segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ano novo...vida velha


Nova época...velhos hábitos.
Infelizmente, por muito que se peça ou se reze, as coisas não mudam. Tanto tempo há espera que começasse a rolar a bola a sério, quando bastava que se colocasse o vídeo das épocas anteriores. No fundo muda o ano,mas a bosta é a mesma. Sabem aquela música do Bruce Hornsby? That's just the way it is...some things will never change...

Por cá a música assenta como uma luva. De que me queixo? De tudo, e desta vez até me vou aliar aos meus compadres verdinhos. Cada murro que levamos quando nos queremos levantar que até é melhor nem sequer tentar. Mas vamos aos fatos.
O Benquerença resolveu, por fim, marcar penaltis em Guimarães. Não é assim tão dificil pois não? Não estou a questionar o penalti que o Porto beneficiou. Mas quando a camisola é azul e branca não há dúvidas. Assinala-se e está tudo bem. O que me revolta é que no mesmo estádio, na época transata, com o mesmo palhaço a arbitrar não acontecesse o mesmo...e em dose dupla, mas adiante.
Depois tivemos o Eu Show Xistra e o seu partner Cardinali: até quando temos de levar com este(s) palhaço(s)? Será que a estes ninguém dá uma cabeçada?(brincadeira parva admito). Mas é sempre a mesma coisa! Erros e mais erros e nada lhes acontece? Nem umas semanas de folga?
Por fim tivemos o meu Benfica. Pois bem, sem ser o Jesus teimosoquenemumburro que já me irritou o suficiente, tive também que levar com bocas e mais bocas sobre o golo do Nolito, ou para abreviar, Golito. E isto, e aquilo, e Benficolo e o camandro. Eu tentava dizer que não tinha visto uma única imagem que mostrasse (ou não) o fora de jogo, embora dissesse que achava estranho que não se colocasse aquela linha para acabar com as dúvidas. Mas é assim tão díficil o realizador colocar in-loco a tal linha para dissipar as dúvidas? Não é esse o papel das repetições? Afinal estamos de volta ao séc XIX e a tecnologia já não é o que era. Mas, por milagre, eis que um iluminado fez o impossivel de colocar uma linha perpendicular...e o resultado foi este:







afinal...não estava. Estranho? Ou talvez não? O objectivo era criar a dúvida e alimentar a polémica sobre o Benfica ter sido ajudado. Mas para quê??? Era complicado colocar isto na hora??? O ano passado foi com a imagem da cena do Javi em Braga. Foi preciso um expert perceber que havia uma camara que filmava a cena toda. Mas só foi apresentada horas após o término do jogo e só porque alguem, com tecnologia ao seu dispor, conseguiu disponibiliza-la no youtube antes de a Sportv imaginar que tinha cameras no estádio. Bizzaro.

Enfim, a caravana passa e os cães continuam a ladrar...mas cada vez com menos força...

76 comentários:

LDP disse...

Falaste em folgas, Dartacao. Mas nem quando as regras o ditam...O ano passado, depois de uma actuaçao pavorosa no nacional-sporting o Xistra teve uma nota muito negativa. Mandam os estatutos da Apaf que um àrbitro depois de uma situaçao dessas nao pode arbitrar um jogo de primeira categoria na jornada seguinte. Coincidencia do caralho, entao nao é que na jornada seguinte houve o braga-Benfica e o àrbitro foi o Xistra? Um completo atropelo às leis em que até a comunicaçao social calou o bico.
E que grande trabalho que essa coisa a quem emprestam a camisola de àrbitro aos fins de semana fez.
Como se nao bastasse, o ultimo jogo oficial entre ambas as equipas também tinha sido arbitrado por esse traste, o Benfica-braga para a taça. Nao hà um pingo de bom senso na conduçao do futebol em Portugal?
Mais uma vez, também aqui sò falou quem quis, e os grandes criadores do conceito de "verdade desportiva" em Portugal ficaram calados. Sò lhes dòi quando é com eles...

Quim Berto disse...

Boas,

Agora que já me passou um pouco a azia de empatar em casa com o Olhanense posso dissecar um pouco melhor a jornada desportiva.

Benfica:

Pouco me importa se o golo do Nolito (nunca mais digo mal do rapaz, tal o ritmo de golos que leva) é fora de jogo ou não. Não me escandaliza não ter sido assinalado. É daqueles lances difíceis de ajuizar. DE tal forma que levei o fds todo a pensar que tinha sido fora de jogo e vejo agora e pelos vistos não.

Vi o jogo todo e posso dizer que foi das melhores primeiras partes que vi na liga portuguesa com o Benfica e o Gil a realizarem um bom jogo. Cheira-me que na próxima jornada no Dragão não lhes vai tocar nada disto.

Sporting:

Mais uma vez, lá fui a Alvalade, cheio de fé.
0-20 min. Pensei: "Epa não me lembro do ultimo jogo do Sporting que me deu prazer ver a equipa jogar!"
20-30 min. " Dasss! Se fosse o porco, este não jogava!"
30-90 min. " Sempre a mesma merda! De certeza que o Postiga não estava fora de jogo! Cabrão falha 20 golos por jogo! Será que o Russo aguenta a época toda? O que? já acabou! Dasss mais um empate em casa! Devíamos começar a jogar no Restelo!"

Porto:

Nem vale a pena comentar o quer que seja. Já todos sabemos que o Porto vai ganhar. Como? Não sabemos mas se tiver ajuda já não me admiro! A jogar mal? Provável mas vão ganhar na mesma! Penalti? Quase de certeza que vai ser assinalado! Epa o ano passado contra a Naval foi igual! Primeira joranda, 1-0, penalti e não jogaram um charuto.

pitons na boca disse...

É com um misto de contentamento e reconhecimento que leio comentários como o do Quim Berto.
Muito bom. Fosse toda a gente assim lúcida a ver futebol.

Benfica:
O golito também me deixou muitas duvidas, na altura. Até comentei isso numa "rede social". Fiquei mais aliviado quando vi esta imagem. O certo é que precisamos do Cardozo, ou alguém como ele. Já sabia que não íamos lá com Jara's, espero que o Jójus também já o saiba.

