quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Import/Export

É dado como certo que o Benfica vai emprestar o Urreta ao Peñarol. Não compreendo.
Por mais que imagine, não consigo descortinar qualquer boa razão para emprestar este jogador a um clube estrangeiro e não a um clube português. A ver:
1 - O empréstimo de jogadores a clubes estratégicos iria reforçar laços de cooperação. Amanhã, o Benfica poderia ter preferência em jogadores desses mesmos clubes. O FCP faz isto há anos.
2 - Um jogador jovem tem de jogar e tem de jogar no campeonato português ou num equivalente. Ter um jogador a rodar na América do Sul ou na Polónia é pior do que estar na III divisão, série F;
3 - Quantos jogadores, estrangeiros ou portugueses (excepção a Fábio Coentrão e Miguel Vítor), o Benfica emprestou com dividendos desportivos? Nos últimos cinco anos foram os seguintes:
- Yannick (Estoril e Marselha-França)
- Amoreirinha (Estoril e Estrela da Amadora)
- André Luiz (Marselha-França)
- Tiago Gomes (Estrela da Amadora, Zaglebie Lubin-Polónia(?) e Osasuna-Espanha)
- Fernando Alexandre (Olivais e Moscavide)
- Everson (Young Boys-Suiça)
- João Pereira (Gil Vicente)
- Carlitos (Vitória de Setúbal e Sion-Suiça)
- Karadas (Portsmouth-Inglaterra e Kaiserlautern-Alemanha)
- João Vilela (Gil Vicente)
- Bruno Costa (Odivelas, CS Otopeni-Roménia (??), Olivais e Moscavide e Oriental)
- Karyaka (FC Saturn-Russia)
- Hélio Roque (Vitória de Setúbal e Olivais e Moscavide)
- Marco Ferreira Leicester City-Inglaterra e Belenenses)
- João Coimbra (Nacional)
- Marcel (Braga, São Paulo-Brasil, Grêmio-Brasil, Cruzeiro-Brasil, Vissel Kobe-Japão (???) *renovou* e Santos-Brasil)
- Manduca (AEK Athens-Grécia)
- Moretto (AEK Athens-Grécia)
- Pedro Correia (Olhanense)
- José Fonte (Estrela da Amadora e Crystal Palace-Inglaterra)
- Miguel Rosa (Estoril-Praia e Carregado)
- Romeu Ribeiro (Desportivo das Aves e Trofense)
- Kaz Patafta (Melbourne Victory-Austrália (????))
- Diego Souza (Grêmio-Brasil)
- Paulo Jorge (Málaga-Espanha)
- Manu (AEK Athens-Grécia)
- Luís Filipe (Vitória de Guimarães)
- Edcarlos (Fluminense e Cruz Azul-México (?????))
- Sretenovic (Zaglebie Lubin-Polónia (??????))
- Marc Zoro (Setúbal)
- Miguel Vítor (Desportivo das Aves)
- Sepsi (Racing Santander-Espanha);
- Ruben Lima (Desportivo das Aves e Setúbal)
- Fellipe Bastos (Belenenses)
- Andrés Diaz (Banfield-Argentina e Barcelona-Equador(!))
- Fábio Coentrão (Nacional, Zaragoza-Espanha e Rio Ave)
- Binya (Xamax-Suiça)
- David Simão (Fátima)
- Yu Dabao (Desportivo das Aves, Olivais e Moscavide e Mafra)
- Adu (Monaco-França e Belenenses)
- André Carvalhas (Rio Ave, Olhanense e Fátima)
- Yebda (Portsmouth-Inglaterra)
- Makukula (Bolton-Inglaterra e Kayserispor-Turquia)
- Patric (Cruzeiro-Brasil e Avaí-Brasil)
Conclusão
1 - Os únicos 2 jogadores que foram emprestados e voltaram ao plantel com mais valia desportiva (obviamente o Luis Filipe está excluído) são portugueses e foram emprestados a clubes portugueses da Liga Sagres ou para Espanha.
2 - Esta análise reflecte erro sobre erro: Erro a contratar e erro a emprestar.
3 - O FCP deve ter esta época mais jogadores emprestados a clubes da Liga Sagres do que o Benfica teve nas últimas cinco temporadas.

12 comentários:

Repórter H disse...

A resposta pode estar aqui: http://www.maisfutebol.iol.pt/vodafone-outros-desportos/eder-luiz-kardec-airton-jorge-jesus-mercado-maisfutebol/1114246-4932.html

Para mim e independentemente de até estarem a realizar uma boa época, a verdade é que globalmente na gestão desportiva do Benfica nos últimos anos têm sido cometidos erros grosseiros e o balanço global é obviamente negativo.

Caneleiras de cortiça disse...

Sem duvida, e tenho criticado a politica desportiva do Benfica.
Acho bem que contratem jovens promissores. Acho bem que os contratem mesmo sem o intuito de os colocarem no plantel principal. Acho mal que depois de os contratarem os ponham a rodar no Avaí ou no Melbourne Victory.
Isso é assumir que aquele jogador nunca vai voltar ao Benfica e mais vale procurar logo mercado para ele.

@oel@ disse...

http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20091216/desporto-dados-futebol-benfica-tem-24-jogadores-emprestados-e-o-fc-porto-21

Caneleiras de cortiça disse...

