domingo, 21 de agosto de 2011

A taça ficava-lhes tão bem



Dar os grandes parabéns à nossa selecção de Sub 20. A selecção da coragem, como já foi apelidada, foi a grande surpresa deste mundial e até mesmo no nosso país. A final de ontem foi mais um exemplo do que esta equipa foi neste mundial, dar tudo até ao fim. Sem querer entrar em aspectos do jogo, quero apenas salientar o que se passou após o termino da partida. Falo do respeito entre adversários sabendo que do outro lado estava uma grande equipa. Foi bonito ver, valeu a pena ter desperdiçado tempo nestas férias para acompanhar a selecção.
O recado fica agora para o pessoal cá no burgo. Assim de repente, e posso estar enganado, apenas um joga com regularidade na nossa primeira liga, o Caetano. Espero que não tenham de mudar de nome para apostarem neles.
Parafraseando um comentador da RTP na noite de ontem: ¨ Destes grupos, 2 ou 3 jogadores continuam o seu caminho nas selecções, 12 ou 13 vão jogar em clubes da primeira divisão e 2 ou 3 desaparecem ¨. Sem querer puxar demasiado a brasa à minha sardinha, acho que tenho no meu clube os 2 que continuaram a fazer parte da selecção. Nelson Oliveira foi o segundo melhor jogador do torneio e Mika o melhor guarda-redes. Ao teimoso do meu treinador só peço que aposte no Nelson tantas vezes como apostou no Kardec ; e que faça com o Mika o mesmo que tem feito com os gr: atribua-lhe uma taça.

Para acabar, deixar duas notas (negativas) de rodapé:

  • O Merdaíl? Alguém o viu por Bogotá?
  • Comentadores e outros que tal da RTP, mal acabou o jogo, à boa maneira Portuguesa, toca de arranjar carrascos. Algumas que me lembro: ¨Mika, apesar do bom campeonato teve dois erros compremetedores¨ ; ¨Esta defesa esteve muito nervosa hoje, o que se passou?¨ ; ¨Porque falhámos hoje?¨

A estes todos deixo a frase que o Nuno Reis ,capitão da nossa selecção, teve:

¨Estamos todos de parabéns, só nós (jogadores) e os treinadores realmente acreditaram que era possivel¨

Pena que não lhes possas fazer o que fizeste aos argentinos após os penaltis...

7 comentários:

Erk disse...

Desta não consigo discordar em nada.

E admito que eu também não acreditei...

ana disse...

Sim, claro, ó dartacão. Só os teus dois é que são muita bons e vão continuar na selecção. nem mais.

Quanto ao resultado desta participação, confesso que superou em muito as minhas expectativas. Nem aos quartos, quanto mais à final...

Dartacão disse...

Ana, agora despe lá a camisola ( hum...)
Sem querer ser facioso, mas são mesmo os melhores. Os outros, apesar de bons, não acho que sejam capazes de chegar tão longe como estes. Mas posso me enganar.
Olha no Nolito não me enganei...

ana disse...

Dartacão... são do Benfica não são? são putos, não são? portugueses(!!!!), não são? acreditas mesmo que cheguem longe nas carreiras? Só se saírem para outro clube... JÁ, para não ser tarde demais...

pitons na boca disse...

Com entrada mais "imediata" ou mais próxima no tempo, talvez esses dois, se houver aposta neles.


Um pouco mais distante, se o Danilo não escolher outra selecção quando for para actuar pelos seniores, parece-me que não teremos trinco melhor que ele.

O Cedric é capaz de chegar lá mais para a frente, se tiver oportunidades a sério. De resto... Nuno Reis talvez, daqui a uns 7 ou 8 anos.

O Sergio Oliveira, que muita gente fala bem, deve mudar um bocado a atitude e aumentar a entrega ao jogo. Parece sempre muito sobranceiro, apesar de ter muito bom potencial.

LDP disse...

Eu apostaria no Artur na baliza até o gajo começar a perder qualidades e depois meteria o puto a jogar.

No que concerne à mistica aliada à qualidade entre os postes, o Mika pode ser o novo Manuel Bento.

PI disse...

Minh'alma tá parva.

É certo que o desempenho resultadista desta selecção foi soberbo, mas qualidade? Na entrega, na união, no companheirismo, aceito...

Qualidade de futebol? Qualidade técnica? Nenhuma.

GR banal. E não o digo nem pelos 6 jogos sem sofrer golos, nem pelos 2 frangos na final (que seriam 3 se o árbitro tivesse visto a bola dentro da baliza aos 10min). Será o 3º do benfica, e nem lhe auguro grande futuro.
Foi bajulado por não sofrer golos, mas a partir dos oitavos não o vi fazer uma única defesa digna de grande registo, e não ser aos 118min do prolongamento da final, quando Henrique lhe mirou nas pernas...

Cedric é aceitável a defender, e deu algo nas vistas a atacar porque num 4-3-3 (ou 4-1-4-1) tinha sempre um médio interior (Péle) a fechar as suas asubidas, e teve liberdade que nunca terá num sistema, por exemplo, de um grande português.

Nuno Reis e Roderick (e Ferreira) mostraram pormenores, mas lá está, nunca se percebeu o que valeriam se tivessem a auxiliá-los um meio campo ofensivo e desiquilibrador. Com 3/4 médios a ajudar a defender, até eu e a minha barriguinha teriamos estado positivos naquela defesa.

Danilo tem boa estampa mas não fez (vi apenas 5 jogos) um único passe de 15metros, não teve um único rasgo. Será o trinco ideial do Estoril, ou do Desp. Beja - defende, destroi, chuta para outro.

Nélson Oliveira tem atributos pouco habituais num avançado português, mas o ter sido suplente habitual do Paços ajuda a parceber que o que se quer de um jogador não é o correr sozinho, desgarrado e desemparado. O golo na final é o exemplo perfeito da nossa selecção. É o pior avançado do benfica, a par de Rodrigo. Como é português, tb nunca será aposta.

Do resto nem sei o que dizer, mas Sérgio Oliveira vale bem os 30M€ da cláusula, lol...

Grande jogador é tb o 'nosso' Baldé... um primor!

Mas não invalida que tenham feito um grande resultado (exceptuando a exibição aberrante frente aos amadores guatemaltecos).


Se este plantel jogasse a primeira Liga portuguesa, ganhava distanciada o ultimo lugar. E isso mostra resumidaemnte o que prevejo para o futuro deles.

Pesquisa personalizada