terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os Nelos e os Tavares do século XXI

As minhas primeiras memórias futebolisticas datam do início da década de 80, quando a linha avançada do Sporting era formada por Oliveira, Manuel Fernandes e Jordão e as alegrias ainda aconteciam ano sim ano não.

Daí para cá nunca mais jogadores desse calibre se juntaram na frente de ataque e quando até se consegue arranjar um gajo bom como o Liedson, logo se encontra um perna de pau para com ele emparelhar, que logo trata de (des)equilibrar um pouco a coisa. O cromo do momento é o Tiuí, que veio substituir o Purovic, que veio substituir o Bueno, que veio substituir o Koke, que por sua vez tinha vindo substituir o Mota! Fiquemos por aqui, porque senão ainda chego ao Eskilson e este é suposto ser um post alegre.

Talvez por este motivo, os títulos que na minha infância recordo acontecerem ano sim, ano não, sejam agora quase tão raros, como passes certos do Luís Filipe. Penso ser estes um dos motivos, porque me alegram tanto os insucessos do Benfica.

Por tudo isto, recordo com alegria a 2ª metade da década de 90 e os primeiros anos do século XXI, que começou com o Benfica a destruir uma equipa campeã e que terminou com 2 títulos verdes e com os encarnados a ficarem a ver as competições europeias no sofá, fruto de um 4º e de um 6º lugar.
Associo o início deste Glorioso ciclo à entrada do "poeta" Artur Jorge no Benfica, tendo sido pela sua mão que chegaram ao Ésse-Éle-Bê jogadores de grande classe, como o Nelo e o Tavares. Depois disso, outros ainda mais pernetas (não com o tique de coxear como o Mantorras, pernetas mesmo!) por lá andaram, tendo tudo culminado em 2000/01, quando no mesmo ano conseguiram juntar no mesmo plantel, Paulo Madeira, Sérgio Nunes, Escalona, Chano, Uribe, Kandaurov, Mawete, Toy, Carlitos e Sabry!
Mas, não me perguntem porquê porque não saberei responder, são para mim o Nelo e o Tavares, que personificam o baixo nível de qualidade que levou a que essa alegre sequência de eventos que atrás descrevi tivesse acontecido.
Serve esta conversa toda para quê, pergunta o leitor. Além de nos trazer à memória momentos alegres, serve para fazer um paralelo com a presente época, uma vez que hoje como nos idos 1994, também o Luís Filipe Vieira fez o favor de trocar mais de meio plantel, sendo que agora tal como nessa altura, o saldo entre entradas e saídas seja claramente negativo.
Por isso, está na altura de encontrar já neste plantel, aqueles que são os Nelos e os Tavares do Século XXI. Ou seja, aqueles jogadores que daqui a 10 ou 15 anos nos vamos lembrar, sportinguistas com um sorriso nos lábios, benfiquistas com um amargo de boca e exclamar "Eh, esse gajo esteve no Benfica! Como é possível!?!?!?" ou "Chiii, nesse ano sairam o Simão e o Manuel Fernandes, para entrarem esses cepos!!!".
É por tudo isto que espero que estejamos perante o início de mais um Glorioso ciclo, que desejo culmine em mais uns anitos a ver a Champions e a UEFA na tv!
PS (off-post): Christian Gross, treiandor do Basileia, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro que vai opor a sua equipa ao Sporting, teceu largos elogios ao leões. Quando questionado sobre que jogadores do Sporting gostaria de ter na sua equipa soltou esta pérola: "Todos. São todos muito bons". Olha pá, por mim podes levar o Ronny, o Had e o Farnerud, que é um favor que nos fazes!!!

3 comentários:

Bengas disse...

Eu sei porque são eles que melhor personificam essa mediocridade: porque nunca na vida haverá uma estrela de futebol chamada Tavares ou nelo... ou chico fonseca. Os bons jogadores têm de adoptar nomes mais personalizados.

Caneleiras de cortiça disse...

As alegrias do Sporting eram ano sim, ano não? Quais?? Ai a imaginação das crianças. Só se fosse no subbuteo, ou nos campeonatos da 2.ª circular (sim, eu sei dos 7-1)

O titulo de de 79/80, duvido que te lembres. Depois tens o de 81/82. E nada mais. Não tentes fazer da tua infância algo mais do que a desgraça desportiva que foi...e que de resto te acompanhará pelos muitos anos que ainda hás-de cá penar

Caneleiras de cortiça disse...

Mas o Sporting também teve duplas famosas
Quem esquece Leão e Renato?

Pesquisa personalizada