quinta-feira, 1 de outubro de 2009

É hora de felicitações, parabéns, obrigados e cumprimentos

Acabo de chegar de Alvalade e quero felicitar e parabenizar o Sporting e os Sportinguistas por tudo de bom que se tem conseguido este ano, nomeadamente as grandes vitórias e as magnificas exibições, como a de hoje é um excelente exemplo.

Começo, claro, por elogiar o grande timoneiro, que tem tornado tudo isto possível. Esse "dream maker", o inigualável Paulo Bento. Não sei se principie por destacar a sua enorme genialidade técnico-táctica, se a sua capacidade motivacional, se o facto de ser capaz de gerar consensos e harmonia ou ainda o seu grande fair-play nos momentos (raros, felizmente) em que não se esmaga o incauto adversário que tem o azar de nos defrontar, nunca, por nunca se escudando nos árbitros quando tal infortúnio ocorre.

Mas de entre tantas capacidades deste grande líder, a sua sagacidade fora de campo, ou seja, no momento de prestar declarações é algo que devemos sempre enaltecer. Por exemplo ainda hoje na conferência de imprensa lançou críticas porque "[...]está a criar-se um ambiente que não é agradável. Está construída uma imagem de que o Sporting não joga bem, nem quando perde, nem quando ganha". E fez bem, porque quem não vê que o Sporting é hoje um rolo compressor está de má fé e quer prejudicar um grupo que tão bem orientado está. Mas diz mais o treinador do Sporting, numa clara alusão aos adeptos, que sofrem pela equipa e que por vezes com sacrifícios na sua vida pessoal e profissional se deslocam ao Estádio, pagando e bem os seus bilhetes, na expectativa de verem um espectáculo digno e que durante um par de horas os entretenha; diz que "é legítimo assobiar quando se ganha. Não me parece que isso traga alguma vantagem", ou seja, é comer e calar meus amigos. Se estes autênticos recitais não são suficientes, então paciência.

Perante tamanha capacidade de liderança, não admira portanto que tenhamos, assim por exemplo o Abel a realizar exibições que me fazem perguntar como é que ainda não veio cá o Florentino Peres fazer do Dr. um galáctico. Ou do Polga; hoje senti particularmente a sua falta nos momentos de aperto na defesa em que faltava a sua capacidade de "patrão" para tudo "varrer" e nos cantos ofensivos, com as suas cabeçadas tipo míssil que deixam em pânico os guarda-redes contrários.

Destaco ainda a capacidade que o Paulo bento tem tido na evolução dos jovens, como o Pereirinha ou Adrien. A continuarem a melhorar assim, não há-de tardar muito e estão no Odivelas Manchester United. Uma coisa que também tenho gostado de ver é a quantidade de vezes que o Veloso vai para defesa-esquerdo; como não tem sido o melhor médio, não faz muita falta no meio campo e assim está bem. Quase tanto como o Vukcevic andar a jogar fora da posição, para aprender e evoluir enquanto futebolista - está quase bom!

Outra coisa fixe é a rotatividade dos avançados (assim não nos fartamos!) que é um prémio justo para as grandes exibições que todos têm realizado. Não querendo ser injusto, destaco o Postiga, que já marcou... hum, ora deixa cá ver, portanto 6 vezes 3 é 18, vezes o PIB... vejamos... zero, sim é isso zero golos e o Caicedo, que quero desde já dizer que devíamos exercer imediatamente o direito de opção, é que 10 milhões por tamanha pérola é uma pechincha e não há-de tardar muito e temos aí o Barcelona a perguntar se não queremos trocar o gajo pelo Ibrahimovic + 40 milhões de euros. É que é certinho, direitinho.

E pronto, dito isto, é hora de felicitações, parabéns, obrigados e cumprimentos. Eu estou bem animado!

15 comentários:

LDP disse...

O Caicedo pelo Ibra + 40 milhoes è um mau negòcio.

Talvez Ibra + Pique, ajudaria a aumentar o nivel deste ultimo pois sem duvida que jogar e treinar ao lado do Polga o elevaria a um patamar pròximo do Baresi.

Caneleiras de cortiça disse...

Para mim o que o Reporter escreveu sobre o Sporting é-me igual ao litro. No entanto, tenho de me levantar e aplaudir uma análise ao Sporting, feita por um Sportinguista, em que o Benfica não é mencionado. Nem entrelinhas. E especialmente quando perdeu.
Isto é que é preocupar-se com o que o clube faz, em vez de se preocupar com o que o clube faz em comparação com o que o rival faz.
Ah, e esta noite traz a conquilha para o jantar, que o repasto para ti vai ser pior que uma tour do Paulo Assunção pelo tunel do Dragão.

Anónimo disse...

Boa analise reporter.

esta merda ja enjoa!

acho muito bem que se assobie a equipa e a parte tecnica, deixei se de merdas os mais certinhos pq a paciencia tem paciencia.

os niveis de exibiçao nao sao dignos do nosso clube!!

caneleiras, ja andas a falar de mais. tas precisar de um novo blackout

Anónimo disse...

a paciencia tem limites..

vá manda lá uma piadinha daquelas caneleiras...

Erk disse...

O benfas jogou ontem?

Não vi mencionado tal facto nas capas dos pasquins desportivos nacionais.

