terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alguém que me explique

Alguém que me explique (dispensando-se os habituais "só vêm o Benfica" e o "é o desespero eh, óh" que ultimamente inundam as caixas da bengalhadas, aqui d'O Banco e que é uma coisa que para aí à 24ª vez, começa a ser um bocadinho, como direi, sem jeito nenhum), o raio da lógica de fazerem isto.

Ok, fazerem um fundo com parte de passes de alguns jogadores e de mais uns quantos gajos do plantel, consigo perceber. Recebem agora um pacote de dinheiro relativo a transferências que pensam fazer no futuro; com o que têm gasto faz todo o sentido.

O que já não consigo perceber é porque carga de água, vão gastar 6 milhões, numa coisa que já era deles. É que se ainda fosse trocar o dinheiro de um bolso para o outro ainda vá, mas esta gaita sendo gerida pelo BES, deve ter comissões e custos de transferências que ou podiam não ser pagas ou ser pagas por outro que comprasse isto.

E qual é a lógica de meter uma coisa à venda por 40 milhões, para depois enterrar lá 6 milhões e só vender por 34?

Não 'tou intendendo...

24 comentários:

LDP disse...

Nao tenho duvidas que o Bengas responder-te-à com a modesta isençao que è seu apanàgio.

Dartacão disse...

vamos lá explicar isto então,ou pelos menos tentar:

estes fundos,como as acções e essas coisas da bolsa são investimentos de risco.No fundo estão colocados percentagens dos passes,mas não significa que seja esse o valor final.Por exemplo,quem investir nesse fundo arrisca que no minimo ele seja vendido pelo valor la indicado.Mas caso seja vendido por mais, continua a ter percentagem nessa mais valia.è um risco tal como as acções.
Neste caso o Benfica vende essa percentagem,assegurando desde logo receita imediata e , sobretudo liquidez financeira.
A situação da Benfica SAD ter investido nesse fundo é para tentar ainda realizar mais valias

Repórter H disse...

Dartacão,

tudo muito certo, mas uma vez que os passes já pertenciam à SAD, não fazia mais sentido terem criado o fundo por 34 milhões, ajustando as percentagens, em vez de colocarem lá por 40 e comprarem os outros 6?

Caneleiras de cortiça disse...

Reporter - É um pé de meia. Se estivesse no bolso, era para gastar. Ali está investido. Ou então não.
Agora, acredito que tenha algum sentido. Quem se dá ao trabalho duma operação destas, deve ter o mínimo de conhecimento e inteligência (que eu não tenho para lá chegar) para saber o que anda a fazer. Mas vou investigar...
Ninguém para o Caneleiras eh, óh

Dartacão disse...

vamos fazer contas por alto então,
pegando só em 3 jogadores (que serão a mais valia deste fundo )
Di Maria ....4,4 M (20 %)
David Luiz ..4,5 M (25 %)
Javi Garcia..3,4 M (20%)
estes são os valores nominais iniciais

mas imagina(e lá está a politica de risco) que eles são vendidos por 30 M cada um(esqueçam lá as bocas que não valem tanto e tal, é mais um suponhamos...)

desta forma o fundo viria a ter um lucro

Di Maria ....6 M - 1,6 de lucro
David Luiz ..7,5 M - 3 ¨ ¨
Javi Garcia..6 M - 2,6 ¨ ¨

somando daria 7,2 de lucro imediato.

com esta participação o Benfica além do lucro da venda tem ainda mais uma participação nos lucros do fundo,neste caso mais 1M.

É um investimento de risco ,como tudo na bolsa.Neste caso o Benfica está bem salvaguardado,acho eu. Se correr bem ganha em 2 lados. Se correr mal já esta minimizado pela entrada inicial de capital exterior.

Mas como o Di Maria vai valer 90 M ou mais...

Repórter H disse...

