sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sporting 2010 / 11 (versão pasquim luso)

Imaginem que liam isto num qualquer pasquim cá da praça.

SPORTING PREPARA 2010/11

A próxima temporada do Sporting já está a ser preparada por Costinha, que tem liderado o processo com o maior cuidado e secretismo, estando por isso apenas envolvidas algumas, poucas, pessoas próximas do dirigente leonino. Sabe 'O Banco', no entanto, que todos os dossiers relativos a 2010/11, estão a avançar e que em breve irão existir novidades.

O treinador

Descartada que está a continuidade de Carvalhal, a novela em torno de Villas-Boas, apenas veio reforçar o peso do 'ministro', na estrutura de futebol do Sporting, que viu nas hesitações do jovem técnico um forte óbice à sua contratação, isto independentemente das motivições que estiveram na base da recusa do treinador da Académica transferir-se para Alvalade.

Costinha, pretende um treinador ambicioso que seja capaz de incutir um espírito de vitória e que seja capaz de pôr a equipa a jogar um futebol atractivo, capaz de trazer de novo os adeptos para junto da equipa, criando condições de apoio em cada jogo que se traduzam em receitas de bilheteira interessantes. Outra característica que é valorizada será a capacidade de integrar os jovens da Academia, mesclando esses talentos com os valores mais seguros e antigos do plantel.

Ao que 'O Banco' apurou, a nacionalidade do técnico não divide Bettencourt e Costinha, apesar do primeiro dar primazia a um técnico nacional, conhecedor do futebol português e portanto à partida com uma adaptação mais rápida. Por seu turno, Costinha entende que um técnico estrangeiro sem uma imagem já formada junto dos adeptos, , poderia por isso ter uma margem de manobra maior.

Quanto a nomes, Domingos Paciência, Jorge Costa e Paulo Sérgio são dos treinadores portugueses aqueles que mais hipóteses têm de ser contratados, sendo também Manuel José, Cajuda e Manuel Machado nomes ventilados nos corredores de Alvalade. Caso a opção recaia sobre um técnico estrangeiro, Tigana e Le Guen, parecem neste momento ser os preferidos, no entanto sabe 'O Banco' que as hipóteses Zico, Schuster e Co Adriaanse, são também vistas com bons olhos pelos dirigentes leoninos.

O plantel

É certa a influência que Jorge Mendes terá na construção do plantel na próxima temporada e segundo foi possível apurar a revolução poderá ser profunda, uma vez que nenhum jogador é considerado intransferível caso a proposta certa surja.

Neste quadro, as dúvidas são mais que as certezas, até porque o dinheiro não abunda. Na baliza, Rui Patrício é uma pedra a manter, enquanto que Tiago e Ricardo Batista, este último por empréstimo deverão abandonar Alvalade. Hilário é uma hipótese para reforçar esta posição, podendo ser acompanhado pelo júnior Luís Ribeiro. 'O Banco' apurou que por estes dias, os dirigentes leoninos perguntaram por Nelson Ibáñez, dos argentinos do Godoy Cruz, que ocupam um surpreendente 2º lugar no campeonato argentino. Quem não ficará certamente em Alvalade é Stojkovic, cujo passado recheado de episódios de índole disciplinar impede o seu regresso.

Na defesa, Caneira, Pedro Silva e ainda o moçambicano Mexer dificilmente continuarão de leão ao peito na próxima temporada, tendo os leões já referenciados no mercado nacional, Diego Angelo, Gustavo Lazzaretti, Maykon e ainda o jovem Tomasevic, cujas características são muito apreciadas em Alvalade. Uma forte hipótese é o ex-vimarenense Geromel, no entanto, apenas um encaixe de uma venda, poderá gerar receitas para que os leões avancem para a sua contratação e nesse sentido, Carriço com um forte cartel em Espanha, Inglaterra e Itália ou até Polga, cujo regresso ao Brasil, não está descartado, poderiam ter um papel importante.

No meio campo as incertezas são mais que muitas. Adrien e Pereirinha poderão sair para rodar no entrangeiro. Sabe 'O Banco' que a integração prematura destes dois jovens no plantel principal é hoje entendida como um forte óbice à sua evolução e que uma experiência noutro campeonato poderia ser positiva. Sobre Moutinho e Veloso, o Sporting não os irá colocar à venda, no entanto, os leões estão na disposição de estudar qualquer proposta que surja e que o dinheiro gerado pela venda do ou dos passes destes jogadores serviria para reforçar o plantel. Quanto a Izmailov, parece certa a sua saída para o Lokomotiv desde que os russos voltem a oferecer os 6,5 milhões que ofereceram em Março; a relação do russo com Costinha não é a melhor e o dirigente entende que uma venda podia ser positivo para o plantel. Quase certa é a saida de Vukcevic, cujo rendimento, tem sido muito abaixo das expectativas.

