Alguém concorda com o
Toni que as surpresas (desagradáveis) de Zé Castro e Ricardo Costa tornam a não convocatória do Carriço uma (maior) surpresa?
Ou alguém concorda com o
zerozero que a (grande) surpresa das ausências de Quim e Rui Patrício tornam ainda maiores as surpresas (desagradabilíssimas)das convocatórias do Daniel Fernandes (quem?) e Beto?
Ou, segundo a mesma fonte, a ausência do João Moutinho? Ou mesmo Carlos Martins?
Ir com 9 defesas para que se o Pepe estiver coxo demais é ser cauteloso. Mas depois falta cautela em levar o melhor lateral direito da liga portuguesa, o Porco Pereira? Será que mais vale continuar a ver se o Paulo Ferreira ou o Miguel se escapam uma vez ou outra à direita e assim poder continuar a pôr o Duda a fazer merda na esquerda? Porque se calhar ficaria mal Portugal pôr um gajo qualquer a defesa esquerdo que não fosse de origem um lateral esquerdo? Mesmo que fizesse melhor figura que o Duda (sendo que qualquer um faria)?
Assim em vez de se tentar resolver a lacuna do lateral esquerdo de jeito, faz-se da fraqueza a certeza. O Duda passa a ser o indiscutível porque...é o lateral esquerdo! Ou seja, é a estrela da equipa, o gajo que provavelmente tem lugar assegurado no 11 titular. E se assim não for podemos sempre pensar que ganhou a convocatória porque nasceu lateral esquerdo.
Eu cá já pensei, quando tiver um filho vou fazer dele canhoto, esquerdino à força. Inscrevo-o na Academia (ou porque não na Caixa Campus, porra é lateral esquerdo!) e no futuro é um internacional A no Mundial, provavelmente titular!
E ao apostar em 9 defesas, levando 10 médios e 2 atacantes (Danny e Ronaldo eram médios que eu me lembre) temos a continuidade de uma equipa que em relação às qualificadas na classificação europeia só não marcou menos golos do que a Irlanda e Noruega. Assim podemos jogar à defesa pois até encaixamos bem no Brasil quando este joga ao ataque, como já se viu no último particular. Agora só falta ver com a Costa do Marfim. E por outro lado também pode fazer falta contra os coreanos.
Portugal sempre (nestes últimos tempos gloriosos) foi conhecido por não ter avançados nem laterais esquerdos. Em relação ao lateral esquerdo o mestre Queiroz já resolveu com o Duda que recebe o testemunho do Nuno Valente como o cepo.
Quanto ao ataque fez como o Sporting e ficará à espera que o Liedson resolva. Logo basta ter apenas o Hugo Almeida, para que se tenha um avançado português português e calar alguns. Já que o Ronaldo e o Danny podem sempre fazer de avançados quando estivermos a levar na pá, não se vá dizer que não se pôs a carne toda no assador. Do mesmo modo garante que na melhor das hipóteses a nossa táctica mais ofensiva nunca poderá ser mais que um 4-4-2 em que o par do Liedson é o Hugo Almeida. Avançado este que esta época tem 4 jogos completos, um suplente profissional portanto, e em 26 jogos fez 7 golos sendo o 29º melhor marcador da Bundesliga.
Portanto, cautela na defesa: com um guarda-redes e Liedson a resolver podemos completar o 11 só com defesas!
Segurança no meio-campo: deixamos João Moutinho de fora que não é preciso, também só se têm 3 substituições!
E tranquilidade no ataque: o Liedson resolve, não é preciso mais avançados. Basta o Hugo Almeida que até é experiente em ser suplente. Para quê mais avançados, aqueles jogadores que jogam na frente, como Varela ou Yannick que precisam de muito menos jogos para marcar os mesmos golos que o Hugo Almeida? Basta esperar que os médios tomem as rédeas para produzir tantos golos como até agora se viu na fase de qualificação. Aqui está a sabedoria. Se fizemos tão poucos golos até agora o mestre Queiroz já se apercebeu que não vale a pena insistir, já tem resultados comprovados. Não seria agora mesmo no Mundial que se começariam com experimentações com avançados de raiz ou mais médios convocados do que defesas para ver se a produção atacante melhorava!
Fazendo uso da convocatória no seu pleno Portugal poderá variar entre duas tácticas ou um ponto intermédio entre as mesmas.
1 - A mais defensiva, para ajudar o Pepe coxo e para mostrar que não valia a pena trazer mais médios ou avançados. Uma vez que já não marcávamos muitos golos de qualquer maneira, assim sempre poderemos tentar defender ainda melhor:
2 - A mais ofensiva. Quando for necessário pôr a carne toda no assador, nada melhor que ter apenas o Hugo Almeida quando o Liedson não resolver. Assim ninguém poderá acusar o mister de não ter jogado mais ao ataque, afinal de contas não tinha armas! E um 4-4-2 pode ser muito ofensivo. O Ronaldo e o Danny podem subir e fazer estragos. Senão veja-se, o Ronaldo na qualificação marcou 0 e o Danny outros tantos. Ou seja estão a guardar tudo para o Mundial propriamente dito. É uma grande aposta do mister. Se por um lado já sabe que não marcamos muitos golos e portanto não vale a pena levar avançados para a África do Sul, por outro lado já sabe que os que não marcaram até agora poderão lá marcar!