez com que 3 elementos da ala verde do blog tivessem parido 17 posts em 17 dias a falar, directa ou indirectamente, do Benfica;
- Nesse mesmo tempo, estes 3 elementos utilizaram a palavra Benfica (ou Benfas) 55 vezes.
- De entre os vários posts foram inventadas fábulas, foram trazidas à baila histórias de balneários onde se equipava o actual treinador dos actuais 4.ºs classificados e mais um sem fim de historietas provocatórias e descabidas.
- A ala vermelha deste blog não tem paciência para estas discussões de baixo nível, e deliberou, por unanimidade e voto de louvor, deixar de responder a posts e comentários da natureza dos acima exemplificados. A experiência de ter um miúdo de 3 anos em casa diz-me que é o caminho correcto a seguir;
- Sugere-se ainda aos leitores adeptos do Benfica que ponderem seguir o mesmo caminho, ignorando posts trauliteiros, até o blog deixar de ser o antro anti-Benfica em que se tornou, graças à acção terrorista destes três elementos.
- Sabendo que em particular um deles tem fascínio por provocações gratuitas e picardias, a ausência de resposta fará com que se tenha de contentar com os "lols" e "boa, mor" do seu colega.
- Postarei, sempre que se justificar, sobre o Benfica, Sporting ou Porto, criticando, se for o caso, qualquer um deles, com a seriedade intelectual e capacidade de auto-critica que me diferencia desses ultra-ortodoxos.
- Finalmente, aconselho que sigam um conselho que me foi dado em tempos por um dos agora arruceiros: "Tas a ficar um bocadinho doentinho não?! Olha para o teu Benfica e deixa os outros em paz. pá. chicha que é ressabiado!!"

Separados à nascença(?)

+
=


Pelo modo como distribuem pau jogo sim, jogo sim, estes 2 juntos mais parecem uma floresta!!!

A sarrafice do david luiz só me fez rir pelo "Sicko" Mikas, cirurgicamente a eliminar o melhor do Paços logo aos 5min...Mesmo assim foi o que foi para ganharem! Parabens benfas!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nunca é tarde



Num jogo em que o Paços andou sempre a passos lentos, queimando tempo como se não houvesse amanhã, teve der ser Cas(s)io a acertar os ponteiros. Mesmo a tempo!!

O "fêre-plê" é uma treta... ou uma merda se preferirem

Considero-me um gajo calmo e ponderado e julgo ter uma boa dose de fair-play. Gosto de ganhar e confesso que perder me chateia, mas tirando a azia e o consequente amargo de boca, penso que sei encaixar a derrota com bastante espírito desportivo.

É também por isso, que pouco falo nos árbitros. Acho que se fala de mais nesse tema e muitas vezes que se justifica as falhas e incompetências próprias com os erros dos árbitros e que o problema era de facto muito simples de resolver (acho que só não o fazem porque não querem). Bastava que as avaliações feitas aos senhores do apito reflectissem aquilo que eles efectivamente fazem, premiando quem mais acerta e castigando quem mais erra, premiando assim os melhores e afastando por consequência os piores e não haveria grande problemas.

Como nada disto acontece, temos por um lado o Olegário como árbitro de elite, por outro tudo a ralhar sem ter grande razão.

O que me faz estar com esta converseta toda, foi o jogo do FCP de há pouco. Eu gostava que alguém me explicasse, porque sinceramente eu não consigo compreender - e atenção que é aqui que o fair-play vai para o raio que o parta - porque caralho é que o lance que origina o penalti que dá o 1º golo do FCP é falta e o do 2º não.

Foda-se! Mas como é que aquele filha da puta, daquele caralho com um apito na puta daquela boca, daquele cabrão do caralho que o foda do Elmano marca falta num lance e no outro não? A puta que o pariu e o caralho que o foda! Mas não há ninguém que possa encher aquele monte de merda de porrada?

E que dê no filha de uma granda puta com sarna, do caralho do Jesualdo também! Então aquele caralho, que semana sim semana não tem golos em fora-de-jogo, penaltis manhosos e outros favores que tal e ainda tem a lata de dizer que a equipa dele tem sido a mais agredida?!?!?!