Sporting:
O Wolkswagen não será melhor que o Postiga? E aquele sul-africano, o Diego Russio, não consegue sentar o Iánique Chaló no banco?
Erros claros na não expulsão do Jeffren e no golo anulado ao Postiga - a mão de que se fala do Ismailly não vi, por isso não posso comentar.
Mais uma nota: é só a mim que o Rinaldo faz lembrar o Cannavaro a jogar 10 metros mais à frente? (parece ser mesmo muito bom, agressivo e combativo como deve ser um trinco)

Porto:
Mais do mesmo. O ano passado estes lances contra eles nunca foram nada, a favor marcavam-se sempre. A bitola vai continuar a mesma, afinal o plantel azulibronco mantem-se praticamente o mesmo (não me lembro assim de nenhum "arbitro" do sistema que se tenha retirado ou tenha sido preso).

Quim Berto disse...

Têm que ser Pitons. Claro está, que dentro das minha analises, uma grande parte terá que ser parcial. Mas essa parte não é a cabeça mas sim o coração que manda.

Queres ver um exemplo? Depois de dois anos de futebol horrível o meu coração queria era que o Domingos colocasse em campo 9 gajos novos e deixava só o Patricio (bem sei que de vez em quando lá dá um franguito)e o Russo.

O lado racional diz-me que com 11 completamente novo e obtendo uma derrota ou um empate era queimar literalmente um plantel inteiro.

O WV pode ser melhor que o postiga e o mineiro também mas percebo a opção do Domingos e espero que ele tenha tirado as devidas ilações.

O que me vale é que gostei de ver a equipa jogar como há muito não gostava...

Em relação ao Benfas, eu não desgosto do Jara. Até acho que deve ser bom jogador parece-me é um jogador burro...

pitons na boca disse...

Qualquer pessoa que sofra por um clube tem momentos menos racionais, digamos assim, de defesa das suas cores. Mas é preciso parar um bocadinho e não ceder à tentação de cair na anormalidade. :)
Eu próprio admito que tenho esse problema muitas vezes, quando se trata do clube de dirigentes assumidamente corruptos. :P

Aceito a opinião de não queimar jogadores (o americano - ou lá como se escreve o nome dele - foi claramente um caso desses, de não querer arriscar a queimar o jogador em Alvalade logo ao primeiro jogo). Mas o Chaló...

O Rinaldo e o Cheers (como diz o vosso vice, ou ex-vice, não sei) são claramente grandes contratações.


Sobre o Jara, o gajo é demasiado burro. Tem uma técnica acima da média, garra e velocidade até dizer chega mas... e a inteligência? Desenrasca algumas vezes, mas enquanto não começar a jogar mais com a cabeça vai sempre tomar as decisões piores, na maioria das vezes. E isso dá cabo dos nervos de qualquer adepto. :)

joaodolobo disse...

Esta imagem com as linhas é simplesmente ridícula. Dá para perceber a olho nu que a origem das linhas não está enquadrada com o campo. E, coincidência das coincidências, encontra-se deslocada para o lado direito. É assim tão difícil admitir um fora-de-jogo evidente?!

Riga/V-1-Boy disse...

pitons

o lance do penalty a coisa é tão obvia que o fiscal de linha marca canto, mas o Xistra marcou pontapé de baliza.
e o ismailly que cometeu o penalty, o yannick ia cruzar e ele esticou a mao para desviar a bola) 1 min antes tinha levado amarelo por ceifar o jeffren.

o jeffren devia ter sido expulso, e o caue que levou a cacetada, andou o jogo todo a distribuir pau a tudo o que mexia, incluindo dar um pontapé no rubio, ficou em campo.

eu no post anterior disse tambem o fernando alexandre, porque vi uma analise ao jogo em que existe uma falta que ele faz ao capel sem bola que era para amarelo e como já tinha 1

Erk disse...

Pois, há 3 pontos que convém analisar para entender o empate do Sporting.

O primeiro, os erros de arbitragem. Mesmo tendo para troca a expulsão do Jeffren, o árbitro errou em prejuízo do Sporting.

Segundo, com o Postigo actuando como melhor defesa adversário, não se vai a lado nenhum.

Terceiro, se fosse no Porto, o Duque tinha ligado ao Wilson Eduardo a informá-lo que se ia lesionar no ultimo treino antes do jogo. Ou talvez nem precisasse de o informar, que eles já vêm com noções de desportivismo da casa mãe...

Mas temos a mania de ser um c@r@#o de um clube diferente.

Apesar de tudo, o jogo aqueceu o coração dos Sportinguistas, e ajudou a trazer os adeptos à equipa, jogando como não se via há uns tempos.

Quim Berto disse...

Nem mais Valdemar,

Resumindo e concluindo apesar da "tenrince" dos nossos dirigentes, da estupidez do postiga e da incompetência do árbitro, 2 pontos já foram à vida... Espero que não nos façam falta...

LDP disse...

Nao é um grande problema, rapazes. Visto que o braga também empatou e o Guimaraes nem isso...

*insert evil laugh*

Quim Berto disse...

Já foste comprar o Laionel ou ficas à espera de mais uma bomboca para o ano?

LDP disse...

Estrategicamente é melhor comprar o gajo dois dias antes do Benfica-gil vicente.

ana disse...

exacto! como fizeram com o jardel, por exemplo.

Anónimo disse...

o raio da velha ainda aqui anda?

Quim Berto disse...

Essa ideia peregrina de rescindir com o Balboa e o rapaz ir para a um clube que só vai defrontar o Sporting na próxima jornada, não sei porque, dá me arrepios...

Erk disse...

O Sporting é o clube que cede a nódoa do Wender na semana anterior ao jogo contra quem o cede, e ele fazer o jogo da vida dele, encavando 2 golos ou lá o que foi...

E com o João Alves também vi o caso mal parado. Felizmente para o Sporting, a falta de qualidade do jogador falou mais alto neste caso...

O Sporting é o clube que confirma a lei de Murphy até à exaustão.

Dartacão disse...

