quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ídolos ou ...?



Se calhar, este post vai ser um bocadinho polémico, mas vamos lá a ver no que dá.

Assunto: Cristiano Ronaldo e a Selecção

Não precisa de grandes introduções este tema. A minha questão é simplesmente o quanto injustos ás vezes somos com os nossos heróis. Desde o desaparecimento dos Figos, Rui Costas, Coutos, Sousas, Pauletas e afins, que toda uma nação deposita única e exclusivamente as suas aspirações num só atleta. Com isto, faz com que a pressão de um país desabe nas costas de um miúdo de 25 anos. Sozinho contra o mundo. É dos melhores do mundo? Sem duvida. Mas daí a conseguir levar uma equipa às costas...complicado.
Muitos o atacam por jogar muito nos clubes e nada na selecção. Para os leigos tudo bem, mas quem percebe minimamente de bola, sabe bem que não é bem assim. No Manchester jogava , marcava, ganhava títulos! No Real joga, marca, faltam os títulos. Na selecção, joga pouco, nada marca e títulos nem vê-los. Culpa de quem? Dele não seguramente,senão vejamos:
No Manchester, a equipa jogava num 4-4-2, jogando ele no meio campo, com companheiros como Rooney, Berbatov, Giggs, Scholes,Tevez e outros que tais. As outras equipas, como se pode comprovar, tinham mais com que se preocupar que somente o Ronaldo...resultado, apenas tinha 2 ou 3 jogadores adversários por perto, e partindo embalado a 40 mts da baliza raramente era parado e os golos e as exibições eram do melhor.
No Real, muitos apostavam no seu fracasso na primeira época...pois bem ,andou com uma equipa ás costas e ajudou muito para que Higuaín brilhasse. Outra situação que o beneficiava era o mesmo que em Manchester, além de jogar mais atrasado no campo para fugir ás marcações, tinha gente de qualidade na frente dele que fazia com que os olhos dos adversários tivessem mais de que um alvo.
Na nossa bela selecção. Enfim, qualidade à frente? Pois... Possivelmente só poderia contar com o Nani. Além disso ele joga 20 mts mais à frente do que costuma jogar e muitas vezes recebe a bola de costas para a baliza e parado. Era um estilo tipo,passem a bola ao Ronaldo que ele lá inventa qualquer coisa. Mas e os adversários? São parvos? 3/4 perto dele e ele nem tem tempo de embalar.
Com o continuar dos tempos, começou-se a exigir este mundo e o outro.Não marca golos ,lá vai esta comunicação social mesquinha atacar. Não joga tanto. Pimba,culpa só dele, é porquê não quer. Claro , ele faz de propósito para falhar. As pessoas acreditam cegamente nos jornalistas e acabam por criticar o rapaz. Uma e outra e mais outra vez...chegando a um mundial , imagine-se, e quase dizer que tínhamos equipa para ser campeões!!! Ena pá!! Tragam lá o caneco, nem precisam de jogar...
E depois foi o que se viu, uma equipa sem qualidade, com a única estrela mais que pressionada e com uma nação à espera do (natural) título. Já sei que vão dizer que jogadores pressionados há muitos e que ele é fraco e não aguenta a pressão. Talvez. Mas dizer que de facto ele é bom, e que pode estar à vontade, e que faça o que fizer vai ser acarinhado, tipo numa de dar moral, é que ninguém se lembrou.
Humildade e comportamento? Pois bem, por muito que tentem convencerem-me do contrário, nunca vi este puto armar-se ao pingarelho, sempre foi profissional, o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair, nunca rejeitou a família bimba que tem. No fundo, é vitima de uma comunicação social cor de rosa que transmite uma ideia errada.É mais falado uma festa com meninas que outras coisas que de facto são de salutar. Lembram-se que lhe morreu o pai, e mesmo assim, jogou(e bem) no dia seguinte, e na selecção pasme-se.
De facto falhou neste dia 29. Foi-se abaixo, deixou a capa em casa e foi humano. O mundo desabou-lhe em cima e ele caiu . Um puto de 25 anos, com as exigências que colocou e lhe colocaram, foi pouco racional. Este vídeo é um pouco da imagem dele nesse dia...frustrado, impotente, desolado...e reagiu...cruxifiquem-no!!!
Quem nunca perdeu a cabeça em situações menos boas(nem comparáveis a esta)? É o capitão!! uma braçadeira quiça mal dada, mas que ele não exigiu!

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=9432


Agora virem ¨bater¨num miúdo, que lhe tiraram o lar aos 11 anos, vindo morar para Lisboa sozinho, de quem exigem o triplo que pode fazer, é um pouco demais.
Se calhar gosto do moço. Perdoem-me por isso. Mas se de facto gostam de ver sangue e ¨condenações¨...

É isto que fazemos aos nossos ídolos...

