segunda-feira, 17 de maio de 2010

Oh TMN, vai pró...

Já que estamos em fase do ¨bonitezas¨, aproveito para vir aqui falar de uma ¨feieza¨.
Eu ainda era do tempo, que as camisolas do Benfica eram de um vermelho vivo...unicamente vermelho.Depois vieram as publicidades, Shell, Fnac, Parmalat e muitas outras. Porém nenhuma delas ¨estragava¨ a camisola em si. O vermelho por lá reinava e ,esses dizeres publicitários ,apenas tinham direito a escrever a branco a sua marca. Nada disto colocava em causa a camisola nem a marca.
Nestes ultimos anos ,o patrocínio da TMN, colocou em causa todos esses ¨princípios¨. Parece um autocolante arranjado à pressa(tipo o polo oferecido ao Papa) e colado em cima da camisola. Ainda por cima com um azul que contrasta (e mal) com o vermelho. Não querendo parecer um expert de moda(para isso já cá temos um), aquilo que se passa nas camisolas do Benfica é de um profundo mau gosto. É feio, horrivel...e agora imaginem se o Petit ou o Fernando Aguiar vestissem aquela camisola...
Já sei que a lagartada vai rejubilar com este post e mandar as postas do costume, mas quero dar força a este movimento , que já anda por aí noutros foruns e blogs
e percam 2 minutinhos a ver o vídeo,para perceberem melhor a ¨boniteza¨

83 comentários:

ana disse...

Por acaso já tinha comentado que a publicidade da tmn nas camisolas pareciam emplastros. Achava bem que o mudassem, mas em todos os equipamentos, não só os do esselbê. Mas por outro lado eu compreendo que é aquele o logótipo da marca tmn... é de mau gosto? é! Mas o vosso logótipo também não prima pela boniteza e não vos vejo tão indignados com aquilo. É que aquilo, sim, está nas vossas mãos mudar, porque é uma coisa vossa...

Erk disse...

As gaivotas é que têm a mania que estão ao nível dos tais maiores clubes Europeus.

A questão da publicidade nas camisolas é só um "hint".

Mas para realmente se desenganarem, penso que a carreira na Champions bastará.

Dartacão disse...

já imaginava que esses comentários cá viessem parar...

oh valdemar...até pareces bom rapaz...

a questão de fundo não é essa, há equipas de menor dimensão que também não aceitam que a publicidade lhes estrague o equipamento, ou então que a marca se adapte...
é melhor para ambos....vende-se mais camisolas...logo a marca é mais vista

Ana...logótipo?
na percebi

pitons na boca disse...

Não sendo um expert da moda como os lagartos mansos (nem toda a gente pode se dar ao luxo de dizer que Lacoste é um predicado de ser... de um clube diferente) assino por baixo este post.

Até digo mais, ainda só não comprei uma blusa do glorioso para me auto-oferecer no meu aniversário precisamente por causa do maldito quadrado azul.
Prefiro mil vezes a camisola do ultimo jogo do campeonato, com um quadrado preto a dizer meo3D.

ana disse...

o que é que não percebeste no logótipo, dartacão?

Dartacão disse...

estas a falar do símbolo?
daquela coisa branca em volta?

Erk disse...

Dartacão,

estava no picanço.

Abraço.

Metralha disse...

O vómito que me dá quando vejo escrito o "manto sagrado".

Não há limites para tanta presunção.

ana disse...

agora quem não te está a perceber sou eu... cais símbolo e cais coisa branca em volta?

Dartacão disse...

falaste no nosso logótipo...o símbolo? é isso?
mudar o nosso símbolo?

Erk disse...

Metralha,

entendo o comentário.

Mas neste assunto, estou com eles.

Camisolas de instituições centenárias, exemplo do Benfica, mas também do Sporting, Porto, Belenenses, etc., transportam uma mística e um simbolismo, que é pena que se subverta por trinta dinheiros.

E estendo a reflexão ao equipamento da selecção. Apesar das diferenças nas considerações estéticas, que são legítimas, considero este equipamento da selecção, muito mais bem conseguido, que o anterior todo vermelho. E a mesma coisa em relação ao alternativo, o branco, mais tradicional, do que o todo preto.

Porque se retirarem a tradição aos clubes/selecções, só sobra um grupo de 11 rapazes que estão lá pelo cheque do fim do mês.

Não se devia vender a tradição.

Parabéns ao equipamento do Benfica, está bem conseguido.

Aguardo com espectativa os restantes da liga, e claro, principalmente, do Sporting.

Repórter H disse...

O equipamento é feio com'á merda com ou sem logotipo da TMN.

Dartacão disse...

feio és tu!! Palhaço páaa
nunca falei mal das tranças que usas pois não?
ou daquelas camisas decotadas que mostram os pêlos do peito,
muda o teu armário páaaa

LDP disse...

Eu espero que o simbolo do Benfica permaneça sempre o mesmo. é uma questao de història.