A puta que o pariu. Foda-se! O fair-play é mesmo uma grande merda!

Parabéns aos campeões


Sporting conquista Nacional de clubes
TRIUNFOS EM MASCULINOS E FEMININOS


«O Sporting voltou a sagrar-se campeão nacional de atletismo em pista coberta, tanto no sector masculino (14.ª vez consecutiva) como no feminino (15.ª vez), numa competição que começou sábado e terminou hoje em Pombal.»

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Happy Valentine's Day


E agora factos:
«José Calado vai mais longe na análise e fala da imagem que se espera de um futebolista. "As pessoas têm uma ideia feita sobre a vida dos jogadores, associada a muitas mulheres, farra, uma vida de cinema. É uma irrealidade. A homossexualidade não faz parte disso"»
«Sucederam-se manifestações de apoio por parte de colegas e adeptos. António Veloso, ex-jogador do Benfica, chegou a organizar um almoço para mostrar a solidariedade do plantel a Calado.»

Toma lá, dá cá!

E um granda fodasse que estava a ver que não ganhávamos esta merda!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

À grande e à Benfica...




O TIO volta à cronica "recordar é viver" com mais uma história fantastica deste mundo encarnado.

Estavamos em plena decada de 80.. e quem não se lembra do poderoso benfica destes tempos?

e quem não se lembra de Antonio Veloso, Néné e Diamantino?

acho que todos se lembram... mas se calhar nao se lembram das altas "cóbóiadas" que sucedia em balneario benfiquista entre estes 3 jogadores...

O TIO relembra,,,

Nessa altura onde o jogador de futebol era uma personagem bem macho latino, havia alguem que por de trás dessa "imagem" escondia algo mais... "leve"

Nesse tempo, bem mais q agora a imprensa desportiva so falava do seu querido benfica, mas só não falou daquilo q se passou no balneario encarnado como escondeu a historia de José Mendes.

José Mendes, antigo funcionário da luz (guarda roupa) que em 1989 publicou um livro onde falava dos tempos passados no seu local de trabalho. "O meu dia a dia como benfiquista"
José Mendes e o seu livro, foram banidos e totalmente esquecidos pois claro...

Mas Tio explica o porque de tanta confusão à volta de um simples livro de memorias.

José Mendes, relatava que havia comportamentos "estranhos" no balneario, principalmente apos as vitorias.
"Diamantino Veloso e Néné tomavam banho juntos e brincavam ao "apanha sabão".
Veloso um dia zangou-se, talvez com ciumes de Diamantino e sujou de lama os sempre calçoes limpos de Néné. Desde esse dia o balneario mudou-se e tempo dificeis chegaram

Mais recentemente nos anos 90 houve algo parecido mas desta vez era só entre um jogador e um cantor... quem não se lembra de Calado e Melão?

e porque recordar é viver...

p.s. dada inumeras solicitações e ameças juridicas sou obrigado a admitir que esta historia nao passa de um fábula.

Qualquer coisa é melhor que o Benfica II


Já lá dizia o outro.
In www.record.pt:

"O treinador do Benfica, Quique Sánchez Flores, admitiu que pode regressar a Espanha 'a qualquer momento', bastando para tal que coincida a sua vontade com 'a necessidade' de qualquer equipa da Liga espanhola, 'em qualquer momento de qualquer temporada', frisou."

Quem? O treinador do Benfica, Quique Sánchez Flores.
O quê? Regressar = bazar do Benfica.
Onde? A Espanha, qualquer equipa serve!
Quando? A qualquer momento.
Como? Assim mesmo!

Mão à palmatória

O Barcelona é o clube mais popular na Europa, de acordo com um estudo realizado pela «Sport+Markt». (...) Os encarnados surgem na 32ª posição, com 2,9 milhões de adeptos, (...) o F.C. Porto surge na 44ª posição, com 1,9 milhões de adeptos, enquanto que o Sporting ocupa o 47º lugar, com 1,8 milhões de adeptos.
Isto significa que o clube de Fuinha da Bola, Bengas, Padrini e Tio é o que mais adeptos tem. Há pelo menos 3,4 milhões de adeptos do Anti-Benfica em Portugal, sem contar com os alem fronteiras.
Ah, este estudo teve por base uma amostra de 9600 adeptos de futebol, entre os 15 e 69 anos, de 16 países diferentes, entre os quais Portugal. Ficamos a saber que Fuinha e Bengas, por se encontrarem, respectivamente, aquém e alem do intervalo de idades, não puderam dar o seu bitaite.

