terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Allez Sporting, Allez!

Antes de mais, porra para este, este e este gajo que não devem ter mais o que fazer e que postaram antes da gente aqui n'O Banco. Mas como isto dos temas para posts, anda pela hora da morte (o Caneleiras que o diga), vá de seguir a carneirada e servir um prato requentado.


E de que se trata, perguntam vocês. Bem, basicamente é isto.




Recebi hoje, como acontece regulamente a newsletter do Sporting, num e-mail intitulado "339 títulos conquistados em 2010", o que convenhamos que já de si, era bastante apelativo. Abro a mensagem e lá vem a foto da conquista da Taça Challenge e o link para uma página do site do clube, onde se pode ler logo assim de chofre que "No ano de 2010, o Sporting Clube de Portugal, voltou a aumentar o seu valiosíssimo palmarés [...] conquistando quatro títulos europeus, 189 títulos nacionais e 146 regionais."


Porra pá, já tinha o lagarto ecléctico que tenho dentro de mim, aos pulos! Começo a ver a lista e aqui vai disto:
- Campeões Nacionais disto e mais daquilo no Atletismo
- Campeões Nacionais de futsal
- Vencedores da Taça Challenge em Andebol
- Uma data de gajos campeões Nacionais na natação
- Campeões Nacionais em juniores


Allez Sporting, Allez!!! Já estava a pontos de ir buscar o cachecol e desatar às voltas ao Marquês de mão na buzina, até dar cabo da bateria!


Continuo por ali abaixo e vai mais uns títulos nacionais em escalões de formação, uma série de títulos regionais disto e daquilo e vá de continuar a encher o ego ecléctico. Mais uma vista de olhos e começo a achar que a pílula levou umas de mãos de tinta dourada, mas porra, o marketing desportivo também serve para isto:
- Campeões nacionais arco recurvo
- Vencedor Torneio Abertura em pugilismo
- Tricampeões nacionais e regionais carabina deitado
- Campeões distritais (infantis) no ping-pong


"Mau", começo a pensar, "tu queres lá ver que me estão a embarrilar com esta história dos 339 títulos", quando volto a olhar com mais atenção e começo a reparar em mais algumas conquistas:
- Alexis Santos – 6.º lugar nos 50 m costas, 13.º nos 200 m costas,15.º nos 100 m costas,19.º nos 200 m estilos em natação nos 1ºs. Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura
- 5.º lugar Taça dos Clubes Campeões Europeus (femininos) em atletismo
- Liliana Cá (14.º lugar no disco), Arnaldo Abrantes (15.º lugar nos 200 m), Antónia Borges (16.º lugar no peso), Patrícia Lopes(18.ª nos 400 m bar.), Gaspar Araújo (19.º no salto em comprimento), Mário Teixeira (20.º nos 3000 m obst.), João Ferreira (22.º nos 400 m bar.), Sónia Tavares (22.º nos 200 m), Edi Maia (23.º na vara), Maria Eleonor Tavares (23.ª na vara), todos nos Europeus de Atletismo


Esta merda não são títulos, pá!!! 23º no que quer que seja, em que competição for não é um título... Ai o camandrão... Já começo a pensar que fiz bem em não ter arrancado às pressas para o Marquês.


Mais uma voltinha a ver se volta o ânimo e o que é que encontro:
- Vice-campeões nacionais (mais um quase título, porra) em aquatlo (no quê?!?!?! Qu'éssa merda?!?!? Aquatlo?!?!?)
- Vencedor do Torneio Vale de Cambra (iniciados no futsal)... Chiça que isto a valer torneios da mariquinha, assim também eu!
- Joana Alves - campeã distrital semi-rápidas sub-8 em xadrez... Semi-rápidas em sub-8??? Isto deve infringir um porradão de leis e dá cadeia em todo o mundo, menos na Bélgica!
- Medalha de bronze Campeonato Nacional de sub-16 em corfebol!


Mais um caganda título num caganda desporto (??). Óh c'a porra. Já me deixaram o Sportinguismo ao nível de quando o oiço o JEB a falar... Chiça, pá.


Volto a olhar, só naquela de encontrar um título daqueles que dê para ir fazer inveja na sala do café.  Olho assim ao calhas, estou ainda no Corfebol e o que é que sai: Prémio Formação da Federação Portuguesa de Corfebol...


Fecho a página da internet, maximizo a folha de cálculo e vá de continuar trabalhar pensando se um dia o "picanço de facturas no excel" não pode ser uma modalidade e também eu possa ter um título de "menção honrosa", no Torneio Municipal do Bairro do Eloy, para encher as vitrinas d'Alvalade.