Dartacão,

mas se estes 6 milhões não tivesse sido incialmente colocados no fundo e a valorização acontecesse (como vês esqueci as bocas), o Benfica embolsaria a mais-valia na mesma.

É só isto que eu não percebo!

Dartacão disse...

Ò sôr Repórter:

Mas assim ganha em 2 lados
O Benfica na venda e a SAD nos lucros (ou não) do fundo.
Não sei se é bom ou mau negócio,estas porras da bolsa para mim são um mistério.
A lógica percebo,agora o resto...
Faz-me confusão que uma empresa possa afundar-se não devido à sua rentabilidade mas devido à especulação.

Adiante....chega de fundo....QUERO JORNADAS DE CAMPEONATO!!!

joemorales disse...

Dartacão, dizes que "com esta participação o Benfica além do lucro da venda tem ainda mais uma participação nos lucros do fundo,neste caso mais 1M."

O Benfica não tem mais lucro nenhum do fundo. Pegando no caso Di Maria:

10% pertencem ao Mendes
20% ao Benfica Stars Fund
o Benfica numa futura venda do Di Maria recebe os 70% a que tem direito, não vai buscar mais ao BSF. (corrige-me se estiver enganado)

Os 6M€ investidos pela SAD são de risco, se os jogadores valorizarem ganham todos(o SLB na venda do restante passe), se desvalorizar o SLB já assegurou uma venda valorizada mas a SAD perde no investimento. Confio que seja uma boa jogada, mas só sei o que tenho lido.

Dartacão disse...

Joe...não é assim
esquece lá a parte do 10 % do mendes

pegando só no Di Maria(ele que até e levezito)
No fundo estão colocados 20 % do passe

Como a SAD investiu no fundo,tem direito a 15 % dos lucros.

resumindo
o Benfica recebe os tais 70%
e a SAD recebe 15% do fundo

exemplo
venda por 30 M
Benfica(70%)-recebe 21 M

o fundo tem 20% - portanto valoriza 1.6

Como a SAD investiu nesse fundo,tem direito a 15% desses 20%
ou seja,ganha 240 m

Jengábola disse...

Na minha opinião, a participação no fundo por parte do benfica (e no risco) pode ter sido exigido pelo BES ou por um dos maiores investidores do fundo (ongoing..), para "mostrar" que se acredita no mesmo... e que se tem interesse em vender os jogadores do fundo.
Se o benfica não participasse no fundo poderia perder interesse em vender por exemplo os 50% restantes dos jogadores que lá estão com 50% do pase, pois conta com o jogador e já recebeu 50% do valor.

Repórter H disse...

Essa é outra questão relativamente a este tipo de fundos que me deixam a pulga atrás da orelha e que no Sporting por exemplo não correu muito bem.

A verdade é que se o jogador desvalorizar há uma compensação financeira para a SAD que antecipadamente vendeu uma parte do passe, por um valor acima do que o jogador vale, no entanto, acho que ninguém quer que os jogadores desvalorizem, normalmente é sinal de maus resultados desportivos.

Ora, caso o jogador seja valorizado, os clubes (e aqui falo genericamente, uma vez que não é o fundo do Benfica que está em causa) acabam por "perder". Ou seja, venderam uma parte de um jogador, abaixo do que ele vale. Pode-se dizer que compensa por se ter vendido antes e não ser ter assumido parte do risco, mas se no caso se tratar de um fora-de-serie, num daqueles negócios à grande, perde-se uma pipa de massa.

Outro aspecto negativo destes fundos é a pressão que os investidores farão para que os jogadores sejam efectivamente vendidos.

Ninguém imagina os senhores da ongoing a meter uma pipa de massa no fundo para depois verem o Di Maria a fazer a sua carreira toda no Benfica. Ora estas pressões são por vezes contrárias aos interesses desportivos dos clubes.

Repórter H disse...

