quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O rei faz anos



Parabéns rei! Aqui fica o tributo a um dos melhores jogadores portugueses de sempre (não digo o melhor para não entrar em discussões paralelas). Do meu Benfica posso afirmar que sim em alto e bom som.
Para quem conhece bem a história, a ¨nossa¨Rute, mudou o panorama do futebol nacional e ajudou a solidificar a posição de destaque do Benfica na Europa do futebol. Ainda bem que não deram ouvidos ao Hilário (antigo jogador do Sporting) e sobretudo ainda bem que te quiseram por à prova não acreditando no teu valor. Vieste aterrar no sítio certo e ,nós benfiquistas, muito agradecemos.
Já tive a sorte de conhecer e falar com três campeões europeus. Tu foste um deles e , apesar da rápida conversa, fica para sempre a lembrança de quando o meu cartão de sócio passou pela tua mão dando largas a um sorriso cúmplice.
Das muitas histórias da sua vida futebolística destaco uma:
Maio de 68, segunda mão da meia final da Taça dos Campeões Europeus, minuto 66, livre a 40 mts da baliza. Eusébio coloca a bola e começa a ganhar balanço. O público nas bancadas começa a rir e a chamar-lhe maluco por tentar marcar dali. A equipa da Juventus nem barreira fez. Eusébio fala para Coluna: ¨Não fazem barreira? Então vai ser golo¨. Enquanto isso o riso nas bancadas continuava. O árbitro apitou e... tudo se calou naquele instante. Quem ri por último riu melhor e Eusébio lá levou o Benfica a mais uma final da TCE.
Obrigado REI

16 comentários:

Anónimo disse...

«O meu último jogo no Beira-Mar foi contra o Benfica e recusei-me a jogar. Mas após tanta insistência entrei no balneário a 15m do jogo e disse aos meus colegas "Malta vou jogar! Mas não esperem de mim golos, isso não faço!"

Pergunta a Jornalista: Mas isso é falsear a verdade desportiva? Não é?

Eusébio: "E Digo-lhe mais, recusei-me a marcar livres e não rematei uma única vez à baliza!"

Anti-Sportinguistas parvos disse...

Anónimo és o Manaca?

Dartacão disse...

Mas conta lá essa do Manaca. Um gajo tem de andar informado

Nuno disse...

Essa do Manaca eu sei,quem lucrou dessa vez foi o Zbording

Tiago disse...

Esta malta anti-Sporting é engraçada pra caralho.
Quando é preciso falar-se de casos de possível falseamento da verdade desportiva, dizem logo todos "Manaca!!". Como se algum deles já alguma vez tivesse visto o lance. É que se o vissem, só se fossem atrasado mentais (oops) é que continuariam a dizer que foi propositado.
Mas estava eu a dizer que se lembram sempre desse episódio. Sempre desse e mais nenhum. Porque será? Será porque é caso quase único no Sporting? Pois, claro que é. Ao contrário do benfas e do oporto, para os quais poderia relatar de memória aqui umas 20 situações de verdadeiro falseamento da verdade desportiva.

É parecido com aquilo que acontece quando nos queixamos dos árbitros. Dizem logo todos "Então e aquele golo do Leiria que o Ricardo tira a bola já dentro da baliza??". Pois.

Nuno disse...

Caro Tiago,tb existe outro caso envolvendo o Sporting,um de tal Mário Luis mais conhecido por chinês.
Em relação aos arbitros vcs dizem sempre que perderam um campeonato por causa da mão do Ronny,omitindo que o facto esse jogo ocorreu na 6ª jornada da 1ª volta,tendo mais 24 jornadas pela frente.

LDP disse...

"Mas estava eu a dizer que se lembram sempre desse episódio. Sempre desse e mais nenhum."