Outros clubes preferiram vender esse peso històrico a um qualquer designer de photoshop. Sao mais modernaços e diferentes.

ana disse...

percebo-te puke, é como continuarem a apelidar o clube de glorioso, apesar de há muito ter deixado de o ser. chama-se a isso estagnação, parar no tempo...

Sim, Dartacão, mudar o vosso logótipo. ºE feio cumaporra!

Ricardo disse...

A Ana não só é especialista em moda como também dá os seus toques na apreciação em símbolos. Aconselha a Ana aos benfiquistas que se mude o símbolo (o "logótipo", nas palavras dela), pois se o Sporting já o fez há uns anos, de que é que nós, pobres coitados, sem formação estética, estamos à espera?

Falando a sério, ou seja, à Benfica: ainda não tenho uma ideia formada sobre este novo equipamento. Por um lado, gosto do lado revivalista, "vintage", numa homenagem aos antigos campeões europeus, por outro não me agrada aquela mancha branca à Salgueiros.

Sem dúvida que o rectângulo azul é horrível, mas não acho que se possa fazer grande coisa em relação a isso, muito menos agora, que os equipamentos já estão à venda. Compete à direcção do Benfica assumir a sua opinião e levá-la até ao fim. Se o não fizeram antes, agora é impossível mudarem alguma coisa, porque os contratos estão assinados.

É um "fait-diver" de Maio, enquanto esperamos pelo Mundial e desesperamos por ver o glorioso voltar aos relvados.

F. disse...

Mesmo sendo sportinguista concordo com o teu post.

ana disse...

A ana é conselheira de moda porquê? Se te referes ao blazer, não é preciso ser especialista. É uma questão de se ter um mínimo de bom gosto, de não se ser piroso.
E não quero que mudem o logótipo porque o Sporting o mudou. Disse ao Dartacão para mudar aquilo que é dele. Por mim, é caso para dizer "fiquem lá com a roda da bicicleta"!
Já agora, hás-de explicar-me porque é que pões o logótipo entre aspas...
Se eu quiser fazer um qualquer trabalho em que tenha que ele tenha que entrar, como aliás já fiz, não ligo para o esselbê a pedir o símbolo do clube...

ana disse...

*Se eu quiser fazer um qualquer trabalho em que ele tenha que entrar,

LDP disse...

"é como continuarem a apelidar o clube de glorioso, apesar de há muito ter deixado de o ser. chama-se a isso estagnação, parar no tempo..."

Nao deves ter visto futebol durante toda a época 2009/2010.

ana disse...

O Sporting também já foi campeão duas vezes este século, e nunca nos ouviste apelidar o SCP de glorioso. E dando de barato que se apelidem de gloriosos quando ganham um campeonato, porque é que não se calam com a ladainha no ano em que não o são?

ana disse...

*nos anos em que não o são!

jocivalter disse...

reparei numa coisa, aí o camarada Metralha não gosta de brasileiradas!

jocivalter disse...

Ana, glorioso vem de glória.
Não é por vocês terem a palavra no vossa lema que serão gloriosos.
Isso é só para aqueles com mais títulos, clubes a sério ;)

Ricardo disse...

Registo com satisfação que a Ana agora emenda os seus comentários

O que não faz uma boa crítica, hein, Ana? Muito bem. É para continuar assim.

"e nunca nos ouviste apelidar o SCP de glorioso"

Era só o que faltava!!! Já pensam em nós 25 horas por dia, ainda nos querem copiar o termo "glorioso"? Arranjem um vosso!

Conselho: Sporting, o "invejoso".

ana disse...

Fiz questão que percebesses o que quer dizer logótipo, e aquilo estava um pouco confuso. Tenho pena dos pobres de espírito. Gosto de ensinar.

joci, exactamente. Glorioso vem de glória. Fomos nos anos 50, foste nos anos 60. Ponto final. De lá para cá, tens ganho umas coisinhas, nós outras. Menos em futebol, na realidade. Mas tens que ser um bocadinho mais explícito, porque falas em títulos, e se falas em clube com mais títulos, lá vou ter de te remeter para os comentários do MHumberto...

LDP disse...

"E dando de barato que se apelidem de gloriosos quando ganham um campeonato, porque é que não se calam com a ladainha no ano em que não o são?"

ponto 1 - é desde pelo menos os anos 60 que se grita "Glorioso SLB" e nao apenas agora ou desde 2005.

ponto 2 - mas entao nao somos nòs que quando nao ganhamos ficamos na toca em silencio, ou escondemo-nos debaixo das pedras?

ponto 3 - quando é que a pré-época acaba?

jocivalter disse...

ó Ana, la vamos nós outra vez...

Poderias ter dito que as nossas ultimas décadas não foram assim tão gloriosas, assim aceitava!
Agora considerares que a partir de 70 uns ganharam uma coisa, outros outra é assim um bocado irónico...
Só em campeonatos conto 10 de diferença e taças devem ser umas 2/3...

P.S: Não há necessidade de me remeteres para os comentários do QuimBerto, desse só consegui ler as primeiras 2/3 frases. Preciso de mais frustração na minha vida para conseguir ler esse tipo de "monólogos secretos"

jocivalter disse...

