segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Esta semana Repórter H pergunta:

Delírios megalómanos ou estão a atirar-nos poeira para os olhos?


Embalados pelo sindroma que apelido da "NiguémpáraoBenfiquisse aguda", alimentado por uma imprensa que coloca nos píncaros o clube da águia, com capas de jornal como esta, temos assistido nos últimos dias a uma "onda" mais ou menos velada que nos quer fazer crer que o facto do Benfica ir limpar tudo é quase uma inevitabilidade.

Como sempre acontece, os jornaleiros da nossa praça, preferem trazer na capa dos seus pasquins, a possibilidade de um frangueiro resgatado há 2 ou 3 anos atrás à chapada no aeroporto, ser titular num jogo da Taça de Portugal, que o facto de uma equipa portuguesa ter ganho o seu grupo na maior competição de clubes do mundo, como o Tio muito bem evidenciou aqui. Mas enfim, para o povo vermelho isso parece ser normal, porque lá meio da sua ilusão megalómana, o "facto" do Benfica "vender mais que os outros", justifica estes disparates.

Mas adiante, porque a este tipo de coisas até já estamos habituados, embora este ano a expressão que todos os apostadores na roleta tão bem conhecem de "tudo no vermelho" nunca tenha feito tanto sentido. O Benfica de Rui Costa, investiu muito e as consequências de falhar serão certamente gravosas, no entanto, convém que não se fale muito nisso, não vá alguém perceber que no espaço de 3 meses o passivo cresceu 23 milhões de euros, principalmente à custa das rúbricas "empréstimos obtidos" e "fornecedores", ou que os resultados de 2007 tenham passado de 9 milhões positivos para 2 negativos, metade dessa verba à custa de uma menor mais valia na transacção de jogadores e a outra metade num decréscimo de receitas e num aumento dos custos com o pessoal.

Percebe-se então que o Ruizinho ande nervoso e que por isso ande a responder a processos disciplinares na Liga. Percebe-se menos bem é o "desconhecimento" da imprensa sobre o motivo que o levou lá! Uma vez mais a notícia passa sem que se percebam bem os critérios jornalísticos. Devem ser os mesmo que fazem do pai do Suazo e do Reyes quase benfiquistas desde pequeninos.

Mas voltemos à onda vermelha que ameaça cobrir este país e façamos uma pequena reflexão e vejamos se há motivos para tal. Comecemos então pelo propalado "ataque arrasador", que em 120 minutos de futebol em Matosinhos só fez dois remates à baliza, a que podemos ainda juntar Reyes, soma 18 golos em todas as competições, bem dividinhos por sinal: 5 para Suazo, 5 de Cardozo e 5 de Nuno Gomes e 3 de Reyes. Número que é...

(prepare-se que isto pode ser um choque. Pronto para a revelação? Cá vai...

...menor do que o obtido pelos avançados do Sporting, que juntos têm 19 golos, repartidos por 9 de Liedson, 5 do Djaló, 2 do Derlei e 3 do Postiga!

Passemos então às estatítisticas colectivas, para ver se a grande ilusão vermelha tem razão de ser. Começo pelo único ponto onde vejo que o Benfica se encontra melhor que qualquer dos seus rivais; o facto de na Liga ter mais 3 pontos que Sporting e 5 que FCP (embora os tripeiros tenham menos um jogo, que pode até vir a ser ganho sem que haja partida). No entanto falta ao Benfica deslocar-se aos terrenos dos seus rivais, pelo que a vantagem é de facto pequena.

Vejamos então a prestação global de cada um dos 3 em todas as provas, aqui até dou de barato o facto de Benfica ter jogado uma competição inferior - UEFA - que os seus rivais - Champions - rivais esses que se defrontaram já 3 vezes, o que poderia inclinar os dados ali para os lados da Damaia. Mas nem assim...

O Benfica, disputou 19 partidas e ganhou 9, ou seja 47,4% (menos de metade dos jogos!), enquanto que Sporting com 14 vitórias em 21 jogos e FCP com 12 em 20 cifram as sua percentagens em 66,7% e 60% respectivamente. Em relação a golos, o "ataque arrasador" apoiado pelo meio campo "demolidor" e pela defesa "destruidora" marcaram no total 33 golos, mais 4 que Sporting, mas (pasme-se) menos 1 que FCP!