Do que se estão a rir?


da esquerda para a direita: Caneleiras, poeta Ricardo, low desert puke

Este post não pretende ser um pseudo-estudo sociológico / etnológico / antropológico sobre o estado curioso actual dos adeptos vermelhos. Só quer trazer à luz (duplo sentido) questões pertinentes e na maioria retóricas que se colocam dado o estado actual desta massa. De há uns dias para cá que se denota em algumas pessoas um estado de espírito difícil de explicar. Não falam muito mas parecem querer rir, sorrir.

De que estarão a rir?

- Dos enganos a favor dos árbitros?
- De ter empatado nas antas?
- De estar em segundo lugar?
- De ainda ter que ir jogar à Alvalade?
- De estar 3 pontos à frente do Sporting?
- Do Sporting ter perdido com o Braga e eles não?
- Do Sporting ser prejudicado?
- De estar na final da Carlsberg sem o merecer?
- De esta competição que todos desprezam e que no ano passado não tinha piada nenhuma, agora que pode ser o único título, ser de repente engraçada?
- De ter a oportunidade de vingar-se da mão cheia do ano passado?
- Disto tudo?

Ou será...

- de terem acabado em quarto lugar?
- do 5-1 do Olympiakos?
- do ponto da Uefa?
- do ordenado do Nuno Gomes? Ou será do do Suazo?
- do dinheiro que o Cardozo custou? Ou dos seus jogos?
- da contratação do Aimar?
- do trabalho do Rui Costa?
- do facto que a única coisa que poderão ganhar ser a Carlsberg?
- da maneira como saíram da Taça de Portugal? No ano passado ou neste?
- de ainda terem a oportunidade de poder perder com o Sporting na Liga?Ou na Carslberg?
- de poderem acabar a época mais uma vez de mãos a abanar?

Creio que estas duas vertentes poderão explicar o significado deste estado de espírito, tal como se lê aqui.

Recordes SCP vs SLB

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Imprensa vermelha




Não. Não é de publicações comunistas que escrevo.

Normalmente designada como o 4º. poder, também no futebol a comunicação social assume um papel decisivo enquanto factor de pressão sobre os agentes e instituições desportivas. Criam-se casos, convicções, adulteram-se factos, com o propósito de forçar decisões.

Foi assim com Scolari, tem sido assim com Paulo Bento em inúmeros casos com jogadores que tem tentado criar tendo conseguido tornar alguns deles em casos reais (Veloso, Vukcevic foram os mais recentes) e foi assim com árbitros e outros agentes desportivos no ano do colo (2005), que proporcionou ao Benfica (incluindo os seus sócios, nomeadamente Paulo Paraty) o único campeonato nos últimos 15 anos.

E eis que nos tempos mais recentes tem vindo a surgir novo "levantamento" do 4.º poder, tentando criar uma imparável onda vermelha. Todos vimos o exagero das reacções ao caso do golo anulado por Pedro Henriques no Benfica-Nacional (lance que aliás, é perfeitamente duvidoso) quer por parte de funcionários do Benfica, quer pelo castigo imposto ao próprio árbitro, quer sobretudo pelos títulos da imprensa desportiva que indiciavam tratar-se de um roubo de igreja (nada comparável, por exemplo, ao que já se passou nesta liga no Benfica-Braga, Braga-Porto, Sporting-Porto ou também em anos mais longínquos em jogos que foram verdadeiros roubos de igreja e que prometo trazer aqui ao Banco em breve).