Mais uma laracha para a fogueira. Diz o Boronha que "* As percentagens dos passes adquiridos pelo Fundo ao Benfica, servem de referência para negócios futuros. Assim o Benfica fica obrigado a vender um jogador, sempre que a proposta seja igual ou superior ao valor de referência do Fundo."

Quer isto dizer que a partir de agora o Pinto da Costa sempre que lá quiser ir gamar um jogador não tem que esperar que acabe o contrato como aconteceu com o Cebola.

Dartacão disse...

Claro que isso pode acontecer,mas duvido que seja assim tão claro.
1ºse isso é assim pq raio o Benfica renovou com o Di Maria e colocou clausula de 40 M?

por outro lado,deve haver interesse de quem investiu no fundo de vender pelo melhor preço possivél para assim ter lucro
Se se pode vender por 50 M ,pq raio se venderá por 20 M?


eu não estou com isto a dizer que é bom ou mau negócio,mas de certeza que deve existir aquelas letras piquinininas e montes de cláusulas que defendem as partes

outra coisa,o jogador não é obrigado a ir.O pintinho bem pode tentar dar 2 M pelo Miguel Vitor,mas isto não significa que ele queira ir.Uma coisa é o Benfica ser obrigado a vender,outra coisa é o jogador querer ir.

Lembra-te do João Pinto,o Benfica bem que o tentou despachar mais de 20 vezes po Depor e ele nunca quis ir

lá está...são riscos

Repórter H disse...

O Cebola também foi contrariado. Andaram que tempos para convencer o gajo... para aí 5 minutos!

Dartacão disse...

eu bem que estava a estranhar não haver uma bicadazita
mas deixa-os lá...
a cebola só tinha validade ate final da época anterior
passou lá a ASAE e pimbas...

Jengábola disse...

Bom... na questão do "querer ir", infelizmente tenho de concordar com o Rep.H, pois não tem sido difícil convencer qq um a passar para o FCP! :(

Mas voltando à questão do risco, concordo com a eventual pressão para vender, pois quem investir não vai querer carreiras na Luz.

Quanto ao valor, está salvaguardado, pois por exemplo o J.Garcia custou 7.000.000 e agora está avaliado no fundo por 18.000.000. Se alguém apresentar uma proposta deste valor, não é má. Claro que eventualmente poderia ser melhor (caso o homem fosse à selecção e fosse considerado craque), mas tb não será muito melhor... mas 18 milhões não é mau...

O risco neste caso está nos jovens que podem vir a valer bem mais do que o que valem no fundo... ou não!

A mim parece-me um excelente negócio para o benfica, mas só o tempo o dirá. Tem o meu aval mas não o meu investimento :)

joemorales disse...

Jengábola, eu não percebo nada destes assuntos, só do que vou lendo e sabendo que nem tudo será verdade, mas no caso dos jovens valorizarem o Benfica pode sempre recomprar a parte que está no fundo, avaliando o passe na altura. Ou não? Duvido que não haja uma cláusula em que o Benfica possa recomprar o passe do atleta.

Rep. H, acredito que poderá haver pressão dos investidores para se realizar a venda de determinado passe se houver propostas vantajosas, mas não será sempre o Benfica a ter a última palavra?

Ainda bem que não está lá o Ramires(jogador que não é deste campeonato), mas o Saviola, Aimar e Luisão deve ser pela idade.

Repórter H disse...

Joemorales, segundo o Boronha existe essa cláusula de "recompra" da percentagem pelo valor da proposta. Ou seja, perante o pagamento do valor a receber pelo fundo o valor agora cedido retorna ao clube.

Existe também um limite de idade e os jogadores têm que fazer pelo menos 3 anos no clube.

Brincadeiras à parte é um negócio como outro qualquer com riscos e benefícios. Pessoalmente o facto de poderem existir interesses e interferências exteriores não me parece bom, mas longe de achar isto escandaloso (como o outro totó) ou à partida um mau negócio.

Erk disse...

