quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

De machadada em machadada até à machadada final

Este post, que surge a pedido de muitas famílias (ok, não são muitas é só uma e não foi uma família, foi só uma pessoa, mas não deixa de ter sido encomendado, tipo arbitragens do Jacinto Paixão nas Antas), apesar do título não tem nada a ver com o regresso (que se saúda já que estamos a falar do assunto) do Prof. Manuel Machado ao comando da equipa do Nacional (este fim-de-semana é para ganhar, ok sôr professor?).

Este post, surge para falar de mais uma negociata entre o Benfiquinha e a Câmara Municipal de Lisboa. Desta vez, é a atribuição de uma forma mais ou menos indirecta, através da EPUL, de uma verba que pode ter ascendido a 65 milhões de euros, com graves prejuízos para a empresa municipal. Ora se um dos lados perde, é bem de ver que o outro ganha, o que significa que à conta de trocas e baldrocas, lá embolsou "o enorme" uns milhões que tanto jeito deram para comprar Cardozos, Saviolas e Ramires que vão marcando a diferença no relvado.

Depois dos escândalos de corrupção, com o processo Apito Dourado à cabeça e do clima de guerrilha que se vive nos túneis de acesso aos relvados esta é apenas mais uma machadada no futebol português, que de machadada em machadada, há-de acabar por morrer - juro que começo a achar que isto é uma cabala encabeçada pela minha Tia Graça que me dizia a mim e ao primo João quando lhe escavacávamos o corredor com a bola, "vocês e o futebol... um dia isso há-de acabar e havemos todos de ter sossego!" (tia, a sério que estou arrependido... eu só tinha 10 anos, ok? Deixa lá isso de vez, pode ser?)

Desta vez, confesso que ainda me surpreende a forma como a coisa aparece e como todos os protagonistas parecem não ter nada a ver com o assunto, acabando (daqui a uns anitos verão como não me engano) o assunto por não dar em nada e no fim são todos "goodfellas"!

O Benfica quase que nem aparece na história, na prática até parece que nem tem nada a ver com o assunto, numa de "que culpa temos nós que os outros nos tivessem beneficiados?" (é um clássico da Agremiação de Carnide, aliás - pronto, já sei que com esta lá vêm mais umas boquinhas dos ressabiados do Banquinho...), da parte da EPUL tudo inocente, afinal foi a mando da Câmara que fizeram o que havia para fazer. O Carmona, só assinou um fax e de resto era o Santana que tratava do assunto e o Santana manda dizer que só deu seguimento a um processo que vinha do executivo anterior.

Sendo assim, tudo bem!

29 comentários:

Costureirinha Maravilha disse...

Mas isto só prova que o orelhas tem razão... O Benfica é mesmo Portugal... Só assim se explica que dinheiro público tenha sido desviado para alegrar o povinho...

LDP disse...

O cerne da questao até é outro. A provar-se isso tudo, e assim sendo, que nada foi feito "sem querer" - porque raio o Santana (ex-presidente do sporting) desviou, ofereceu e homologou tanto milhao ao Benfica...?!?

@oel@ disse...

Boa pergunta, porque raiu o Santa Lopes quis dar ao Benfica tanto dinheiro, deve ter sido só porque sim.
Mas uma vergonha deste pais onde nada se passa, a culpa morre sempre solteira.

No fim quem se fode é o mesmo, pelos visto o pais todo anda a financiar saviolas e afins. Principalmente os Habitantes de Lisboa.

ana disse...

Não foi o flopes que gritou pelo esselbê na casa dos mesmos lá na figueira da foz? Meus caros, antes de ser sportinguista, o homem é político! Não tem espinha direita... este, sim, era para ser corrido de sócio. Não que eu acredite que isso o afectasse por aí além (é tão gira esta expressão, "por aí além"...)

LDP disse...

Talvez nao somente Saviolas. Talvez também jardeis, polgas, rochembacks, quirogas, niculaes ou ainda tellos...

