sábado, 29 de novembro de 2008
Ai ai ai ai ai ai que não pode ser. Então mas que raio de democracia é esta?
Mascote do Vitória FC - Golfinho “Sadinho” A Comissão de Gestão tem o prazer de anunciar que a Mascote do VFC é e continuará a ser o nosso Golfinho “Sadinho”. Após reunião da Comissão de Gestão com Paulo Caria, o detentor dos direitos da Mascote “Sadinho” cedeu os mesmos e na sua totalidade ao Vitória, não querendo quaisquer contrapartidas do VFC. Em nome da Comissão de Gestão e dos Vitorianos o nosso muito obrigado ao autor da nossa Mascote. Saudações Vitorianas, A Comissão de Gestão.
Ai ai ai ai ai ai que não pode ser. Então mas que raio de democracia é esta?
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Hanuch eu me fui meter!
O amigo Caneleiras foi de fim-de-semana e portanto toca-me a mim a espinhosa missão de colocar o Hanuch no Nightmare Team. E digo espinhosa porque me está a parecer que temos alguém a fintar-nos nestas votações com mais classe que o Hanuch fintou os direntes do Sporting quando o contrataram.
Mas espinhosa, também porque falar do Hanuch é quase tão difícil como falar do Carlos Osório. Quem, pergunta o leitor? Exactamente, respondo eu.
Ora sobre o Hanuch o que é que se pode dizer?
Mauricio Hanuch chegou ao Sporting em 1999, numa altura em que clube somava o 18º ano consecutivo sem ser campeão (estamos lá quase outra vez malta, já não falta tudo), "roubado" ao Benfica. Este foi mais um daqueles caramelos que os dois rivais disputaram, inflacionando o preço e as espectativas dos adeptos e que depois quem o ganhou, fica a perguntar "mas porquê?". E por ter chegado nesse ano e ter participado em cerca de uma dúzia de partidas, sagrou-se Campeão Nacional, o que é incrível, mas mais compreensivel se pensarmos que jogou maioritariamente antes do Inácio ter chegado e arrancado para o título e de o ter posto mais perto de todos nós, ou seja, na bancada.
No final dessa época voltou à Argentina e passado 12 meses regressou ao futebol português, mais concretamente ao Santa Clara e curiosamente, uma vez mais o Sporting foi campeão, o que me leva a pensar se não seria boa ideia aproveitar a abertura do mercado em Janeiro e ir buscá-lo. Se a coisa corresse bem, até o punhamos como mascote ou assim.
Depois disso, continuou a dembular por esse mundo fora, exibindo os seus dotes em locais tão dispares, como Badajoz ou Chicago. Actualmente ocupa um lugar no plantel do Platense, o actual penúltimo classificado da 2ª divisão argentina.
E como falar de "El Turco" é difícil porque pouco mais há a dizer, fica o video de um golo, marcado na argentina, porque cá parece-me que é difícil. E depois de ver mais uns quantos no U-tu, a pergunta é, mas porque raio nunca conseguem fazer aquilo que vemos nos videos no nosso clube?
Vitor Damas
Não sabia, mas fiquei a saber porque li aqui, que faz hoje 20 anos que Vitor Damas realizou o seu último jogo pelo Sporting. Porque tudo o que autor do post a que faço referência diz e porque de facto o SPorting está a precisar de um ídolo como era Vitor Damas, fica aqui a minha homenagem a esse grande senhor.
Abouquem?!?!?
O grande vencedor, aquele que para a IFFHS é o jogador mais popular do mundo é: Cristiano Ronaldo... não! Esse é apenas 15º. O vencedor é: Lionel Messi... também não. O Messi é 10º. O grande vencedor é: Adrian Mutu... este também não, este está em 6º.
Pronto, esta é altura em que o leitor, começa a desconfiar. "Hum, Ronaldo em 15º e Messi em 10º, atrás do Mutu. Parece que há ali cambalacho, mas o.k., imaginemos que por uma conspiração estatística se apanhou um número anormal de romenos e se explica o fenómeno".
Então quem é o jogador mais popular do mundo? Um pouco mais de paciência, amigo leitor, antes fique a saber que em 5º está o Titov, mas esse percebe-se porque não há cão nem gato que não o conheçam e em 4º o brasileiro Rogério Ceni. E se o leitor pensa: "Ah pois os brasileiros, aposto que o 3 primeiros são o Kaká, o Ronaldinho e o Adriano", está redondamente enganado.
