segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resposta á corja..

Tendo em apreço o jogo da 29ª jornada da Liga 2009/10, entre o FC Porto e o SL Benfica, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.

42 comentários:

LDP disse...

Consta que ontem tiveste duas oportunidades de golo contra uma das equipas com menos futebol da Liga, acabando a Naval (pasme-se!) por ganhar(a sério, pasme-se mesmo?).

Mas tu estàs é preocupado em dar voz às manhas dos maiores mal-cheirosos da història do desporto em Portugal, na tentativa destes recriarem os climas dos anos 80 e 90.

és muito pouco para o que um clube como o sporting merece. Como adepto e como pessoa.

Sérgio_alj disse...

O Tio é portista pá!

joemorales disse...

O Tio é otário pá!

Dartacão disse...

E os jogadores do Benfica que conseguiram partir os vidros e ficar com os estilhaços em cima`. É obra!Mas se a policia disse que não houveram arremessos...é porque não houve.
E as bolas de golf?...é um mito!!
Parvo foi o Luisão que não aproveitou o telemovel lançado para fazer umas chamadas à borla. Outro parvo foi o Quim...tanto isqueiro e ele não apanhou nenhum. Já vi lojas chinesas com um stock menor do que ele poderia ter.
Em resumo, somos uns parvos e queixinhas!!

Unknown disse...

TIO,

esqueceste as escutas?

É que existem lá umas, que demonstram a forma de trabalhar do teu clube, é com comunicados destes a tentar branquear tudo que se passou e envolveu o jogo. É a estratégia do teu clubezeco, criam aquele ambiente em volta do jogo, e depois lançam estes comunicados.

Tio, o povo não tem memória assim tão curta.

lol... faz-me lembra o video, em que escrevem n'abola um comunicdo a dizer que o Deco não quer ir à selecção, por causa disto e daquilo, despois ouvimos um reinaldo a dizer, "foi genial senhor presidente, só mesmo o senhor"

LOLOLOL

Erk disse...

Esta porra vai de encontro ao que eu estou cansado de dizer:

O Porto, clube, é um antro de corruptos e malfeitores, cujo objectivo é dominar a liga nacional, quando possível com futebol no relvado, mas nos bastidores, se tiver que ser e sem pensar duas vezes.

Mas ao benfas fica-lhe mal o papel de virgem ofendida.

Todos sabemos que o objectivo não é a pacificação e limpeza do futebol nacional,

mas sim a substituição do Porto nos locais de influência.

Por um lado, é pena que o Sporting não entre nestas jogadas de bastidores e de poucas-vergonhas, porque é sinal que jamais conseguirá ombrear com os outros dois grandes, jogando apenas futebol no relvado.

Por outro lado, eu e os Sportinguistas estão de consciência tranquila neste assunto.

O Porto e o Benfica merecem-se. E os respectivos adeptos merecem-se.

E dou um exemplo. Os adeptos encarnados que se indignaram com o "passarinho" do Cristiano Ronaldo aos insultos que vinham da bancada num certo Benfica-Manchester, são exactamente os mesmos que não viram ou não querem ver nada, ontem, no gesto do capitão de equipa do Benfica para as bancadas.

E é toda esta falta de coerência que fazem as acusações do Sporting de andar associado ao Porto, soar ao mesmo que o zurrar de um burro.

LDP disse...

Estàs a pintar, também tu, a coisa com as cores erradas, Valdemar.

Para começar, digo-o aqui que acho que o Luisao errou ao fazer aquilo. Nenhum jogador do Benfica pode faze-lo, principalmente se é um jogador de renome, com presenças assiduas na selecçao brasileira e para mais capitao da equipa do Benfica. Ele, ou qualquer outro jogador de outro clube nao podem comportar-se assim...

Depois, meteres limpeza e pacificaçao do futebol no mesmo saco é errado também. Porque com limpeza, ao menos eu, entendo que sejam atitudes como denunciar o que està mal e por culpa de quem, e pedir que quem foi contra os regulamentos nao olhando a meios para ganhar pague pelo que fez. Hà exemplos recentes, alguns ridiculos, como o dvd ao ministro, mas outros bastante necessàrios ainda que tenham caìdo em saco roto - como as queixas na uefa. Nao te podes insurgir contra quem quer limpar o futebol, pois o Dias da Cunha foi talvez o percursor disto, quanto a mim um dos poucos sportinguistas a ter tomates no clube nos ultimos 10 anos.