...ainda me estava a rir com o comentário do joaodolobo. é gente dessa que a gente precisa!!! volta sempre, já que o Tio anda arredado disto :)

Quanto ao resto...está tudo parvo? ainda ninguém ofendeu ninguém? nem contesta? tudo de acordo e com piadas e tudo...NÃO É ESTE O LEMA DESTE BLOG...
vá vamos começar de novo:

o sporting ainda ganhou um ponto!! se o Xistra fosse rigoroso o Joãofreire tinha sido expulso. e com ele expulso o jogo era diferente e o Olhanense tinha ganho à vontadinha.
Topam? é assim... :)

Erk disse...

Ou isso ou o sacana do monhé abria uma empresa de camionagem em frente à baliza. Transportes Internacionais Daúto. Faquirá? Não sabemos. Mas menos um Jéffreio e menos um Cáuê manhê, não sei quem sentia mais falta...

Anónimo disse...

Essa linha tá paralela á estupidez de quem a fez.

Anónimo disse...

As linhas são bonitas, sim senhor, cheias de cor (pena serem só amarelo e vermelhas) mas tendo elas todas origem num único ponto não são, obviamente, paralelas (ou então a minha geometria está realmente muito ultrapassada). E, já agora, sendo o fora de jogo relativo à posição do jogador aquando do passe para o memso onde se encontra o portador da bola, e como podemos ver, efectivamente, qual o momento em que a bola é passada?

Gr33n C0d3r

Anónimo disse...

Mais, partindo do principio que que os painéis publicitários da companhia de seguros estarão mais ou menos paralelos à linha lateral (com alguma, pouca, margem de erro) verificamos que as linhas desenhadas na imagem estão muito longe de serem perpendiculares à mesma linha lateral, pelo que dificilmente poderão ser consideradas para esclarecer da verdadeira posição do jogador.
Independentemente disso, se o árbitro acertou ao (como indicam as regras) beneficiar o atacante em caso de dúvida (a qual não tenho, pois claramente se vê na tv aquando da repetição que o golito estava fora de jogo) em alvalade o mesmo critério não foi seguido... Quem foi prejudicado, quem foi???
E, como vi noutro fórum, se no fim do campeonato, em termos de beneficio os 3 grandes se aproximam uns dos outros a grande diferença está claramente no prejuizo, e neste, todos temos que concordar que o Sporting é, há vários anos, o grnade campeão...

Gr33n C0d3r

LDP disse...

Tanta confusao que para aqui vai. Começando pelo fim, o sporting o ano passado até foi a equipa mais ajudada pelos àrbitros depois do porto...

Segunda coisa anònimo, percebe-se claramente que estudaste pouca geometria no liceu. O conceito de paralelas obliquas diz-te algo? Ou em matemàtica o conceito de infinito? Saberias que em representaçoes gràficas como a que està em causa a perspectiva manda que todas as rectas nascam num unico ponto. O facto de veres a imagem dessa maneira tao ignorante é porque imaginas o ponto zero mesmo ali por cima das bancadas, em vez tens de o imaginar obliquamente mais longe. Umas centenas de metros mais para là. Consegues?

O auge é atingido com o argumento dos painéis publicitàrios.
Relembro que sao ecrans com imagens de dimensoes diferentes e cores que mudam de tantos em tantos segundos. Painéis fixos jà sò se vem na segunda divisao da Albania.
Se este é o teu olho de falcao que analisa o fora de jogo entao acho que a tua credibilidade jà se encontra abaixo de zero.

Nolito està em jogo, deal with it. Nao venham é reescrever as regras do futebol sò porque a moda continua a ser inventar colinho para o Benfica.

ana disse...

eh pá, f***, o que para aqui vai! foi uma jogada duvidosa. ponto final. discussões, só à volta do que é escandalosamente óbvio. Agora, discutir foras-de-jogo ao milímetro, cagagésimo de segundo? Get over it, pás! plamordedeus...

ana disse...

ó puto estúpido, o raio da velha vai continuar a andar por aqui enquanto lhe apetecer. é essa a vantagem de ser velha. já ninguém manda em mim. Vai lá fazer oó, vai. e não rte esqueças de lavar os dentes antes, hein? apesar de tudo, quero que cresças um lamp com umas favolas apresentáveis.

Erk disse...

ana,

na minha mente continuas sendo uma educada e loura vintager que gosta de comentar o Banco da Mexicana em corpete preto e cinto de ligas, no teu portátil deitada em cima da cama de lençóis de cetim. Não estragues isto.

:)

Em relação ao post, nada a acrescentar.

Não sou dos que delira a analisar milimetros de fora de jogo ou intensidades do toque. Até porque se o fizesse, corria o risco de descobrir que o penalty do porto foi uma fita do panilas do jogador que se atirou para o chão quando sentiu um toquezito e que o fiel olegário se encarregou alegremente de apitar...

Mas como me estou cagando para a comprovada ideia que os portistas têm de fair-play, nem vou perder tempo a argumentar.

Abraço.

Anónimo disse...

«ó puto estúpido, o raio da velha vai continuar a andar por aqui enquanto lhe apetecer. é essa a vantagem de ser velha. já ninguém manda em mim. Vai lá fazer oó, vai. e não rte esqueças de lavar os dentes antes, hein? apesar de tudo, quero que cresças um lamp com umas favolas apresentáveis.»

Humor um pouco forçado... Rai's parta a velha!!

Unknown disse...

Anónimo casmurro,

tira-me uma dúvida, qdo olhas uma estrada em recta, com duas faixas de rodagem, a estrada lá ao fundo não afunila a um ponto único? naquilo que é perceptível ao olho humano?

Deixo-te um link de uma imagem, para perceberes o conceito de paralelas obliquas como se fosses muito burrinho...

http://www.prof2000.pt/users/misabel/blog/estradas.jpg

Pelo teu ponto de vista, lá mais para o final da estrada os carros não passam, pois a estrada afunila, são duas faixas de rodagem não paralelas.

Agora se percebe pk comentam como anónimos. Eu tb tinha vergonha.

ana disse...

Lamento, Valdemar, mas não correspondo minimamente à tua fantasia. É que não acertaste uma... sorry...

puto estúpido, deves ter gostado tanto da laracha que até a repetiste. E olha que essa do copy/paste é-me familiar...

pitons na boca disse...