O pódio é composto então por:
3º Younis Mahmoud Khalaf (Iraque/Al-Gharrafa)
2º Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita/ Al-Hilal)
e finalmente:
1º Mohamed Aboutreika (Egipto/Al-Ahly)
E pronto, vemos isto e tudo faz sentido! É claro que tinha que ser o Aboutreika. Como é que não me lembrei logo do gajo.
E com estatísticas destas quem é que precisa de estatísticas a sério!
A luz ao fundo do Túnel
Um dos problemas que vejo no futebol do Sporting hoje em dia é a falta de jogadores que assumam o jogo e que joguem sem medo dos adversários. Gajos que fintem, corram e rematem, porra! É assim tão díficil?
E a verdade é que o maluco do Vuk, faz isto tudo. Como alguém uma vez disse ele joga como um adepto e eu como adepto que sou gosto dele por isso.
Estou um bocadinho farto de me deslocar a Alvalade, para assistir a exibições assim-assim, com a equipa sempre cheia da cautelas defensivas e a praticar um futebol-directo (como agora se diz) à espera que o Liedson lá faça uma das suas e ganhe o jogo.
Volta Vuk!
Presságio
Mais uns passos dados e lá encontrei o Metro. Vamos lá tentar chegar ao centro de Atenas. Naquele metro só andam 2 tipos de pessoas. Os turistas e os chungas que moram em Piréu. Passadas 3 ou 4 estações: "Olha, um estádio!!!"
"Ca giro, é vermelho, parece o da Luz. Ora isto é do...o AEK é amarelo...o Pana é verde...tem de ser do Olympiacos!"...E um calafrio percorreu-me as costas, das cruzes ao cangote. Virei-me e tinha um gandulo a admirar a minha mochila. Coloquei aquele olhar do "tou'ta ver" e o gajo disfarçou.
Depois de chegar a Atenas, e vistos os calhaus empilhados que se lembraram de por no cimo do monte, é tempo de voltar para o porto de Piréu. Desta vez já sabia onde era o Metro, não tive de passar por mais embaraços.
Quando passamos outra vez pelo estádio, lá me dobrei para espreitar à janela. Um gajo quando passa por um estádio, tem de o admirar. Tem de saber quem joga lá. É terreno inimigo. Tem de se estudar as acessibilidades, caso a batalha se venha a travar nesse campo. Verificar se tem cafés, roulottes, tasquinhas na envolvencia.
Enquanto estudava o estádio e os seus arrabaldes, senti de novo o arrepio na cervical. Virei-me e desta feita estavam 2 arruaceiros a galar-me a mochila. Agarrei-me a ela e pensei "Daqui não levam nada".
Enganei-me. Naquele mesmo sítio, quase 3 meses depois, levaram-me...a dignidade
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Δεν βρέθηκαν λέξεις - Foi à antiga
Pois foi à antiga: Benfica fora da Europa pela porta pequena.
3 coisas
1 - Afinal o Ricardo tinha razão: O Sporting é um clube diferente. É diferente do Benfica, que consegue ser sempre pior.
2 - O Caneleiras de Cortiça no princípio do mês acusava que até então o Benfica jogava de forma sofrível. Passado umas semanas já havia Serenata de Quique. Isto com um Benfica com os dois pés de fora da Europa, que só está na Taça porque ainda não defrontou uma equipa de jeito e está em 2º na Liga (atrás do Leixões, imagine-se) à 9ª jornada (uau, encomendem-se as faixas de Inverno) e por demérito dos grandes. Foi um par de jornadas da Liga que levou o Benfica ao céu e agora caíu para o inferno outra vez? Não percebo...
3 - O Mikas na 1ª jornada da CL afirmou que era o pior Barça dos últimos anos. Ontem já sabia que estava fuerte. Tenho o prazer de relembrar que a pior edição de sempre da CL foi quando participou a equipa com a pior prestação de sempre na mesma, ou seja a pior equipa de sempre na competição: o Benfica. Levou 3 secos e ainda uma visita à Luz sem sofrer (um cá e lá à antiga)do Anderlecht, a pior equipa de sempre na fase de grupos onde não pontuou um único ponto. Já a outra prestação histórica do Benfica foi mais positiva, foi a equipa com mais caga numa edição pobre da CL, qualificando-se para os oitavos com apenas 8 pontos, ou seja menos do que os 9 pontos que o Sporting tem agora. E são estas duas das participações na CL do Benfica que algumas pessoas que por aqui passam tanto se orgulham. Ainda de realçar o engraçado da noção de realidade benfiquista espelhado na confidência do Mikas ao Caneleiras, seu compadre lampião, antes do jogo: 5 não levamos de certeza. E o sentimento ridículo dos benfiquistas de que poderiam ganhar hoje na Grécia depois de se terem rido ontem...Isto numa edição verdadeiramente pobre da Taça Uefa. Quem é o Metalist, perguntava o Mikas há uns tempos. Obrigado Benfica!