Obviamente que depois disto a pacificaçao é impossivel, no plano actual, qualquer portista a ver como o Benfica joga e ganha e ainda junta a isso uma atitude de denuncia contra os senhores que geriam (ou gerem ainda?) o sistema até aqui hà bem pouco tempo, demonstra descontentamento obvio. Uns de maneira mais inteligente, outros como simples animais.
Porque também eles ouviram as escutas do seu pròprio presidente, mas nao dao o braço a torcer, continuam até a renovar-lhe o cargo de presidente eleiçao apòs eleiçao, sabem que o porto nao serà o mesmo sem pinto da costa e este sabe que sem o porto passarà o resto dos seus dias em tribunais, preso ou nao, vide o exemplo de Valentim.

O porto e o Benfica nao "se merecem". O desporto é lealdade para com o adversàrio mas também para com as capacidades fisicas, tecnicas, mentais, etc de cada jogador e de cada clube. Tendo como objectivo primordial ganhar. Treinar mais e melhor e ganhar, ser mais astuto em campo, mais ràpido, mais alto.
Sò que quando finalmente ouves com os teus pròprios ouvidos que o presidente e seus assessores do clube dominador das ultimas décadas distribuia putedo pelo paìs para meter os àrbitros a apitarem para ele, sò um pensamento te pode vir à cabeça... Em bom portugues: "filhos da puta, andaram aqui a enganar a malta, mas agora quem os fode sou eu!" - isto é o pensamento dos benfiquistas e de muitos sportinguistas, menos, como jà se viu, de JEB e da sua direcçao. Por isso mesmo, a limpeza do futebol continua a ser um processo lento e sem grandes resultados até agora. Porque falta là o Sporting! Isto sim, é falta de coerencia. Tal como estar em alvalade a ver a sua equipa construir apenas 2 oportunidades de golo em 90 minutos contra uma das equipas com futebol mais amador da Liga, perder o jogo, mas aplaudir golos do porto em outro estàdio...sem sequer pensar "aplaudir os corruptos? nem morto, é preciso manter o nìvel."...isto, amigo Valdemar, é mesquinhez ao seu mais alto nivel. Isto, é falta de coerencia e de auto-estima. é a maneira visceral com que certos sportinguistas observam o fenòmeno futebol. Isto, é um comportamento burro.

Repórter H disse...

Tio, tomares as dores dos outros é mesmo bonito. Um gesto altruísta que só ao teu alcance.

Ver o FCP armado em virgem ofendida, é assim como a Ciccolina, vir dizer: "aquela gaja é um bocado puta, não acham?".

O inverso é também verdade.

Tal como na história das pedradas no ano passado na final do jogo de juniores, os clubes deveriam era ter vergonha e vir pedir desculpa aos 98% de adeptos que apenas querem ir ver a bola. Os restantes 2%, são um caso de polícia e deveria ser a polícia a tratar deles.

Já agora, os vidros dos automóveis (autocarros incluídos) quando partidos, não se desfazem em cacos, nem são projectados estilhaços. São concebidos de modo a que em caso de acidente, os passageiros estejam o mais protegidos possível.

Erk disse...

Flash Interview:

Reporter,

mas há por aí clubes que mantêm com as próprias claques uma duplicidade, na qual não vêm alguns casos de polícia que fazem das claques, bases para o tráfico de droga e outras malfeitorias. Não apoiam oficialmente, mas também não as repudiam. Não têm responsabilidades com elas, só as vantagens. Gostam de ter o ambiente no estádio que elas proporcionam, e até o invocam oficialmente, mas lavam as mãos em caso de problemas.

Low,

a época passada, onde não houve futebol estratosférico, as alegrias da generalidade dos Benfiquistas (Taça da Liga aparte), foram as eliminatórias Europeias do Sporting. Claro que à hora a que o Bayern ou o Barcelona jogavam contra o Sporting, não havia jogo na Luz, senão...

pitons na boca disse...