Oops, Humberto queria eu dizer.

Foi sem malícia...

Ricardo disse...

"Glorioso vem de glória. Fomos nos anos 50, foste nos anos 60. Ponto final. De lá para cá, tens ganho umas coisinhas, nós outras"

Tentar juntar Sporting e Benfica, desde os anos 60 só pode ser uma de duas coisas: pobreza de espírito ou delírio próprio de adepto frustrado. Ficámos a saber que o Benfica, desde 60, tem "ganho umas coisinhas", como o Sporting.


Alguém dê um curso de bola à rapariga, que eu já não tenho paciência para ensinar o 2+2.

jocivalter disse...

Ricardo, então toma lá esta então:

"Ponto final. De lá para cá, tens ganho umas coisinhas, nós outras. Menos em futebol, na realidade"

Realmente em taças Rennie temos ganho menos...

MM disse...

Jovivalter, eles este ano igualaram o Boavista em nº de títulos ganhos nos últimos 20 anos. Foi só isso que fizeram ...

Sobre o post, a questão é pertinente.
O vosso símbolo é feio, é-o, mas é o vosso símbolo e por isso na vossa perspectiva entendo que gostassem de ter uma camisola menos TMN e menos (sem nenhum) azul.

Ainda ontem a respeito da participação do Sporting num quadrangular nos EUA com o Man. City, Tottenham e RedBulls (anfitriões) falei nisso mesmo, mais uma vez. Mais uma porque já falei na questão - sobre o Sporting - algumas 50, em poucos meses.
Dói-me ver o Sporting equipar de pijama verde-fluorescente de 15 em 15 dias.
Dói-me que o faça em jogos em casa.
E dói-me especialmente que o faça em jogos europeus, como com o Atlético, em Alvalade, este ano.

Não faz sentido e desrespeita as cores e tons originais do Clube: verde escuro, branco e preto.
É puro bom-senso, e o Sporting mostra não tê-lo. Simples.

O Clube de 2 em 2 meses - é crónico e é uma acção universal, dirigida a todos os sócios - envia-me um e-mail com a referência multibanco e o valor de quotas que tenho de pagar, em atraso. Ora há dias, no espaço de meros 3, recebi não 1 mas 3 e-mails do Clube:
1 - Era mais um desses de quotas em atraso.
2 - Actualização do meu nº de sócio.
E 3 (o mais importante de todos para o caso): publicidade a uma qualquer revista de roupa. Salvo erro era roupa, não sei se a Ana, o Metralha (um abraço caro) ou o Valdemar podem corrigir - porque também o receberam de certeza - "Aproveite as vantagens bla bla bla não sei do quê", e a parte trágica deste mail foi a seguinte: nesse mesmo mail, para além da revista fazem umas considerações quaisquer ao "Campeão Iordanov". Uma coisa de mau gosto tremenda, não por terem misturado os assuntos, porque não o fizeram, mas o simples facto de terem metido as 2 coisas numa mesma página num só e-mail provocou-me alguma tristeza.

E isto é importante por causa do que o Valdemar diz: o espírito estritamente (quase) comercial que rege os Clubes hoje em dia.
O que eles não entendem é que a partir do momento em que mexem com elementos sagrados do Clube, atentam contra o Clube. E os do Sporting - pelo menos - não entendem isso, infelizmente.

Só sobre algo que disseram aí: ss alterações ao símbolo. Essas por acaso subscrevo-as. Este símbolo não é menos bonito do que o anterior (embora o leão branco tenha sempre uma carga emotiva forte, sempre que o vejo) e é um símbolo mais "potente".
O leão aparece dourado e a ocupar mais espaço, e a palavra "Sporting" aparece escrita na sua extensão total, bem como a palavra "Portugal". Perde-se o "SCP" mas ganha-se Sporting e Portugal, e a troca é portanto vantajosa, porque como sabem só há 2 Clubes em Portugal de dimensão nacional projectada na sua génese:
- Sporting Clube de Portugal.
- Atlético Clube de Portugal.
Todos os outros remetem para cidades (Porto, Braga, Coimbra, Guimarães, Setúbal e etc´s) e alguns outros ... remetem para bairros: Benfica, por exemplo.

O novo símbolo do Sporting faz jus portanto à sua dimensão nacional, na letra do nome.
E aí estiveram bem.

Só uma última coisa e que tem a ver com o Sporting e a sua inabilidade de misturar os elementos de força do Clube com mercado:
Desafio os aportinguistas que lêem isto a procurar na loja do Clube pela solene camisola Stromp, nos moldes em que a conhecemos.
Só isso. Façam-no se o conseguirem.

E só uma última coisa sobre o Benfica: pensem no azul como uma homenagem à Taça da Liga ganha por 3-0, ou ao azul dos céus voados por Vitória, ou a Vigo ...

MM disse...

Jocivalter perdão*

jocivalter disse...

"Monologos secretos" era disso que eu estava a falar!

