segunda-feira, 6 de abril de 2009

O método do benfiquista

É engraçado constatar que apesar das diferentes vivências, formações académicas, profissões, ou regiões em que habitam, os benfiquistas têm uma cultura de grupo muito própria no que respeita à discussão de um assunto de futebol.

Ao ler os comentários do Low Desert Puke e do Fui reconheci de imediato o método tão utilizado, por exemplo, pelo demagogo Mestre Mikas. Perante um facto alegado por um sportinguista, identificam-se os habituais passos:
1- Pergunta, fingindo-se surpreendido, se o roubo de 14 de Maio de 2005(também conhecido como dia do benfiquista) respeita à falta do Luisão sobre o Ricardo que lhes deu um campeonato.
2- Perante a explicação de Fui, e sem conseguir negar o roubo (porque é inegável), Puke passa à desconversa mas sem contestar directamente qualquer dos factos alegados: «Entao mas falamos de 14 de Maio de 2005 ou da època toda? Jà estàs a meter os pès pelas maos».
3- Depois de tentar bater o argumento com o desconversar (a ver se a contraparte se esquece ou distrai e deixa cair o assunto) passa para o contra-ataque, utilizando como argumento o célebre mito vermelho de Jardeleão: «No entanto, deves saber bem do que falas, quando mencionas o conceito de "època inteira de gamanço". Se num ano bateram um recorde tendo 15 penalties no total, rapidamente e nao fazendo por menos, là trataram de meter o Jardel a marcar 17. E tambèm hà videos disso para memòria futura»;
4- Ao repto feito pela contraparte para fundamentar as acusações que faz com links dos supostos benefícios, foge, como de costume, com um patético discurso de suposto desportivismo: «Nao me vou dar ao trabalho de procurar 32 penalties referentes a 2 èpocas, para procurar os que foram mal assinalados. Isso è comportamento de sportinguista ressabiado».

Depois ainda acaba com um chorrilho de mentiras sobre o futebol praticado pelo Sporting em 2002, que consistia em chuveirinho para a área. Mas este já é um passo opcional, variável consoante a demagogia do interlocutor.
Et voilá: acaba a discussão como se tivesse vencido! Todos diferentes, todos iguais...

6 comentários:

Caneleiras de cortiça disse...

Low Desert Puke- Fica aqui já um grande abraço e os meus parabens.
Confidenciava-me no sábado o Bengas que há já algum tempo que não vinha a'O Banco.
Pois bem, não só veio, como postou (o que não é assim tão frequente) e abriu uma nova filosofia de posts aqui no nosso antro:
Posts sobre comentários de visiantes a outros posts.
Isso quer dizer que mexeste com o sistema nervoso de Bengas (isto sim já é mais frequente) e só por isso mereces um louvor da ala benfiquista do blog. Continua assim!!!

LDP disse...

Sabes trabalhar bem textos para induzir o pessoal em realidades alternativas ò Bengas. Se fosses secretàrio de um qualquer ministro de um qualquer estado fascista serias o maior.

Agora as coisas que interessam:

Poderà um dos senhores criar um post intitulado "Mais um jogo, mais um penteado"? Com a condizente foto da super-modelo Loreal a marcar um livre contra o Leixoes?

Obrigadinhos.

Erk disse...

É fantástico como estes gajos conseguem cantar de galo, depois de uma taça da liga, e agora 2 penaltys contra o estrela. E gabo-lhes a coragem/falta de vergonha de vir apontar para o suposto penalty do Abel. Por ser dos 4, o mais difícil de ajuizar.

E assim, se vai escondendo o facto que os gajos do estrela jogaram mais e correram melhor sem treinos, que os do Benfas, com treino.

É por estas coisas que o Benfas jamais será campeão. Porque a quantidade de roubos escandalosos que seria necessário para os meter em primeiro, nem o Pinto da Costa dos tempos mais áureos.

Abraço

LDP disse...

Um abraço tambèm para ti, Valdemar. Quando voltares explica à malta qual è a parte do teu comentàrio que tem a ver com o post original.

Um bem haja.

Erk disse...

Low Desert,

é isso, que, como benfiquista, tens a dizer?

Continua a fugir com o cuzinho à seringa...

Mas também entendo que, por estes dias, é difícil ser-se benfiquista e racional, com argumentação coerente.

Abraço.

LDP disse...

Amigo, vai là ler o que foi escrito aqui neste blog nos ultimos meses. Se hà gajo que reconheçe vitòrias justas do sporting, penalties injustos marcados a favor do Benfica (em finais de taças e nao sò), sou eu.

Lamento, mas nao soubeste ficar calado. Assim demonstraste mais uma vez, que hà certos adeptos de uma equipa que ao minimo destaque enchem logo a peitaça de cagança e cà vai alho.

Pesquisa personalizada