O último episódio é tentar fazer o mundo desportivo crer, através da publicação de capas como a da foto, que o Benfica foi prejudicado no Dragão. Só ontem tive oportunidade de ver os lances mais polémicos do jogo e percebi que estava enganado. A verdade é que logo na primeira parte, ainda com 0-0, Pedro Proença não sancionou uma grande penalidade sobre Lucho González. E não venham com o argumento que ele tentou seguir a jogada (com fair-play, como referiram alguns comentadores) porque em lance de penalty não se aplica a lei da vantagem. Ficou um penalty por assinalar. É verdade que o penalty sobre Lisandro é no mínimo duvidoso, já que ele faz um grande teatro. Mas como tantas vezes comentamos, o Yebda não tem que por as mãos nas costas do adversário, pois habilita-se a que este engane (mesmo que sem grande convicção) o árbitro... é um erro, sim, mas não chocante.
Chocante, por outro lado, foram as entradas de Sidnei ao pé de Lucho e sobretudo a de David Luiz a Fucile (com os pitons ao joelho), ambas para vermelho directo que o árbitro não só não sancionou, como ainda, no último caso, transformou em livre perigosíssimo contra o FCP no último minuto da partida.
O balanço foi claramente favorável ao Benfica (e já agora em prejuízo do Sporting, pois nenhum desses senhores jogaria o derby daqui a 2 jornadas) e eu estou aqui para vos abrir os olhos.

Big Philing


Como previ numa troca de argumentos com o Tio num post há uns meses, o Felipão não cumpriu o contrato. Nem metade. Nem 1/3.
Diz Scolari que a experiencia no Chelsea foi valiosa. Oh, se foi. A 650.000,00€ por mês e com uma indemnização de 7.500.000,00€ foi mesmo de valor.
Confesso que sempre tive uma relação dificil com Scolari.
Por um lado, a prestação portuguesa em jogos importantes, como nunca antes tinha acontecido, levou-me a aplaudi-lo, e o apelo à alma tuga que lançou atingiu-me em cheio na minha vertente popularucha.
Por outro, considero-o um casmurro beato e com laivos de hipocrita.
E foi a teimosia que o tramou em Inglaterra. O conflito com Drogba e a deficiente estrutura táctica foram mais fortes que as rezas à do Caravaggio, que os bilhetinhos com citações da Biblia debaixo da porta dos jogadores ou que as cassetes do Roberto Leal (ou agora será Clif Richards?) no autocarro da equipa. Keep it real, Phil

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carta de S. Paulo aos Arcebispos


Do Novo Novo Testamento

Nesse tempo, andava Jesus com os seus 11 apóstolos em peregrinação pela Terra Prometida, quando um dia chegaram a terras de Alvalade, que é ali como quem vai para Belém, mas virando em direcção à 2ª circular em vez de ir para Monsanto, quando numa noite fira de Inverno, encontraram 11 vagabundos que julgavam poder ser campeões.

Jesus ao ver tamanha miséria, disse sabiamente aos seus apóstolos: "Ide ajudar estes enfermos. Aquele que souber estender a mão aos que menos têm, alcançará o reino dos céus."

Os apóstolos, tementes ao seu senhor, dirigiram-se às pobres almas, que trajavam uns tristes andrajos de cor verde e organizada e ordeiramente começaram a fazer o seu trabalho. Os fariseus d'Alvalade, pouco habituados a estas atitudes cristãs, escorraçaram os apóstolos de Jesus, atirando-lhes pedras e impropérios: "Ardei nos infernos, arsenalistas do Demo! Não necessitamos da vossa ajuda. Somos Leões e a nossa capacidade e valia chega além fronteiras; de terras da Britânia e do Império Romano, semanalmente nos vêm assediar."

Jesus, que na sua magnitude estava habituado a ofensas como as que havia sofrido quando viu a Luz e até a dar a outra face como o fez aos legionários tripeiros, perante tamanha soberba não se conteve e vociferando atirou: "Meu Pai, que estes infiéis paguem pela sua soberba e luxúria! Fazei dos meus apóstolos a ponta da tua lança e lançai toda a tua ira sobre eles."

Ao dizê-lo, o céu escureceu e uma chuvinha miúda foi caindo sobre a noite de Alvalade. Os pobres miseráveis, temporariamente orfãos daquele que até ali havia sido o seu maior artesão, a contas com um entorse num joelho, viram a raiva de Jesus cair-lhes em cima. Por três vezes, a ira do senhor, caiu sobre os andajosos, que apesar de serem conhecidos como Leões, cairam prostrados aos pés de Jesus.