OLÉpiacos
Falta muita coisa a este Benfica, e se cá dentro dá para disfarçar, lá fora a conversa é outra.
Fica a ideia que podiam ter sido mais que a meia dezena que comemos.
Defesa desgarrada e com erros infantis, meio campo sem criatividade e com uma enormidade de passes falhados, e um ataque que falhou as poucas oportunidades de que dispôs.
O futuro campeão nacional foi enxovalhado no Piréu.
Não sei se temos ou não hipóteses de passar à próxima fase, e nem me interessa, porque se passarmos, não merecemos, e se passarmos para fazer estas figuras, mais vale a pena estar quietos.
Ντροπή
PS: MIKAS: NUNCA MAIS FALES COMIGO OU NO BLOG ANTES DOS JOGOS DO BENFICA
€x€rcito
Isto sim, é equilíbrio de forças, digno dum país próspero.
E acho que devia ser aplicado desde já ao futebol.
Por exemplo, no Benfica quero já 6 treinadores e 12 Chalanas!!!!
Fue A La Antiqua
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Mais prendas de Natal
Sugestão de prenda
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Troquemos
A coerência do homem
(após o seu querido prof. ter feito borrada no Brasil)
- "Não podemos esquecer que o Prof. herdou a seleccção numa fase dificil"
- "Querem comparar Scolari com Queiroz? Então vamos a isso....Mas não podemos comparar o incomparável."
- "Estamos a falar de um jogo supostamente amigável"
- "Portugal encontrou um Brasil poderosissimo"
- "os jogos seguintes...esses sim é que importam ganhar"
- "o CR e uma das estrelas do MUN, ele tem o Rooney, ele tem o Giggs, ele tem o Tevez...na selecção nacional é ele e mais 10.."
- "O prof. não teve tempo para preparar a equipa"
- "O prof. faz muita falta ao fut. portugues"
O que me irrita não é como alguns pensam proteger ou tentar glorificar o Scolari.
O que realmente me poem a panela a ferver é falta de qualidade que o jornalismo televisivo apresenta - Lixo.
Onde já se viu um canal grande como a SIC dar voz a um energúmeno como este??
Vejam a coerencia deste tipo... qdo o Scolari era treinador, tudo era razao para falar mal, agora é o que se vê.
Ou somos todos estupidos ou então ha muita falta de vergonha neste País.
domingo, 23 de novembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Choco entupido
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Queiroz não há só um!
Se fosse este membro do clã Queiroz a estar à frente da Selecção, também levava seis?
Bem, se calhar até levava mais. Mas se ela pedisse desculpa com jeitinho, nós perdoavamos, enquanto o canastrão do Queiroz bem pode vir com paninhos quentes, que nós já estamos queimados.
A propósito, tinha todo o interesse em ver aplicada a seguinte experiência cientifica:
1 - Pega-se num treinador de bancada como nós (um qualquer, menos o Tio, que perdia de propósito só para mostrar como o Scolari é bom).
2 - Mesmo sem treinos, deixa-se o Mister ad hoc convocar os 18 jogadores que queria, e ir para jogo.
3 - Escalava o 11, dizia mais ou menos onde os queria a jogar e fazia as substituições.
Nestas condições, parece-me muito improvável que comessemos 6 do Brasil ou empatassemos com Albanias e Liechtensteins.
Se calhar, até jogavamos com o Brasil com 1 trinco e com 1 lateral esquerdo. Chamem-me louco, mas acredito que qualquer um de nós faria melhor do que os iluminados cheios de teorias inovadoras e pagos a peso de ouro.
olhááá a meia dúzia..
Rui Santos e companhia, metam esta meia dúzia na pei....
no fim da epoca ca estarei eu de novo para comparar o burro do Scolari com o prof. tao desejado..
por eqto ficamos com 6
patéticos embrulhem!
Proposta ao Banco: Bluff team
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Michael Thoma(te)s
E, de facto, antes da queda a pique, Thomas foi um bom jogador:
Até que aos 31 anos resolvou mudar de ares e seguir com a armada inglesa para a Luz.
Esta traineira fez 25 jogos pelo Benfica, tendo marcado um golo.