Significa que os jogadores deixaram de ser do clube. Neste momento, são do BES. Basta aparecer quem ofereça o valor estipulado e leva-os, sem que o clube tenha palavra nisso.

Um pouco como os jogadores do Porto. Os passes são dos administradores, que enquanto não são vendidos, vão jogando pelo clube.

Em assuntos de dinheiro, só os palermas acreditam que há milagres.

E das duas uma, ou há palermas Benfiquistas, estilo Joe Berardo, que vão enterrar dinheiro no fundo de jogadores, na convicção que algum dia vão valer o preço porque o Benfas os decidiu indexar, que é o dobro do que deu por eles,

e é uma forma do BES passar mais umas granas para as mãos do LFV, com o pretexto de lhe chamar investimento.

Penso que o JEB ficou f*d!d*, porque se tentasse igual, acusavam-no de estar a espoliar o clube. Além de que jamais lhe aprovariam um esquema igual.

LDP disse...

...Ou se calhar somente porque nenhum jogador actual do sporting teria lugar nos convocados do Benfica.

Petinga disse...

Ia eu a escrever "olhem que fixe, afinal é possível adeptos do Benfas e Sporting discutirem de forma educada e civilizada num blog sobre futebol" e apareceu o Valdemar logo a dar bicadas.

Se o JEB ficou f*dido, escusava de ter bradado aos sete ventos. Afinal o fundo do Benfas nao é uma vergonha - vergonha é ele nao ser capaz de engenharias financeiras semelhantes. Já de discursos do coitadinho percebe ele, sim senhor.

Pela minha parte, só tenho a agradecer aos Benfiquistas q aqui se dispuseram a explicar o que entendem de toda esta história. Há aqui muito risco financeiro e desportivo, mas também uma gestao de imagem muito bem feita (do clube, dos seus jogadores, da marca Benfica - estás a tomar notas, JEB?) em background.

Saudacoes Leoninas

Erk disse...

Petinga,

se se fizesse igual no Sporting, os papagaios que andam a alegremente a debitar bitaites por estes dias, aproveitando o momento menos bom da equipa, os mesmos que inviabilizaram o projecto do Soares Franco, não iam deixar.

Quer apostar?

Além disso, está por provar que seja uma boa ideia.

Como lhe digo, quando o assunto é dinheiro, não há milagres.

E peço encarecidamente desculpa por vir botar o meu ponto de vista. Lamento imenso se o insultei. Significa que:

a) é o próprio Joe "fáquim" Berardo

b) é um Benfiquista, mas palerma

c) é pouco atento/não leu bem, porque o Magalhães tem pouca resolução de ecrâ

Low desert,

não brinque... é natural que se sinta inchado. Mas isso passa-lhe com mais uma viagem a Poltava ou a Atenas.

LDP disse...

Sao realmente poucos e inòcuos os argumentos que sua excelencia usa para continuar a sorver dessa sua garrafa de ressabismo. Mude de comportamente, por favor. A bem da sua honra pessoal.

Erk disse...

Um low desert vir chamar a atenção para ressabiamento, falha de comportamento e honra pessoal, minha ou de qualquer pessoa que aqui escreva, só pode ser considerado...

divertidamente irónico. É como vir o Pinto da costa alertar para os malefícios do putedo.

Mas como vi escrever há um par de posts atrás, que isso é recalcamento por 4 anos a levar na pá, perdoo. Entendo.

Confesso que a educação que me deu a minha mãezinha também ficou beliscada pelos festejos do título do Inácio, conquistado após 18 anos de travessia no deserto. (O do Boloni já foi relativamente mais tranquilo.)

Por isso dou o devido desconto.

Mas alerto: O Benfica ainda não ganhou nada. Não esvaziem essa onda encarnada antes de realmente ganharem algo.

Ou então preparem-se para a devida chacota.

Bom fim de semana, e boa sorte a Portugal.

Pesquisa personalizada