Fantasias (para o bem ou para o mal) é coisa que não falta.
Uma a dar para o pesadelo seria: olhos tortos, teclado incompleto estilo codigo de barras (estou a falar de dentição, para quem não percebeu), mega-verruga peluda na bochecha esquerda (ao estilo Maxi Pereira mas ainda pior), cabelo moreno-acastanhado-esbranquiçado ralo a lembrar o esfregão de palha de aço com que se limpa o fogão, a anca meio torcida fazendo com que pareça ter mais 20 cm de altura de um lado que do outro, e cintura com um diâmetro demasiado grande para um elevador de serviço do Hotel Altis...

Está mais perto? :)

ana disse...

sim, sim, é mais por aí, Pitons.

Quim Berto disse...

Com esse sentido de humor Ana, até com uma marreca capaz de envergonhar o quasimodo eras linda!

Xiolas disse...

Para traçar esse ponto de fuga não é necessário referências?

A linha de centro nem está visível.

Alguém me pode indicar como foi traçado esse ponto de fuga?

O Low e o Bettencourt parecem ser os génios de perspectiva.
Fazem o favor de me elucidar?

Dartacão disse...

Enfim...
a ver se ficam contentes: as linhas são inventadas, a do meio campo apagada, ainda mexi na posicão do jogador do Gil e recuei o Nolito. Estão mais contentes? Já podem ir festejar para a rua e bradar aos céus que o Benfica foi beneficiado. Oh mentes captas...

pitons na boca disse...

Pfff... se estivessem minimamente atentos tinham logo visto que as linhas aparecem por cima do cornometro da TVI, coisa que se fosse no campo era impossivel de acontecer. Pertantes, as linhas são inventadas, logo o gajo está 8 metros fora de jogo!

Erk disse...

Bom, se houvesse tanto rigor crítico desportivista em relação ao próprio clube, que os adeptos do Porto parecem mostrar em relação aos foras de jogo do Benfica,

se houvesse tanta vontade em escalpelizar as situações menos claras patrocinadas pelo próprio presidente, como mostram vontade em escalpelizar linhas de fora de jogo,

os adeptos do FCP teriam pura e simplesmente afastado a estrutura dirigente do clube e substituído por outra que envergonhasse menos os pergaminhos e o historial do clube.

Assim, passam apenas por mesquinhos vingativos.

Não aceito lições de desportivismo de nenhum adepto Portista. Nem lições de golos ou vitórias obtidos por meios ilícitos.

Um forte abraço.

Erk disse...

Dasse,

é como ter um dos vândalos de Londres a foder-nos a cabeça por termos atravessado fora da passadeira...

LDP disse...

Valdemar, posso copiar esse teu penultimo comentàrio para uma caixa de comentàrios pejada de portistas?

Erk disse...

Sócio, afinfa-lhe!

Entre nós não há cá dessas cerimónias, pá. Eventualmente, quando nos cruzarmos no Colombo, eu parto-te a cabeça e tu dois dentes a mim e pronto.

Abraço.

LDP disse...

Brigadinhes, sòce.

Erk disse...

É onde, para eu ir lá ver?

LDP disse...

442

Erk disse...

Espanta-me um blog conotado com o Guimarães, como o 442, mais crítico com o jogo do Benfica, quando foram tão óbviamente vítimas do novo critério do Olegário...

LDP disse...

Meu, tens acompanhado pouco o 442, entao.

O mk jà se assumiu portista publicamente mais do que uma vez.

pitons na boca disse...

Já? Raramente tenho ido lá nos últimos tempos, mas acho isso difícil de acreditar. Se bem que já não disfarçava muito. Só lhe fica bem, admitir de uma vez.

LDP disse...

Sim, de facto nao o admitiu directamente. Mas o comportamento muito pouco subliminar principalmente nas picardias com o Ricardo confirmaram tudo.

Xiolas disse...

Low e Dartacão, escreveram umas piadolas mas não explicaram esse ponto de fuga. Estão à espera que o Bettencourt explique?

pitons na boca disse...

(este comentário que vou escrever é a prova de que estou a fazer tempo para o barça - real e não tenho mais nada para fazer)

Xiolas,

um dia, quando tiveres ligação à net, hás de tentar o seguinte, pela ordem apresentada:

- ir a um site chamado youtube.
- procuras por videos do jogo entre o Gil Vicente e o Benfica (convém escolher um com alguma qualidade de imagem, mas eles existem se procurares bem).
- clicas no botão de "ecran inteiro" e carregas no play.
- quando chegar ao momento que aparece ali na imagem (ou seja, quando o cronometro marcar 7:23 e estejam a dar a repetição) já deve ter dado para reparares na linha do meio campo e nas linhas do corte da relva - quem diria, são mesmo paralelas à linha de meio campo, apesar de a perspectiva não fazer parecer.
- no momento do passe fazes pausa no video e carregas numa tecla que diz "print screen".
- vais a um editor de imagem e carregas a imagem que gravaste na memória do computador (ou seja, quando carregaste em "print screen").
- imaginando que o ecran é 1600x1200, crias à parte uma nova imagem com o fundo todo em preto mas com as dimensões 3200x2400 (por exemplo).
- fazes copy/paste da imagem do jogo para o canto inferior esquerdo da outra imagem toda preta.
- traças linhas rectas em cima da linha de meio campo e das linhas de corte da relva (tens pelo menos 3 linhas para o fazer, que é como quem diz 3 pontos de referencia).
- alongas essas rectas e vais chegar a um ponto em que elas se cruzam as 3 (na realidade são paralelas mas por causa da perspectiva aparecem assim!).
- traçando outra linha que parta desse ponto e faça uma tangente ao defesa do Gil Vicente, ficas com a linha do fora de jogo.
- depois podes diminuir o tamanho da imagem e colocas na net para a malta ver.

Tcharam! Bom proveito.

Quando tiveres net, hás de experimentar.


E o jogo do Barça que não começa... :/

Erk disse...

O Pinto da Costa já explicou porque é que fugiu para Espanha e aquela confusão toda que aparece nas escutas?

Xiolas, vou contar-te este episódio verídico. Juro por tudo o que tu quiseres.

