domingo, 21 de agosto de 2011

Part-time em Aveiro


A Ana pediu, e o Banco dá.

A enigmática Ana, gostava de saber as vossas opiniões sobre a caldeirada à portuguesa.
Eu por mim acho um exagero de parte a parte. Birra de meninos. Tipo isto:

_Menino Godinho(GL): Eu não gosto do menino Joãozinho. Por mim não o quero a brincar connosco.
_Menino Vitor Pereira(VP): Porque?
GL: Ele estraga as brincadeiras. Há uns tempos estragou-me uma bola!!
VP: Vá...isso foi uma vez, já passou.
GL: Mas ele é como os outros meninos grandes, são todos iguais!
VP: Menino Joãozinho(JF)! Venha cá! Vais brincar com o menino Godinho mas prometes que não fazes maldades!
JF: Aí é? Então não brinco mais com ele, nem eu nem os meus amigos!! Ele que brinque sózinho.

Agora a sério. O Sporting, na pessoa do seu presidente, numa forma de reclamar justiça desportiva, atacou demasiado o árbitro em causa. Ter por base, a tal mão do Ronny, já é um bocado exagero. Sempre a mão, sempre a mão.
Por outro lado, o árbitro foi pieguinhas demais e acusou o toque de uma forma demasiado radical. Nisto, o senhor Vitor Pereira foi apanhado com as calças na mão e com a Federação a adorar o show e a esfregar as mãos de contentamento.
Percebo a posição do Sporting, mas acho que deveria ter sido mais generalizada e não focada no árbitro em causa. Se era para atear fogo sobre a arbitragem, está a conseguir e espero que o meu presidente , desta vez, se junte ao incendiário. Isto como anda é que não pode ficar.

Se até à hora do jogo não houver ninguém, eu posso ir! Já estou equipado, e preciso urgentemente de encher o frigo de fruta, tenho pouco café na dispensa, gostaria de ter aconselhamento matrimonial ( a minha Julieta anda a piscar o olho ao Cardeal Richelieu) e nesta altura de vacas magras, uma viagenzita ao Brasil em Dezembro vinha mesmo a calhar



ar

30 comentários:

ana disse...

o joão ferreira pediu escusa do jogo, antes da conferência de imprensa do Godinho Lopes, que se limitou a convocá-la para apresentar o tal documento com sugestões de medidas a tomar para melhorar a arbitragem portuguesa. E o Godinho não acusou ninguém de ser desonesto. Pelo menos não foi a correr para o MAI com DVDs a acusar quem quer que seja de ter roubado alguém.
E os pecados do "joão pode ser o joão" não se resumem à mão do Ronny. Esse foi o que piores consequências teve. O infeliz historial do senhor tenente com o Sporting é muito vasto.
Agora, com tantas críticas que o teu clube faz antes e depois dos jogos a árbitros, lembras-te de alguma vez se terem recusado a comparecer em algum jogo. Do teu clube, do fcp... é que connosco é a segunda vez. Consegues arranjar uma hipotética explicação para isto?

@oel@ disse...

Antes de darem a opinão vejam a conferência de impresa de Godinho Lopes depois sim opinem.
Vê se que o autor do post não viu.

@oel@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...

Já não é o primeiro sportinguista a dizer que o pedido de escusa do joãozinho foi anterior às acusações do Sporting.

Na net encontra-se uma primeira noticia das queixas do Sporting no dia 18, pelas 8 da manhã, e a primeira vez que encontro noticias sobre a recusa do "arbitro" é no dia 19 pela parte da tarde.

Alguém me pode dizer onde se pode saber a data do pedido de escusa?

(este comentário é sem ironia nenhuma, mesmo. apenas quero informar-me correctamente)

PI disse...

Dartacão, o pedido de escusa (confirmado pela APAF, e não pelo SCP) foi pedido 26h antes da CI de GL.

Em momento algum esse pedido refere a CI (como é óbvio!).

Na carta de João 'pode ser' Ferreira vem a referência ao clima criado à volta do jogo. Embora não seja explícito, JFerreira escusou-se a arbitrar um jogo do Sporting porque o Record relembrou alguns dos jogos em que o árbitro teve actuações desastrosas (sempre em prejuízo do SCP) e tb os seus fiscais de linha.