Não me esqueço que ¨obrigaram¨ um tal de Eusébio acabar a carreira num tal de Beira-Mar e finalmente num União de Tomar.Digno.
Não me esqueço também que dispensaram(!) um capitão(JVP)de vários anos para um clube rival.Ingratos.
Não me esqueço de um tal Iordanov exigir um jogo que lhe tinham prometido, e em tribunal. Hipócritas.
Mais casos existem, eu é que já escrevi demais.

29 comentários:

ana disse...

E orapaz até de tácticas percebe... Quis ensinar o prof, mas o prof é que sabe...

http://www.youtube.com/watch?v=ZkermZqCMUw&feature=player_embedded

Confesso que não li o teu post Dartacão, mas como mete Ronaldo... Volto mailogo, com tempo. Na próxima wc break.

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Não vejo nada de polémico neste post. É exactamente como penso. Mas sou criticado por tal.

Só não é criticado quem prefere defender o que não é nosso. A maioria dos argentinoos estão-se nas tintas se o messi é de facto o melhor do mundo. Para eles É. Isso é q importa.

Muito bom post Datarcao.

Abraço

Ricardo disse...

Não, isto é bonito.

Erk disse...

Bom, Dartacão.

Acertaste-lhe.

Onde é que eu assino?

Dartacão disse...

num cheque teu, endereçado a mim, com o valor em branco

Anónimo disse...

é isso que eu penso!

parabens pelo post!

Erk disse...

Dartacão, pagavas um pires de tremoços e uma mine.

Não queiras.

Em relação à posta em questão,

eu entendo perfeitamente a frustração do Ronaldo. É um leão fechado numa jaula. É um avançado dos melhores do mundo, fechado numa equipa ultra-defensiva projectada pelo treinador, como a convocatória já indiciava: levar 2 avançados na equipa, demonstra as prévias intenções do treinador, e a sua falta de confiança nos próprios atletas.

E acrescento que quanto mais alta na hierarquia de qualquer organização em que se encontram as pessoas, mais responsabilidades têm quando as coisas correm mal.

No caso da selecção, a responsabilidade não é só, nem principalmente dos jogadores.

É, ou devia ser, de quem manda.

LDP disse...

Valdemar, eu diria outra coisa sobre a questao de levar 2 avançados ao Mundial.

Nao me parece que seja falta de confiança nos jogadores. Demonstra é que o Queiròs tem muita falta de confiança nele pròprio.

Bom post, Darta.

Ricardo disse...

Ya

levava quem, o Edinho, o Saleiro, o Yannick, o João Tomás?

Os únicos dois gajos que acho que podiam ter ido, apesar de não terem jogado muito nos seus clubes, eram o Postiga e o Nuno Gomes.

Mas tendo em conta o tipo de jogo que o Queirós queria fazer percebe-se que só tenha levado Almeida e Liedson. Aliás, para o tipo de jogo que ele quis implementar, até o Liedson era dispensável. Mas valia ter levado um gajo tipo Makukula.

Erk disse...

Ricardo,

penso que ele preferia ter levado apenas o Tiago e o Ronaldo para jogarem mais à frente, e o resto, apenas centrais.

E o Coentrão.

Aliás, o gajo quer armar ao pingarelho de ter feito o Ronaldo. E os jornalistas que lhe lambem os tomates por ele ter descoberto o Eduardo e o Coentrão a lateral.

Mas é tanga.

Quem treina o Eduardo é o Domingos (ignoro quem descobriu o Eduardo no Braga, talvez o JesusAldo), e quem descobriu o Coentrão a lateral, é o Jorge Jesus.

O Professor descobriu o Duda a lateral mais o Ricardo Costa e o Daniel Fernandes para guarda-redes.

LDP disse...

O professor também descobriu o Edinho, mas este nao esteve com meias medidas e preferiu passar as férias com a famìlia.

Erk disse...

Uma vez ouvi o Figo dizer que se era para ir À selecção perder prestígio, mais valia não ir.

Julgo que no rescaldo de 2002.

LDP disse...

...Se calhar foi por isso que nao quis acabar a carreira no clube da sua formaçao.

Ricardo disse...

Figo sempre em grande. Um verdadeiro exemplo do trabalho que se faz ao nível dos princípios morais na formação do Sporting.

É, sem dúvida, uma grande Academia.

joemorales disse...

Isso é tudo muito bonito sim Sr. Até posso concordar com parte do post, mas futebol 11 não é ténis. Metem pressão para que ele leve a nação às costas?? Mas ele joga sozinho pá. Ele finta tudo, remata de todo o lado e no fim não faz nada. Pasme-se que contra a Espanha jogou a maior parte do desafio na sua posição! O que é que ele fez? Tentou tudo sozinho, como sempre, e não fez nada. Um redondo ZERO. Ele próprio cria a pressão que lhe colocam às costas e sempre gostou de ser assim. Sempre lidou bem com a pressão e agora vens dizer que é muita pressão num puto de 25 anos? Pressão é ser titular na selecção aos 18/19 e no Man United, e não o vi a tremer.