Certo dia, estava eu na loja a coçar a micose, e surge um cliente com aparência de ter idade para ser meu pai. Atendi cordialmente, como sempre. Devo explicar que sou um vendedor de
merda que não gosta de impingir nada nem de se meter na vida das pessoas, nem de demasiadas confianças. Portanto, não fui eu que puxei do assunto que passo a descrever. Pois o cavalheiro explicou que era reformado e tinha sido em tempos árbitro de futebol. Uma época que recordava com saudade porque "uma vez até tinha ido apitar à Madeira, e o Pinto da Costa tinha mandado umas meninas ir ter lá ao hotel e tudo" disse, com um sorriso malandro. A tudo eu ia respondendo "sim, pois" mas confesso que nesta ultima tirada fiquei abismado. Tal era a desfaçatez com que o homem admitia ter aceite suborno sob a forma de putedo...

Soube tempos mais tarde que é um ex-árbitro da Marinha Grande que apadrinhou o Olegário nos meandros do mundo do crime, perdão, da arbitragem...

Mas qualquer Portista que queira ser honesto, sabe bem como as coisas sempre se fizeram e se continuam a fazer.

E tu vens agora falar de perspectiva e de linhas paralelas?

Acho que aqui ninguém vai perder tempo a explicar-te nada, rapaz.

Abraço

Xiolas disse...

Pitons, gostei do tutorial, mas os pontos de referência é que não são fáceis de encontrar.

Valdemar, ele já foi a tribunal dar explicações sobre ter ido a Espanha, sobre as escutas, e por muitas histórias que pessoas juraram que eram verídicas.

Não explicou muito bem foi como o Benfica levou 5-0. Mas isso deve ter sido por causa desse ex-árbitro da Marinha Grande.

Valdemar, vou contar-te este episódio verídico. Juro por tudo o que tu quiseres.

O benfica não cheira nada na Europa à algumas décadas, mas é tudo culpa do Pinto da Costa e dos árbitros.
O Pinto da Costa domina o Mundo.

Abraços

pitons na boca disse...

Espectaculo... "não são faceis de encontrar". Mas estão lá ou não estão?

Uma coisa é tu não quereres ver, outra coisa é não estarem lá. E estão.
Problema teu. Vai ao oculista e se mesmo assim não resultar tenta um psiquiatra.

Haja pachorra para estes adoradores de corruptos.

Dartacão disse...

Aposto contigo que apesar de serem adororadores de corruptos, são daqueles que recriminam veemente qualquer tipo de corrupção no governo! Isso é que não pode ser!
E esta do argumento de que ganham lá fora...e quem disse que lá fora não é igual? Não foi isso que fez o Bernard Tapie parar...a diferença é que o Pinto-Mor é mais esperto.

Quim Berto disse...

Xiiiiiiiiiiiiiiiii o que para aqui vai!

Como é possível através de um fora de jogo já existirem nesta pequena caixa de comentário dissertações que fariam corar muito trabalho final entregue por essas universidades fora!

Refutações de adeptos que a grande justificação para as escutas foi que o corrupto mor já foi a tribunal defender-se? Meus amigos o peidas só se safou porque registos audiovisuais só são admitidos em tribunal se os visados souberem que estão a ser gravados!

Só no nosso país e talvez na Turquia é que um gajo que foi apanhado em gravações e fugiu para Espanha se safa!

Otários somos nós que ainda damos conversa a estes gajos.

Valdemar,

Outra história verídica. Na minha actividade profissional tive o desprazer (sem desprimor para os benfas todos que andam por aqui, até gosto do estádio) de assistir a um Benfica-Estoril num camarote pertencente a uma grande construtora. Se alguém se lembrar desse jogo o Benfas ganha 2-1, esteve a perder um zero e o golo da reviravolta é um penalti tipo Sapunaru em Guimarães. Com a agravante que o Karadas atira-se para a frente quando é puxado para trás... Bem não é essa questão...

Penalti assinalado, galhofa geral no camarote após ver a repetição, conversa puxa conversa e até então, um dos chefes mor, portista ferrenho desde pequeno, decide abrir o livro de estórias...

Resumindo e concluindo se eu te disser que existem dois árbitros em actividade que pagaram casa a preço de custo consegues advinhar quais foram?

pitons na boca disse...

Valdemar, a pergunta era para ti, pá. Larga lá o ranking da UEFA à procura do Nordjalós, há quem tenha curiosidade em saber que eram estes dois apitadores. :)

Abraço.

PI disse...

Dartacão, lamento só comentar agora, e nem sequer ter visto os 50comentários acima.

Sob pena de repetir alguma coisa, aqui vai:

- qualquer aluno meu do 7º ano conseguiria olhar para a imagem idiota que acrescentaste ao título e dizer: ó professor, mas aquilo é suposto ser paralelo a quê? Quem decidiu o ponto de origem das rectas, quando na realidade o fora-de-jogo presume paralelismo à linha de baliza?!? É coisa tão descabida que me recuso a fazer este exercício, ó professor.


Dartacão, naturalmente, nem todos temos que perceber de matemática, ou perceber de Geometria (sim, Euclides, desculpa, mas é a verdade!). Mas como adepto de futebol, devias perceber o mínimo sobre a lei do fora-de-jogo (principalmente porque não és mulher e escreves num blogue!).

Um grande abraço. Os meus alunos recomendam o estudo do capítulo 3 do 'Aprender Matemática' - 7º ano. E eu recomendo o ponto 3.16 de 'As Leis do Jogo'.

Dartacão disse...

Faltava este. Agora só mais o MM e fechamos a caderneta.

Mas vamos ao que interessa:

Valdemar, responde ao Quim!!

Dartacão disse...

Já mudei a imagem, talvez assim digam menos bosta

LDP disse...

PI, aconselhas a malta a estudar a lei do fora de jogo, no entanto deixas indicios de que aquilo é fora de jogo.

Hà aqui um paradoxo ou nao sabes mesmo o que é um fora de jogo?

Nao queiram mudar as regras sò porque certa malta tem sempre de incluir a palavra "colinho" em cada frase que também contenha o Benfica.

PS: verificaçao de palavra: trasts

Erk disse...

Epá, rapaziada, desculpem lá.