Há quem diga que a expressão utilizado pelo Record - "nomeação cria indignação em Alvalade", sem qualquer referência a alguém ligado ao Sporting, originou tudo isto.

E é o homem um militar! Lol.

P.S. - Naturalmente que se ouvirem a CI (estão os video no 'A Norte') percebem facilmente que a recusa pode ter todas as razões do mundo, menos essa mesma CI. :)

Dartacão disse...

Gostava que este assunto não fosse debatido com base em clubismos. Do tipo, o teu faz ou o outro tem. Eu escrevi isto com base num conhecimento vago da situação mas com base em noticias vinculadas na internet. Sei que mal ele foi nomeado, levantaram-se vozes contra a dizer que era uma provocação, um escandalo, não consigo datas nem nomes, nem se foi utilizado o nome Sporting para aumentar o teor das acusações. Mas volto a dizer que não estou contra o Sporting caso seja necessário um incendio para isto dar uma volta.

ana disse...

Dartacão, ALGUMA VEZ ALGUM ÁRBITRO SE RECUSOU A APITAR UM JOGO DO TEU CLUBE POR TER SIDO CRITICADO? É isso que aqui está em questão. Se fosse normal isso acontecer, vá que não vá. Mas que eu saiba apenas aconteceu por duas vezes e com o Sporting.
Por mim, que se recusem todos até ao fimn da época, que é para o lado que eu durmo melhor. Mas como é que os senhores JUÍZES árbitros, supostamente imparciais, só se sentem incomodados com o que o Sporting diz e agem desta maneira? Não estão a demonstrar parcialidade fazendo com um clube o que não fazem com mais nenhum? Palhaços é o que eles todos são. Solidariedade deviam ter mas era para porem em causa todo o sistema de avaliação das suas performances, que ditam subidas e descidas de categoria, discutirem os critérios de avaliação dos observadores, os critérios das nomeações para certos jogos. Será o sr. tenente solidário com um colega se este tiver uma avaliação injusta? Lembram-se da história de haverem relatórios rasurados a emendar notas?... Terão eles sido solidários com os colegas de profissão?
O que me lixa é que o Sporting é um clube de brandos gestos, e qualquer palhaço nos pisa. E então se sentem as costas quentes, a protecção do palhaço-mor Vítor Pereira... ele, sim, o principal instigador de conflitos, quando nomeia nomes que são autênticas provocações.

Dartacão disse...

Ana...não te irrites!! Na grites comigo. Faço posts para ti e falas-me em caps lock? buaaaaa.... vou pedir recusa ao Repórter.

A sério agora.
Por isso digo que é um exagero! É falta de coerência da parte dos comedores de fruta. Já vi isto acontecer e de facto eles assobiam para o ar. Há aqui muita coisa por esclarecer , mas que nunca vamos saber. Mas que haja barulho. Pode ser que este escândalo ( de ser um membro do público a arbitrar) faça cair presidente(s). Isto ainda vai fazer correr muita tinta. Imagino o alarido que vai criar quando isto passar nas telivisões por essa Europa fora.
E mais uma vez digo. Só espero que o meu presidente se una ao teu de forma a tornar isto mais limpo

Dartacão disse...

ui.....escrevi telivisões...

desculpem MM e anónimos!

Gr33n C0d3r disse...

Dartacão (e outros)

fica aqui o link

http://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior.aspx?content_id=713186

Será que dizer que o Xistra apitou mal (a nota que lhe foi atribuída só o confirma...) é pressionar o João 'pode ser' Ferreira?
E dizer que ele 'pode ser' não o pressiona... Nem enviar DVD's para ministros ou ser (não ele, mas os 'outros' virgens ofendidos) investigado por suspeitas de corrupção?

E quando outros presidentes, treinadores, assessores deram CI no passado não os pressionou?

http://itsprstupid.blogspot.com/2011/08/luis-sobral-voce-vai-ter-de-pedir.html

Ou será que este ano, para além dos habituais erros em prejuizo do SCP, os erros que beneficiaram os adversários directos foram também, e muito, falados pondo uns (prejuizos) e outros (bebeficios) referidos lado a lado pondo em causa a idoneidade e honestidade dos árbitros e a verdade desportiva finalmente revelada como mentira desportiva?