Imagino que já tenham visto que afinal o Luisão não atirou nada para a bancada... e que tal retratarem algumas das coisas que dizem por aí?

Quer dizer, o Tio não penso que seja capaz de o fazer...

LDP disse...

Valdemar, mais uma vez a comparar o imcomparàvel apenas para justificares uma coisa que gostarias que fosse verdade. A unica vez que eu e tantos benfiquistas sentiram algo parecido com alegria foram os jogos com o Bayern. Isto, depois de meses e meses a ouvir a boquinha dos "quatro quartos lugares e voces népia!", assim sendo é normal um sorriso malicioso de cada vez que o Polga&Companhia ficava a ve-las passar.

Portanto, e dentro do enquadramento que fiz antes, espero que nao estejas a comparar isso com o que sucedeu nas bancadas contra a naval. Ou o presidente do Bayern tem escutas no youtube onde fala com o Paraty a prometer-lhe umas férias em casa sua em Munique?

Ricardo disse...

Pior do que corruptos, só mesmo lambe-botas de corruptos.

Com adeptos assim, não espanta que o Sporting esteja na decadência total.

Erk disse...

Penso que vocês 3 são o exemplo perfeito do benfiquista médio.

Pitons,

não atirou, porque é demasiado inábil/mongo para o fazer. A intenção era essa. Talveznão seja castigado, mas isso é o que menos importa. Deixa ouvir mais algum benfiquista a falar num certo pirete do Cristiano Ronaldo...

Ricardo,

disseste tudo. Aproveito para te recordar que o teu orelhas lambeu profícuamente as botas e sabe-se mais o quê ao papa, quando eram amigos. Só quando lhe quis tomar o trono da corrupção, é que mudou de métodos.

Low,

precisamente. Como o Benfas ficou atrás do Sporting, e com poucos motivos desportivos para se alegrar, apenas sorriu com o desaire do Sporting. Foi o que eu disse.

Há uma coisa que o benfiquista não entende ou não quer entender porque lhe dá jeito. A diferença entre o Porto e o Benfica, é que o primeiro, dominou os bastidores durante décadas, e o outro, se preparava para o fazer. Para "fazer as coisas por outro lado". Está lá na cassete. O campeonato dos sumaríssimos, os castigos ao Hulk e Sapunaru, são os resultados do esforço em meter peões em lugares-chave.

A diferença entre um gajo atirar uma bola de golf da bancada, e um jogador descoordenado que, apesar da intenção, nem isso consegue fazer, é o perfeito simbolismo de estarem bem uns para os outros, e do profissionalismo e amadorismo de uns e outros na prática da movimentação dos bastidores.

Ricardo disse...

Valdemar,

"Aproveito para te recordar que o teu orelhas lambeu profícuamente as botas e sabe-se mais o quê ao papa, quando eram amigos. Só quando lhe quis tomar o trono da corrupção, é que mudou de métodos."

Primeiro, o orelhas não é "meu", porque eu não gosto dele nem um bocadinho. Depois, o orelhas lambeu as botas que muito bem quis ANTES de representar o Benfica, o que é substancialmente diferente de um lambe-botas que, DURANTE a sua presidência, lambe as botas do pintinho (veja-se Bettencourt e sua panóplia).

E, Valdemar, faz um favor à tua inteligência: por mais que queiras razões para não gostares do Benfica, nunca metas no mesmo saco o Benfica e o Porto. Nunca! Muito menos quando falas em movimentações de bastidores.

É uma questão de princípio.

ana disse...

"nunca metas no mesmo saco o Benfica e o Porto. Nunca! Muito menos quando falas em movimentações de bastidores."

Loooooool!!

Porquê?!?! Lembras-te dos Cunhas Leais e Adrianos Afonsos (RIP)? E se hoje em dia os nomes são outros, o modus operandi é igual.

ana disse...

Quanto ao comunicado... vindo de quem vem, perde toda a credibilidade. Diz o roto ao nu...

LDP disse...

Pah, o Ricardo respondeu na perfeiçao aquilo que pensava escrever enquanto lia o teu comentàrio, Valdemar.