Senao vejamos:

"O Benfica não foi o único a beneficiar dos dinheiros camarários no âmbito da construção dos estádios do Euro. O Sporting também recebeu apoios, nomeadamente verbas relativas a futuros lucros provenientes da construção de prédios em terrenos camarários. Tal como no caso do Benfica, as casas continuam por fazer, mas o dinheiro transitou há muito para as mãos do clube. “O município de Lisboa (...) concedeu apoios que se consubstanciaram na compra e doação de imóveis e equipamentos, considerados avultados, que se traduziram num desequilíbrio a favor dos clubes”, descreve uma auditoria do Tribunal de Contas de 2005. Até este ano, os financiamentos somavam perto de 60 milhões de euros, dos quais 50 tinham sido entregues ao clube “encarnado”. Os restantes dez milhões foram para Alvalade. A isto há ainda que somar as autorizações de construção em grande escala dadas ao Sporting, em terrenos em redor do estádio, um processo que a autarquia só agora está a terminar.
Fora deste pacote de apoios, os “leões” beneficiaram ainda do facto de a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa ter abandonado em 2003 a sua sede no Lumiar, de que era proprietária, para se mudar para o edifício Visconde de Alvalade, do Sporting, que lhe custava 700 mil euros por ano - isto é, dois mil euros dia. Ficou por lá seis anos. Ontem o assessor de imprensa do Sporting não quis comentar estes factos."

Nada disto é bonito, e atençao que nao me quero desmarcar do facto do Benfica ter sido beneficiado - a ser tudo provado...mas atente-se particularmente ao ultimo paràgrafo do texto acima transcrito.

Anónimo disse...

O benfica é PORTUGAL!!

Ai senao fosse o rei da óropa... o unico que batalha o enorme com as mesmas armas!!

Dartacão disse...

antes de ir à questão central...
¨uns milhões que tanto jeito deram para comprar Cardozos, Saviolas e Ramires que vão marcando a diferença no relvado.¨
Oh sõr repórter, vais ser massacrado, vão te tirar o cartão de sócio, and so on...então o Benfica ganha porque tem jogadores que DE FACTO JOGAM À BOLA? Que marcam a diferença? Vá...muda lá a escrita antes que te batam, dizes que esses milhões serviram para o ¨colinho¨, assim já é mais condizente com a corrente do Douro.

Agora isso da guita mal explicada... Welcome to Portugal!! é triste de facto mas infelizmente já está tão generalizado e banalizado que já é prática comum. E não preciso de te ¨picar¨ a dizer que estas tuas contratações foram possíveis graças a um encaixe financeiro de 18 milhões dados pela CML.
No fundo todos comem, e o bolso é sempre o mesmo, o nosso!é o nosso fado

LDP disse...

O Sporting também recebeu antecipadamente verbas relativas a futuros lucros provenientes da construção de prédios em terrenos camarários.Mas as casas continuam por fazer e no inìcio de Janeiro deste ano, se nao me falha a memòria, permutas e licenciamentos no valor de 48 milhões foram assinados com a Camara. Ou seja, aqueles de hà 7 anos atràs foram logo pagos, as casas ainda nem foram começadas a ser construidas e jà meteram mais quase 50 milhoes ao bolso este ano, repetindo a situaçao.

Ele é Pongolles, ele é J Pereiras, ele é tios e fuinhas regressados do leito dos mortos...

Mas o que interessa hoje à noite, e como diria a ana: "braaaaaaaaga!!!"

PS: Dartacao, eu diria a mesma coisa de outra maneira...No fundo todos comem, e o cu é sempre o mesmo, o nosso!é a nossa foda.

Erk disse...

Low desert,

o Sporting recebeu umas massas há umas (poucas) semanas atrás, após avanços e recuos, votações e re-votações após eleições e novos elencos camarários.

E não foi nem perto de 60 milhões.

Dá gosto ver que quem mais afirma montar o cavalo da "verdade desportiva", depois tem destas "benesses", que não estão ao alcance de todos.

LDP disse...

Valdemar,

Dà também gosto ver como principalmente os sportinguistas transformam as coisas para poderem ser, mais uma vez, as virgens ofendidas do futebol portugués. Vais-me dizer que o Benfica apontou pistolas a quem na CML decide estas coisas, de modo a sacar umas valentes massas. Ainda para mais quando Santana é (serà mesmo?) do sporting. Haverà qualquer coisa que nao sabemos, e talvez nunca o saberemos, para explicar toda esta tramòia. Mas o que hà a ressalvar é que se o nome do Benfica vem a lume entao a piada da "verdade desportiva" e outras que tais saltam logo das bocas dos meninos...

Eu ajudo-te com a matemàtica. No ano de 2003 o sporting recebeu 10 milhoes. No ano de 2010 o sporting recebeu 48 milhoes.