Alguns depois desse dia, viram em Jesus o seu salvador e anseiam pelo dia que este volte e lidere este povo rumo à terra das alegrias prometidas, outros no entanto, ainda cegos pela sua soberba e intolerância continuam a venerar falsos profetas e seguem em quimeras intermináveis.

Ainda o penalti do Dragão


Tenho cá para mim, que se não fosse o Yebda a pôr a mão à frente do Lisandro e o Argentino tinha ido parar ao meio do Douro!

A vaca está morta!!!


A alegoria da vaca segundo Queiroz...é lindo, não basta jogarmos mal, ainda ficamos a saber que a vaca fica com as tetas secas e morre, se não forem convocados merdas para a selecção.

Parabéns sr Queiroz.

P.S: Assim que houver youtube, posto aqui!

Em Portugal só posso ser campeão na Playstation


O Braga mereceu ganhar os últimos três jogos contra os grandes. No entanto, só conseguiu fazê-lo frente ao Sporting, dada a arbitragem pouco caseira. Nos outros dois jogos foi escandalosamente roubado. Assim deveria ser a classificação não tivesse o Braga sido espoliado. Está visto que o Sporting também só poderá ser campeão na Playstation uma vez que quando joga menos bem não tem quem o safe, ao contrário de outros que não o merecem. É uma pena, dado o que se viu conseguir o Braga e o Benfica (não) fazer na Europa.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Imperfeições & má fé

em primeiro lugar, a vitória do Braga é incontestável. Repito: Incontestável!
Se esta era a perfeição desejada, então não a quero.
Durante os 90min o Braga foi a melhor equipa e cheguei a sentir um misto de tristeza e raiva por ver o meu Sporting impotente para travar o Braga, quando era suposto acontecer o contrário. Parabéns Jesus, muito mal sr. Bento...o que fez o Roca durante o jogo? Digo isto com mágoa, porque até é um dos meus jogadores favoritos...

O que acontece é que este mesmo Braga também mereceu e devia ter ganho os jogos contra Porto e Benfas, não tivesse sido escandalosamente gamado. E esse 12º jogador é muito influente, como se viu nas referidas partidas em que deu a volta à verdade do jogo.
E se, repito, o Sporting não mereceu ganhar hoje, a verdade é que:
-1º golo do Braga resulta de uma carambola Meyong-pé de Derlei-Bola
-Com o resultado em 1-1, penalty sobre o Vuckcevic, não marcado e ainda com direito a amarelo
-3º golo do Braga é INEXISTENTE, a bola não atravessou completamente a linha, e quem puder mostrar o contrário que o faça, ainda que mesmo assim fosse no mínimo polémico.

Desorganização do meu Sporting, um Braga mais forte como no jogos anteriores com os 2 primeiros do momento, mas, feliz ou infelizmente, o meu clube aposta na formação de equipas de 11 jogadores dde campo e nunca temos um 12º para virar a verdade do jogo a nosso favor, a apitar a nosso favor a dúvida...acontece precisamente o contrário.

Está visto que, pelo montante dos investimentos, este ano temos de levar com o colinho, para além de às vezes este Sporting parecer o Leça ou o Covilhã

Frase do dia II

"Temos de estar perto da perfeição."

Palavra de Paulo Bento

Hoje os jogos vão decorrer parcialmente à mesma hora. Ficas em casa a ver o Corruptos vs. Taxistas, ou teremos o prazer de o ver em Alvalade, Tio?

Frase do dia

"Costumamos ser mais inteligentes do que o Benfica"

palavra de mestre Jesualdo

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Matemática

O Tio agora anda a estudar (não interessa o quê)e lembrou-se de aplicar aqui no banco uma equação matemática.

Sporting --> X
FC Porto --> Y
Benfica --> Z

Y > X X < Y Z > X
Y > Z X < Z Z < Y

FC Porto vs Benfica -> em caso de vitória de Y o X poderá ficar > Z

assim conclui-se:

Sporting vs Braga -> empate ou vitória --> Braga


entao podemos concluir que:

quando Y e X "podem ficar < que X X não vence.