Mas não haverá nada que o Benfica consiga que seja melhor que os rivais? Sim há. Os golos sofridos. O Benfica já encaixou 20, mais um que Porto e mais 4 que Sporting.

Resta a contabilidade final relativa às competições. O Benfica apresentou-se esta época em 4 frentes. Na Taça de Portugal já foi eliminado, na UEFA será na 5ª feira (todas as semanas deviam ser assim!!!) e segue em boa posição na Liga e na Taça da Liga embora aqui em pé de igualdade com os seus rivais. O Sporting, tendo sido eliminado da Taça, ganhou a Supertaça e continua em prova na Champions (vá ressabiados, encham aí a caixa de comentários que vamos ser eliminados em Fevereiro, que já todos sabemos o que vocês desejam) enquanto que FCP perdeu a Supertaça, mas continua envolvido em todas as outras frentes.

Por isto tudo faz sentido a pergunta:
Delírios megalómanos ou estão a atirar-nos poeira para os olhos?

20 comentários:

pitons na boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caneleiras de cortiça disse...

Bela prosa.
Leva-me a concluir que o Benfica e o Sporting são irmãos. Literalmente.
O Benfica é o Zé Pedro, o ranhoso do bairro, mas que recolhe o maior numero de amizades lá na rua. Não faz os TPCs e de vez em quando fana a carteira dos pais.
O Sporting é o Vasquinho. O cromo. Armado ao pingarelho acha-se mais fino que o mano e que os amigos deste. Faz os trabalhinhos de casa e nunca chega atrasado. Quando tem más notas, é porque o professor o roubou.
O Zé Pedro precisa dum par de lamparinas a ver se entra na linha, e o Vasquinho precisa de psicanálise porque está-se sempre a queixar que o papá e a mamã gostam mais do mano.

Vini Chini disse...

Vou dar o nome do Reporter H para representar o Sporting naqueles programas giros... Precisamos de alguém que defenda bem o Sporting juntando o que há de bom nos que lá estão. Apresentar estatisticas como o outro mas as que realmente interessam ao nosso clube, sempre com uma na manga para responder, e ao mesmo tempo defender com garra o Sporting como o outro 2, mas sem babar-se todo, e já agora mais informado que ele, bastando para tal ver mais que 1 jogo por mês, já que o outro 2 nem dos resultados mais básicos sabe...

Ricardo disse...

Bom texto. E verdadeiro.

Só não está aqui em equação o facto de o Benfica ter uma estrutura directiva diferente (enquanto o Sporting mantém a sua há uns bons anos e o Porto, enfim, há dois milénios) e um treinador novo (enquanto o Sporting tem o mesmo pela 4ª época consecutiva e o Porto pela terceira). Factos que, não desculpando as más prestações do Benfica na UEFA e na Taça de Portugal, são, evidentemente, razões de fundo para que se atinja (ou não) o sucesso desportivo.

O facto de os jornais empolarem os feitos do Benfica de forma absolutamente ridícula é, claro, mau jornalismo e areia para os olhos. Facto esse que é, também claro, totalmente alheio aos benfiquistas mas que os adeptos dos outros clubes gostam de promover como culpa dos adeptos do Benfica. É mau jornalismo, sim senhor, mas nós é que temos culpa? Queixem-se das sanguessugas que promovem esse tipo de informação, não dos benfiquistas.

LDP disse...

Começando pela ultima ideia do comentàrio do Ricardo, estou de acordo. Basta olhar para a capa do Record de hoje. Em que um jogador que diz que gostaria de jogar mais no 11 titular (ao contràrio de outros jogadores de outros clubes que veem dizer que preferiam ir jogar para clubes de meio da tabela em Inglaterra), è transformado em "caldo entornado" - obviamente nao è um tipo de jornalismo merdoso que sò quer armar confusao no seio do plantel benfiquista...nao.
Depois a questao dos "ressabiados" no post original, e o facto de quererem que em fevereiro o sporting seja eliminado, se è para me atingir, o que eu disse num post anterior foi apenas uma resposta à tua frase: "5ª-feira temos a despedida deste colosso europeu da Europa este ano." Fixa bem estes momentos, rapaz, porque ou tens falta de memòria ou entao tambèm ès adepto do tiro de poeira para os olhos, e depois vens para aqui a fazer-te de anjinho.
Gostei de saber, no entanto, que afinal dàs valor a uma equipa que foi a alvalade ganhar - uma anormalidade- como a classificaste. Pois se sò nos permitiram 2 remates em 120 minutos è porque afinal sao bons.