Leo - Na Liga Sagres o Benfica tem 6, o Sporting 4 e o FCP 8. Não belisca minimamente o que eu disse

@oel@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caneleiras de cortiça disse...

Leo - Pronto, pronto. Sem stress

joemorales disse...

O que me chateia nisso tudo é saber que o Nelson Oliveira não terá nem metade das oportunidades no Benfica que teve (tem) o Kerrison, ou que o David Simão a rodar no Fátima não é inferior ao F. Meneses. Também me chateia ver compras a granel num qualquer morro faveleiro sem darem uma oportunidade ao que já cá estão, Urreta, Yartey, Nelson Oliveira, Miguel Rosa, etc...

O Airton ou Ayrton ou whatever até vejo como uma possível boa aposta. Em vez de rentabilizarmos os que já cá estão tratamos é de aumentar a folha salarial e a desvalorizar os próprios activos. Mas o L.F.Vieira na sua recente entrevista ao jornal a Bola volta a falar do costume, que à 9 anos isto era péssimo, que não tínhamos credibilização na banca e a cantiga de sempre. É um tadinho. Mas quem é que lhe disse que podia voltar a abrir a boca?? Andava tão bem caladinho. Fale é da política de excedentários no plantel e de quem é que lucra com tanto Zuca na equipa. Quero lá saber como estávamos com o Vale e Azevedo. Fale masé da situação financeira da SAD e do Clube, CARALHO.

Contratações sonho com o Igor Akinfeev:-)

@oel@ disse...

E alguém disse o contrario???
Apenas adicionei o link com a informação.

Lá esta a mania da perseguição...

PS: Apaguei a msg anterior por estar carregado de erros, sorry :D.

Jengábola disse...

Estava na esperança que a notícia não fosse verdadeira...

É uma estupidez completa emprestar um rapaz com o potencial do Urreta a um clube fora de Portugal! Vai-se adaptar ao futebol português no cú de Judas???? PÉSSIMA DECISÃO!!!

Só admito emprestar a clubes estrangeiros se forem jogadores com que não se conta nem se espera contar... pois no caso de empréstimos a clubes portugueses o clube de origem vai ter sempre de pagar parte dos salários (o que não acontece na maior parte das vezes com os clubes estrangeiros).

Zoros e afins é que deviam ir para longe e jovens promessas para cá (mesmo com uma pequena % dos salários pagos por quem os recebe).

Enfim...

LDP disse...

Nem existe discussao possivel, pois é jogador para fazer parte do plantel e ponto final. Mas parece-me que a organica do Benfica nada podia fazer, pois o JJ ou o Rui Costa parecem gajos que sabem o que andam a fazer e se fossem eles a ter a ultima palavra o rapaz nao seria emprestado. è mais um exemplo que nem o Benfica nem nenhum clube portugues afastou ainda as garras dos empresàrios que sò estao no futebol pelo dinheiro.

joemorales disse...

LDP, por isso pergunto no meu comentário quem é que lucra com tanto Zuca na equipa? É um perfeito disparate ir buscar o Kardec, Éder Luís e ainda por cima, já se ouve mais um nome de um avançado argentino de 21 anos...então o Urreta foi emprestado para já não voltar????? Não percebo a política de gestão do nosso plantel. Ao emprestar ao Peñarol, só estão a ver o retorno financeiro de uma POSSÍVEL transferência, após uma HIPOTÉTICA convocatória para o Mundial, que por acréscimo ainda acarreta uma POSSÍVEL hipótese se joga ou não no Mundial. É completamente idiota. Só posso perguntar:

-Mas qué esta MERDA?

LDP disse...

Joe, é o que dà demasiada fartura. é mais um exemplo da falta de sobriedade do Vieira, a meu ver. Se houvessem campeonatos ganhos nos ultimos anos até se compreendia, e talvez quisesse dizer que esta politica é a mais correcta, mas nao. E como sabemos que tudo na vida é feito de altos e baixos, quero ver quando o dinheiro acabar (com ou sem titulos ganhos) como é que nos vamos mexer.

O Adu é outro exemplo, hà 3 anos atràs era um fenòmeno. Mas real, nao daqueles criados pela Bola ou Record. Nos Usa eram passados por ele, a Nike andava passada com o "futuro Tiger Woods em versao futebolista", veio para cà e agora é o que se ve. è certo que o rapaz jogava nas alcatifas dos estàdios de futebol americano, mas quem viu, ou quiser ainda pesquisar videos no youtube, aquele man poderia partir muitas defesas actualmente. Com os treinadores passados nao resultou? Nem agora no Belenenses, porque dizem "é imaturo tacticamente", porra, entao era mete-lo a treinar com o plantel principal, com o JJ ia entrar na linha e a treinar todos os dias ao lado de gajos como Aimar, Saviola ou Javi sò podia aprender. Mas nao...vai para equipas de merda em França, agora foi pra Turquia ou o cacete. Qualquer dia tem 25 ou 27 anos, com uma carreira feita na sombra ou entao ainda acaba no porto a fazer grandes exibiçoes na Champions.

O futebol, em muitas coisas nao é nada complicado, certos dirigentes por incompetencia ou amordaçados por empresàrios ciganos é que nao se conseguem mexer. Mas se eu fosse o Abramovic esta merda era toda minha.

Pesquisa personalizada