Estamos todos de parabéns




E é com uma daquelas frases parvas com que os futebolistas gostam de iniciar as flash-interviews, que celebramos um ano de existência.

Durante este ano muita coisa aconteceu. Por entre uma crise económica, o FCP lá ganhou mais um campeonato, o Sporting mais uma Taça de Portugal e o Benfica... ora deixa lá ver o que é que o Benfica ganhou neste último ano... ora bem... hum... ah sim, foi campeão de inverno.

Mas não foi só. Neste ano de vida d'O Banco, o FCP foi considerado culpado pelas instâncias desportivos pela tentativa de corrupção a um árbitro, o Sporting apurou-se para os 8os de final da Champions e o Benfica... ora deixa lá ver o que é que o Benfica conseguiu neste último ano... ora bem... hum... ah sim, tem o melhor director desportivo do mundo.

Já aqui pel'O Banco muita coisa aconteceu. Destacamos claro os seguintes feitos:

  • 589 posts (contando com este). O que significa que incomodámos as pessoas 589 vezes!
  • 35.000 páginas vistas e quase 25.000 visitas, o que se descontarmos aquela tarde em que o Bengas passou a fazer F5, dá quase 80 visitas.
  • 28 seguidores. Ok inclui-se aqui nós próprios, que nos seguimos a nós mesmos, mas mesmo assim, há pelo menos umas 20 alminhas que se deram ao trabalho de declarar publicamente que seguem O Banco (tá dito, tá dito)
  • Uns 20 ou 30 posts com gajas. Houve pelo menos 20 ou 30 vezes das 589 que incomodámos as pessoas, que valeu a pena.
  • Ainda não fomos processados por ninguém. Tendo em conta a quantidade de merda que dizemos, corremos seriamente esse risco.
  • O Tio ainda não matou ninguém. Já faltou pouco, mas ainda não aconteceu!
  • O Tio ainda não foi morto por ninguém. Já faltou pouco, mas ainda não aconteceu!
  • Escolhemos a Nightmare Team. Só com um bocadinho de batota, conseguimos em conjunto com os nossos leitores escolher o pior 11 que passou pelos grandes nos últimos anos. Pelo meio ainda ajudámos o Couceiro a ganhar qualquer coisa.
  • Finalmente e segundo o valorizador de blogs do Technorati, continuamos a valer $0,00!

Enfim, foi um ano em cheio, pelo que uma vez mais digo que estamos de parabéns. Todos nós e vocês que nos aturam diariamente e que se não vos der uma coisinha má, continuarão a aturar. Bem hajam!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Vota Rui

O Rádio Clube Português decidiu colocar aos seus ouvintes o desafio de eleger os portugueses que se destacaram em diversas áreas, como a política, a economia, as artes, etc, no ano de 2008.

O desafio consiste em escolher de entre 4 personalidades que, segundo o RCP, mais se destacaram no ano passado, esta semana na área do desporto. Os nomeados foram:
  • Cristiano Ronaldo: campeão europeu e de Inglaterra, melhor marcador da Europa, vencedor dos troféus de jogador do mundo da FIFA e da France Football. OK! Parece-me bem.
  • Nélson Évora: Campeão Olimpíco no triplo salto em Pequim. Também me parece bem!
  • Vanessa Fernandes: Vice-campeã Olimpíca e vencedora incontestada da Taça do Mundo de Triatlo. Tá certo, também.
  • E finalmente Rui Costa! O do Benfica.

A questão que se impõe é: porquê? O rapaz este ano, além de ter arrumado as botas, conseguiu o quê? Ajudar a arrumar com o Camacho, qualificar o Benfica em 4º lugar na Liga portuguesa, não ganhar a Taça de Portugal, sendo mesmo corrido da competição com uma chapa 5 à antiga, ser corrido da Taça UEFA, às mãos do Getafe, com um 'cá e lá' como alguns tanto gostam e ainda esbanjar uns quantos milhões nas contratações de verdadeiros craques como são o Balboa, o Carlos Martins ou o Jorge Ribeiro!