Pena é que na altura ainda não houvesse a tecnologia que permite contabilizar a distancia percorrida por cada jogador, durante uma partida. Seria sempre interessante aferir se Thomas faria menos ou muito menos que uma milha por jogo.
Figura na história do SLB por ser, a par de Abel Xavier e Beto, um dos jogadores mais assobiados de sempre do Glorioso. Cada vez que a bola ía ter com o pobre Thomas (sim, ele nunca ía ter com ela), parecia o apito para almoço na Siderurgia Nacional.
A este propósito, Souness, numa inesquecível conferencia de imprensa, defendeu Thomas referindo que, e cito, "Michael Thomas is a player with Big Balls so he'll always play on my team!"
Bastou para se criar um mito, e para os Benfiquistas esquecerem a anterior alcunha de Thomas, o "Tendas". Depois do Bigfoot, nasceu o Big Balls. Bigfoot assustava caçadores nas florestas da América do Norte, o Big Balls aterrorizava benfiquistas nos relvados portugueses.
Antes de ser posto a treinar com a equipa B, e de ter posto o Benfica em Tribunal por salários em atraso, Thomas teve ainda oportunidade de demonstrar algum jeito em dois outros desportos que não o xadrez. Exibiu dotes de pugilista, durante um treino, com o seu amigo Kandaurov, e mostrou que até tinha algum jeito para o futebol, ao marcar 1 golo ao Guimarães, o que lhe valeu uma (e única) salvinha de palmas na Luz.
Actualmente consta que vive em Liverpool, sendo dono duma empresa de segurança e limusines, e acaba de ser contratado para a nossa Nightmare Team, com todo o mérito
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Crónica do Bezerrão
Convidada para o evento, a FPF aceitou de bom grado participar, e, num impulso incontrolável de novo-riquismo, fretou 4 aviões para levar o pessoal de Lisboa para Brasília. Além dos jogadores portugueses, técnicos, dirigentes, roupeiros, amigos, amigas, conhecidos, patrocinadores e outros borlistas, a FPF, embaixadora do nacional porreirismo, deu boleia aos jogadores brasileiros que actuam na Europa. Ora, onde cabem 390, cabem 400.
Chegada lá a super-comitiva, tinha à espera cerca de 2.000 brasileiros para verem as mega-estrelas, Kaká, CR7 e César Peixoto.
Claro que enquanto os pacóvios dos brasileiros sairam pela porta da frente e tiveram de enfrentar o inferno de dar autografos e tirar fotografias, os tugas classudos esgueiraram-se por uma porta traseira. Qué isso de se misturarem com gentalha?
Mas brasileiro não aprende. E hoje no treino dos "Manoeis" vão estar 9.000 canarinhos. Espero que a nossa Selecção consiga ultrapassar este suplício.
E amanhã temos a jogatana. Num estádio que leva 20.000 pessoas, o Governo Brasileiro reclamou logo 7.500 bilhetes para distribuir por quem entender. Povo irmão, não enganam.
Dos restantes 12.500 foram vendidos 5.000. Só?, perguntam voces. Tanto!, respondo eu.
Sucede que, o salário médio, volto a dizer, médio, no Brasil é de cerca de 295,00€. Uma loucura, obviamente. O bilhete mais barato para o jogo ronda os 65,00€ e o mais caro 250,00€.
Pergunto agora eu...como é que se diz Madaíl em brasileiro?
(In)Constantino
Esta tarefa herculea, só ao alcance de alguns predestinados como Mano Nunes ou Fuiza, teve a pedra de toque na escolha do treinador dúzia e meia.
Depois de ponderar, o presidente Christian achou que o melhor homem para o cargo era o treinador Constantin, ou seja, Herrself.
Aguardemos os próximos jogos do Sion e a dialéctica que pode surgir entre o Presidente e o Mister, sendo certo que dormem os dois na mesma cama, o que ajuda a acalmar a apaziguar os animos.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Informação ao país
Informa a Polícia de Segurança Pública que no passado dia 16 de Novembro desapareceu de sua casa Simon Vukčević. O indíviduo tem 22 anos, 1,79 mt de altura, pesa 72 kg e tem olhos e cabelos castanhos. Sofre de graves perturbações mentais e vestia à data do desaparecimento um fato de treino vermelho escuro com a bandeira do Montenegro na lapela.
Pede-se o favor a quem tenha informações que possam contribuir para descobrir o paradeiro do individuo que infome a PSP, ou preferencialmente o Hospital Júlio de Matos (Av. do Brasil, 53, telef. 21 791 70 00) onde o podem ajudar.
