domingo, 29 de abril de 2012

A melhor Liga do Mundo

Uma breve interrupção na interrupção, para louvar a melhor Liga do Mundo. A nossa!

Talvez devido à nossa localização geográfica, na periferia da Europa, quiçá motivado pela nossa reduzida dimensão, quando comparado com a maioria dos países com que nos relacionamos, por uma questão de feitio, por hábitos culturais ou simplesmente por que somos assim, a verdade é que temos uma tendência a valorizarmos o que vem de fora e a diminuirmos o que é nosso.

É assim nos produtos de grande consumo, na música, no cinema (aqui normalmente até tem razão de ser, mas vá), por vezes até na gastronomia (neste capítulo, devemos dar «quinj'a jero» à grande maioria dos restantes países do mundo) e até na maioria dos hábitos populares.

Um hábito. Um costume tão nosso. O que vem de fora é bom e o que temos cá dentro não.

E o futebol não é excepção. Crescemos a ver as ligas espanhola, inglesa e italiana como as melhores do Mundo. Os melhores clubes, com melhores condições económicas, com mais adeptos, com melhores médias de espectadores, os melhores jogadores, espectáculos mais conseguidos, blá, blá, blá.

Pois para mim a melhor liga de futebol do mundo, é a portuguesa! A nossa, sem margem para qualquer tipo de dúvidas. E antes que o leitor se comece a interrogar o porquê desta afirmação que à primeira vista pode parecer exagerada, convido-o a colocar de lado todos os seus preconceitos culturais e que raciocine comigo.

Quem gosta de futebol, já certamente que se interrogou de onde vem essa paixão. Racionalmente, passar duas horas a ver 22 marmanjos (às vezes são 21 + o Miguel Veloso) a correr atrás e aos pontapés a uma bola, não faz grande sentido e no entanto, fazemo-lo vezes sem conta. E vibramos com isso.


A razão é simples. Tudo tem a ver com o espírito competitivo que o Homem tem e com a necessidade que temos de ganhar (esta merda tem uma explicação cinetifico-sócio-cultural que é demonstrável mas agora não dá para explicar neste post). A isto em futebol, chama-se a magia da «incerteza do resultado». E como tal, quanto maior for a incerteza, ou competitividade se preferir, melhor será a Liga.

E neste capítulo, somos de muito, mas mesmo muito longe os melhores do mundo.

Explico. Em qualquer outra liga do  mundo, na maioria dos jogos, a incerteza no resultado e em quem será o vencedor, joga-se e determina-se nos 90 minutos de duração de uma partida. 21 de Abril: Barcelona - 1 Real Madrid - 2, tudo decidido. Amanhã: Manchester City - Manchester United, no final da partida teremos um vencedor. Na Champions, dentro de dias teremos um Bayern - Chelsea e quando o árbitro fizer soar o último apito tudo estará decidido. Temos tantos exemplos deste género, quantas ligas existirem no mundo.

Menos por cá. Por cá, o futebol joga-se dentro e fora das quatro linhas. Há o futebol dos jogadores (normalmente jogado em campo durante 90 minutos), o dos comentadores, que também é bom e que habitualmente é jogado também durante 90 minutos em que o futebol propriamente dito pouco importa e o dos dirigentes que torna a nossa liga na melhor do mundo.

Veja-se o caso União de Leiria, que ocupa lugar de destaque na actualidade do futebol Luso. Graças aos vários meses de salários em atraso, o plantel resciciu o contrato e fruto dessa decisão, lá temos a emoção até ao final garantida.

Devemos ser a única liga do mundo em que os jogos começam e as equipas não sabem a sua classificação. Esta jornada temos o 11º contra o 14º se o Leiria não desistir do campeonato, mas no caso contrário é 13º contra 12º. Fixe não? Imaginem o treinador a preparar este jogo. Temos que ganhar, mas se empatarmos safamo-nos se o Leiria não desitir. Chega ao final do encontro e ninguém sabe realmente se perdeu ou ganhou. Isto é que é incerteza no marcador!

Incerteza que se vai prolongar, para lá da decisão do conselho de justiça da Liga. É que depois disso vamos ter a decisão contrária do comité de disciplina da Federação e 6 ou 7 anos depois, teremos um tribunal civil a anular todas as decisões tomadas, graças a um incidente processual. Isto é que é competitividade!

Qualquer adepto, tem que adorar isto. Começar uma jornada com 2 pontos de atraso do adversário que vai defrontar, ganhar-lhe e depois de uma treta qualquer como esta do Leiria acabar a jornada a 5 pontos desse adversário. Isto é espectáculo!

E não satisfeitos com a qualidade dos espectáculos com que nos têm presentado dentro, mas principalmente fora das quatro linhas, os dirigentes dos clubes querem alargar a Liga para 18 clubes. De génio!!! Mais 2 para poderem arranjar "casos Mateus" e "Apitos dourados" com fartura.

E porquê parar nos 18, pergunto eu? Porque não 20 ou 22? Ou alargar a Liga ao ritmo de 2 clubes por ano - sem descidas, claro - na próxima década? Até serem 36! Com uma liga a uma volta, nesse caso, seriam 35 jogos! É possível, pá.

Deixem a vossa imaginação à solta meus caros dirigentes. Imaginem um clube dos Açores em que o sorteio ditasse jogar com os grandes todos fora. Nem uma receita de bilheteira de jeito que se visse. Era o plantel a rescidir contratos logo em Janeiro ou Fevereiro e logo esta incerteza toda no marcador a partir dessa altura. Os comunicados que a Liga e as conferências de imprensa que o Sindicato não fariam. O record do Belensenses de descer 3 anos seguidos até ir efectivamente parar à 2ª seria rapidamente batido.

Vá, pensem lá nisso. Queremos as nossas crianças tão felizes com a bola quanto  Messi, no dia em que lhe disseram que ia para o Barça - momento que 'O Banco' registou em foto e que agora publica - sem termos que o ter na Liga, evitando assim não ter que não lhe pagar o salário milionário que aufere.

6 comentários:

Fernando Tavares disse...

Simplesmente ;
EXCELENTE
Parabéns
ft

O Anti Lampião disse...

O mal só prevalece quando o bem se cala
Quando fazemos o bem, o mal não prevalece e neste blogue temos muito orgulho na pequena contribuição para uma derrota da agremiação corrupta.
Este título é de todos aqueles que pugnam pela justiça e pela verdade desportiva.
Parabéns ao Futebol Clube do Porto, novo campeão nacional da 1º Liga.
http://www.oantilampiao.blogspot.pt

pitons na boca disse...

Saúda-se o regresso (ou a interrupção na interrupção) do Reporter H... ainda por cima com a enorme qualidade que tinha deixado saudades.

Enhorabuena! :)

Hattori Hanzo disse...

Parabéns pelo excelente texto e faço minhas as palavras do Pitons.

LDP disse...

Grandíssima pausa na pausa, repórter. Fazes falta, pá...por isso faço minhas as palavras do Hattori que já previamente coiso ao pitões.

Um abraço

pitons na boca disse...

Só para esclarecer que a mim ninguém coiso, que não sou desses, ok? Não admito falsos testemunhos em relação às minhas entidades, sejam elas virtuais ou não.

Pesquisa personalizada