Ps: O postiga contra o belenenses nao estava 2 kilòmetros em fora de jogo? Se calhar tambèm voces deviam ter apenas 18 golos...

Mestre Mikas disse...

Que estatísiticas tão giras!
E convenientes!!!
Apenas poderiam ser engendradas por um adepto ressabiado como o Repórter H que vê a sua equipazeca do coração a fazer uma época à sporting e cujas frustrações daí inerentes o fazem verborrear o seu anti-benfiquismo aqui traduzido nestes números feitos à sua medida.
Está a ser uma semana porreira para os 4 milhões de anti-benfiquistas que pululam por aí!!!
Vão festejando pequininos, vão festejando...

pitons na boca disse...

Criticar uma capa de jornal por causa destes apresentarem as estatísticas como lhes apetece e depois fazer o mesmo só pode ter um nome... mas eu não digo qual é.

Reportando-me apenas ao que a capa quis dizer, e não deturpando como alguns preferem fazer:

Benfica -> 24 golos no campeonato
2º melhor ataque do campeonato -> 17 (Nacional - o Porto tem 16 e um jogo a menos)
Sporting -> 14 golos no campeonato

Convém ler as frases que estão por cima e por baixo das letras maiores, na capa...

Repórter H disse...

Caneleiras, na verdade não são irmãos. E se fossem havia um que era adoptado!

Mas aproveitando a analogia, sendo o Benfica é o Zé Pedro. Na primária (há bué de tempo) até foi um bom aluno e tenta viver à conta disso pelo liceu fora. Passa o tempo a apregoar que é o melhor aluno do mundo e os seus amigos sempre que o Zé Pedro, tira um 13 ou 14, ficam doidos, aos gritos "ninguém pára o Zé Pedro, ninguém pára o Zé Pedro" e não se calam a dizer que o Zé Pedro vai tirar uma licenciatura e uma pós-graduação. E metem na capa do jornal da escola, que o Zé Pedro, vai usar um caderno recauchutado nas aulas de Educação Visual, isto apesar do Bitinho, ter tirado 17 a matemática na véspera.

Já o Vasquinho, que também é um aluno mediano, tem que gramar com os amigos do Zé Pedro a dizerem que o 16 a Português do 11º ano vale pouco, porque o teste foi o mais fácil de sempre, isto apesar do Zé Pedro andar a chumbar há não sei quantos anos no 9º!

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...

"Já o Vasquinho, que também é um aluno mediano, tem que gramar com os amigos do Zé Pedro a dizerem que o 16 a Português do 11º ano vale pouco, porque o teste foi o mais fácil de sempre, isto apesar do Zé Pedro andar a chumbar há não sei quantos anos no 9º!"

Entao mas quando fomos campeoes com o Trap o vosso comentàrio nao era de que sò ganhàmos porque os outros jogaram ainda pior do que nòs? porto apenas, porque voces nem a vossa equipa incluiram na estatistica tal nao era a vergonha)...E que tinha sido o campeonato mais fraco dos ultimos 10 ou 15 anos?

Poeira nos olhos/falta de memòria/ressabismo(isto existe?)/pastilhas Rennie..escolhe tu o ròtulo e cola-o na testa.

Repórter H disse...

O ano do "Cunha Leal" querias tu dizer? De entre todas as opções que apontas, se calhar é melhor fazermos uma sondagem para que democraticamente se chegue a uma conclusão.

Virgílio disse...

O que os lixa é verem q tens razão RH... Q giro,agora ficas já a ser o RH+ do Sporting!! Há sócios e adeptos leonino de tds os grupos sanguíneos. mas RH positivo só o autor deste post! ;)

hehe...