Dartacão disse...

a questão aqui é bom senso
Neste caso das camisolas, acho que houve descuido de ambas as partes
Tanto de um lado como do outro, todos tinham a ganhar com uma camisola mais bem conseguida. Ambos vendem mais.O benfica mais camisolas e a TMN ,por essa superior venda, tem mais visibilidade.
Não é teimosia de lampião...

LDP disse...

"...só há 2 Clubes em Portugal de dimensão nacional projectada na sua génese:
- Sporting Clube de Portugal.
- Atlético Clube de Portugal."

Eu poderia rebater mais este falhanço do amigo Humberto com muitos argumentos, mas centro-me num apenas: Em que compendio de Lìngua Portuguesa é que està especificada a palavra "sporting" como sendo um termo portugues?

MM disse...

Sporting Clube de Portugal.
A projecção nacional no nome está bem expressa, de forma inequívoca: " ... de Portugal."

Entende-o como espírito visionário, embora vá muito para além disso.
Agradecidos aos Fundadores por tal.

E lamento que o teu Clube esteja - no nome - afecto a um bairro.
A culpa não é do Sporting certamente, até porque não foi o sportinguista que ajudou a fundar o teu Clube - na metade "Sport Lisboa" - quem se colou à parte "Benfica".

Já agora e mostrando algo relacionado com estas questões de imagem:

Aos 03m:00s exactos deste vídeo que descobri no Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=icsP93Ol_vM

Erk disse...

Humberto,

também eu acho que a camisola alternativa do Sporting devia ser sempre a Stromp.

E não os polos de treino fluorescentes.

No quarto, na parede junto à cama, tenho um quadro bordado à mão com o emblema antigo do Sporting. Que bonito é. E diz "campeão nacional 1999/2000".

Abraço.

jocivalter disse...

eu no quarto, na parede junto à cama tenho um calendário daqueles antigos, que me foi oferecido pela Garagem Central da Amadora, com a foto de uma moça norueguesa. Ui, que bonito que é

Ricardo disse...

"Jovivalter, eles este ano igualaram o Boavista em nº de títulos ganhos nos últimos 20 anos. Foi só isso que fizeram ..."

Eles quem, Humberto?

Ricardo disse...

São as melhores, Jocivalter. Vives na Amadora?

jocivalter disse...

Por acaso já vivi, mas tive que me retirar à uns anos atrás!

ana disse...

joci, para ti, tudo o que tenha mais do que duas linhas e não teça loas ao teu clube é um monólogo secreto...

Ricardo, só não consegues é dissociá-los, porque a Ferreira Leite não permitiu que isso acontecesse. Desde sempre que têm andado juntos, Benfica e Sporting...

pitons na boca disse...

Realmente, é linda essa necessidade de se colar ao país inteiro, com medo que não o reconheçam.

Talvez por isso, no estrangeiro Benfica é Benfica, Sporting é Sporting Lisbon, para terem a certeza.

Quiçá a diferença entre um clube que tem o nome do país e ficou-se a esse nivel, enquanto que um com nome de bairro tenha atingido nivel mundial...
;)

Quanto à nova blusa, tal como disse o Ricardo, não gosto particularmente da imagem "Salgueiros" que me faz lembrar aquele pedaço de branco atrás do EMBLEMA (símbolo? a águia... logótipo? mas isto é alguma empresa?).

ana disse...

Valdemar... consta que vai ser mais ou menos assim...

http://2.bp.blogspot.com/_TWIf7xtP5b8/S9swmPIo2uI/AAAAAAAAALw/UYNWhjU4Sj4/s1600/99050466.png

MM disse...

Ricardo: eles, Vós.
Mas por acaso o benfica não alcançou o Boavista, oque fez foi distanciar-se.
No início desta época estavam lado-a-lado.

Vou fazer copy-paste porque é matéria factual:

"Podemos, portanto, afirmar que o Boavista, neste período de 10 anos, foi a terceira força futebolística em Portugal, e o benfica a 4ª."

Vejamos:
O benfica entre 95/96 e 03/04 não ganhou absolutamente nada.
O Boavista ganhou: Taça em 96/97, Supertaça em 97/98 e Campeonato em 00/01, superando ainda o benfica nos campeonatos de 98/99 (Boavista 2º, benfica 3º) e 01/02 (Boavista 2º, benfica 4º), atingindo as meias-finais da Taça Uefa em 02/03 e tendo duas participações na Champions League (99/00 e 01/02).

No período a que me refiro (período que não esse de 10 anos mas um outro mais largo), e factualmente, na questão Sporting - benfica temos:

Sporting:
2 campeonatos
4 Taças de Portugal
5 Supertaças
Total de 11 títulos.
Participações na CL:
97/98, 00/01, 02/03, 06/07, 07/08 e 08/09
Uma final europeia (04/05) e mais segundos lugares.