35 comentários:

Ricardo disse...

É por ti (e muitos, MUITOS, amigos que tenho do Sporting) que vale a pena.

Quando a inteligência chega, o resto é rir.

Depois do péssimo post que fizeste - não por no princípio não ter tido graça (teve) mas por aquilo que depois se seguiu) -, precisava deste para acreditar que és um gajo bom. E fodeste tudo, és melhor!

Pago-te umas minis de final de noite (manhã?) na Tasca do Cid. És grande. Como o Sporting (mesmo que "ele" não saiba).

Sérgio_alj disse...

Falta ainda vir aqui o MM explicar cada um dos 339 titulos. Grande Sporting, continuem a ganhar titulos assim!

Dartacão disse...

DASSSSSSSSSSSSSSSSSS
ainda me estou a rir...já re-li 3 vezes!!!
Ler 3 vezes dá algum titulo??

És o maior!!!
M-A-I-O-R!!!!!

pitons na boca disse...

Hehehe.

Excelente.

@oel@ disse...

um gajo morto para o slb é um sócio um 23º para o Sporting é um titulo.

Parece me tudo normal, lol....

Quim Berto disse...

Por muito que a minha parte irracional se revolte ao ver um sportinguista malhar no próprio clube, a minha parte racional deixou cair uma ou duas pingas do quanto me ri ao ler este post!

Muito bom mesmo!

ana disse...

Tirando o ridículo de se considerar 23ºs lugares títulos, a verdade é que se foi realmente primeiro em muitas das modalidades que o teu clube tem e das quais nem tinhas conhecimento. Ou seja, o teu clube é ainda maior do que pensas. Pensa assim: se tivesses que ir ao marquês cada vez que o Sporting ganha algo, decerto terias casa alugada nas redondezas ou tenda montada no parque eduardo VII. Que os adversários amesquinhem a coisa, percebo, embora despreze. Mas, pronto. Cada um é como cada qual. Goza aí e ri que nem um perdido. Mas depois não te indignes com as faltas de respeito dos outros para com o teu clube.

Dartacão disse...

Ana
tem cuidado com o que dizes

¨tenda armada no parque Eduardo VII¨

isto dá logo direito a post pelo Fuinha

Anónimo disse...

lol boa dartacão

este é o q eu chamo a mais uma manifestação de sportinguismo que so o reporter tem!

o resto... pfff.. o resto é merda.. só ele sabe como é.. pena é nao passar da internet

Metallica disse...

Qualquer um serve para fazer nr. Assim é fácil dizer que se tem 17 mil títulos.

MM disse...

Repórter, subscrevo-te. É um título de facto enganador mas subscrevo-te, e mais uma vez portaste-te como um (bom) repórter como já havias de resto feito uns posts mais abaixo sobre a camionete dos labregos que ficou sem gasóleo enquanto fazia a rotunda. Não é surpreendente. Foi a mesma (valiosa) pessoa quem escreveu as 2 mensagens portanto os méritos que validam esta validam também a outra, obviamente.

Mas Repórter podias conhecer o teu Clube um bocadinho melhor. É que o Sporting não contabiliza para a sua lista de títulos quaisquer outras vitórias que não sejam as de equipas seniores, F/M, e títulos de campeão. Não conta os vice-campeonatos, lugares em pódio, títulos individuais ou títulos das equipas de formação, bem como troféus. Troféus de participação em amigável por exemplo.

Repórter, aqui, fonte "O Jogo":
http://www.centenariosporting.com/index.php?content=1577

Está tudo aí explicadinho. Até ao ano do Centenário mais de 14 000 títulos. "O Sporting é o terceiro clube europeu com mais taças europeias conquistadas". "O Sporting é o segundo clube europeu com mais títulos conquistados, sendo apenas superado pelo Barcelona". Chamo-te especial atenção para o fundo da página onde vês que apesar dos ignorantezecos contarem troféus, perdem ainda assim por muitos.

Por isso galinhas, ficamos felizes por ver que acham piada à contabilidade de "títulos" que o vosso clube faz. Entendo isso, eu também acho, porque estão no fundo a rir-se da forma que o vosso clubeco os contabiliza (embora não se apercebam claro, mas essa é uma das características de ignorantes pequeninos).