Apenas uma enorme chamada de atenção para o mau jogo do Sporting. Que ganhou...

joemorales disse...

Caneleiras, não devias ter falado, escrito, chegou o Valdemar e num post sobre o clube dele o que ele escreve? Sobre o Benfica pois claro. Deve ser mais um entre 4M a sonhar com o ENORME.

Não vi o jogo das osgas, a minha azia ontem era tal, já estava mal habituado, que nem quis saber de mais bola nenhuma. Ouvi dizer muita coisa, mas não quero fazer das palavras dos outros as minhas. Por isso só quero acrescentar que, a ler a ironia do H, desconfio que o que os Benfiquistas dizem hoje do Zbording deve ser verdade.

PS. Agora que o Benfica perdeu um jogo é que deve ter começado a competição a sério, visto estarem sempre a dizer que eram só vitórias durante a pré época...

joemorales disse...

Li na barra lateral essa parvoíce da Antena. Ele disse mesmo Antena em vez de Atenas?

Bengas disse...

Independentemente do resto, que não comento, há críticas neste post que são despropositadas, nomeadamente a colocação do Veloso à esquerda: com Marques, Caneira e Pedro Silva lesionados e com o Grimi ainda sem ritmo para jogar os 90 minutos (depois de 7 meses parado), tem de ser encarada como normal a opção pelo Veloso à esquerda. Senão quem é que lá podia jogar?
A outra é o Caicedo. Entrou bem no Dragão, não vejo nada demais em lhe ter dado a oportunidade a titular. O Postiga jogou bem no Dragão e teve um jogo desgastante, logo usou outro. Que tem isso de tão extraordinário?

Eu digo que mais depressa deixaria de ir à bola pelos adeptos do Sporting do que pela equipa. Revolta-me que se assobie um jogador que deu o litro, ainda que não tenha feito uma grande exibição (Vuk).

LDP disse...

Nao, joemorales, nao disse Antenas. Mas o pessoal è mesquinho ao ponto de inventar e meter a coisa entre aspas para parecer verdade.

Erk disse...

joemorales,

nem durmo a pensar no Benfas. Ou então esqueci que meter o nariz na crise da equipa do Sporting é exclusivo de Benfiquistas. O oposto, não pode acontecer.

Limitei-me a constatar um facto: nos dias antes ao jogo do AEK, a pergunta que se fazia era "Mister, por quantos vai golear?" Em capas de pasquins coloridas a vermelho.

Hoje, a derrota do Benfas surge num quadrado de 5x5 cms. O destaque é todo para a má exibição do Sporting. Que ganhou. A um clube Alemão. Coisa inédita, ou lá perto.

Há malta susceptível. E só por terem perdido um jogo...

Por falar nisso: benvindo à terra.

Abraço.

Repórter H disse...

Bengas,

a crítica à colocação do Veloso seria despropositada se tivesse sido caso único este ano (ou noutros), mas não é. É recorrente. Aliás não há jogo nenhum que os nossos médios não façam 2, 3 ou 4 posições no terreno, o que é ridículo.

Em relação à rotação dos avançados idem. Não se trata de uma alteração pontual, para fazer um deles descansar. São utilizados em rotação, o que não permite que nenhum deles ganhe rotinas e ritmo de jogo.

O problema arrasta-se e não se vêem melhorias. O futebol do Sporting é pobre e sempre que o grau de exigência aumenta um bocadinho, normalemente levamos com a ripa.

É claro que podes continuar a assobiar para o ar e culpar os adeptos que assobiam, não para o ar mas a equipa. Mas de certeza absoluta, que esses querem apenas que a equipa jogue bem e que ganhe. Não são eles que têm que o fazer acontecer. O responsável por que isso aconteça, está mais do que visto que não consegue e portanto está mais do que na hora de dar o lugar a outro. Algo que infelizmente num futuro próximo não vai acontecer, o que significa que o futebol mediocre se irá manter, tendo como reflexo o facto de não conseguirmos ganhar!

LDP disse...

Obrigado pelas boas vindas, Valdemar. Quer isto dizer que a pré-época acabou e que jà podemos começar a ganhar a sério?

Entao venha de là isso e vejam se nao nos começam a dar pontos de avanço jà no pròximo jogo.

@oel@ disse...

O problema do tangas foi do relvado...

joemorales disse...

Caríssimo Leo, esse comentário vale o que vale, mas mais lindo ainda é ver o teu treinador dizer que não sabe porque joga mal. Se não sabe demonstra bem a competência que não tem...

Valdemar, tens razão, vamos falar do Benfica neste post sobre o Zbording, aliás, tu falas sempre no Benfica, até estou admirado de teres escrito a palavra "Sporting" num comentário teu. Felizmente, para mim, não tinha descolado do chão. Mas eu também sempre que posso falo das osgas. Acho engraçado que vocês se queixem sempre que as capas dos jornais desportivos só falem do Benfica, mas quando falam do Zbording ficam todos ofendidos. Ganharam tiveram o destaque merecido, queria ver se capa estivesse ao contrário o teu comentário. Seria algo do tipo "ganhamos e o destaque é todo para o Benfica."

LDP disse...

Valdemar, sai do subsolo.

Pesquisa personalizada