'Ng pára o Zé Pedro, Ng pára o Zé Pedro...' LOL! :D


SL

LDP disse...

Eu chego à democràtica conclusao que o Cunha Leal marcou menos penalties que o Jardel quando o sporting foi campeao nas ultimas vezes. 18 numa època e uns 15 na outra se nao me engano...

Padrino Visconti disse...

E outros 18 ou mais ficaram por marcar...ATAQUE DEMOLIDOR

Vini Chini disse...

Tendo tudo a ver com o caso...

Estavam 3 Benfiquistas e 3 Sportinguistas numa estação, à espera de comboio para irem a um jogo de futebol.
Os 3 Benfiquistas vão até à bilheteira e compram três bilhetes.

A seguir, vão os 3 Sportinguistas até à bilheteira, mas só compram um bilhete.

Os Benfiquistas ficam espantados e perguntam:

- Como é que vocês são três e só compram um bilhete?
Vocês não têm hipótese de fazer a viagem e passar o mesmo bilhete para os três...
- Não se preocupem que vocês vão ver...(respondem os Sportinguistas)


Mal entram no comboio, os 3 Sportinguistas dirigem-se ao sanitário e apertam-se lá dentro o melhor possível, de maneira a fechar a porta.
Quando vem o Revisor, pica os bilhetes dos Benfiquistas vê a luz do sanitário acesa, bate à porta e diz:
- BILHETE, por favor!

A porta abre-se só com uma frincha, através da qual sai uma mão com o bilhete.
O Revisor agradece e segue.

Os Benfiquistas acham a ideia fantástica e decidem fazer o mesmo, na viagem de regresso.

- Estes Sportinguistas são uns génios!!!! (dizem os Benfiquistas)

No regresso, os 3 Benfiquistas compram só um bilhete, mas os Sportinguistas não compram nenhum.

- Como é que vocês vão viajar sem bilhete? É impossível!

- Vocês vão ver, está tudo sob controlo - objectam os Sportinguistas.

Quando entram no comboio, os Benfiquistas espremem-se todos para dentro de um sanitário e fecham a porta.

Os Sportinguistas fazem o mesmo no sanitário ao lado.

Passado um minuto, sai um dos Sportinguistas, bate à porta do sanitário dos Benfiquistas e diz:
- BILHETE, por favor!

Caneleiras de cortiça disse...

Chico Fonseca, obrigado em nome de todos que participam neste blog.
Depois do Padrino Visconti ter colocado a fasquia da ética no chão, ao plagiar um post, tu puseste a fasquia do humor na sub-cave.
É a piada-base. Quando alguem insinuar que um texto não tem piada, podemos sempre relembrar a rabula dos bilhetes do Chico Fonseca.
Até te digo mais. Se tiveres mais umas quantas iguais a essa, abrimos aqui no Banco o cantinho "Selecções Readers Digest" só para ti.
Que dizes, ahm?

Bengas disse...

Um dos melhores posts de sempre do RH! 100% de acordo! Cada vez tenho mais a certeza que o low desert puke é o Micas! Os disparates são os mesmos! Ambos vão buscar a lenga-lenga dos penalties do Jardel (lembro-me de um, por exemplo que ficou por marcar na Luz, logo aos 5 minutos) e ambos têm a ousadia de falar no ano do colo. Foi de facto o mais fácil a que assisti, pois nunca uma equipa ver a vida tão facilitada pela arbitragem, comunicação social e até os próprios adversários (Estoril)

Vini Chini disse...

Ó Caneleiras, não te estou a perceber. Então agora diz-me lá. Onde anda o apurado non-sense com que andas diáriamente? Não me vais dizer que é o non-sense da moda? Assim deixa de ser... Este é o genuino chouriço, grelhadinho, à antiga. Sem complicar. Aprende a apreciar a bela entremeada, não queiras só micro-ondas! Ai, e tal, 3 gajos a mijarem, um inglês e tal, vem o francês e tal, e o tuga mija em cima e tal. Caganda chouriço! mnham mnham... Meninos...

Caneleiras de cortiça disse...

Tu não estás bom da encornadura, é o que é.
Não percebo metade do que dizes, ó Chico.
Um abraço amigo

Pesquisa personalizada