terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocatória Queiroziana

Alguém concorda com o Toni que as surpresas (desagradáveis) de Zé Castro e Ricardo Costa tornam a não convocatória do Carriço uma (maior) surpresa?
Ou alguém concorda com o zerozero que a (grande) surpresa das ausências de Quim e Rui Patrício tornam ainda maiores as surpresas (desagradabilíssimas)das convocatórias do Daniel Fernandes (quem?) e Beto?
Ou, segundo a mesma fonte, a ausência do João Moutinho? Ou mesmo Carlos Martins?
Ir com 9 defesas para que se o Pepe estiver coxo demais é ser cauteloso. Mas depois falta cautela em levar o melhor lateral direito da liga portuguesa, o Porco Pereira? Será que mais vale continuar a ver se o Paulo Ferreira ou o Miguel se escapam uma vez ou outra à direita e assim poder continuar a pôr o Duda a fazer merda na esquerda? Porque se calhar ficaria mal Portugal pôr um gajo qualquer a defesa esquerdo que não fosse de origem um lateral esquerdo? Mesmo que fizesse melhor figura que o Duda (sendo que qualquer um faria)?
Assim em vez de se tentar resolver a lacuna do lateral esquerdo de jeito, faz-se da fraqueza a certeza. O Duda passa a ser o indiscutível porque...é o lateral esquerdo! Ou seja, é a estrela da equipa, o gajo que provavelmente tem lugar assegurado no 11 titular. E se assim não for podemos sempre pensar que ganhou a convocatória porque nasceu lateral esquerdo.
Eu cá já pensei, quando tiver um filho vou fazer dele canhoto, esquerdino à força. Inscrevo-o na Academia (ou porque não na Caixa Campus, porra é lateral esquerdo!) e no futuro é um internacional A no Mundial, provavelmente titular!
E ao apostar em 9 defesas, levando 10 médios e 2 atacantes (Danny e Ronaldo eram médios que eu me lembre) temos a continuidade de uma equipa que em relação às qualificadas na classificação europeia só não marcou menos golos do que a Irlanda e Noruega. Assim podemos jogar à defesa pois até encaixamos bem no Brasil quando este joga ao ataque, como já se viu no último particular. Agora só falta ver com a Costa do Marfim. E por outro lado também pode fazer falta contra os coreanos.
Portugal sempre (nestes últimos tempos gloriosos) foi conhecido por não ter avançados nem laterais esquerdos. Em relação ao lateral esquerdo o mestre Queiroz já resolveu com o Duda que recebe o testemunho do Nuno Valente como o cepo.
Quanto ao ataque fez como o Sporting e ficará à espera que o Liedson resolva. Logo basta ter apenas o Hugo Almeida, para que se tenha um avançado português português e calar alguns. Já que o Ronaldo e o Danny podem sempre fazer de avançados quando estivermos a levar na pá, não se vá dizer que não se pôs a carne toda no assador. Do mesmo modo garante que na melhor das hipóteses a nossa táctica mais ofensiva nunca poderá ser mais que um 4-4-2 em que o par do Liedson é o Hugo Almeida. Avançado este que esta época tem 4 jogos completos, um suplente profissional portanto, e em 26 jogos fez 7 golos sendo o 29º melhor marcador da Bundesliga.
Portanto, cautela na defesa: com um guarda-redes e Liedson a resolver podemos completar o 11 só com defesas!
Segurança no meio-campo: deixamos João Moutinho de fora que não é preciso, também só se têm 3 substituições!
E tranquilidade no ataque: o Liedson resolve, não é preciso mais avançados. Basta o Hugo Almeida que até é experiente em ser suplente. Para quê mais avançados, aqueles jogadores que jogam na frente, como Varela ou Yannick que precisam de muito menos jogos para marcar os mesmos golos que o Hugo Almeida? Basta esperar que os médios tomem as rédeas para produzir tantos golos como até agora se viu na fase de qualificação. Aqui está a sabedoria. Se fizemos tão poucos golos até agora o mestre Queiroz já se apercebeu que não vale a pena insistir, já tem resultados comprovados. Não seria agora mesmo no Mundial que se começariam com experimentações com avançados de raiz ou mais médios convocados do que defesas para ver se a produção atacante melhorava!
Fazendo uso da convocatória no seu pleno Portugal poderá variar entre duas tácticas ou um ponto intermédio entre as mesmas.
1 - A mais defensiva, para ajudar o Pepe coxo e para mostrar que não valia a pena trazer mais médios ou avançados. Uma vez que já não marcávamos muitos golos de qualquer maneira, assim sempre poderemos tentar defender ainda melhor:

