domingo, 23 de maio de 2010

Factos



1 - É um de 17 treinadores a ganhar a liga dos Campeões europeus duas vezes (só Bob Paisley o fez 3 vezes no Liverpool)
2 - É um de 3 treinadores a ganhar a liga do Campeões europeus por dois clubes diferentes (Ernst Happel e Ottmar Hitzfeld).
3 - Caso ganhe uma outra Liga dos Campeões Europeus será o primeiro a fazê-lo por 3 clubes diferentes e fica como o melhor treinador de todos os tempos no que diz respeito ao curriculum do troféu mais importante do futebol Europeu.

5 comentários:

Ricardo disse...

"2 - É o único de 3 treinadores"???

É um dos 3...

Estes factos (e outros que não meteste) só vêm provar, oficialmente, aquilo que todos sabemos, mesmo os anti-Mourinho:

É um enorme treinador! Sabe do jogo como poucos, conhece a fundo os adversários e os próprios jogadores - quando digo isto, falo de todas as componentes que ultrapassam as meras características físicas e atléticas - e sabe apostar em grandes jogadores com experiência que ainda não ganharam quase nada - aproveitando assim toda a qualidade e conhecimento de jogo que têm com a ambição de finalmente poderem vencer coisas importantes. Neste último aspecto, Mourinho é único e diria que iniciou uma escola para o futuro. Não me espantaria que no pós-Mourinho, os jogadores de 30 anos para cima comecem a ser mais valorizados que antes.

Agora é ver o Real de Mourinho contra o Barça de Guardiola. Para o ano vai ser o mais fantástico campeonato de sempre em Espanha. E se este já foi excelente!!

jocivalter disse...

"Agora é ver o Real de Mourinho contra o Barça de Guardiola. Para o ano vai ser o mais fantástico campeonato de sempre em Espanha. E se este já foi excelente!!"

Ricardo se não me levas a mal, para mim os campeonatos melhores de sempre são aqueles em que temos várias equipas a lutar pelo titulo, não aqueles em que há 1 ou 2 clubes a ganhar tudo e os outros a acabarem a quase 30 pontos. Voltar a ter um Atlético + Valencia + Sevillha + uns outsiders (Ath.Bilbao e Deportivo) a ombrearem com Barça e Real, isso é que era de valor!

Ricardo disse...

Não levo nada a mal e, sim, percebo a tua ideia. Mas parece-me que para o ano isso vai acontecer porque o que o Real e Barça fizeram este ano (número de pontos conquistados) dificilmente repetirão. Logo, essas equipas de que falas (especialmente o Sevilha e o Valência) aproximar-se-ão mais dos dois grandes de Espanha.

O que digo, quando falo no "mais fantástico campeonato de sempre", é em relação a termos dois clubes desde sempre rivais com treinadores com ideias bastante distintas (embora, no limite, não tão díspares como alguns querem fazer crer), mediatizados ao máximo - Mourinho e Guardiola neste momento são mais idolatrados do que muitos jogadores - sedentos de mostrarem quem é o melhor. Acresce a isto tudo que Mourinho eliminou - para surpresa geral do mundo, diria, ou pelo menos foi que pareceu, lendo o que se escreveu antes e depois dessa eliminatória - o Barcelona de Guardiola esta época. Esse vai ser mais um dos vários pontos de interesse na época que vem.

A tudo isto se juntam as prováveis contratações de Villa e Fabregas pelo Barça e as que Mourinho fará, que ainda não são totalmente conhecidas mas deverão passar por um ou dois jogadores do Benfica (espero que não!) mais alguns que virão do Inter com ele.

Até pode ser que o futebol e o campeonato do próximo não sejam tão espectaculares como o foram este ano, mas ninguém duvide de que, em termos mediáticos, será o mais lido, visto, observado, estudado dos últimos tempos (de sempre?).

ana disse...

Fénix! Um post com conversas a sério? Sores editores, acho que se justifica a censura neste caso. Isto é um ultraje! Haja respeito! Haja decoro!

Dartacão disse...

Ainda estou estupefacto...
e o postador não mandou nenhuma indirecta/directa/boquinha ao Benfas...

xiu...desculpem...continuem a comentar...

Pesquisa personalizada