Mas não foi culpa dele, é do Madail que não manda o Professor embora.

Erk disse...

Uma academia que, com os seus valores, produz dois (2), II, jogadores melhores do mundo, é porque deve ser boa.

Por falar em valores, alguém sabe como vai o Bom Gigante, o Torres?

Não?

Não passa na BenficaTV, pois...

LDP disse...

Valdemar, se eu fosse o humberto ou a ana perguntava-te o que é que o Torres ou a Benfica tv tem a ver com o post e depois assinava anònimo.

Mas como tenho uma mao ocupada com uma bela cerveja e nao gosto de teclar sò com um dedo fico-me por aqui.

ana disse...

puke, a ana NUNCA assina anónimo. essa boca ofende-me mais do que as tuas ordinarices. "Dou a cara" por tudo o que digo.

ana disse...

Só agora li o post, Dartacão, e concordo com quase tudo, excepto a parte de ele acusar a pressão. Está habituado a lidar com ela desde que chegou à equipa principal do Sporting. Não se acanha, não se esconde nos jogos, quer marcar tudo o que seja livre, está sempre a pedir a bola, grita com os colegas... a ideia que eu tenho de acusar pressão é completamente oposta a isto tudo. O problema para ele não render na selecção é mesmo o de falta de qualidade do resto da equipa. E quando o acusam de rematar a partir da nossa baliza, é porque não há quem consiga chegar lá à frente para ele rematar perto da do adversário. O Nani seria capaz de fazer isso. O Quaresma também. O próprio Ruben Amorim, se tivesse tido oportunidade de jogar. Mas o inteligente do prof lá achou que bom, bom, era jogar sem bola, e quando a tivessemos, passá-la para os lados e para trás, até que por arte do destino ou de algum ressalto fosse parar aos pés da estrela, e ele então que tentasse romper por ali fora e marcar ou dar a marcar um golinho.

pitons na boca disse...

Não consigo concordar nem com 5% do texto...

Até parece que não há antecedentes nenhuns do menino que "só" tem 25 anos.

LDP disse...

ordinarices?

Acho que o meu nick é fàcil de memorizar por isso nao percebo a tua confusao entre mim e outras pessoas.

Ou és como o Humberto e os seus conceitos de dobro ou analfabeto?

ana disse...

eh pá, ó puke... O QUÊ? Não percebi nada do que disseste.

LDP disse...

Eu repito mais devagarinho, mas nao muito senao ultrapassas o tempo disponìvel para o xixizinho.

ponto 1) visto a quantidade de tristezas comentadas ou postadas por camaradas teus de clube, sò podes estar a confundir-me com um deles.

ponto 2) Se o ponto 1 nao é verdade entao concluo que sabes o significado de "ordinarices", tal como o Humberto nao sabe o significado de "dobro" ou "analfabeto".

ponto 3) jà compraste a game-box do braga?

LDP disse...

*...que NAO sabes o significado...

ana disse...

puke, importas-te de me explicar porque é que tu, estando eu a dirigir-me especificamente a ti, depois de teres dirijido directamente a mim, me dizes que os outros também escrevem ordinarices?!?! Ainda estás na 2ª classe?
E por que !$$#!"$!%$ é o Braga para aqui chamado?

MSilva disse...

lol realmente a única coisa que faltava era uma 'Apologia de Crisnaldo'...daqui a um bocado o culpado do Crisnaldo não jogar uma semente na selecção é o Merdaíl, perdão, Madaíl.

Não me venham com desculpas, se há outros que jogam (medianamente) bem e marcam golo(s), o Crisnaldo tem obrigação de pelo menos jogar tanto como os outros.

LDP disse...

Estamos num daqueles dias, estou a ver.

O braga, a avaliar pelo nùmero de vezes que puxaste por eles o ano passado sò pode ser a tua equipa do coraçao. Tua e de muito mais boa gente, talvez por isso o JEB queira ir buscar 80% do plantel do braga assim as gentes identificar-se-ao muito mais facilmente com a equipa.

Quanto às ordinarices era sò isso, lenbrar-te que hà muita gente que o faz quase quotidianamente aqui no blog mas tu nem pias.

ana disse...

decididamente és burro, logo, não te vou explicar pela quinquilhanonagésima vez a minha simpatia pelo Braga do ano passado.
Quanto às ordinarices, vomitado, directamente a mim ou mencionando o meu nome, só tu as disseste.

LDP disse...

Copy/paste por favor.






















"Ah nao que isso dà muito trabalho, vai tu se és capaz seu ordinàrio."

Pesquisa personalizada