2 - A mais ofensiva. Quando for necessário pôr a carne toda no assador, nada melhor que ter apenas o Hugo Almeida quando o Liedson não resolver. Assim ninguém poderá acusar o mister de não ter jogado mais ao ataque, afinal de contas não tinha armas! E um 4-4-2 pode ser muito ofensivo. O Ronaldo e o Danny podem subir e fazer estragos. Senão veja-se, o Ronaldo na qualificação marcou 0 e o Danny outros tantos. Ou seja estão a guardar tudo para o Mundial propriamente dito. É uma grande aposta do mister. Se por um lado já sabe que não marcamos muitos golos e portanto não vale a pena levar avançados para a África do Sul, por outro lado já sabe que os que não marcaram até agora poderão lá marcar!

14 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, os três guarda-redes a serem convocados seriam o Eduardo (titular), Quim (para o banco) e o Patricio (para 3º GR e ir ganhando experiência de selecção).

Em vez do ricardo costa convocava o daniel carriço (para ganhar maturidade e experiência de selecção visto que rolando, b.alves e r.carvalho dão conta do recado) e em vez do zé castro convocava o rubem amorim (polivalente pode jogar no lado direito da defesa, no lado direiro do meio campo e ainda como trinco).

Agora partindo de um principio que o Queirós não passa de um pseudo treinador e de um razoável treinador adjunto até compreendo as escolhas deste.

P.s:. Acho muito bem a não convocação de Moutinho, jogador banal e cuja margem de evolução á muito que estagnou.

P.s.1:. Não convocava o pepe simplesmente porque esteve meio ano parado e não tem o ritmo competitivo ideal para poder jogar este mundial.

SL

Erk disse...

Anónimo,

como não meteste aí o Carlos Martins, não consigo argumentar ao teu PS1.

Sim, porque falar de estagnação acerca do Moutinho e não no Carlos Martins, é como alguém falar do novo Papa, sem referir o anterior...

Se bem que neste caso, não tem a ver com uma palmilha na sapatilha...

E mais casos de estagnação: Deco, Bruno Alves, Deco, Hugo Almeida, Duda, Liédson, Quim, Paulo Ferreira, Deco, Miguel, Deco...

Todos estagnaram.

MM disse...

Peço desculpa pelo off-topic mas neste momento há coisas mais importantes:

Mantorras está desaparecido

O internacional angolano, de 28 anos, não é visto desde o último treino antes do jogo com o Rio Ave, tendo mesmo falhado a presença na bancada para ver o encontro com os vila-condenses, do qual ficou de fora dos convocados. O avançado também não esteve nas comemorações nas ruas de Lisboa, nem tão-pouco compareceu na receção na Câmara Municipal de Lisboa.

in Record, aqui:
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=0cf4d514-332a-4fa9-b3ae-5dbea035669d&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011&h=2

Em 2002 eram cerca de 22 000 desaparecidos, os que compunham a lista de pessoas desaparecidas em Angola segundo a Cruz Vermelha.
Um flagelo.

Quaisquer informações contactar:
www.pj.pt

Sobre a Selecção:

Qualquer equipa em que o Levezinho entre tem sempre hipótese de ganhar o troféu em disputa, assim esperemos que aconteça, para o bem da Selecção de todos nós.
Admirou-me a não chamada do Caneira.