Gr33n C0d3r

Gr33n C0d3r disse...

E será que um fiscal de linha ser agredido em pleno estádio da Luz ou um ábitro agredido por um adepto do Benfica alegando que este árbitro sempre prejudicou o clube (Proença dixit...) não os pressiona?
E não estou a acusar o SLB, apenas dou exemplos para demonstrar a hipocrisia do apitadores e que, de facto, existe da parte destes um tratamento diferente para com o SCP do existente para com os outros clubes.
Então um militar, com comissões de serviço no estrangeiro, não consegue apitar um jogo em Aveiro? E mais ninguém consegue?

Gr33n C0d3r

PS: sim, espero que o teu presidente se una a Godinho Lopes nesta cruzada, e que presidentes (pode começar pelo dos apitadores) se demitam.
PS: já agora, que a UEFA e a FIFA não chamem árbitros portugueses para competições internacionais, pois estes não aguentam a pressão...

LDP disse...

Ana,

braga-Benfica do ano passado: Bruno Paixao, Olegàrio e mais um outro que nao me lembro informaram a apaf que estavam "indispostos" para arbitrar o jogo.

TRES OU QUATRO GAJOS AO MESMO TEMPO!?!? Nao achas demasiada coincidencia? Por exclusao de partes o Vitò Pereira là teve que aldrabar as regras e meter o Xistra que tinha tido nota muito negativa na semana anterior (nacional-sporting) e nao poderia arbitrar. Mas fe-lo. E foi um bonito serviço.

Se o Vitor Pereira é o primeiro a ir contra as regras para fazer contente o senhor que o deixa de còcoras, porque raio é que voces tem SEMPRE de mandar para o ar que é o Benfica. O Benfica nao manda nada neste merda. Somos vitimas como voces, porra!

Eu espero é que o Godinho se vire para o Vieira e proponha acabar jà com esta tragicomédia que é o futebol portugues.

PS: E quando a poeira assentar sobre este assunto gostaria de saber o que achas da ultima arbitragem do porto-gil vicente. Sò naquela...

Dartacão disse...

Bem lembrada e bem argumentada. Assino por baixo. Deixem de fazer guerra contra quem não deve. Vamos parar de ser D.Quixotes e vamos combater o que de facto é mesmo importante! No fundo quem ganha com este lamaçal é sempre o mesmo.

PI disse...

@Dartacão
"...Sei que mal ele foi nomeado, levantaram-se vozes contra a dizer que era uma provocação, um escandalo, não consigo datas nem nomes, nem se foi utilizado o nome Sporting para aumentar o teor das acusações..."

Volto a repetir. De acordo com o timming: "Embora não seja explícito, JFerreira escusou-se a arbitrar um jogo do Sporting porque o Record relembrou alguns dos jogos em que o árbitro teve actuações desastrosas (sempre em prejuízo do SCP) e tb os seus fiscais de linha. "

Os jogos mais referidos foram o scp-paços da mão de ronny, e a Taça Lucilio. O Record nem se mostrou estudioso, nem foi exaustivo, mas foi o necessário.

O record não referiu nomes, nem sequer se as suas fontes eram de dirigentes. Referiu-se sempre a "No Sporting...".

Ora bem, o Record poderia ter dito: Nos blogues do SPorting. Já permitia a João 'pode ser' Ferreira um argumento melhor.

ana disse...

Low, não compares... bem ou mal, tiveste árbitro. Não foi preciso ir à bancada buscar um por até os de segunda categoria se terem recusado a apitar. Mais valera, provavelmente, mas isso são contas de outro rosário. :P
Nos entretantos, parece que o Sporting faz questão de nos desiludir. Sei que há pessoas na estrutura do Sporting que andam pelos blogues a ver o que se escreve, o que se "diz". Pena não terem transmitido motivação extra aos jogadores pelo facto de haver uma mobilização dos adeptos para comparecerem em Aveiro... Têm que fazer mais, muito mais. Não podem entrar em campo como se estivessem a fazer um frete. A passo e parados... Se na semana passada em Alvalade, até deram o litro, hoje foi um jogo de uma pobreza franciscana. Se isto não arrebita, nem ao dia de todos os santos o Sporting chega com possibilidades de discutir o título, quanto mais ao Natal...

qualquercoisa disse...

http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/08/os-campeoes-da-pre-epoca.html

Quim Berto disse...