O benfica apresenta:
2 campeonatos
2 Taças de Portugal
1 Supertaça
2 Taças da Liga
Total de 7 títulos.
Participações na CL:
98/99, 05/06, 06/07 e 07/08, com a melhor participação europeia a ser uma presença nos quartos-de-final da CL em 05/06 (batido pelo Barcelona) e menos segundos lugares.
O benfica teve ainda a agravante de ter ficado em 2 anos fora de qualquer competição europeia ao passo que o Sporting é o único dos 3 grandes a quem nunca tal aconteceu, até hoje, na sua história.

Evidentemente, o Sporting tem, neste período, melhor currículo do que o benfica."

Valdemar, para mim o símbolo antigo do Sporting terá sempre mais significado do que este, sem dúvida. O que digo é, se quiser ser justo, tenho de reconhecer que este está mais conseguido. A única dúvida que tenho é sobre a cor do leão, porque no resto, este tem bastante mais força.
Um abraço para ti também caro leão.

Pitons na Boca, o vosso domínio não é mundial, mas sim planetário.
Ontem andava a ver um longo documentário sobre a próxima final da LC e parte dele dedicou-se ao palco: o Santiago Barnabeu.
A última vez que um título da prova máxima da UEFA foi naquele estádio erguido foi em 1980.

Sabem quem o ergueu? Assim de memória não, mas eu humildemente digo-vos quem foi:
O Notthingam Forest, histórico inglês.
E sabem o que significou essa Taça dos Clubes Campeões Europeus erguida em Madrid? Uma repetição, uma vez que o tinham ganho no ano anterior também, em 1979.
Infelizmente - para eles - muito pouca gente hoje associa o Notthingam Forest a um qualquer tipo de potência desportiva.
E imaginem agora que no lugar de ter acontecido em 1980, tinha acontecido na década de 60 ... e concluam o resto.

Sem achincalhamentos e de forma séria portanto: No Futebol, apenas o FC Porto pode gabar-se de ser hoje uma potência desportiva reconhecida a nível europeu.
No Futebol, repito.
E mesmo este - Porto - tem nesta matéria problemas de afirmação. É o que tem menos dos 3, mas tem-nos, porque é assim mesmo, advém-lhe de estar sediado em Portugal.

Não tenho duvidas que para muita gente em muito país por este Mundo fora o nome "Porto" sugira uma temática qualquer relacionada com um extraordinário e reconhecido vinho, e não tanto com potência futebolística.
Injustamente - para o Clube - mas é um facto. Tem que ver com marcas e a sua força, e tem que ver com a noção errada de que o Futebol é desporto-Rei no Mundo, quando factualmente, não o é.

Que eu não vejo ninguém do FC Porto chamar-se glorioso ou ambicionar ser mais do uma nação, é também um facto.
Quando até são os que mais motivos têm (de longe) para o fazer, no Futebol.

Ana, a camisola é bonita, vamos é lá ver como é que a publicidade vai ser disposta. Atrás vira o Super-Bock julgo, à frente ... vamos ver.
Mas seria bom que os pijamas verde-alface desaparecessem do mapa, isso seria.

MM disse...

O copy-paste engloba tudo o que vá até aqui:
"(...) Evidentemente, o Sporting tem, neste período, melhor currículo do que o benfica."
Estão aí umas "aspas" a mais e para que não seja subtraída ao dono a pertença total desse apanhado, que de resto, é factual.

LDP disse...

Lolada fenomenal pà!

Agora abre o wikipédia e vai là confirmar se realmente "o Sporting é o único dos 3 grandes a quem nunca tal aconteceu (ausencia de qualquer competição europeia), até hoje, na sua história."

Agora é que os tomates do menino vao descair até ao nìvel do solo...

Dartacão disse...

O que dizer sobre isto?Queres ver que me enganei no clube que adoro?Queres ver os adeptos do Boavista estão mais satisfeitos que eu?Ainda me lembro dos festejos do Boavista,que festa!!!
Falam falam...
Vão lá fora vá...perguntem pelo Boavistão!
Do Benfica ninguem fala...somos um clubezeco que ganhou umas coisas.
No dia que tivermos mais campeonatos e taças que os outros eu quero ver...só espero ser vivo nesse dia

jocivalter disse...

Camarada MHumberto, finalmente consegui ler um post teu de início ao fim!

Se não percebes-te esta discussão começou com o facto de a nossa cara Ana ter considerado que nós fomos Gloriosos nos anos 60, e vocês tiveram a vossa "glória" anos 50. A partir daí a coisa foi ela por ela, uma vez ganharam uns, outra vez outros. Foi mais ou menos isto que foi dito.

Nós sabemos bem que as nossas ultimas 2 décadas foram más (bem más), aliás qualquer Benfiquista o consegue reconhecer.

Agora também não serão vocês, no alto dos vossos 5 campeonatos em 40 anos, o melhor exemplo de clube ganhador...

MM disse...

Caro labrego, mais uma vez - e de forma não surpreendente - preferes simular ataques sobre o autor e não tanto sobre o que é dito:
Deixa a nu a tua incapacidade e menoriza-te, em exclusivo. Aconselho-te a não perder muito tempo em ataques de outra espécie porque significarão isso só: perda de tempo.