Obrigado.
domingo, 16 de novembro de 2008
Post da azia II
Escrevo estas linhas tendo por base a firme convicção que o Paulo Bento não é o treinador que o Sporting precisa.
E não é porque ao fim de 3 anos, não conseguiu ainda o título de campeão e não me parece que que seja este ano que vá conseguir. Mas não é só por isto que tenho esta convicção.
A verdade é que tem o balneário num fanico: o capitão é contestado por colegas, comentadores e mais importante que tudo sócios e adeptos; os jogadores mostram-se fora de campo pouco solidários, com tricas a saltar cá para fora a um ritmo impressionante; continua a incompatibilizar-se com jogadores ao ritmo de 2 por ano, Sotj e Vuk, são apenas mais dois capitulos de uma novela que já teve Beto, Carlos Martins, Deivid, Sá Pinto, etc.
A equipa joga um futebol horroroso e tem a consistência de um Molotof no Verão. Para mais, não tem o mínimo de flexibilidade táctica o que obriga diversos jogadores a jogarem fora de posição e em alguns casos e correrem 3 e 4 posições no mesmo jogo.
Pronto. Dito isto aqui vai quem o nome de quem em acho que deveria vir para o lugar do "franjinhas": Jesus! O ideal seria mesmo o original, o Cristo mesmo. Falava-se com a Alexandra Solnado e negociava-se o contrato para as épocas de 2009/10 e 2010/11.
No entanto admito que esta possibilidade possa ser complicada de pôr em prática, nomeadamente porque o Senhor tem os domingos bastante ocupados com as missas e como o Papa anda a tomar conta do clube dos corruptos, não sei se não haveria ali um ligeiro conflito de interesses. Finalmente não sei se a Alexandra Solnado não seria um pior intermediário que o Veiga neste negócio.
Assim sendo, já me contentava com o homónimo. O Jorge, o do Braga. Se seria melhor que este, não posso garantir, mas pior seria dificil e tenho a certeza que o futebol praticado seria melhor.
Por isso contem comigo para aderir à campanha "Jesus desce até Alvalade!".
Mas esperem, não vá já tudo a correr. Enquanto lá estiver o Pipinho a dedicar uma hora diária ao clube e ir assistir a torneios de golf enquanto a equipa joga não vale a pena. Por isso Pipinho, um pedido: o menino finja que vá cagar e desapareça, tá bem?
Post da azia I
Toca animar malta...
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Movimento pelo choco
- Uma merda estranha, que parece um boneco macrocéfalo com um par de cornos.
- Um golfinho, esse animal adorável, e que simboliza os mergulhos na área protagonizados por artistas como Yekini, Kassumov ou Jean Paulista.
- E um choco. E o choco é lindo. Porque é verde. Porque é conehead. Porque é a mascote mais labrega do mundo.
"O Banco" vota choco.
"O Banco" quer que um individuo vestido de molusco cirande pelo campo antes da entrada das equipas, tentaculando as meninas Axe.
"O Banco" pede a quem por aqui passar que vá votar choco.
Yes, cuttlefish can!!
Um muito obrigado ao JuriFaustino por nos ter alertado para a existência do choco.
Show me the money!
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Não sou eu que digo...
Dias da Cunha: Paga e paga também pela estupidez do actual presidente, que em vez de ter dado continuidade à luta resolveu ir agachar-se junto de Pinto da Costa. E o clube continua a pagar.
- O Sporting é penalizado por isso?
Dias da Cunha: Claro! É um erro deste presidente ter ido, mal assumiu a presidência, pôr-se de baixo do Presidente Pinto da Costa, passo a expressão, que o tinha insultado e chamado de bêbado e irresponsável. E depois não só vai prestar vassalagem como pensa que com isso conseguiria que os favores que faziam ao FC Porto se estendessem ao Sporting
- O Sporting já é injustiçado há muito tempo?
Dias da Cunha: O Sporting era a vítima porque não fazia nem nunca fez parte do sistema. A única tentativa para fazer parte do sistema foi deste presidente
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Bom? Não! Óptimo!
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Eurípedes Daniel Adão Amoreirinha
O menino Eurípedes Daniel achou que queria ser futebolista. Nascido em Vila Franca de Xira, começou a jogar no Alverca, sob o nome de Amoreirinha, por ser mais másculo que Eurípedes, como convém a um central.
