sábado, 6 de junho de 2009

Viva o Sporting

Alguns de vocês já saberão que não são muitas as vezes que aqui escrevo num tom sério, como este post é um desses, achei por bem avisar.

Ontem no Sporting, naquelas que foram as terceiras eleições mais concorridas de sempre (e nas quais eu votei pela primeira vez na minha vida), José Eduardo Bettencourt foi eleito para 35º presidente do clube. Não era o "meu" candidato, mas desde ontem é o "meu" presidente e como tal: parabéns e que seja capaz de nos dar muitas alegrias!

Ainda antes de avançar, queria deixar aqui registado para a posteridade, para que possamos no final do mandato avaliar o seu trabalho, deixo aqui o resumo das ideias fortes apresentada pelo novo presidente ao longo da sua campanha:
  • Diminuição do passivo, através do Plano de Reestruturação Financeira de Soares Franco, libertando meios para investir no clube;
  • Pacificação do clube e aproximaçã do mesmo aos sócios;
  • Promoção dos jogadores e do clube, através de iniciativas de contacto directo ou indirecto com os sócios e adeptos;
  • Continuar a promover a integração de jovens oriundos da formação na equipa principal
  • Viabilização da construção do pavilhão
  • Criação da figura do provedor dos sócios
  • Estudo e implementação de uma nova política de preços (dos bilhetes e das Game Boxes), adaptada ao momento de dificuldade económica que se vive.
Só para não dizerem que estou a inventar, está tudo isto e ainda mais qualquer coisinha aqui, no entanto, se tudo isto for atingido já é uma vitória.

E pronto pondo este assunto para trás das costas, toca a olhar para 2009/10 uma época em que há muito para ganhar e começa já dentro de umas curtas semanas, com um 1º objectivo logo a abrir: chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que não será fácil, mas que por beneficiar do estatuto de cabeça de série nas 2 eliminatórias que vai jogar, poderá ser atingido.

Assim, lanço um desafio aos leões que cheguem à caixa das Bengalhadas e que deixem o seu comentário sobre a época que se avizinha, em particular comentando:
  • As pré-eliminatórias para a Champions
  • O plantel (quais as dispensas e quais os reforços)
  • Os equipamentos
  • Qualquer outra merda que se lembrem

5 comentários:

Ricardo disse...

Tem tudo para ser popular. Ainda ontem, acabadinho de ver os resultados, saltou ao som dos adeptos eufóricos:

E quem não salta é lampião, Olé, Olé
E quem não salta é lampião, Olé, Olé

Com esta medida, já convenceu toda a gente. É o Presidente certo.

LDP disse...

Ele fez mesmo isso?

Hà links?

Aposto que o Darth da Costa lhe mandou logo uma sms a dizer "Use the force, Luke!"

Fuinha da Bola disse...

Pois...É óbvio que o que ele devia ter feito quando os adeptos começaram a fazer isso era ficar sereno e quieto e acalmá-los...

Bengas disse...

Quanto à Champions, não tenho grandes ilusões. Contando com o azar que habitualmente nos acompanha nos sorteio, não conto com tarefa nada fácil para a 2ª pré-eliminatória. Um russo complicado, um Atlético de Madrid... enfim. Teremos de estar já em fase adiantada de preparação e neste aspecto, tendo em conta que os russos já estão a meio da época, acho que preferia evitá-los.

Quanto ao plantel, parece-me evidente que Ronny, Tiuí e Miguel Veloso não fazem parte do plantel. Eventualmente Romagnoli, havendo a tal proposta do San Lorenzo será também vendido. Até à data, os únicos reforços certos são André Marques (lateral esquerdo) e Celestino (médio), que iniciarão a época mas sem a certeza de ficar. O Derlei ainda é uma incógnita.
Caso o Derlei saia, penso que não precisamos de avançados ou pelo menos não será o mais premente. Um número 10 e um bom lateral esquerdo são para mim as maiores necessidades. Embora para 10 tenhamos vários jogadores que ali podem jogar (Moutinho, Vuk, Pereirinha) penso que eles são necessários nas alas. Para lateral esquerdo, caso o André Marques não seja a tal solução (e duvido que seja), e assumindo que o Tiago Pinto não renova, está na hora de apostar num bom defesa esquerdo. Tentaríamos colocar o Grimi, eventualmente.
Para lateral direito também não aprecio muito os que temos (o Abel fez uma época muito má), mas não me parece que qualquer deles deva sair. Se se concretizar a saída do Silva para a Alemanha, talvez tenhamos possibilidades de ir buscar outro.

LDP disse...

O ano passado o ataque baseou-se principalmente no Derlei e no Liedson. Se o Derlei arruma os pitons è bom que vao buscar alguèm (o man da U. Leiria?), porque Postiga e Yanick nao teem definitivamente estaleca e o Tiui sò falta que fale sueco para ser o Pringle. O Grimi se quisesse poderia ser o lat esq. q precisam mas ele pensa em tudo menos em futebol, e sim, procurar um melhorzito que o Abel è obrigatòrio.

Pesquisa personalizada