Quanto ao mais, raramente recorro à Wikipédia, depende. Há sítios melhores e mais indiciados para recolher informação: sítios outros que não editados por utilizadores, como esse.
Aconselho-te portanto a mudar de enciclopédia online porque a algumas pessoas - e infelizmente para ti - essas bacoradas não passam desapercebidas.

A única vez na sua - longa - História que o Sporting não disputa uma competição europeia deveu-se a motivos estritamente não-desportivos, porque nas classificações futebolísticas desde 1921 até hoje, nunca o Clube veio abaixo do 5º lugar.

Faz dessa forma menos figuras e vai-te informar antes de escrever sobre os temas, é o único conselho que te posso dar.

MM disse...

Jocivalter o comentário último não era para ti evidentemente.

Tudo certo isso, evidente. A liderança nos 32 campeonatos do Benfica para os 27 do Porto, os 22 do Sporting, os 4 do Belenenses e os 1, 1, 1, 1, de Boavista, Olhanense, Maritimo e Carcavelinhos devem-se à década de 60.

Domínios diferentes em épocas diferentes.

Ricardo disse...

Como é curiosa a forma como decidimos investigar e historiar as coisas, não achas, Humberto? Portanto, se entendi os dados que aí meteste, tu queres falar do período entre 95 e 2010, é isso? Alguém perguntará: "mas porquê desde 95? O Humberto tem alguma razão objectiva para começar aí a sua pesquisa?" Factualmente, como ele próprio gosta de dizer, tem: é que se o Humberto andar 5 anos para trás, toda a sua teoria cai como cartas mal amontoadas num castelo periclitante.

Mas o mais curioso é que o Humberto começou por falar em "20 anos" para depois, na resposta que me deu, por alguma razão obscura (já foi explicada), se decidir antes por uns convenientes 15 anos, a ver se a coisa batia certo.

Sabes o que te digo, Humberto? Os últimos 20 anos foram os mais desastrosos da História do Benfica (sendo que alguma recuperação desportiva vem sendo feita, tendo neste título um ponto de partida para mais décadas de glória). Mesmo assim, o Benfica tem, desde 1990 (ou seja, os tais 20 anos que primeiramente falaste e depois encurtaste), 4 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 2 Taças da Liga. Ou seja, no pior período da História do Benfica, o Benfica tem o dobro dos campeonatos do Sporting. Sintomático, não é?

Mas eu podia fazer como tu e alargar o tempo estudado até a um título ganho pelo Sporting e então decidia estudar o tempo que medeia entre 83 (em 82 ganhou o Sporting) e 2010.

Nestes 27 anos, temos o Benfica com isto:

- 8 campeonatos nacionais
- 7 taças de portugal
- 3 supertaças
- 2 taças da liga

O Sporting, nestes últimos 27 anos?

- 2 campeonatos nacionais
- 4 taças de portugal
- 6 supertaças

Ora, então não é que o Benfica, tem 20 títulos contra 12 do Sporting nos últimos 27 anos, tendo passado, como se sabe, por 10 anos de autêntico desgoverno?

É como dizes, Humberto: não há mesmo comparação entre a grandeza de um e de outro. Nesse ponto, estamos de acordo.

ana disse...

Joci, estás armado em puke. A Ana disse isto:

"De lá para cá, tens ganho umas coisinhas, nós outras. Menos em futebol, na realidade."

Ou seja, a Ana não disse que era ela por ela no futebol... se quiseres ir ler o comentário na totalidade e até ao fim...

Dartacão disse...

Ricardo....

E o Boavista?Fala do Boavista!!!Esses são os nossos rivais momentâneos

Vou trocar de clube! Salgueiros!!!!

ou como a nossa amiga Ana gosta....Salgueiiiiiiiiiiirosssssss

jocivalter disse...

Caro Humberto, a diferença dos 32 campeonatos do Benfica para os 22 do Sporting, não se resumem à década de 60. Simplesmente porque de 1970 para cá, vocês ganharam 5 e nós ganhamos 15.
A nossa década de 60 é simplesmente melhor que as 2 que se seguiram devido ás conquistas europeias.
As décadas de 70 e 80 foram igualmente muito proveitosas para os nossos lados

jocivalter disse...

Oh Ana, uma coisa leva a outra. Se não era isso que querias dizer, não percebo o porque de reduzir o argumento aquela frase...

Ricardo disse...

Dartacão, do Boavista não vou falar porque nem vale a pena. São tão melhores, têm muito maior projecção internacional, são muito mais titulados do que nós. Comparei apenas com o Sporting, porque, mal por mal, ainda se disfarça como um grande. O Boavista, esse, é enorme! Não temos hipótese alguma.

ana disse...

Joci... oi?

jocivalter disse...

Aliás foi com todo o mérito que o 3º maior clube da cidade invicta tem os títulos que tem. Agora festejam com justiça na 2ª Divisão.

Dartacão disse...