Até que num dia de 2004, quando apanhava o autocarro de volta a casa, juntamente com os colegas Yannick, Bruno Aguiar, José Rui, Artur Futre, Rodolfo Lima e Manu, enganaram-se e foram todos parar ao Estádio da Luz, onde foram recebidos pelo Sr. dos Pneus de braços abertos.
Nunca aguentou por lá mais que alguns meses, sendo emprestado ao Estoril e ao Estrela da Amadora, e, finalmente, vendido aos espertalhões romenos do Cluj, por 1 milhão de euros. Parece que nem no Cluj agarrou o lugar, uma vez que foi novamente emprestado ao UTA Arad.
Amoreirinha, escolhido democraticamente para o Nightmare Team, nunca teve nenhum lance que tenha entrado para a história de futebol, ao contrário do seu colega de defesa, Hugo.
Isto porque, na verdade, pouco jogou. O que saltava à vista neste jogador era a ameixa preta que tinha no frontespicio, o que lhe dava grandes parecenças com o grande Nuno Afonso. Pela ameixa e pela forma de jogar.
No seu novo clube, pouco mais tem feito que isto
De todas as formas, Amoreirinha e Hugo, no eixo da defesa da nossa Nightmare Team, prometem dar mais casas que a Câmara Municipal de Lisboa.
Calamity Hugo
Hugo chegou a Alvalade, tendo na teoria tudo para dar certo. Além de uma envergadura física que lhe permitiria ser um bom central, fez a sua formação e despontou para o futebol em Braga e depois de 3 épocas em crescendo, despertou o interesse da Sampdória e acabou por ir para o calcio, o país do cattennacio. Que melhor sítio para um central evoluir que esse.
Bom e se Hugo evoluiu, eu não quero imaginar o ponto de partida...
A verdade é que o Sporting viu no central qualidades suficientes para ajudar a equipa a defender o título e participar na Liga dos Campeões em 2000/01. E pronto, nasceu um mito!
Hugo, de entre todas as características que o tornam titular deste Nightmare Team, tem uma que se destaca: um azar do cacete. Cedo se viu, que a deixar recordações em Alvalade, não seriam boas, a verdade é que sempre que o central leonino falhava, normalmente a coisa era decisiva. Falhar um corte num jogo que estava 5-0? Cair sozinho e permitir um golo ao adversário aos 89' quando a sua equipa ganhava por 3-0? Não! Aquilo era logo para enterrar à séria.
E por entre
Passou por um processo muito frequente nos jogadores da sua categoria, em 2005/06, José Peseiro deciciu que Hugo não fazia parte dos planos para a temporada que se iniciava e decidiu despachá-lo. Estranhamente ninguém o quis. Acabou por lá ficar, mas já só fez mais mal ao Sporting durante 93 minutos (total de minutos disputados nessa temporada) e no ano seguinte acabou por ir para o Setúbal, onde ainda se mantém.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
E amanhã na tasca da Ti'Matilde
Cajó: Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica!
Quem és tu, Alípio?
Este Alípio, desconhecido da generalidade dos portugueses, e pior, da generalidade dos clubes portugueses, assinou pelo Real Madrid, onde chegou com o título de "Herdeiro de Cristiano Ronaldo".
Isto é uma coisa que esperava do meu Benfica. Não consegue contratar um jogador, trata logo de arranjar um substituto, 7 anos mais novo, 99.450.000€ mais barato e tá feito.
Vamos ver se o Alípio é o herdeiro do CR7, ou se é o herdeiro do Tinaia e do Zeferino.
Como pode haver tanta paixão?
1- De um modo geral, e pelo que se ouve, sportinguistas, tripeiros e até lampiões estão de acordo que a arbitragem de paixão foi, como sempre , uma nódoa. O "como sempre" acrescentei eu, mas já ouvi por mais de uma vez críticas no mesmo sentido de membros das 3 facções que aqui vêm à liça.
2- Sendo uma quase constante as arbitragens polémicas do senhor paixão (não só na óptica do vulgar adepto, mas também amplamente criticadas na imprensa), repletas de casos e de outro material muito mal explicado (vide por exemplo o caso da mulher polícia em Setúbal, ou de insinuações sexuais e aparições como veio ao mundo a uma steward num jogo que já não me recordo), e isto englobando os factos mal contados, ocultados ou inventados no relatório como parte integrante da "apitagem" do jogo em si, será legítimo que qualquer pensador livre se interrogue acerca dos motivos e, mais importante, dos "mecanismos" que permitem que este senhor não só seja arbitro dito de 1ª categoria, como ainda seja nomeado para jogos grandes e, pasme-se, para internacional ou pré-internacional!!