Só após resolver os (muitos) dossiers relativos às saídas dos centro-campistas é que o Sporting irá iniciar o reforço deste sector, onde Matias Fernandez e Pedro Mendes parecem ser os únicos com a continuidade garantida e nesse sentido, jogadores como Djalma, André Santos (que pertence ao Sporting e que está emprestado à União de Leiria) e André Villas-Boas, são hipóteses para reforçara a equipa. No entanto sabe 'O Banco', que os dirigentes leoninos estão atentos aos mercados brasileiro e argentino, onde poderiam investir fortemente, caso Moutinho ou Veloso venham a sair. É também neste sector que Jorge Mendes poderá desempenhar um papel fundamental, podendo trazer para Alvalade por empréstimo ou até investindo o próprio empresário na aquisição do passe de algum jogador, atletas de renome internacional cujo objectivo seria a valorização e posterior negociação.

Na frente de ataque tudo é mais tranquilo, Liedson, Djaló, Pongolle e Saleiro são para manter (apenas sairão caso surja uma proposta milionária), sendo que Postiga poderá sair. Neste capítulo, também Jorge Mendes poderá ser fundamental, quer na colocação do internacional português, quer na aquisição de um reforço, que segundo 'O Banco' apurou, poderia ser a grande estrela de 2010/11 no plantel verde-e-branco.

Pré-temporada

A definição da pré-temporada está condicionada à classificação que os leões venham a obter na presente Liga, uma vez que a data de entrada em competição será em função do lugar na tabela classificativa. Caso o Sporting se qualifique em 4º lugar, o que parece neste momento provável face ao andamento da Liga, entrará em competição já a 29 de Julho, o que significa que a pré-temporada arrancaria ainda com o Mundial em andamento e possivelmente com alguns jogadores ainda em competição. Este dossier será fechado com o novo treinador, que terá na planificação do estágio de pré-temporada a sua primeira tarefa e desafio.

E que tal, hã? Tudo saído aqui desta cabecinha! Inventadinho até ao último ponto final. Mas podia ser, não podia? A fonte de inspiração são os pasquins que diariamente nos vão brindando com peças semelhantes à que acabei de escrever. Detalhes, como "a temporada está a ser preparada em segredo" e depois detalhes de negócios que "eventualmente" poderiam acontecer, cenários altamente detalhados mas apresentados como meras hipóteses, ou "factos" que o dia seguinte vem cabalmente desmentir são apenas a demonstração que nas redacções pouco se sabe e muito se especula. Na prática são um monte de lugares-comuns, cheias de suposições que quando não se verificam estão escudadas sob o manto da mera hipótese e quando acontecem provam o conhecimento e argúcia do escriba. É o que temos!

28 comentários:

Jengábola disse...

Tá louco... é um testamento ou um post?

Caneleiras de cortiça disse...

Bendito Twitter

LDP disse...

Eu gosto do detalhe sobre "a capacidade de integrar os jovens da Academia, mesclando esses talentos com os valores mais seguros e antigos do plantel."

Para depois " Adrien e Pereirinha poderão sair para rodar no entrangeiro. Sabe 'O Banco' que a integração prematura destes dois jovens no plantel principal é hoje entendida como um forte óbice à sua evolução(...)"

Muito bem.

pitons na boca disse...

Pois é, isto limitado a 120 caracteres é que era. :)

Ricardo disse...

Gosto que tenhas usado "óbice" duas vezes. Não é tarefa fácil.

joemorales disse...

Epá, tanto ajuntamento de letras. Ainda por cima em Azul...desisti no primeiro paragrafo, por isso, acrescento só o belo Carrega Benfica.

Anónimo disse...

compreendemos que se assustem com tanta letra é natural

q
u
a
t
r
o

ana disse...

"Imaginem que liam isto num qualquer pasquim cá da praça."

Repórter, começas logo mal o teu ensaio... sportinguista que se preze não lê pasquins lusos e os esselbês não lêm porque não sabem. Se ao menos tivesses posto uns bonecos... ou a palavra benfica no título e aqui e ali ao longo do texto, com a respectiva cor encarnada... tipo aquele anúncio blablabla saquetas whiskas, tás a ver?

Ricardo disse...

"sportinguista que se preze não lê pasquins lusos e os esselbês não lêm porque não sabem."

Tão bom. Vem uma pessoa chamar os outros de analfabetos e a vida prega destas partidas. E, afinal, o analfabeto é... VOCÊ!!!

Não é fácil.

ana disse...

olhó poeta. Já te fartaste de tartes de maçã?... Consigo irritar-te mais do que ao puke, não consigo?



Para ti, puke...