3º??? Dás o meu Salgueiros o 2º???
SALLGUEIIIIIIIIIIIROSSSSSSSS

jocivalter disse...

Ana, tu sabes o que eu quis dizer.

jocivalter disse...

3º clube do Porto sim.

1º SL Benfica
2º FC Porto
3º Boavista
4º Salgueiros 08
5º Águias da Areosa

Curioso que 3 dos 5, têm a Águia como divisa!

MM disse...

Jocivalter claro isso, sem dúvida.
Não foi só a década de 60 evidentemente.
O que digo é que em quase 100 anos de Futebol 1 Clube tem 32 títulos de Campeão Nacional, e um outro tem 22 títulos de Campeão Nacional.
Um terceiro, tem 27, e nos últimos 20 ou 30 anos ganhou 3/4 ou mais dos Campeonatos em disputa.

E perante isto:

Uns são gloriosos e os maiores do Planeta: 32 para 22 é de facto uma diferença brutal.
Outros, pouco entram nesse tipo de discussão de tão habituados que estão a ganhar.
Eu - não tenho a pretensão de falar em Nós - vou fazer café.
Um abraço.

Ricardo eu não investiguei nada, isso faz parte de uma outra discussão tida noutro sítio.
Peguei nela por uma questão de facilidade só, para mostrar que durante 10 anos o Boavista superou-vos. Nada mais, porque de resto não preciso de contar títulos: tenho lá mais de 14 000 e, daqui por uns dias espero que o Sporting dê o meio-passo necessário para lhes juntar mais 1 que será extremamente importante para o Clube.

Já agora e só sobre o Sporting, verei essa questão da Competição Europeia em 1975 (julgo ter sido este o ano). Só para ter a certeza.
Ou então: para vir aqui desmentir-me e reconhecer o engano.
Fá-lo-ei sem quaisquer problemas, se for o caso.

jocivalter disse...

Humberto, antes de ires fazer café, podias deixar também uma palavra de apreço ao Salgueiros?

pitons na boca disse...

oh Humberto, mas onde é que eu falei em "dominador universal ou planetário ou mundial"??? Será que os sportinguistas que me respondem hoje são todos burros??!!!??

Não aprendam a ler, não... dass!!!!
Querem lá ver que o teu clube não é chamado no estrangeiro de Sporting Lisbon?!

Que merdinha de argumento: "ah e tal, mas nós temos o nome do país no nome do clube"... peninha os de lá de fora raramente se lembrarem disso.

LDP disse...

Ora bem, consta que em 72/73 e em 75/76 o clube do Humbetinho quedou-se pelo quinto lugar. Agora, eu nao quero ser desmancha prazeres e remeto-me à minha multipla condiçao de labrego, incapaz e ignorante, mas acho que até a ana sabe que desde que foi criada a taça uefa nem sempre o quinto lugar deu presença assegurada na dita prova.

pitons na boca disse...

Em 73/74 foram à taça das taças... em 75/76 é que não puseram lá os pés.

ana disse...

em 75/76 foram à taça uefa. em 72/73 é que não faço ideia, mas posso informar-me e dizer-vos noutro comentário, para chegarmos aos 70, que acredito venha a representar novo máximo aqui no Banco. Não é assim, sor Caneleiras?...

Joci, num sei não. Eu até te mandei ler a "totalidade até ao fim".

ana disse...

Ora bem, para comentário 70, nada como reportar-me à década de 1970... há para aqui buracos. E não é só nesta década. O porquê deles, alguém que esclareça, que isto de números e estatísticas não é comigo...

1970/1971 – Taça dos Campeões

1971/1972 – Taça das Taças

1972/1973 – Taça das Taças

1973/1974 – Taça das Taças

1974/1975 – Taça dos Campeões

1975/1976 – Taça UEFA

1977/1978 – Taça UEFA

1978/1979 – Taça das Taças

1979/1980 – Taça UEFA

Falta aqui a 1976/1977. Terá sido essa que se falhou? É que a lista tem mais buracos.

É que para trás, há estes "saltos":

1958/1959 – Taça dos Campeões

1962/1963 – Taça dos Campeões

1963/1964 – Taça das Taças

1964/1965 – Taça das Taças

1966/1967 – Taça dos Campeões

1970/1971 – Taça dos Campeões

E "prontus". Témanhã ou talvez não.

Sérgio_alj disse...

Em 76-77 o Sporting não participou nas provas da UEFA!

Boavista, Porto, Benfica e Belenenses!

Sérgio_alj disse...

Segundo o site oficial das contas da UEFA (rankings), o Sporting tem 50 participações, o Benfica 49 e o FC Porto 48...

jocivalter disse...

Não entendo onde querem chegar com isso, se ficaram de fora ficaram, se não ficaram dá igual.
Parece discussãozinha de criança, a ver quem faz mais piralha ao outro.

ana disse...

O Sporting terminou o campeonato de 75/76 em quinto.

joemorales disse...