3- É um "quase-facto" que houve um certo e determinado clube do norte, liderado por um certo e determinado ex-chefe da secção de pugilismo do mesmo (crescido no meio certo, portanto, devidamente acompanhado por proprietários de pérolas negras e calores da noite e afins, entre arruaceiros em geral) que, após a passagem do mestre zé pelo referido clube não só aprendeu a importância da química do futebol, como também dos sacos azuis e dos organismos do futebol a controlar para chegar mais longe (entre outras coisas). Mais uma vez, não é apenas a voz do comum adepto que o denuncia, mas sim jornalistas, trabalhadores ou ex-trabalhadores da indústria do futebol e até indigitações de tribunais que corroboram alguns destes factos. De todas estas fontes destaco, para além dos últimos, pela credibilidade(?), essa bíblia do futebol, não recente mas sempre actual, que é o "Golpe de estádio" (corrige-me caneleiras se não for este), pela ampla exposição da gigantesca teia da bola. As pedras basilares desta "fuga para a vitória" são o CD, o CJ e o CA, e dentro deste último o fulcro da questão, ou seja, quem nomeia e quem avalia.
4- Posto tudo isto temos um apitador cujas apitagens (em teoria) não agradam a ninguém. No entanto, e sendo que (em teoria) das apitagens que faz depende a sua classificação, e desta última, por sua vez, dependem a sua presença entre os apitadores ditos de elite, as suas nomeações para jogos ditos grandes e o seu estatuto de internacional, alguém terá de fazer pelas suas classificações, pela calada, o que ele não faz por elas em campo, à vista de todos, o que é um forte argumento para que as supostas avaliações sejam bem escondidinhas a 7 chaves da vista de todos. Assim sendo, e uma vez que "there's no such thing as a free lunch", o senhor paixão há de ter de agradar a alguém, de alguma maneira, para beneficiar deste estatuto de "intocável".
5- Quem nos últimos 30 anos tem beneficiado mais do estado de graça em certas decisões? Quem é o denominador comum nesse espaço de tempo? Quem se diz ter poder, e contra quem têm sido apresentados factos disso mesmo ao longo desse período, para dar uma mãozinha nas classificações dos apitadores? A quem, apesar das críticas teatrais que lhes são dirigidas, devem os referidos estar agradecidos e demonstrá-lo? Quem tem beneficiado? E já agora, qual é o único clube dos 3 grandes cujo nome nunca foi pronunciado nos processos que correm em tribunal referentes ao mundo da bola?
Uma vez mais a paixão do futebol...
Noite de derby em Alvalade, e para abrilhantar ainda mais o ambiente, nada como juntar (muita) paixão.
Num jogo em que 2 equipas quiseram ganhar, o Sporting e a de bruno paixão, a diferença esteve nos detalhes e na eficácia, estando bem a primeira aos 28' com um golo pleno de oportunidade de Liedson, não chegando contudo para fazer face a lances brilhantes de paixão, como sejam o vermelho a Caneira aos 68'(um primor), a obra de arte manual propiciada a rolando aos 88' e o eficaz apoio a muro alves aos 110'. Igualmente bem na "arte de tapar o sol com a peneira quando nao interessa nem ao menino jesus" aos 88' e 110' "penalizando" pedro emanuel e hulk. Pelo meio, e através deste último, um fogacho da equipa que esteve na (e beneficiou dos jogos de) sombra durante todo o jogo, a empatar a contenda aos 59'.
Durante todo o jogo, muito empenho e bom futebol da parte do Sporting, e igual ou maior empenho, com maior eficácia, da parte de paixão&friends.
domingo, 9 de novembro de 2008
Emigra Bruno!
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
O homem certo para o lugar errado
Será Carlos Bilardo. O ex-seleccionador Argentino é, sem margem para dúvidas, a peça que falta para levar o FCP de volta ao que era há pouco mais de 10 anos.
Neste pequena peça de 7 minutos e meio, poderemos conhecer algumas estórias que preenchem o curriculum deste Mister:
- No Campeonato do Mundo de 90, Bilardo afirmou que tinham de ganhar a qualquer custo o jogo contra o Brasil. Para isso, foram para campo munidos duma garrafa de água misturada com sedantes e calmantes. Este cocktail seria dado ao adversário, caso algum, como é hábito, pedisse para beber. E Branco pediu. E Branco bebeu. E Branco ficou branco. O resto faz parte da historia do futebol.