10+48=58 milhoes de euros. Tens razao, nao é nem perto de 60 milhoes...

Sobre os 10 milhoes para a construçao de casas nada foi feito e os terrenos sao ainda hoje baldios. Sobre estes 48 vamos ver que construçoes vao ser feitas. Até agora um quase auto-golo na estreia e um lateral direito como hà muitos anos nao vestia aquela camisola. E parece que a pròxima construçao se chama Pedro Mendes.

Escreve um comentàrio articulado dos teus aos quase 300 milhoes que o porto sacou, no mesmo periodo de tempo. Fazes?

Ou é sò o Benfica que interessa?

Erk disse...

Low Desert,

dou de barato que o Sporting tenha recebido isso que dizes.

Mas recebeu o restante há umas 2 ou 3 semanas.

O Benfas recebeu o dele há muito, amortizou ou pagou dívidas aos bancos, que por sua vez, não geraram juros a amontoar à dívida, e teve a possibilidade de contrair novas dívidas.

Está claro?

Em Relação ao Porto, a teu pedido, apenas isto:

"é sempre em frente, caralho! Mas você é burro ou apenas parvo?"

Falemos só de futebol.

Por falar em flops, parece que o Farinhas afinal não presta? Venha daí um Kléber. Será que este também teve metidos dois dedos do Jesus?

ana disse...

Mas onde é foram buscar que o Sporting recebeu 48 milhões de quem quer que seja em 2010? A câmara anda a enrolar o pagamento de 18 milhões desde as eleições autárquicas, e vêm-me falar que já recebemos 48?!?! E já incluem os tais 18 + terreno, ou com eles perfazem o total de 23 + 38 + 10 = 81 milhões??!?!

Ganda Sporting! Já agora, de onde tiraste o texto, ó puke? não queres dar a conhecer a fonte?

LDP disse...

Nao sei se deva, ana. Visto que na ultima vez deixaste a malta pendurada à espera do link onde dizias "que a versao sobre o combate de boxe entre Sà Pinto e Liedsoco era outra", talvez porque o inventaste, talvez porque nem tu acreditavas nisso, mas como boa sportinguista que és/eras(*) - o importante para ti era contrariar a malta e entrar em mais uma contradiçao.

Entao aqui vai:http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1420301

(*) - "Braaaaaaaaga!"

ana disse...

Referes-te aà versão em que a discussão tinha sido à conta de o Liedson não ter agradecido aos adeptos no fim do jogo, não é, ó puke? realmente, inventei.

ana disse...

Tu e as tuas interpretações dos textos, puke... lê lá bem...

"A isto há ainda que somar as autorizações de construção em grande escala dadas ao Sporting, em terrenos em redor do estádio, um processo que a autarquia só agora está a terminar."

Deve-se referir a este último acordo a que ainda agora a CML deu, finalmente, aprovação...

E mesmo essa dos 700.000 por ano, ao fim de seis, faz 4.200.000 (4 milhões de euros, não te vá fazer confusão tanto zero e vires falar em biliões).

De qualquer das maneiras, onde é que foste buscar os 38 milhões?

ana disse...

48, 58... já nem sei! Pronto, de 10 milhões fala o artigo. Os outros 48 é que não sei onde os foste buscar

LDP disse...

Estàs a entrar em terreno perigoso, xavala. Depois qual é a desculpa, ou contradiçao, que vais inventar para continuares a estender o discurso até finalmente dares a desculpa que "é tarde e tal" e o argumento morrer?

é que daqui a nada começa o jogo e tu nao vais querer perder a vitòria do teu braguinha, pois nao?

ana disse...

vá, deixa-te lá de evasivas. Explica lá onde é que foste buscar aqueles valores, mas é.

ana disse...

Olha, nem a propósito, lê esta crónica, se te apetecer, claro...

http://www.sportingapoio.com/noticias/a-overdose-de-independencia-cronica-de-paulo-loja-para-sportingapoio-com/

Erk disse...

Tão afinal ficamos onde?

(confesso que não fui ver os links)

Alguém chegou a consenso?

58 milhões ou 18 milhões?

ana disse...

Deve ter ido para Braga, apoiar o Sporting... de Lisboa

Petinga disse...

Este vomito de deserto baixo... larga bocas e quando nao sabe como safar-se desaparece de circulacao.