Pensei que a pergunta do Quim fosse retórica...

Tão ó Quim, diz lá, pá.

Aguçaste (aguçámos) a curiosidade da rapaziada, agora, temos que os aturar. (Além de que eu tbm tenho curiosidade...)

PI disse...

Dartacão, mudaste a imagem?!?

Mas tu és burro, ou comes só feno?

Vai lá ler outra vez o que te escrevi acima. Puxa, vou ter que te fazer como aos meninos de 13 anos?!? Será que é dificil entender que para 'a recta' ser válida teria que ser 'desenhada' quando a bola sai dos pés do Ruben, e teria forçosamente que ser paralela à linha de baliza, ou, se o teu Tico e Teco entenderem melhor, perpendicular à linha lateral?!?


Low Desert, para o teu peditório já dei outrora.

Agora para ambos:

Se algum de vocês fosse minimamente inteligente (não daria para perceber muito de Geometria, mas para este caso era q.b.) perceberia que a melhor maneira de 'defender' o golo obtido pelo Golito em posição irregular é a recomendação da Uefa, em adenda verbal à regra do fora-de-jogo: quando o lance é rápido, a posição duvidosa, e o fiscal de linha tem dúvidas, deve beneficiar a equipa que ataca. Foi precisamente o que aconteceu, na minha opinião. Golito parte ligeiramente adiantado ao penúltimo defensor gilista, em lance de 10/20cm, e por isso aceito perfeitamente que o árbitro deixe jogar!

Acrescento-te que o benfica não empatou porque marcou um golo irregular. Empatou porque mesmo jogando contra um adversário acessível e ganhando 2-0 aos 20min tem uma equipa de merda, e um treinador em tilt. E nem foi preciso Artur jogar muito para defenderem o precioso empate.

Low Desert, naturalmente não sei o que é um fora-de-jogo. Mas infelizmente sei o que é um benfiquista criançola, incapaz de explicar os seus pontos de vista sustentadamente.


Dartacão, o MM quando cá vem moer-te o juizo só o faz porque lhe respondes, e lhe dás novos argumentos para te baixar os calções de petiz e tau tau.
Se não lhe responderes só serás humilhado uma vez por post. Bem, fica o conselho.

Um abraço aos 2, e boa sorte para o próximo jogo.

Dartacão disse...

Valdemar...Quim...qualquer um..respondam ou falem de alguma coisa verdadeiramente interessante que as vezes aparecem aqui umas coisas tipo palha. Vou pedir ao Repórter para o site eliminar automaticamente spam

Dartacão disse...

Valdemar...Quim...qualquer um..respondam ou falem de alguma coisa verdadeiramente interessante que as vezes aparecem aqui umas coisas tipo palha. Vou pedir ao Repórter para o site eliminar automaticamente spam

pitons na boca disse...

Já me ri a bem valer, e quero dar para este peditório, mas agora não tenho tempo para responder. Assim que tiver, faço mais um "tutorial", como lhe chamaram ali em cima (se entretanto ninguém se antecipar e me roube este golo fácil). :D

pitons na boca disse...

Oh, estava eu todo entusiasmado para responder a sério, mas fui ver e PI vem de "Previsivelmente Irracional". E nós aqui a levar a sério o que o gajo disse, dass!

O gajo até deve saber que a linhas de golo e de meio campo (e as linhas que se notam no corte da relva) só se vêem realmente paralelas se estivermos a olhar de frente um plano perpendicular às mesmas, ou seja, num plano paralelo às linhas de fundo (atrás das balizas ou num ângulo de 90º por cima do campo, a alguma distancia para dar a ideia do campo ser plano e não num planeta quase esférico), coisa que não acontece na imagem que a televisão fornece.

Bah, o gajo está a ser irracional de propósito para fazer jus ao nome que ostenta. Pffff!

LDP disse...

Eu compreenderia todo este estrebuchar se houvesse duvidas na posiçao do Nolito. Mas como nao hà fora de jogo, e nem é dificil descortinar isso, fico com algumas duvidas sobre a postura de certo pessoal.

Olha se o PI tivesse ficado tao nervoso com o fora de jogo do Di Maria contra o Leixoes hà dois anos?! Seria caso para suicidio, quase de certeza. Relembro que o argentino estava em linha com um defesa leixonense sim senhor, mas à frente dele estavam mais quatro - Q U A T R O ! - defesas. Cinco homens entre Di Maria e a baliza. O resultado? Golo anulado ao argentino e ainda levou cartao amarelo.

Que aconteceria se o PI aplicasse a mesma energia na defesa das regras como o lance acima descrito? Rebentava-lhe uma veia no pescoço, no minimo.

Jà agora, PI, criança é quem faz birra por nada. Mesmo que esse nada seja um golo correcto.

Erk disse...

Foda-se lá para as linhas.

Um tripeiro, adepto de um clube especializado na distribuição de frutas e viagens ao Brasil e vocês discutem linhas com ele?

Têm mais paciência que eu...

PI disse...

@pitons

o paralelismo é uma coisa muito simples. Aquilo que o Dartacão fez na imagem acima é hilariante. Tu corroborares a palermice que ele fez coloca-te ao nível dele.

Podemos fazer um jogo. Manda-me o teu e-mail (ou um qualquer a que possas aceder), e eu mostro-te rapidamente, com linhas patetas como as da imagem, o quão ridículo é aquilo que se pode ver na imagem. E até posso usar imagens de jogos do SCP, se isso te deixar mais confortavel.

Loe Desert, não tenha a menor ideia do lance que referes do Di Maria (ou de outro qualquer, acrescente-se), mas acredito que o benfica tenha perdido 4 campeonatos e 3 taças por causa disso.

Ainda bem que o usas como argumento para o lance do Nolito. Mostra bem a capacidade de argumentares.

P.S. - pelas vossas respostas e argumentos, dá para perceber que nem sequer lêem o que escrevo. Se chegarem a esta parte do texto, realço que disse no meu primeiro texto que se aceitava a decisão do fiscal de linha. E acrescentei que o empate não foi por terem marcado um golo irregular, mas tão somente por terem uma equipinha de merda.

pitons na boca disse...

(razão tem o Valdemar...)