Ora boas!!

Para não variar venho aqui deixar a minha opinião.

1º- não houve por parte de nenhum membro da estrutura do Sporting qualquer reacção oficial, e repito oficial, pela nomeação do choramingas ferreira. Se por portas e travessas fizeram chegar o descontentamento a alguém, não sei, não sou bruxo. Se se chegou a realizar tal manifestação de desagrado e falo como sportinguista acho mal! É condicionar à partida a escolha do árbitro e isso para mim é quase como corromper a própria arbitragem.

2º - A conferência de imprensa realizada na sexta feira, é a meu a ver, a forma como o problema têm que ser resolvido. Apresentar propostas para melhorar a arbitragem e chamar os bois pelos nomes. Se temos que excluir que os erros de arbitragem não são premeditados então muitos são incompetentes!

3º- Em relação ao jogo. Não jogamos um crl! Primeira parte deveria ter sido gravada, anexada ao processo tipo de rescisão por justa carga e mostrada a qualquer jogador, treinador, dirigente que entre no Sporting e dizer " A próxima vez que aconteça isto vais para o olho da rua sem um chavo que seja!"
Em relação à segunda parte, é bem feita para mim, andar aqui há duas semanas a gozar com o Nolito. Apetece-me dizer que no que diz respeito a marcar golos o vosso espanhol é melhor que o meu!

Cumprimentos a todos.

PS- não me esqueci da pergunta que fiz ao Valdemar num post anterior. Lucilio Batista e Elmano Santos.

LDP disse...

Nao estava a comparar nada, ana.

Sò te lembrei que sim, que jà no passado (muito recente) àrbitros se recusaram a apitar jogos nossos. Quatro de uma vez sò, o que demonstra a amizade ou os interesses comuns entre os citados.

Concordo em absoluto com as vossas criticas, mas nao concordo com essa auto-vitimizaçao como se fossem os unicos a sofrer na pele tamanhas afrontas. Dentro e fora do campo.

E enquanto eu ou tu vemos àrbitros a recusarem arbitrar as nossas equipas, outros tem àrbitros acabadinhos de voltar de suspensoes de quase dois anos por corrupçao a apitar penalties farsolas e a nao expulsar jogadores. Tudo às claras e sem uma ponta de respeito minimo para com o futebol. Eu iria querer o meu presidente a insurgir-se contra a Apaf se um gajo sentenciado por corrupçao viesse à Luz apitar a minha equipa. Em vez de a pròpria Apaf o(s) ter irradiado para toda a vida. E penso que o teu presidente faria o mesmo.
Ao invés, ganharam daquela forma, mais uma vez, e mandam o treinador fantoche mandar boquinhas ao Jesus para reeditar a guerra jà vivida o ano passado com o AVB. Eles estao como peixe na àgua em cenàrios apocalipticos de guerrilha futebolistica através dos media. Gostei da resposta low profile do Jesus e espero que mantenha essa bitola. Eles gostam de nos fazer ferver para em certos momentos, através da irritaçao e a quente, cairmos em erro por alguma precipitaçao ou desconcentraçao. Mas como disse, espero que Jesus tenha aprendido com a época passada.

Leste a Bola no sàbado? Descreveram o jogo do porto como se nada de anormal tivesse acontecido. O Hulk afinal tem menos força nas pernas ainda que o Cherbakov e o Otamendi ter sido expulso ou nao é igual ao litro. Depois venham cà dizer que é um jornal benfiquista.

PI disse...

Peço desculpa pelo off-topic, mas as declarações de hoje do ex-presidente do Sporting Dias da Cunha levantaram-me uma questão pertinente:

É Nolito (ou Golito, se preferirem...) assim tão bom jogador?
Ou seja, será jogador capaz de ser, por exemplo, titular do benfica?

P.S. - não me venham dizer que é melhor que o Yannick, que fico na mesma. Quero-o enquadrado no benfica. Obrigado.

LDP disse...