Beto
Caneira à direita
Ricardo Carvalho
Bruno Alves
Miguel Veloso à esquerda

Rolando a trinco, a descair sobre a esquerda para compensar as subidas do Veloso em velocidade junto à linha.

Tridente no meio-campo à frente do Rolande composto por:
Pedro Mendes
Tiago
Liedson, com liberdade para derivar para todas as zonas do terreno e com liberdade para vir atrás buscar jogo directamente aos pés do Rolando. A sua missão principal seria no entanto a de servir os:

Dois avançados: Hugo Almeida e Falcão.

MM disse...

• 11:42 - Utilizador Registado
Mas o benfica nao é nunhuma casa de beneficiencia social, jà ha bastantes anos que o benfica lhe paga sem jogar, jà chega adeus Mantorras e boa sorte nao tem lugar nao joga é assim como na vida, nao se pode pagar eternamente alguém unicamente por ser simpatico. jr

• 11:32 - mario rana
MANTORRAS nunca foi o que LFV apregoou, mas como ser humano merecia mais respeito por parte de JJ. Resumindo MANTORRAS só desapareceu porque foi mal tratado pelo técnico, merecia ter sido convocado para receber a medalha! Na verdade e fazendo fé nas declarações de outros técnicos o JJ não vale nada como homem.

• 11:06 - jeronimo67
Os Benfiquistas que tanto escreveram sobre o caso Izmailov no Sporting, agora nao dizem nada?? Engracado!! Entao fazem isto ao jogador que o Orelhas dizia valer 19 Milhoes de contos!?! Onde está a vossa moral?!?
DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!!!!?

• 11:05 - Jaguar Verde
Deve estar em Madrid, onde vai assinar com o Real, por 5 épocas.

Ler a zona de comentários do Record é sempre uma maravilha.

Erk disse...

Hehe,

já me deixei desse exercício há uns anos, humberto, mas esses são de facto, engraçados.

Quanto ao valor do carácter do JJ, isso já é bem sabido de toda a gente que contacte com ex-jogadores treinados por ele.

Uma referência à falta de comentário de lampionagem aqui no blog.

Ou foram ver o papa, ou ainda estão de ressaca...

Ou migraram todos para blogs Sportinguistas, como já vi muitos por estes dias. Porque nós antis, é que vivemos a pensar no benfica.

pitons na boca disse...

(vejo-me obrigado a usar uma celebre frase que ultimamente tinha entrado em desuso)

Valdemar, oi??

Erk disse...

Ah bom.

O pitons está vivo. E saúda-se.

O resto é que está a dar uma de Mantorras...

O low? Coma alcoolico?

Repórter H disse...

O post é de morrer a rir!

Sérgio_alj disse...

O post está engraçado, assim como os comments do Humberto!!

E o Is-My-Love já apareceu? Ou foi vendido ao Manchester City por 23 Kilos?

Erk disse...

Um a um, eles saem debaixo das pedras,

parece as primeiras goleadas do benfas.

Bem regressados, malta.

Essa ressaca?

pitons na boca disse...

Oh Valdemar, mas eu nunca desapareci. Ainda ontem à noite respondi à suposta "gestão danosa" que o Humberto apregoou algures ali em baixo. :)

Se não comentei tanto foi por causa da expectativa de ver se o Balboa estava convocado para o Mundial. :D

Sérgio_alj disse...

Infelizmente a Guiné Equatorial não foi apurada para o Mundial, logo o Balboa fica em casa...

pitons na boca disse...

Pois é... esqueci-me desse pormenor. O gajo nasceu em Espanha mas - qual Liedson - decidiu jogar pelos mais fracos, porque o país dele nunca o chamaria. :)


Já agora, convocatória argentina: Zannetti, Lucho, Cambiasso, Aimar, Lisandro, Saviola... não podemos nacionalizar nenhum destes que ficam em casa a ver pelo sofá?

LDP disse...

Boa tarde.

O campeão voltou.

E sem mais de momento, um bem haja.

Pesquisa personalizada