Se numa comparação de troféus com títulos perdem por 2500, imaginem se a comparação fosse de troféus com troféus.
Repórter, a newsletter faz parte da "Bettencourtização" do Sporting. É um facto, o homem é populista, gosta de marketing, mas isso não significa que tenhas de censurar a questão, porque como te disse ao fim do dia o clube separa títulos de troféus. E sobre o mais tenho a certeza que todos os juniores, juvenis, iniciados, infantis, campeões distritais, raparigas e rapazes que na lista da newsletter são mencionados (bem como os seus familiares) sentem todos eles um orgulho enorme que assim seja. É bom que assim seja, e é bom que o Clube fale deles, para que sintam que o Clube se orgulha deles.

Repórter, eu gostava de perceber - e como a Ana faz menção - é o porquê de isto te fazer confusão.
Tu lá saberás ...
Abraços.

Mike Portugal disse...

loooool

É obvio que não podem contar para os títulos tudo o que seja menos que o 1º lugar. O artigo no site do SCP tem essa gaffe, de falarem em títulos e depois acrescentarem também as participações.

Mas o MM tem ali razão na comparação que faz com o benfica. Se fossemos contar os trofeus, como eles contam para eles, então ainda estavamos mais à frente.

A única razão pela qual eles menosprezam tanto todos os títulos que não sejam os de futebol é porque ganham poucos nas outras modalidades em relação a nós. Se ganhassem mais do que nós, imagino que não se calariam com os títulos nas outras modalidades.

kino disse...

Quantos sportinguistas não terão pensado que trocariam 380 dos supostos titulos, por uma oportunidade de encherem o marques como fizeram os lampiões????

Erk disse...

Bom post, reporter.

Pílulas douradas, há em todos os clubes.

Mas é preciso colhões para nos rirmos de nós próprios.

Grande abraço.

P.S.: contem comigo para armar a tenda no Marquês. Não do. No.

MM disse...

Mike,
Isso é óbvio. E essa tentativa de desvalorização que fazem é prova do que dizes. Incomoda-os, porque a bem ou a mal todos temos ligações a uma série de desportos que não exclusivamente o futebol. Mais: quem por norma é habilidoso em futebol é-o também em 3 ou 4 desportos outros, jogados com bola. É assim, o que não signifique claro que a dada altura essa prática não seja interrompida. Refiro-me às escolas: joga-se futebol, joga-se basquete, andebol joga-se menos porque não existe muito o hábito nem campos para isso mas não é raro encontrar a sua prática. Idem para a ginastica e atletismo- obrigatórios, de resto - e até alguns outros desportos que toda uma série de gente pratica por opção: com a natação à cabeça.
Tudo isto existe, e nós gostamos de tudo isto. Pelo menos os rapazes, a maioria de nós. A maioria de nós exceptuando o Pintos na Boca: esse gosta mesmo é de smiles e ideias vazias de conteúdo. Mas Mike, o que faz mesmo graça é vê-los falar em "carica". Essa é um mimo e é também uma das provas desse incómodo todo. De um lado temos competições e modalidades Olímpicas (carica, no dicionário de um ignorante) e do outro o futebol.

Kino, um dos defeitos lusos é esse. Misturar tudo e pôr valor em tudo. São curtas vistas, essas. O futebol não terá mais importância se outros desportos tiverem menos. Nem outros desportos terão menos importância se o futebol tiver mais. O valor não é uma medida finita: não é por o Repórter fazer chacota de títulos e troféus ganhos no Ecletismo do Sporting que o futebol do Sporting aparecerá mais valorizado. Nem a fomentação do Ecletismo do Sporting retira valor ao seu futebol. Tudo tem valor, não precisamos de escolher a sua atribuição.

Os bacocos incapazes fazem-no.
Nós não.

pitons na boca disse...

Nem mais, Valdemar. Fossem todos os adeptos de clubes como tu ou o Reporter. Abraço.



Ao responsável pelo comentário das 14:54:
Larga o "pudismo" de uma vez e vai "recambolescar" para outro lado. Pára de poluir a internet e o mundo. Já te disse uma vez mas parece que tens memória de peixinho de aquário: deixa de apontar a tua doença a mim. Não sou da tua laia nem tenho paciência para estar constantemente num nível tão baixo como o teu - aliás o teu comentário de há dois textos abaixo é suficiente exemplo da tua falta de educação. Desaparece de uma vez, que é um favor que fazes à Humanidade.

MM disse...

Qual comentário, aquele que te manda para a putinha que te pariu?

kino disse...

Eu dou muito valor ás modalidades amadoras (futsal, hoquei, basketball, andebol) mas a principal modalidade do meu clube é o futebol. Eu amo o benfica porque amo o futebol, e amo o futebol porque amo o benfica. Com isto quero dizer que sem menosprezar todas as modalidades amadoras, se eu sinto amor por algum clube é porque ele vive á custa do futebol.


