quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A única Academia de futebol do país


Pois é! Há quem lhe chame academia do marketing, dos bluffs e outras designações depreciativas afins... Mas os resultados falam por si! Depois de um ano de maturação, em que muitos duvidaram da sua qualidade, eis que podemos dizer sem grande margem de erro que Bruno Pereirinha é o mais recente produto acabado da escola de formação do Sporting (ainda que com uma grande quota parte de responsabilidade do Belenenses, neste caso). O ano de 2008 tem sido o ano da afirmação deste jovem jogador que discretamente começou a jogar bem e a ter mais visibilidade a lateral direito, com a Académica e com o Setúbal (na taça da liga) tendo-se assumido como um dos melhores em campo com o Porto, em Alvalade. Voltou a rubricar boas exibições em jogos das taças de Portugal e da liga. Hoje, em Basileia, voltou a fazer uma grande exibição coroada logo nos primeiros minutos com um golo que é bem revelador da evolução que tem realizado.
Não tenho dúvidas em afirmar que actualmente este miúdo já é uma boa alternativa para o onze titular e estou certo que hoje já nenhum sportinguista fica apreensivo quando ouvir o seu nome no onze titular!
Tem 19 anos e vai completar 20 no próximo dia 2 de Março, em dia de derby... ora que melhor prenda de anos poderia ele ter senão derrotar os ranhosos!?
PS: Este post é dedicado aos dois paineleiros vermelhos mais facciosos e que têm andado arredados destas tertúlias.

12 comentários:

Zizu disse...

Estes "verdetes" estão cada vez pior. Parecem a montanha russa em estado de espirito, tanto dizem mal da equipa ainda à meia dúzia de dias ( ex:atiram as camisolas dos jogadores de volta), como de repente são os melhores do mundo no presente e vão ser no futuro, porque estão a sair umas fornadas de jogadores espectaculares..
Abram mas é os olhos...

Nota: Vocês gostam tanto de ver o vosso clubezeco da caca, que aposto que ontem estiveram a assistir ao jogo do Benfica

Repórter H disse...

Eu estive a ver o Benfica e logo por azar apenas nos últimos 5 minutos! Vi mais ou menos a partir do momento que entrou a Cornélia.

Bengas disse...

Quanto ao comentário final do Benfas estou como o reporter H: apenas mudei quando acabou o Sporting, o jogo ia para aí em 89 minutos e ainda fui a tempo de ver a caga vermelha!
Quanto aos restantes comentários, o nosso clube não é só carneirada, como no Benfas!
Eu próprio sempre critiquei esses anormais que devolveram as camisolas e que assobiam a equipa!
Nunca cricifiquei nenhum jogador do Sporting. Nem o Farnerud, ainda que nao tenha já ilusões quanto ao seu valor!
Sempre justifiquei o mau momento da equipa com o excesso de jogos e a baixa de rendimento de alguns jogadores fulcrais como o Moutinho, o Veloso, o Romagnoli e o Liedson que agora estão a ressurgir.
Ninguém disse que somos os melhores do mundo ou vamos ser, mas tens razão: na formação somos mesmo os melhores do mundo! Digo isto sem qualquer pretensiosismo!

Caneleiras de cortiça disse...

Claro que é sem pretensiosismo.
Qual é o critério? Jogadores vendidos? Jogadores titulares sa selecção? Titulos ganhos por jogadores formados?
Comparaste com clubes brasileiros? Comparaste com o Barça?
Isto de ser "o melhor do mundo" soa sempre a pretensioso, dito pelos próprio interessado e sem dizer em que é que se baseia.
Só naquela, para podermos contrapor

Repórter H disse...

Não é o Sporting que se intitula como o "Maior Clube do Mundo!"

Será isso pretensiosismo ou apenas parvoíce?

Bengas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bengas disse...

Oh caneleiras: Comparar a produção de 20 clubes brasileiros com a do Sporting é algo despiciendo, não?
Posso comparar com o Barça e com o Ajax, que são constantemente reputadas como as melhores escolas do mundo. E não tenho dúvidas em afirmar que somos melhores que eles. Quem é que são os últimos talentos formados por essas escolas? quantos foram melhores jogadores do mundo.
Quanto à selecção, tens tido o Figo, o Cristiano Ronaldo, o Quaresma, o Simão, o Miguel, o Moutinho, o Veloso, o Caneira, o Carlos Martins, em breve terás outros...
Já reparaste na quantidade de jogadores formados em Alvalade que pululam pelas equipas portuguesas? O que seria do futebol português sem a formação do Sporting, pergunto eu!

Caneleiras de cortiça disse...

reporterh - O maior clube do mundo, em termos de associados, é um facto, não uma presunção.
bengas - obviamente não falei nas equipas brasileiras como um todo, mas individualmente. Quantos jogadores estão na Europa, em grandes clubes, provenientes do Cruzeiro? Quantos do Corinthians? Quantos do São Paulo?
Em relação ao Barça, tens muito recentementes o Víctor Valdés, Puyol, Xavi, Cesc Fabregas,Andrés Iniesta e o Messi, que foi para Barcelona com 13 anos, e até ficou à frente do Ronaldo.
E olha que o futebol portugues passava bem sem Alhandras, Valdires ou Celestinos.

O Sporting tem um departamento de formação e prospecção a anos luz do resto dos clubes portugueses. Ninguem desmente. E até podiam ser os melhores do mundo que para mim era igual ao litro, uma vez que poucos dos bons por lá ficam a jogar e alguns ainda vem para o Benfica.
Agora essa de serem "os melhores do mundo". Vá, contentem-se em serem bastante bons e dos melhores do mundo.

Bengas disse...

Então sugiro que faças um levantamento das origens desses jogadores brasileiros, pois além desses clubes tens o Grémio e o Inter, o Fla, o Flu, o Santos, o Vasco... tudo clubes com tradição na formação brasileira. Produzem muito, mas de nível mundial, não há de haver tantos. Além de que estás a comparar um país com um universo de 10M com um de 180M.
Quanto ao Barça, também acho que somos melhores que eles, sim. DOs que apontas apenas o Messi, o Fabregas e o Iniesta (não tanto como os outros) são jogadores de top. Os restantes são jogadores sobrevalorizados por serem da casa. Não têm a categoria dum Figo, Ronaldo, Quaresma ou mesmo o labrego do Simão.

Repórter H disse...

De clube com mais associados no mundo a "Maior Clube do Mundo" vai uma distância considerável!

Caneleiras de cortiça disse...

Vamos então tentar esclarecer o amigo reporter h:
- The most widely supported football club is Sport Lisboa e Benfica, Portugal, which has 160,398 paid-up members. The record was acknowledged on 9 November 2006 during the celebrations for Guinness World Records Day.

- Um clube desportivo, ou juridicamente, uma associação desportiva, é composto por associados, os quais elegem os seus corpos sociais.

- o Benfica é o clube desportivo (ou de futebol) com mais associados em todo o mundo;

- A palavra maior tem sempre uma comparação quantitativa e não qualificativa.

- Quantitativamente, o Benfica tem mais associados que qualquer outro clube desportivo (ou de futebol) do mundo.

- Tendo mais associados, é a maior associação desportiva (ou clube) do mundo, objectivamente.

Fuinha da Bola disse...

Em relação ao 1º comentário, do zizu em relação a fornadas de jogadores, e ao 4º, do caneleiras de cortiça já podem ler o post academias de futebol. Só naquela, para contrapôr. Sem pretensiosismos.

Pesquisa personalizada