Enfim, se és verdadeiramente um lampião ressabiado, liga-te ao RCP e vota Rui! Entre 6.000.000 sempre podem ajudar o rapaz a ganhar qualquer coisita que ele sozinho não conseguiu.

Este Mister é um Mister


Os frequentadores d'O Banco votaram, está votado. José Couceiro é o treinador, por mérito próprio, da Nightmare Team.
A minha vida cruzou-se com a do Zé há uns 15 anos. Tínhamos em comum estarmos na mesma turma, do mesmo curso da mesma faculdade, no mesmo ano e com alguns amigos em comum. E o facto de nenhum de nós ir às aulas. Tudo o demais nos diferenciava. Eu era um puto de cabelos compridos e t-shirt, que ía para a faculdade de scooter. Já o Zé era um senhor, de fato e gravata que chegava no seu bólide. Eu não ía às aulas porque não estava para isso. Ele não ía porque tinha mais que fazer. "O Sindicato" dizia ele. E por isso conseguia os apontamentos dos totós que íam às aulas. Afinal, ele era um senhor!E foi num tasco lá prá Junqueira, entre caracóis, cervejas e "quem me arranja os apontamentos de Comercial?" que privei com o Zé sobre o futebol. Na altura fiquei com a sensação de haver nele uma costela portista. Mais tarde, soube que a costela era ancestral e verde e branca. Mas o Zé era "o pintas". O vendedor de automóveis por excelência. Não falava, ensinava. Não tinha duvidas, porque da poda sabia ele. Circulava e fazia o favor de dirigir palavra ao resto do mortais. E foi a ideia com que fiquei do Zé. De lá para cá, muito mudou.
Eu cortei o cabelo e o Zé largou o sindicalismo.
Foi director-geral do Sporting, e a sua grande aposta foi num treinador: "Carlão".
O homem dos chupa-chupas foi posto a correr e o Zé também por lá não ficou muito tempo.
Do Sporting mudou-se para Alverca, onde permaneceu até 2002, ano em que conseguiu alcançar a 2.ª divisão de honra...vindo da 1.ª divisão.
Não convencido, tirou o curso de treinador e voltou ao Alverca para mostrar a sua arte. Parvos ficaram os ribatejanos quando no fim do primeiro ano a equipa subiu de divisão. Descansados ficaram quando no ano seguinte, o Zé voltou a por o Alverca na 2.ª.
No ano seguinte seguiu para Setúbal de onde, após uns quantos jogos ganhos, marchou para a Invicta, onde nesse ano de 2005 foi consagrado o campeão: Benfica.
De lá para cá, foi contratado pela FPF para estar à frente dos sub-21, tendo-se conseguido classificar para nada, foi despedido pela FPF, voou para a Lituânia onde chegou a ser seleccionador nacional, foi despedido e actualmente treina o FBK Kaunas.


Estes anos todos depois, vai-se a ver e o gajo que cravava os apontamentos ganha sondagens n'O Banco e eu népias. Isto só se safam os espertalhões!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quem!?!?!?


Daqui a uns dias, a selecção Portuguesa, defronta num jogo de preparação a Finlândia. Da convocatória, apresentada hoje, fazem parte entre outros, o Duda, o Ricardo Fernandes, o Eduardo e o Rolando. É discutível, o.k., mas enfim, acho que quem acompanha futebol em Portugal conhece estes "craques".
Agora quem eu não sei quem são, é o Eliseu, o Gonçalo Brandão e o Orlando Sá. No entanto, isso não impediu que o "Professor" Queirós os tivesse chamado para a Selecção.
Não sei o que é que se anda a passar a na carola do seleccionador, mas já não via tanta vontade de perder um jogo, desde que o FCP veio de comboio apanhar 4 a Alvalade, mas a explicação é que "estes nomes dão um ar fresco à selecção"! Sim senhor. De facto, fresco mais fresco não há!
A ajudar a festa, temos as pérolas que são as declarações dos moços, que talvez ainda em choque com a notícia, balbuciaram umas coisas, que sairam mais ou menos assim:
  • Eliseu: "É a melhor fase da minha carreira!" Mas quem é este gajo e qual carreira?!?!?
  • Gonçalo Brandão: "Posso jogar como lateral esquerdo" e eu aposto que também pode, como direito, central, trinco, médio esquerdo, direito centro, nº 10, avançado, suplente sem que se note grande diferença
  • Ainda Gonçalo Brandão: "Sempre sonhei com este momento!". Se o Queirós vier tomar conta do condomínio aqui do prédio, quem sabe se o meu sonho com a boazona do 2º direito não se concretiza!
  • Mais Gonçalo Brandão (mas quem é este gajo?): "FC Porto tinha acordo por mim e por Ruben Amorim" Yeah right! Também eu e o Caneleiras estivemos mesmo quase a assinar pelo Barcelona, mas depois eles foram buscar o Bojan e o Messi, foi pena.