O Sporting andou a lutar mais de 4 anos em tribunal para receber os 18 milhoes A QUE TEM LEGALMENTE DIREITO. O Benfas foi beneficiado pura e simplesmente porque o Vilarinho prometeu que fazia campanha pelo PSD nas eleicoes seguintes para a Autarquia. Ponto final.
Os argumentos preferidos do Carnide para rebater isto sao:
1- "Mas que culpa temos nos de ser beneficiados", referido no texto
2- "Mas o Porto parece que diz que afinal se calhar recebeu 300 milhoes" ou seja, como os outros tambem fazem, ja fica tudo bem, esta e assim estilo resposta do presidente da junta de freguesia mais populosa de Kuala Lumpur
3- "Mas o Sporting recebeu 48 milhoes", nao me pecam e para explicar de onde tirei este numero
4- "Voces tao e com inveja de nao terem o Saviola", isto e, chuta para canto.

SL

LDP disse...

A informaçao por mim recolhida achei-a no blog do zebitaite. O facto é que quem difundiu o numero 48 milhoes enganou-se e trocou o 1 pelo 4, induzindo-me a mim e a toda a naçao portuguesa (porque nòs somos Portugal) em erro.

" Pulha Garcia disse...
Ainda há duas semanas o SCP fechou contratos com a CML, que envolviam permutas e licenciamentos no valor de 48 milhões de EUR (fora o que está para trás) e agora a lagartada já se está a pôr em bicos de pés. Patéticos é pouco. Esta gente só está bem de braço dado com o FCP. A onde chega o anti-benfiquismo primário..." - http://ozebitaite.blogspot.com/2010/01/galinheiro-pago-com-o-dinheiro-dos.html

Por tal facto, peço desculpa por nao ter sido mais cuidadoso, fazendo com que os sportinguistas presentes se borrassem (ainda mais?) pelas pernas abaixo, quando confrontados perante tamanha aberraçao.

Os meninos e meninas envolvidos na discussao poderiam, contudo, dizer-me onde é que està escrito que é obrigatòrio responder logo, velozmente, aqui na caixa de comentàrios? Um gajo nao pode deixar o computador e ir jantar com a miuda e voltar ao blog sò no dia seguinte? Ou isso era tudo nervosismo?

Se quiserem responder, (e sao obrigados a faze-lo e rapidamente!), digam là porque é que os 18 milhoes que serviam para a construçao do pavilhao multiusos foram usados para o J Pereira, Pongolle e agora P Mendes? é que assim que os meteram no bolso decidiram continuar a usar o pavilhao municipal de Lisboa.

Và, 15 minutos para responderem.

Petinga, tem calma rapaz.

Bengas disse...

LDP, a tua doença está pior...
O dinheiro que o Sporting recebeu já o deveria ter recebido há muito! Tratou-se de uma decisão da CML que como não foi tomada voluntariamente teve de ser forçada por tribunal arbitral. E o clube foi muitíssimo prejudicado por isso. Por isso em vez dos 18M€ até deveríamos era ter sido indemnizados pelo prejuízo que a CML nos causou. Por isso, como vês, estamos é no polo oposto do "enorme".

LDP disse...

Concordo contigo, se como polo oposto te referes à classificaçao no campeonato.

ana disse...

ó pukezinho... o que a gente faz ao dinheiro é connosco. A CML não nos deu o dinheiro para se construir o pavilhão... deu-nos o dinheiro porque nos era devido e a isso foi obrigada. Mais, puke: o montante total era de 23 milhões, mas foi negociado que nos seriam dadom 18 milhões cash (que por acaso até já ouvi dizer que em vez do dinheiro nos seriam dado edifícios pertencentes à câmara nesse valor, mas aí já não asseguro), e os restantes 5 milhões diriam respeito ao tal terreno perto do estádio, que a direcção já falou em ser para construir o pavilhão. Capice? Lê do princípio ao fim as vezes que achares serem precisas e certifica-te de que interpretaste bem o texto antes de dares uma resposta do tipo da que deste ao Bengas, porque isso sáo respostas de merda.

ana disse...

aliás, nem precisas dizer mais nada. A sério, ficamos por aqui.

Bengas disse...

É melhor, Ana, é melhor...

LDP disse...

Mea culpa, mas o lodo mental no qual o Bengas chapinha torna imperativo responder-lhe assim.

Pesquisa personalizada