quarta-feira, 2 de abril de 2008

O melhor clube português

Como alguns bloguistas vermelhos já têm dito por aqui, o Sporting está de facto a fazer uma má época. Talvez a pior de que me lembro desde que vejo futebol! Mas, como tem aqui frisado o bloguista fuinha da bola, a época do Benfas não está a ser melhor. E não é só o Fuinha da Bola que o diz. Também a IFFHS. E então vermelhinhos?

In "O Jogo"

Notícias na Hora

13:56 - Futebol - Sporting Sporting ultrapassou o Benfica no “ranking” da IFFHS
O Sporting ultrapassou o Benfica no “ranking” mensal da Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), sendo agora o melhor clube português nesta classificação internacional. Os leões saltaram do 47º para o 36º posto, deixando para trás as águias, que desceram treze lugares, do 26º para o 39º. FC Porto e Setúbal também subiram na tabela da IFFHS, tendo os dragões passado da 56ª posição para a 45ª e os sadinos da 325 para a 321. Por seu lado, o Braga e o Leiria caíram vários lugares. Os arsenalistas passaram do 129º para o 144º, e o clube da cidade do Liz tombou do 283º para o 318º. O “ranking” da IFFHS é liderado pelo Chelsea, dos portugueses Hilário, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, seguido dos rivais do Manchester United, de Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queiroz, que ultrapassaram AC Milan, terceiro colocado, e Sevilha, quarto.

10 comentários:

Caneleiras de cortiça disse...

clap clap clap!!!
Ficamos que o 5.º classificado do campeonato é o melhor para o IFFHS. Melhor até que o 1.º classificado que leva 20 pontos de avanço ou que o 4.º classificado, ao qual o 5.º ainda não conseguiu ganhar.
Este ranking é tão ridiculo que nunca tive a ousadia de o citar.

Anónimo disse...

o FC Porto está no 45º e o Sporting no 36º?!?!

realmente esse ranking é no minino ridículo!

Bengas disse...

Bom, importa não esquecer que para este ranking tem em conta não apenas a liga mas todas as competições. E o 5º classificado é o único português na Europa e estava em 4 frentes até há uma semana, enquanto todos os outros apenas estão em 2 (o Setúbal em 3).

Mas em termos gerais também concordo! O problema é que para alguns personagens (que não posso apelidar de bloguistas pois ainda não tivemos o prazer da sua participação neste blogue) a importância deste ranking varia consoante o escalonamento das equipas lusas... um pouco como a importância da Taça de Portugal e até a UEFA. É o habitual cataventismo vermelho que tão bem conhecemos.

Fuinha da Bola disse...

este ranking é mensal...o Benfica não fez nada esse mês...não foi a nenhuma final, foi eliminado numa competição europeia e não acumulou vitórias...no entanto o facto de estar em 2º sem mérito aparenta algum...pelo menos ao caneleiras de cortiça.E realmente o 5º não conseguiu ainda ganhar ao 4º. E o 2º será que já conseguiu ganhar ao 5º?

Anónimo disse...

então explique lá o porquê de, ainda que sendo mensal, o Sporting està à frente do Porto. Aguardo

Bengas disse...

Taça UEFA e da Liga.
Porto foi há mais tempo consigo próprio (i.e., com os porcos)...

Anónimo disse...

Ora bem...
No mês de Março o FCP teve 4 vitórias (3 na Liga e 1 na Champions) e 1 empate (na liga);
Já o Sporting teve 3 vitórias (2 na liga e uma na UEFA), 2 empates (1 na liga e 1 na Uefa) e uma derrota (taça da liga)
E agora?

Bengas disse...

E agora?
E agora falta ali uma derrotazinha da Camorra com o Shalke (a menos que a champions seja jogada numa só mão). Além de que o Sporting não perdeu na taça da Liga: empatou e perdeu no desempate por grandes penalidades. Obviamente que em termos estatísticos é bem diferente.
Ou seja, com a ajuda aqui do amigo anónimo está demonstrado o porquê do Sporting estar à frente do FCP no mês de Março

Anónimo disse...

o porto perdeu com o schalke em fevereiro
e ainda me faltou contabilizar a derrota do sporting na cidade-berço
e agora?

Bengas disse...

Bom, para satisfazer a incessante curiosidade do caro amigo tripeiro (porque apesar de neste blog predominarem os eternos rivais, também recebemos bem adeptos doutras cores) optei por fazer o óbvio e consultar o site da IFFHS http://www.iffhs.de/?10f42e00fa2d17f73702fa3016e23c17f7370eff3702bb1c2bbb6f28f53512 e eis senão quando constato que todos estavamos errados: o ranking respeita ao período compreendido entre 1 de Abril de 2007 e 30 de Março de 2008...
O caro amigo vai ter de ter algum trabalho acrescido a comparar os resultados do SCP e do FCP no último ano... mas de qualquer maneira parece-me evidente que o ranking não resulta de uma mera ponderação directa dos resultados. Haverá outras variáveis estatísticas que também influem.

Pesquisa personalizada