Portanto nada tenho a acrescentar a nao ser o desejo de nunca sentir que o meu clube me envergonhe como està a acontecer ao tio. Pois dar o braço a atitudes portistas em copy/pastes de pura hipocrisia azul e branca sò pode ser sinal de um total descontrolo emocional que sò prejudica cada um dos sportinguistas que pensam assim...

LDP disse...

e pronto...carrego no enter e vejo que a ana é mais uma que insiste em lamber a bota do pc.

Nao hà um pingo de amor-pròprio nessas mentes.

Pobre sporting, pois se estes sao os adeptos de hoje, nem quero imaginar o que irao ensinar aos de amanha, visto que o trabalho de sapa tem de ser feito.

Bengas disse...

Ricardo,
Eu meto. É isso mesmo: farinha do mesmo saco. Eu estava uns 20 metros acima do espectador assassinado pelo very light. Também já fui apedrejado nas extintas Antas. Mudam apenas as moscas.

Subscrevo na íntegra tudo o que diz o Reporter.

E, nisto tudo, é a hipocrisia de uns e outros – todos a agredir, todos a manipular, todos a beneficiar de arbitragens tendenciosas que decidem jogos e troféus (apito dourado para o Porto, Liga de 2005, Taça da Liga de 2009 e Benfica-Sporting deste ano, por exemplo) e todos a fazerem declarações mentirosas – que mais vem ao de cima.

Este comunicado tem meia verdade: a relativa ao Benfas. Seguramente que o Benfas emitirá outro até ao final do dia com outra meia verdade, sobre o Porto. Zangam-se as comadres e vem tudo ao de cima.

LDP disse...

Podias ter continuado calado, bengas...

joemorales disse...

Bengas, comadres? Outro otário.

Ricardo disse...

Eu ia argumentar de forma séria ao que a Ana e o Bengas disseram. Mas... para quê?

Anónimo disse...

poeta, nao vale a pena argumentares, ja todos perceberam que a merda é igual!!

não percas mais tempo em argumentos sérios pq de sério vcs tem muito pouco!

LDP disse...

Deve ser complicado acordar todos os dias e decidir insistir em carregar o peso de ser-se um fundamentalista mesquinho, tio. é talvez a unica coisa em que sejas coerente na vida.

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio_alj disse...

Falam os adeptos do SPorting, aqueles que mal viram o autocarro do FC Porto, se debruçaram todos num varadim e este não aguentou...

Consequencias? Dois adeptos do Sporting mortos!

Memória curta? Não, selectiva!

ana disse...

eta comparação mais estúpida... haja paciência. Acabo de eliminar um comentário meu em resposta ao vómito e ao bee gee porque me excedi, e levo com este logo a seguir. óminhanossassenhora...
Eu ainda não vi aqui ninguém dizer que os sportinguistas são uns santinhos, porque farta de fazer merda está a Juve Leo, por exemplo... comentou-se o despropósito do conteúdo do comunicado vir de quem vem...

Sérgio_alj disse...

Comparação não, constatação!

Todos têm sangue derramado e todos são da mesma laia!

Agora é acabar com eles!

Bengas disse...

Morales: Vai chamar otário a quem te fez as orelhas, ò meu granda ordinário.

ana disse...

Tal como o despropósito da conversa do papagaio sem penas sobre o arremesso de bolas de golfe e de não perceber como passam elas pela segurança, e vermos petardos arremessados para o relvado no estádio da luz, no jogo contra o Liverpool, quase acertando no 5º auxiliar. Uns com petardos, very lights e pedras, outros com bolas de golfe, facas, outros com pedras. É tudo uma merda. E o pior é que, se se sabe quem prevarica, devia-se obrigar esses energúmenos a permanecerem nas esquadras da zona de residência de cada qual sempre que houvesse jogo da sua equipa. Isso, sim, seria fazer alguma coisa pela segurança nos estádios...

LDP disse...

Tentando voltar ao futebol dentro das quatro linhas, que é o que interessa, ontem o Humberto presenteou-nos com isto: "Esta cabala ficará para a História:
Leva-se ao colo durante 29 jornadas.
Joga-se contra 10 em 2/3 do Campeonato.
Joga-se contra 10 e tem-se um penalty durante o 1/3 do Campeonato."