- Já enquanto jogador, o menino Bilardo picava os adversários com alfinetes durante o jogo. "Na altura não havia Sida", defende-se ele;
- Quando um adversário está no chão, os jogadores de Bilardo são incentivados a irem ajudar o colega de profissão a leventar-se. Ah, e já que lá está, que lhe afiambrem uma pisadela.
Digam lá se este senhor não tem lugar no Dragão??!!?
Ah, aproveitem para ver o actual seleccionador argentino, na versão Jabba, a achar um piadão a tudo isto. É um senhor!
Benfica e Sarah Paylin - Who's nailin' Benfica?
A pedido de várias famílias benfiquistas venho por este meio fazer a minha analogia política barata do Benfica com as eleições americanas.
Para mim o Benfica seria melhor representado pela Sarah Paylin. Senão vejamos:
-é republicana, a continuidade política da administração Bush - a pior coisa que aconteceu ultimamente no mundo da política e que há um par de eleições roubou escandalosamente uma vitória (tal e qual o Benfica no futebol luso)
-vem de um estado que se diz ser o maior dos Estados Unidos mas ao mesmo tempo é na realidade o que menos gente tem. E é só pila e muito poucas mulheres (é a massa associativa do Benfas, pensam que têm um clube tão grande mas de pessoas e número é o que se vê)
- era a n.º 2 do McCain mas perderam, ou seja ficou em 4º, tal como o Benfica
- pregava certos valores morais mas tinha uma filha, mãe solteira (Sarah Paylin como LFV, a neta como todos os benfiquistas)
- tem 7 filhos. Aviaram-na pelo menos 7 vezes como o Sporting. Toda a gente avia na Sarah, é um pagode (sem ser sexista, machista ou qualquer outra conotação negativa, etc)
Let's look at the trailer
Como este Sábado não há bola de jeito, "O Banco" aconselha o visionamento deste filme, que estreou onteagora com o título "Em Bruges". O nome não é sugestivo e faz-nos imaginar aquelas secas de hora e meia que apanhamos no "King". Mas desenganem-se. É dos melhores filmes que foram paridos nos últimos tempos. Excelentes desempenhos de Colin Farrell e Ralph Fiennes. Fica o conselho.
Em alternativa, podem passar o bom do sábado a ver o jogo de futsal Sporting-Sassoeiros na SIC, seguido do enésima reposição do Speed na TVI, iniciando o serão com a Vila Faia na RTP e culminando esse magnifico dia com o Boavista-Guimarães na SportTV.
"O Banco", o blog de verdadeira utilidade pública.
Taça (ou copo de três)
Este fim-de-semana, os nossos amigos Almeida e Bernardo voltam a ir juntos à bola.
Depois duma semana bem regada com Vodka Ukranyof, que deu para animar o espírito, os dois malandrecos vão se degladiar, mas só um vai aparecer bem-disposto, segunda-feira, nos estaleiros da Somague.
Bernardo tem umas continhas a ajustar com o Almeida, desde a última vez que o trouxe a Alvalade. O 2-1 que o Porto deu ao Sporting ainda lhe estão atravassados na garganta e o cheiro do peido que o Almeida deu no Civic novinho do Bernardo ainda não saiu dos estofos.
Independentemente do resultado ao fim dos 90 minutos, os penaltis estão garantidos, e aí, meus amigos, não se luta pela Taça, mas pelo copo de 3 melhor aviado.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Fomos Benfica II - João Pereira
Pegando, com pedido de permissão, numa saga que o Repórter H iniciou com o grande Pepa venho por este meio reapresentar outro grande "produto" das escolas do Benfica: João Pereira. Depois de ter sido decisivo na recepção do Braga ao Sporting este ano para a Liga Portuguesa eis que volta a ser decisivo noutra competição, a Taça Uefa. Na visita do Braga à Milão nada como um jogador da escola do Benfica para arruinar sonhos europeus. E toda a gente já sabe da sua falta de carácter de quando andava no clube da Luz.
Como identificar um jogador da escola Benfica, como neste caso João Pereira:
- É um cepo
- Falta de carácter
- Falta de profissionalismo
Taça UEFA
Banho turco
2 - Não gosto do Di Maria. Sabe fintar e corre, mas é parvo. Não o gramo, nem gramo o empresário dele, que deve ser mesmo muito bom.
3 - Este José Carlos Soares é...indescritível. "O Benfica tem equipa para marcar 2 ou 3 golos em 10 minutos a estes turcos". Ai, ai
E pronto, está feito o rescaldo da derrota. Venha o Aves