Para o Sporting ter 22 campeonatos há que contabilizar para o lado do Benfica as épocas anteriores a 1934/35 também. Sendo assim, Benfica 35, Porto 28 e Sporting 22.

http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html

Ou então 32-24-18.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_portugu%C3%AAs_de_futebol

Acho engraçado à informação selectiva.

Mudar o símbolo do GLORIOSO? Ridículo. Mas essa mancha azul realmente deveria desaparecer.

LDP disse...

Nao estàs a ver o cerne da coisa, Joci.

é que o Medalhas, do alto da sua cagança afinal nao sabe que o seu clube nao é o unico que nao sei o que.

Portanto, deixem-me labregamente concluir a coisa...

















FAIL!

joemorales disse...

"Anos de ouro
Os anos de quarenta e cinquenta foram fabulosos para o Sporting. Dez dos 18 títulos de Campeão Nacional de Futebol conquistados pelo Sporting até hoje aconteceram nesses 20 anos"

Tirado daqui.

http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Clube/Clube_HistoriaSporting.asp

HUmberto, explica-me lá os 22??

LDP disse...

Joe, a clarividencia e conhecimentos ao nìvel de pedras da calçada jà ficaram patentes com o mito em que o rapaz tem vivido todos estes anos, pensando que o sporting é a unica equipa portuguesa que todos os anos participou em provas da uefa.

Portanto o mais certo é que ele hoje jà nem responda. Ou porque està fulo por ter sido ultrapassado por um bando de labregos no que toca à història do seu clube, ou porque hoje ninguém ainda falou no campeonato ibérico de petanca feminino de sub-19, nao podendo ele assim demonstrar quantas medalhas o seu clube portugues com nome estrangeiro ganhou.

PS: "A única vez na sua - longa - História que o Sporting não disputa uma competição europeia deveu-se a motivos estritamente não-desportivos, porque nas classificações futebolísticas desde 1921 até hoje, nunca o Clube veio abaixo do 5º lugar.

Faz dessa forma menos figuras e vai-te informar antes de escrever sobre os temas, é o único conselho que te posso dar."


Fail ao cubo.

pitons na boca disse...

Peço desculpa, no meu ultimo comentário queria dizer 76/77 e não 75/76... foi a pressa de me despachar para ir dar uns pontapés na bola.

Alguns já devem conhecer (se calhar todos), mas este site é muito bom para ver o historial das competições europeias (e de selecções também, se se dirigirem para a main page do estaminé).

http://www.rsssf.com/ec/ecomp.html

Sérgio_alj disse...

Eu tambem gosto muito de estatistica, então vamos a contas!

Do 4º lugar (inclusive) para baixo:

FC Porto - 18
Sporting - 15
Benfica - 5

Ou seja, prefiro ficar uma vez em 6º lugar, do que (como o Sporting) ficar 4 vezes em 5º lugar!

Erk disse...

"Ou seja, prefiro ficar uma vez em 6º lugar, do que (como o Sporting) ficar 4 vezes em 5º lugar!"

Sérgio, cito-te sem qualquer malícia. Podia fácilmente ter citado outra coisa qualquer de outro qualquer que aqui comenta. Era tua a frase que estava mais à mão.

Preferes ficar? Os tomates. O teu clube é assim, e tu adoras.

Cada qual que aqui defende a sua causa, coisa que eu acho muitíssimo bem,

mas defende o que é o clube. Se o clube fosse outra coisa qualquer, defendiam na mesma.

O Sporting nunca deixou de ir à Europa? Talvez. Mas se alguma vez deixou de ir, não é por isso que o vou amar menos.

O Benfica ficou uma vez em sexto? O adepto diz que prefere, a ficar 4 vezes em 5º. Entendo. Mas se assim não fosse, defendia outro pormenor igualmente insignificante.

O Porto é a equipa mais antiga de Portugal? Que importa os anos de interregno, em que a actividade esteve reduzida a zero, para o adepto?

O adepto defende o clube até à morte, contra factos e argumentos, contra a realidade, contra os números.

Fico orgulhoso por o Sporting ter a segunda maior vitrina de troféus olímpicos.

Mas se não tivesse, era Sportinguista com igual orgulho.

Portanto, é um pouco vago, andarem a comparar tamanhos.

Podemos passar ao post seguinte?

LDP disse...

Mas entao o Medalhas nao responde?

The Wall disse...

Antes de mais lamento que não se consiga ter uma discussão séria sem ir parar à conversa habitual do "quem tem a pila maior".
Só queria dizer que a concordo com a campanha e está bem feita e espero que tenha sucesso. Seria sinal que os dirigentes em Portugal começassem a respeitar os sócios e adeptos. Eu pessoalmente não compro uma camisola do Sporting há anos porque têm sido horriveis desde que mudámos para a Puma e pelo link que a Ana postou aqui não vejo que melhore. No caso concreto do Sporting, não só as camisolas tem qualidade duvidosa (quem são os responsáveis da escolha???) como a publicidade nunca respeita as risca do equipamento nem a côr. Excelente campanha e espero mesmo que consigam mudar as coisas.

Pesquisa personalizada