Respeito o SCP e gostaria que os dirigentes do sporting respeitassem mais o clube, esta newsletter é uma vergonha, é um atirar de areia para os olhos dos socios.

Os unicos titulos de valor que o sporting ganhou a epoca passadafoi o Challengers de Andebol e o campeonato de futsal (ganho com merito diga-se de passagem, de resto foram titulos de modalidades pouco ou nada representativas, muitas delas que ninguem sabe que existem.

Um ddia que se acabe o futebol no Sporting, acaba-se o clube, porque a unica razão da vossa existencia é o futebol.

O MM fala da mentalidade tacanha dos benfiquistas mas esquece-se que o que se passa em Portugal, passa-se em todos os paises do mundo expectuando os Estados Unidos, Canada, Finlandia, Australia e mais um ou outro pais onde a principal actividade desportivia não é o futebol. Olhando para os nuestros hermanos que é o pais mais poderoso do mundo (desportivamente falando) O Barcelona é o clube com mais trofeus do mundo, mas não deixa de viver na sombra das 9 champions leagues do Real Madrid.

pitons na boca disse...

A tua sorte de não teres um AVC é que até para isso é preciso ter cérebro, puto.
Não tens inteligência para perceber que és muito inferior ao comum dos humanos e por muito que quisesses não me consegues atingir.



Marra, vitelinho. E fica praí a marrar.

MM disse...

Kino,
Nao me leu bem. Eu versei sobre a valorizacao que os adeptos fazem de um Clube no seu todo, enquanto instituicao que promove a pratica desportiva. O que voce fala e a valorizacao que os dirigentes - neste caso do Sporting - fazem, ou nao, do seu futebol.
Sao coisas diferentes, compreende? Nao e por nos - adeptos - desvalorizarmos de forma idiota as conquistas do Clube que o futebol aparecera valorizado, porque uns meritos nao dependem dos outros: o futebol do Sporting ganhara quando for competente. Nao ganhara por desvalorizarmos o Atletismo, a Ginastica, a Natacao, o Andebol, o Futsal, o Corfebol ou o Tiro.

Mesmo ao nivel dos dirigentes o futebol do Sporting nao se encontra no miseravel estado em que se encontra por causa da conquista europeia do Andebol o ano passado, nem pelo titulo do Futsal, ou o campeonato da Europa ganho pelo Joao Pina.
Nao temos de escolher valor a atribuir. Podemos - e devemos - atribuir valor a tudo. E devemos por um motivo simples: porque tem muita importancia, e tem tanta importancia que aquilo que voce diz nao e verdade. O Futbol Club Barcelona nao vive a sombra de ninguem. Para si vivera, mas pergunte-lhes a eles se e assim, ou se pelo contrario, nao se sentirao (talvez) o maior clube do mundo. Kino, clubes com esta natureza contam-se na Europa toda pelos dedos de 1 mao, e o Sporting - agrade-vos ou nao - e um deles.
Simples.

Sem o Futebol morreria?
Pois bem.
Isso significa que devemos fazer pouco do Ecletismo? Ajuda o Futebol isso? Explique-me como, para eu talvez entender o proposito deste post escrito por um sportinguista.

Camisola10 disse...

É por estas e por outras que o Sporting depois é visto como patético. E isto apesar de ser um histórico.

Então ganha tantos títulos nas modalidades amadoras (até um 23.º lugar vale um título!) e depois tem um punhado de milhares de espectadores no estádio? Se é assim um clube tão bom porque é que os pais lagartos não se importam que os filhos sejam de outros clubes? Se é assim tão bom porque é que os adeptos estão sempre tão deprimidos e querem despachar o presidente antes do fim do mandato? Se é assim um clube tão bom porque é que o Moutinho só descansou quando assinou pelos corruptos ou o Veloso pelo Génova? Há algum adepto do Benfica ou do Porto que gostasse de trocar de lugar com um lagarto? A quantos encontros de corfebol foram vocês durante o ano?

Só mesmo os lagartos para tentarem dar a ideia aos outros de que são uma potência desportiva (sobretudo quando a coisa não envolver futebol de qualidade) quando a realidade é que dos meus amigos sportinguistas NINGUÉM mais quer ir ao estádio (mesmo cativos) ou sequer ver os jogos na televisão. Esta é que é a verdade. Não é a que o relvado sintético é melhor que o natural, ou que o Sporting se deve orgulhar de uma octogenária que saltou de paraquedas. Sem paraquedas saltaram os Sportinguistas com este Bettencourt, mais o Costinha, o Dias Ferreira, o Rogério Alves, etc.