Não quero joguinhos nenhuns. Nem preciso dar e-mail, limita-te a mostrar a toda a gente esta jogada. É suficiente. Já que tens predisposição, não é preciso mais que isso. Basta mostrares que o golo é ilegal, com uma imagem verdadeira do que aconteceu (sim, porque é muito fácil meter o gajo fora de jogo... se eu já meti o Izmailov a festejar um golo com a camisola do Atl.Madrid, o João Tomás com a camisola do Real Madrid ou o Carlos Queiroz a apanhar caca de elefante - não estarás a ensinar grande coisa).
Assim acabas com a "palermice" de uma vez.

LDP disse...

Chavalo, nem sequer estava a argumentar nada. Estava apenas a propor um paralelismo entre este golo legal e a vossa verborreia que obriga a juntar as palavras "colinho" e "Benfica" em quase todas as frases que escrevem.

Porque o triste é isso. Um gajo como tu demonstra-se tao preocupado com as regras (nem sabendo aplicà-las), mas sobre esse fora de jogo que eu descrevi, o do Saviola em Guimaraes o ano passado, ou ontem mesmo, também com o Saviola como actor principal gajos como tu jà ficam caladinhos.

Coerencia do caralho.

PS: Equipazinha de merda? Deves ser do sporting e sò deves ligar às modalidades, de certeza.

PI disse...

Pitons, eu disse desde o inicio que o lance me parece duvidoso (no limite), e que nestas situações:

"...quando o lance é rápido, a posição duvidosa, e o fiscal de linha tem dúvidas, deve beneficiar a equipa que ataca. Foi precisamente o que aconteceu, na minha opinião. Golito parte ligeiramente adiantado ao penúltimo defensor gilista, em lance de 10/20cm, e por isso aceito perfeitamente que o árbitro deixe jogar!..."


Agora querem arranjar 'adversários' com opiniões que vocês precisam, para serem do contra? Lol...

@Low

Tu nunca argumentas nada.
Eu, como transcrevi acima nem disse que existiu erro. Começares a ler o que escrevem aqueles a quem respondes pode ser um começo!

O facto de o sporting ter uma equipa de merda, porque tb tem, não muda grande coisa na do benfica.

Sim, gosto de modalidades, mas não porque humilhamos o benfica em futsal continuadamente na época passada. Tb gosto de Andebol, e ficamos atrás no campeonato. Gosto apenas, nem sequer falo disso. Espero que não te importes e mo permitas.

LDP disse...

Pois nao, de facto o erro que existe é teu. Pois Nolito nao està 10/20 cm em fora de jogo. Està em jogo mesmo. E nem é muito dificil perceber isso, basta respeitar o futebol e os adversàrios. Em vez de tentar alimentar quezilias vazias sò porque o teu clube nem em fora de jogo consegue marcar golos.
Mas para quem diz que o Benfica tem uma equipinha de merda nao se pode esperar respeito.

"como adepto de futebol, devias perceber o mínimo sobre a lei do fora-de-jogo" O facto é que nao hà fora de jogo, por isso pensa là bem quem é que "é do contra"..

Um dia mais tarde pedir-te-ei que expliques bem o teu conceito de equipinha de merda. E que faças comparaçoes objectivas entre o sporting e o Benfica. Veràs que sò um destes clubes tem uma equipinha de merda actualmente:
Querias tu ter um ponta de lança que marcasse golos.
Pelo menos um médio que, ou marcasse ou desse a marcar também.
Alguém que saiba jogar de cabeça no ataque sem ser de olhos fechados.
Alguém que saiba marcar livres.
Um defesa esquerdo que pelo menos soubesse defender.
Um gr que ganhe pontos defendendo golos
Um lateral direito que também desse golos a marcar.

...Um trinco suficientemente bom para nao ter de jogar com tres ao mesmo tempo!

PI disse...

@Low

"Pois nao, de facto o erro que existe é teu. Pois Nolito nao està 10/20 cm em fora de jogo. Està em jogo mesmo. E nem é muito dificil perceber isso, basta respeitar o futebol e os adversàrios."

É engraçado que tenhas essa opinião tão clara. Espero é que não seja baseada no desenhinho feito na figura do post.
E estranho que sendo assim tão claro, tt gente (incluindo CS) tenha questionado o lance, e o considerado, maioritariamente fora-de-jogo.

Quanto a equipinhas de merda, naturalmente a minha opinião sobre uma qualquer equipa é um direito que me assiste.

Quanto àtua descrição do Sporting, é gira, mas foca a penas os aspectos negativos, rebatendo-os com aqueles que presumo consideras bons no benfica.

Ainda bem que os teus defesas que sabem defender, e trincos que sabem trincar permitiram ao colosso Twente 7 lances de golo feito, para que Artur pudesse fazer 5 excelentes defesas que não garatiram pontos, mas salvo qualquer surpresa de ultima hora garantirão a Champions.

Já em Barcelos a combinação defesa portentosa/keeper de sonho não correu tão bem. Pena.

Não costumo vir cá muitas vezes, mas da maneira que estás a cuspir para o ar, lá vou ter que cá vir amiude...

LDP disse...

Seràs sempre bem vindo, PI.

A minha opiniao sobre o lance nao é baseada na foto do post. é baseada no jogo que vi e nas regras de futebol que deviam ser universais.

E antes desta foto com as linhas aparecer, jà eu tinha feito print screen do lance e postado em outras caixas de comentàrios. A cronologia nao é importante, no entanto, mas saber simplesmente ver que aquilo nao é fora de jogo. Lamento por ti.

A tua opiniao sobre equipinhas de merda, como te disse antes, é algo que deverias rever também. Porque se o Benfica o é, entao que dizer do Olhanense, do Beira Mar, do Nordsaelàcoiso ou...do sporting?

Que aches que o Benfica é um clube de merdosos, eu até aceito. Pois vindo de um sportinguista quase sempre é assim. Mas, objectivamente falando dos onze titulares ou dos vinte e tal que constituem o plantel, se souberes ver e analisar minimamente futebol, nao poderàs classificar o Benfica uma equipazinha de merda.