Nao é verdade. Muitos lembram-se de mais coisas. Sò do Acosta lembro-me eu de uns 15 episòdios. E tempos mais tarde o Jardel bateu o recorde para quase 20 episòdios. Nao foi assim hà tanto tempo. Também tu, caro Tiago, te deves lembrar.
E no segundo ou terceiro ano de Paulo Bento tivemos uma ponta final de campeonato muito engraçada, ou nao fosse uma presença na uefa, na época a seguir, importantissima para manter certas torneiras a pingar...
Nao fizeste o t.p.c. menino Tiaguinho!

Here Comes The Rain disse...

Mas podiam era explicar quem é o Manaca e que situação é essa.

Tiago disse...

LDP, queres fazer um desenho para eu perceber? É que dizer "Lembro-me de 15 episódios do Acosta e 20 do Jardel" deixam-me sem perceber do que estás a falar.
É que eu lembro-me de 22 episódios do Acosta e de 42 do Jardel.

Nuno, tens toda a razão. Os campeonatos roubados ganham-se nas primeiras jornadas. Basta olhar para o do ano passado. Ou achas mesmo que o AVB se tinha aguentado na cadeira de sonho sem aquele colinho obsceno nas primeiras 5 jornadas?

Tiago disse...

Fdx Nuno, fui ver quem era o "chinês".
Então além do golo do Leiria, o outro caso em que te lembras do Sporting ter sido beneficiado por um árbitro aconteceu em 1978?

Nuno disse...

Nas primeiras 5 jornadas? Se o campeoanato tiver 3 jornadas dou-te razão.
Estou ver que segues o mesmo diapasão dos lampiões.O AVB aquele que ganhou tudo que tinha para ganhar,fica apenas uma lembrança:
- supertaça de Portugal
- campeonato
- taça de Portugal
- Liga Europa

Com isto queres dizer que o Sporting não será campeão por causa das primeiras jornadas? Segue o diapsão dos lampiões porque assim dormes mais descansado.

Em relação ao tão falado chinês,apenas mencionei esse episódio porque escreves isto:
"Mas estava eu a dizer que se lembram sempre desse episódio. Sempre desse e mais nenhum. Porque será? Será porque é caso quase único no Sporting? Pois, claro que é."

Agora se foi em 1978 não interessa,interessa é que aconteceu.

Tiago disse...

Os telefonemas do Apito Dourado também aconteceram mas, apesar disso, neste país a brincar, não interessam para nada.

Nuno disse...

"Um tribunal considerou «inexistente» a continuação da reunião do Conselho de Justiça (CJ) da Federação em que foi decidido não dar procedência aos recursos do presidente do FC Porto, do Boavista e do árbitro Jacinto Paixão no caso «Apito Final».

Segundo a sentença a que a Lusa teve hoje acesso, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL), em decisão de primeira instância, deu razão a Pinto da Costa e a Jacinto Paixão na sua contestação à continuidade e às posteriores decisões da reunião do CJ, que prosseguiu à revelia do seu presidente, a 04 de julho de 2008.

Foi com base nessas decisões, agora consideradas inexistentes, que a Federação Portuguesa de Futebol decidiu, a 28 de julho de 2008 e com base num parecer do jurista Freitas do Amaral, penalizar o FC Porto em seis pontos e despromover de divisão o Boavista, assim como suspender por dois anos Pinto da Costa, ratificando as decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes."

APITO DOURADO - 0
F.C.PORTO - 6

Tiago disse...

"Um tribunal considerou «inexistente» a continuação da reunião do Conselho de Justiça..."

Esta frase chega para vermos o quão ridículo é este país.
O tribunal decidiu que a reunião que aconteceu, não existiu. Tal como decidiu que os telefonemas que todos nós ouvimos, nunca foram feitos.

Justiça - 0
Pouca vergonha & Corrupção - 6

E depois admiram-se do estado em que está o país.

Nuno disse...

Estou como ldp,tiaguinho não sabes o que dizes,depois escreves essas bacoradas.
Fala com o tipo dos negócios dos paquetes,ele explica-te melhor.

Tiago disse...

Ena ena, consegui reunir os gémeos que haviam sido separados à nascença.

Pesquisa personalizada