É bom que nos dêem a organização do Mundial em 2018, senão não sei quando é que voltaremos a ver Portugal num grande evento.

Chupem!

E antes que venham cá com as merdas de que "eram os suplentes e tal":
  • Foi porque o quiseram
  • Era o FCP na mesma
  • A desculpa também não valia quando ganharam ao Arsenal
  • Foram 4
Chupem!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Intifadonha

Um dos blogs que costumo seguir com atenção foi, de há coisa de dois dias para cá, "invadido" por uns fulanos árabes, que não têm mais nada que fazer do que "hackar" blogs alheios.
O ataque não é inédito, mas julgo que é o mais prolongado.
Estas ténias cibernautas (ou ácaros como são conhecidos pela vítima) invadem o espaço, retiram o conteúdo (aqui O Banco saía a ganhar) e espalham mensagens às quais não tenho intenção de dedicar 1 segundo.
Já não bastava o Sabry, o Hadrioui, o Tahar, o Hassan ou o Saber e ainda temos que levar com estes caramelos.
Um abraço de apoio ao ZecaDiabo.
Ah, se se lembrarem invadir O Banco, fiquem a saber que o Tio é um agente infiltrado da Mossad.
PS - JuriFaustino - Isto é concerteza consequencia de teres admitido seres um Mamma Mia Lover. Perderam o respeito.

f-CP

Não sei se é desrespeito pela competição, pelo adversário ou por quem paga para ir ver o jogo, mas o professor vai esta noite a Alvalade munido de miudos como Ventura, Ivo Pinto, Dias Josué, Sérgio Oliveira, Diogo Viana e Rabiola, e de graudos, mas que reprovam em todos os testes como Stepanov ou Benitez, e ainda do antigo aluno Madrid.

Além de convocar estes putos, a escolinha decidiu traze-los à capital de comboio, tipo visita de estudo.

Até diria que mereciam aprender uma lição, mas parece que o anfitrião anda suficientemente ocupado a tentar colocar os seus próprios chavalecos na linha

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livin' La Liga Loca

O Conselho de Justiça da Liga indeferiu liminarmente, sem apreciação material de conteúdo, o recurso apresentado pelo Belenenses. Isto porque os do Restelo intentaram o recurso contra a directora-executiva da Liga, quando esta nada tinha a ver com o caso. Erro de forma.
Ainda assim, o CJ manifestou a opinião unânime de que goal-average não é o que quer dizer, mas o que se queria dizer. Vale mais o espírito da lei do que a letra. Isto nos regulamentos. Porque nos recurso vale mais a letra que o espírito.

Resumindo: O Belenenses recorreu porque queria que valesse o que a Liga escreveu e não o que queria escrever, e o recurso foi rejeitado porque CJ achou que valia mais o que o Belenenses escreveu do que o que queria escrever, mas esclareceu que o que conta é o que a Liga queria escrever e não o que escreveu. Duvidas?

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Direito ao contraditório

Direito ao contraditório a um post parvo!

Parece-me que para quem no domínio da arte de andar sobre 2 rodas, ainda vai nesta fase:

Que quando passou pela Trofa, foi este o resultado:

E que para a semana lhe vai acontecer qualquer coisa como isto:

Anda muito animado! Um conselho: leva o capacete, as cotoveleiras e as joelheiras.

Pesquisa personalizada