Total de jogos:
Sporting:
Liga - 25 (jogos)
T. Portugal - 4
T. Liga - 4
Pré-Champions - 4
Europa League - 10
TOTAL = 47 jogos

esselbê:
Liga - 25
T. Portugal - 2
T. Liga - 5
Europa League (inclui os 2 jogos da pré-qualificação) - 14
TOTAL = 46 jogos

E então? Apesar de termos mais jogos nas pernas, adiamos o joguinho para recuperares, tens o João "pode ser" Ferreira a apitar... se perdes aquilo...

Erk disse...

Hehe,

man, reporter H, tu tinhas futuro num desses pasquins...

Muito bem.

Ana,

pára de brincar com os SLB's, pá. Não sabes que é assim que se apanha doenças?

Ricardo disse...

Irritar-me, não, mas entreter-me, seguramente.

Vires cá dizer que os benfiquistas não sabem ler, usando uma frase com um erro primário é do mais refrescante que há.

Continua. O público quer mais.

ana disse...

não chamei analfabeto a ninguém. só disse que não sabiam ler... ler, escrever, duas coisas distintas, erudito... gralhas toda a gente as dá. e toques repetidos dei eu hoje muitos no trinco, no intercomunicador do meu prédio, para o benfiquista do carteiro me deixar a correspondência, que o homem vinha com os azeites e nervoso, muito nervoso, a avaliar pela quantidade de vezes que tocou à campainha no espaço de 10 segundos...
Olha, vai estudando o acordo ortográfico para poderes emendar muita gente. Aliás, este acordo representa uma oportunidade de ouro para os esselbês se desenrascarem melhor a ESCREVER. Afinal de contas, vai ser à brasileiro, ou seja, com (ex)erros a dar com um pau! E agora que penso nisso, vai lá ver se é lêem ou lêm... isto agora é como voltar à escola novamente... depois diz qualquer coisa. Vá, sê útil!

ana disse...

Desafio-te a encontrares a redundância no testamento que acabei de escrever... queres entretenimento não queres?... vá, busca.

Anónimo disse...

ahahahahahah

gostei Ana!!!

Com lições destas,como é que os adeptos do clube labrego,ainda dizem mal dos sportinguistas....

Caneleiras de cortiça disse...

A Ana anda com um discurso tão pequenino, tão pequenino, que começo a pensar que falta um til no seu nome

Petinga disse...

LOL
Mas e que continuam de tao mau humor que e so destilar azia por aqui... um sem vontade de ler meia-duzia de paragrafos (ja as conjugacoes do verbo "carrega" deve te-las lido todinhas ate ao fim) o outro de corrector ortografico em punho (mas seguramente que diz "Amen" a cada calinada dos invenciveles dos tuneles)...
E ainda nem ouvimos o puke (que deve andar entretido a perscrutar todos os blogues leoninos por essa blogosfera em busca da mais pequena mencao ao resultado de ontem).

ana disse...

Fénix, Caneleiras! Mas isto não é para abandalhar? Não é pró gozo? óminhanossassenhora...
Põe lá a merda do til no Ana, a ver se eu me importo. Mas para querer dizer alguma coisa, sabes ao menos em que "a" é que tens que o pôr não sabes? Olha, se não souberes, pergunta ao bee gee cá do sítio. O do blazer...

Caneleiras de cortiça disse...

Ana - É só para embirrar contigo, e porque sei que gostas de ser o centro de atenções neste nosso tasco machista.
V. Ex.ªs se me chatearem muito ainda marcamos aí uma jantarada do Banco e então quero ver quem aparece, seja de blazer ou de til.
O LDP, por motivos de segurança, teria de jantar connosco através de video-conferencia. E sim, a sobremesa seria tarte de maçã

Ricardo disse...

O Bee Gee? De poeta a bee gee. Que degredo. Estou em final de carreira, claramente.

Ó ana, aquilo é uma camisa, não é um blazer.

Se o jantar acontecer, levo-a como prova irrefutável. E, claro, um dicionário.

Erk disse...

Que seja aqui na zona.

Centro.

Cabeçeamentoegoloooooooooooooo!

Caneleiras de cortiça disse...

Se houver janta é na casa do Fuinha ou na do Puke. USA ou Itália, malta?

pitons na boca disse...

Se me é permitido dar a minha opinião, escolheria Itália. EUA fica um bocado fora de mão.

(vá lá que tenho sempre aqui ao lado alguém para me escrever os textos, porque o dicionário é muito complicado para eu perceber)

LDP disse...

Itàlia definitivamente.

Erk disse...

Come-se melhor em itália...

Nem que seja, italianas...

Fuinha da Bola disse...

Valdemar, não é bem assim, que eu estou em South Beach.

Erk disse...

Weasel,

please, DO tell us...

LDP disse...

Sàute Bitch é sò tetas de plàstico.

E isso nao bate a mulher italiana.

Pesquisa personalizada