Facto novamente vincado pela tua concepçao sobre o Twente. é sò a melhor equipa holandesa dos ultimos 3 anos. Se quiseres numeros ou exemplos que confirmem isto é sò dizeres...mas là està, vai-se a ver o Nordsnovesfora e a palavra colosso nao pode mesmo ser utilizada.

Barcelos? empatàmos e foi uma sorte. Também aqui neste blog o disse. Queres comparar as nossas equipas também no que concerne a isto?

Repito, és mais do que bem vindo, PI. Este blog tem demasiado pessoal adormecido debaixo das pedras. é preciso acontecer alguma coisa de mau ao Benfica para os teus amigos decidirem escrever qualquer coisa. Tu pareces ser diferente.

Abraço.

PI disse...

Bem, pelomenos admites que o facto de ser ou não ser fora-de-jogo é uma opinião tua. Respeito-a como a do Vítor Pereira.

Interessa-me tt a equipa do benfica como a do Beira-Mar. Acho-a uma equipa vulgar. Melhor que a do Sporting? Sim, pelo menos neste momento isso parece-me óbvio.

Acredito que seja apelativo considerar o Twente uma excelente equipa - tb conheço quem considere o Njordslaend uma das melhores equipas dinamarquesas... fica a ideia. Para mim nem a melhor equipa holandesa é. Depois vê quantas equipas holandesas eliminaram portuguesas nas competições europeias, desde o PSV dos anos 80... ...

Até qualquer dia.

LDP disse...

Nop. Leste mal o que escrevi. O futebol nao se baseia em opinioes. Baseia-se em regras. Aquilo nao é fora de jogo portanto lida com isso como quiseres.

O Benfica é uma equipa vulgar? Hoje para a Champions no banco tinhamos o gr da selecçao, Ruben Amorim, Saviola, etc.. Repito: no banco.Queres comparar isto com os teus titulares? E nao é sò melhor que a do sporting...Mas fica-te bem admitir que a actual equipa do sporting é pior do que "uma equipinha de merda" como a do Benfica. é pena portanto que nao tenham ainda criado adjectivos para definir quao pobre e desprovida de qualidade uma equipa pode ser, sabendo que directamente acima dela gravitam "equipinhas de merda".

E nao, nao é apelativo considerar o Twente uma excelente equipa. Até porque eu nao disse isso. é uma muito boa equipa, competente e ràpida. Em cada 10 jogos contra o sporting, hoje, ganharia sete.

Fazes-me lembrar o episòdio Everton hà dois anos: Tanto aqui n'o banco como noutros blogs alertei que nao ia ser pera doce, pois o Everton até essa época e durante os ultimos 4 ou 5 anos tinha a quarta ou quinta defesa menos batida da premier league a par do Aston Villa e somente atràs do Chelsea, Manchester U. e Arsenal. Vi demasiados benfiquistas a gritarem vitòria e nao gostei nada dessa exagerada confiança. Depois demos 6 ou 7 e todos os sportinguistas (obviamente sò preocupados com o ranking de Portugal là fora) diziam que era uma equipa do fundo da tabela (e de facto na altura estavam em 12° ou algo do género).
Por ironia do destino, 2 ou 3 meses mais tarde o sporting tem de jogar contra o Everton. Levou 2-1 em Inglaterra e todos os sportinguistas começaram a dizer que era uma das melhores equipas de Inglaterra. Em alvalade deram 3 ou 4 e o Everton passou a ser quase tao poderoso como o Chelsea. Sao engraçados, voces.

Isto para dizer-te que o Twente é desde hà dois anos a equipa holandesa mais competente na Europa (e a nivel interno também), tal como o Everton desde 2003 é uma das equipas mais importantes inglesas.
Mudarem de camisa conforme vos apetece é que é no minimo um capricho criançola.

Abraço

PI disse...

Lol, tu bebeste?

1º - o Eduardo, o Ruben Amorim ou o Saviola fazem tta falta ao SPorting como o Postiga ou o Yannick.

2º - se o Twente jogasse hoje 10 jogos contra o Sporting ganharia 7? Talvez. Ou talvez não. COm a mesma certeza que tu, posso tb dizer um disparate como, se hoje o benfica jogasse com o Nordsjaelland (ou o Gil Vicente) o benfica venceria 3...

3º - o que leva a dizer 'o Twente é desde hà dois anos a equipa holandesa mais competente na Europa'? Os resultados? Mas quais? A derrota frente ao teu querido Sporting? Leste o que escreveste?!?

4º - O Everton é a minha equipa preferida em Inglaterra - será sempre uma grande equipa, e portanto sempre que o benfica os vencer ficarei surpreendido! Não é uma grande equipa, é a MAIOR EQUIPA inglesa. Infelizmente tem tido resultados piores que Man Utd, MAn City, Chelsea, Arsenal, Totenham, L'poool e Fulham. Infelizmente, repito.

5º - esta divagação sobre o Everton tem que proposito?!?

6º na próxima resposta vais dizer o quê? Que em 86 houve um adepto do Sporting que menosprezou a vitória do benfica sobre o Dramático de Cascais? Pá, tem calma.

7º - da outra vez chamaste-me chavalo, e até gostei. Na minha idade vejo isso como um elogio. Não o mereço porque a falta de cabelo, a meias com umas brancas, já não disfarçam, mas agradeço. Criançola, já não tenho a certeza se me agrada...mas como não mudo de camisola com facilidade (sim, continuo a achar que o benfica é uma equipinha de merda, e o Everton é o MAIOR clube inglÊs...), tb não me importo.

Saudações.

LDP disse...

"1º - o Eduardo, o Ruben Amorim ou o Saviola fazem tta falta ao SPorting como o Postiga ou o Yannick." E eu é que bebi?!?!?

"3º - o que leva a dizer 'o Twente é desde hà dois anos a equipa holandesa mais competente na Europa'? Os resultados? Mas quais?" Devias ligar mais a esse fenòmeno chamado futebol. Farias menos figuras de pateta. Ou de bebado.

"5º - esta divagação sobre o Everton tem que proposito?!?" Nao era uma divagaçao. Era um exemplo concreto sobre a vossa mudança de atitude de cada vez que vos interessa retirar importancia às vitòrias do Benfica.

Pesquisa personalizada