Pois, n'a bola acabei de ler o seguinte:

"O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.

A grandiosidade da época encarnada justifica estes dois recordes, arrebatados ao Porto (305 minutos na época de 2000/01) e ao Sporting (16 adversários expulsos na Liga de 2004/05). Semana a semana, o Benfica enfrentou adversários hiper-motivados, nos limites, quase descontrolados, procurando arrastá-lo para jogos de combate e nivelamentos por baixo. Quase sempre, a força mental dos lisboetas sobrou para as encomendas, mas nos dois jogos mais complexos, em Braga e nas Antas, foi insuficiente.

O trabalho que espera Jorge Jesus nesta semana e no lançamento da próxima temporada, seguramente ainda mais assanhada pelo fanatismo emblemático, a raiar o racismo, que alastra perante a indiferença da Federação e da Liga, é precisamente o de preparar uma equipa (quase) campeã a saber gerir a sua superioridade. A imagem confrangedora de adversários caindo a pique do pedestal da glória para comportamentos do mais rasteiro e miserável, servir-lhe-á de inspiração."

LDP disse...

perdao, no record.

ana disse...

"A grandiosidade da época encarnada justifica estes dois recordes"

Isso e as aulas de mergulho... tem juízo, pá!

LDP disse...

Estàs aqui estàs a falar em tuneis, nao é ana?

pitons na boca disse...

Espantosos os magníficos super-poderes de psíquicos do Valdemar, porque sabe qual era a real intenção do Luisão.

Só merece palmas (ou será gargalhadas?).

Não queria usar a palavra estupidez para descrever esse comentário, mas não me ocorre mais nada. Deveria eu caracterizar como se tratando de um sportinguista médio, mediano ou apenas a (a)normalidade habitualmente sportinguista? Dass!

Erk disse...

Pitons,

o pessoal que analiza os castigos aos jogadores, parece que concordou comigo.

O que só prova que eu sou um grande benfiquista, concerteza.

Erk disse...

Já a normalidade do benfiquista, passa por acusar os adversários numa situação, e desculpabizar os próprios numa situação semelhante.

O Cristiano Ronaldo, reagiu a insultos da bancada, e é uma vergonha,

mas o Luisão reage, e devemos todos fazer vista grossa.

Por estas é que os argumentos para a limpeza e virtuosidade do futebol nacional, vindo de quem vem, soam a falso.

Para um Benfiquista, castigos por má conduta de um atleta que tem responsabilidades acrescidas sendo capitão, sim, mas só se não for atleta do benfica.

Eu considero-me informado.

Dartacão disse...

Valdemar vamos jogar ao ¨Suponhamos¨

Suponhamos que eu te chamo um nome...
és educado e viras-me as costas

Suponhamos que te mandava um isqueiros à cabeça
também eras educado?

pitons na boca disse...

Sim, Valdemar.

O que eu pus em causa é o facto dele levar castigo ou não (não sei onde leste isso no meu comentário).

Mas explica lá como é que sabes que o Luisão tinha mesmo a intenção de devolver o isqueiro à bancada e só não o fez porque - e agora vou citar o teu comentário - "é demasiado inábil/mongo para o fazer".

Palavras tuas que aferem de uma vontade do jogador que (até agora) ainda não provaste.


No entanto, no meu comentário à tamanha demonstração de super poderes consegues aferir, para alem do meu suposto desejo de ver que o Luisão não sofreria qualquer sanção, o desejo de ver o Cronaldo castigado.

Ainda bem que o teu super-poder não é voar, porque de vez em quando o teu super-poder de ler mentes parece falhar.

Erk disse...

Ainda bem que não provei o jogador.

Voar, não.

Corria o risco de me acidentar contra o Benfica na estratosfera.

LDP disse...

O Benfica está acima de qualquer rota doméstica pah!

Só os gajos da Nasa é que nos chegam aos calcanhares.

Caneleiras de cortiça disse...

Sérgio_Alj - Infelizmente, para muitos dos postadores aqui do blog, o acidente da Alvalade nunca ficará fora da memória, porque morreu um amigo nosso. Faz este mês 15 anos

Pesquisa personalizada