é titular no Benfica desde a pré-época. Acabou de igualar o recorde de Eusébio marcando golos em todos os primeiros cinco jogos a titular em competiçoes oficiais. E obrigou Jesus a desviar Gaitan para a direita. Sem contar com Artur è a contrataçao que mais tem rendido.

Quim Berto disse...

Bom dia!

Epa não podia deixar de vir aqui comentar os últimos desenvolvimentos no caso do Sporting vs APAV...ups desculpem APAF. O erro é admissível visto que não me lembro de ver tamanha vitimização (nem sei se existe) por parte dos árbitros nos últimos 30 anos.

Aproveito para lançar um repto. Todo e qualquer leitor deste blog, que esteja sujeito a avaliação no seu local de trabalho, a tomar uma entre duas soluções:

1º - Sempre que forem criticados pelo vosso desempenho JUSTAMENTE amuem, montem o burrinho e enquanto o vil criticador não se retratar não trabalhem mais para tal prevaricador. Nota: Atenção a quem emite a critica, não vá a pessoa conhecer alguém influente.

2º - Outra solução e é a que eu vivamente recomendo. Estaríamos todos a prestar um serviço publico se cada um de nós cada vez que encontrasse um destes bois de preto na rua aproveitava para enfiar duas cabeçadas, 3 pontapés e vá dois carolos à antiga. Não sou de violências mas garanto que é o que eu irei fazer se encontrar algum. Nota: Depois basta-me dizer ao Correio da Manha que sou adepto do Benfica.

Agora mais a sério, não vai ser o mau futebol, nem em Dezembro já estar fora do titulo, vender o Rinaudo a um qualquer Génova a custo zero em Janeiro, etc., que me irá afastar de Alvalade.
Agora retratem-se perante os árbitros e garanto que este ano não coloco mais os pés. É a minha forma de protesto.

Maria disse...

Este João Ferreira não foi apanhado no apito dourado? Aí não lhe deram estes salamalecos... E alguém ouviu ontem a história do Pedro Henriques descer de divisão porque aceitou apitar um jogo ( Braga-Guimarães, ou vice-versa) que todos os outros se recusaram?! Isto está bem pior do que eu julgava!

Maria disse...

Dartacão: Agora que li todo o post e não sabendo a ordem dos acontecimentos, embora ontem tenha sido sempre referido que a conferência de imprensa foi posterior à decisão do árbitro, o Godinho Lopes falou no geral da arbitragem. Nunca se referiu a esta aventesma em concreto.

Maria disse...

No site da TSF : "Em declarações à TSF, Luís Guilherme, presidente da Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol (APAF), explicou que João Ferreira comunicou, quinta-feira que, «face às notícias vindas nos jornais sobre a sua nomeação», «não se sentia em condições para dirigir o jogo». "
Quer esta corja ser profissional? Não me façam rir!

ana disse...

Mas como é que é? Isto agora é como o velhinho programa do "Quando o Telefone Toca"? Só funciona a pedidos? As equipas a qualificarem-se para as fases de grupos das respectivas competições, os sorteios já efectuados. O Sporting a conseguir marcar golos. O fêcêpê a perder a supertaça. O manel machado a ser despedido ou a despedir-se, nem sei, que é função do banco informar o pessoal, mas népia...

vai, toca a trabalhar!

ana disse...

e o nolito não ter marcado no último jogo? nem isso justifica um post?! hã!?!?

LDP disse...

O Nolito nao quis marcar.

ana disse...

E um post quanto a esta verdadeira bomba lançada pelo puke de que o nolito está a boicotar os jogos do esselbê, recusando-se a marcar golos? hã?!?!! vai passar a ser conhecido por nulito?!?!? hã!?!?!?!?!?

ana disse...

Dartacão, estás bem?!

LDP disse...

Deixa là estar o homem. Deve ter ido para Ferreira do Zezere de férias.

Quanto a mim, gostaria de transcrever para aqui uma pérola dita ontem pelo nosso amigo sportinguista PI. E visto o que se passou mesmo agora contra o Maritimo, ninguém poderà demonstrar desacordo:

"o Eduardo, o Ruben Amorim ou o Saviola fazem tta falta ao SPorting como o Postiga ou o Yannick."

Pesquisa personalizada