Sinceramente, chego a ter pena dos meus amigos Sportinguistas. De vitória em vitória até à derrota final.

Lucifer disse...

deixa lá pá, se calhar o 23ºlugar até deu direito a uma folha impressa com um carimbo do organizador. e nesse sentido pode ser visto como um titulo. fdx agora a serio: QUE BURRICE DO CRLH!!!

... disse...

339? O 4º lugar de Obikwelu não me parece certo neste momento, provavelmente o rapaz estava com a moca. 338!

Esperem lá, o 4º lugar da liga na época passada também conta...

Afinal são mesmo 339.

LDP disse...

O MM dizer que o Repòrter podia conhecer o seu Clube um bocadinho melhor é a parte melhor desta caixa de comentàrios.

O Repòrter irà relembrar ao MM que era ele que nao sabia o ano de fundaçao do seu clube? Ou a idade? E que acreditava no mito da unica equipa a participar todos os anos em provas da Uefa? Ou jogadores que foram do sporting mas que o MM desdenhava e por isso pensava que tinham sido do Benfica?

Cà estaremos para assistir a mais um episòdio do falhado.

MM disse...

O MM bla bla bla, e leia o resto quem gostar de voyeurismos.
Arranja um namorado, já que passas a vida a falar de gajos.

LDP disse...

Muito fraco, traste.

Estàs a perder qualidades.

@oel@ disse...

3 centenas é muito, a malta do bifica até fica com azia com tanto titulo.

LDP disse...

Boa leo. O facto é que nem tu pròprio acreditas no que acabaste de escrever.

Mas um dia inventarao um antibiòtico para isso.

@oel@ disse...

Não acredito?? Os títulos até estão listados.... é só contar..

LDP disse...

"- Alexis Santos – 6.º lugar nos 50 m costas, 13.º nos 200 m costas,15.º nos 100 m costas,19.º nos 200 m estilos em natação nos 1ºs. Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura
- 5.º lugar Taça dos Clubes Campeões Europeus (femininos) em atletismo
- Liliana Cá (14.º lugar no disco), Arnaldo Abrantes (15.º lugar nos 200 m), Antónia Borges (16.º lugar no peso), Patrícia Lopes(18.ª nos 400 m bar.), Gaspar Araújo (19.º no salto em comprimento), Mário Teixeira (20.º nos 3000 m obst.), João Ferreira (22.º nos 400 m bar.), Sónia Tavares (22.º nos 200 m), Edi Maia (23.º na vara), Maria Eleonor Tavares (23.ª na vara), todos nos Europeus de Atletismo"



Qual é a parte do embuste que nao consegues descortinar?

pitons na boca disse...

Não deixam ser títulos, Low. Da mesma maneira que se usa o título de vice-presidente, ou vogal da assembleia ordinária, ou outra coisa qualquer.

Não procurei, mas está lá o titulo do 4º lugar do campeonato do ano passado? É que se não estiver, ainda são 340 títulos...

@oel@ disse...

São muitos, pá!
Vai metendo ai a lista que já vi que gostas de andar pelo site do sporting, sempre aprendes alguma coisa.

LDP disse...

Nao deixa de ser curioso como tantos sportinguistas demonstram publica e repetidamente lacunas graves no conhecimento de coisas bàsicas do seu clube, e ainda assim acabam discursos com "ve là se aprendes alguma coisa pà!"

és discipulo do MM, leo?

Erk disse...

Quem me conhece sabe que não sou capaz de duas coisas:

- comparar intensidades de toque em faltas, sejam penalty ou não;

- comparar títulos de berlim e outros com rivais nacionais.

O primeiro é sempre sujeito a interpretações clubísticas e desonestidades mentais em discussões que duram quilómetros em caixas de comentário pouco interessantes.

O segundo, porque a nível de títulos em modalidades ecléticas, só nos podemos comparar com o Barcelona, mas o tema que nos trás aqui aos blogues, não é o tiro com arco, nem o remo, nem o bilhar 3 tabelas.

LDP disse...

Mas Valdemar, outros dos temas que nos traz aqui é o anti-benfiquismo primàrio e isso, tens de admitir, é cultivado por tantos e tantos meninos que prefeririam que o oxigénio na Terra acabasse mas nao o Benfica.

Quem é que quer saber de xingar o oxigénio? O oxigénio tem mais campeonatos que o Benfica? Podem inventar-se gays no balneàrio do oxigénio? Nao, entao...

Pesquisa personalizada