quarta-feira, 18 de junho de 2008

Repórter H no Euro - Acto único

Pois é! Graças à cortesia de um dos patrocinadores do Euro, com quem trabalho enquanto cliente, tive a oportunidade de ir a Basileia ver o Suiça-Portugal.

Foi uma bela viagem, recheada de peripécias que importa trazer aqui ao Banco, para que não caia nunca no esquecimento.

Numa comitiva que intgrava cerca de 30 pessoas, entre clientes e membros da própria empresa em questão, houve um que se destacou logo que o grupo ficou completo. Trata-se de alguém que vim a saber tratar-se de um dirigente de um clube do Norte, envolvido no caso "Apito Dourado" e que numa das primeiras tiradas que teve para a geral informou logo o grupo e meio aeroporto de Zurique que "Fuodasse! Segunda-feira, o Conseilho de Justiça bai emitir uma decisôn e bocês bão ber se há quem nos castigue!!!". Para terem uma ideia, o homem era tipo o Valentim, ainda menos polido, com uma bela bigodaça e mais 80kgs em cima. Uma rica figura!

Enquanto nos apresentávamos e iamos tomando conhecimento das diversas opiniões sobre o Euro, ainda tive tempo para ouvir mais um artista a dizer que os quartos-de-final com a Alemanha iam ser muito duros porque eles têm lá "aquele Poborski".

Nota: alguém adivinha quem é "aquele Poborski" alemão?

Chegado ao hotel, a primeira coisa que fiz foi ligar a televisão na RTPi. É expressamente obrigatório, qualquer Tuga que chega ao estrangeiro, desatar a ter saudades cá do burgo e procurar tudo o que é nosso. Não fugi a regra!

E o que estava a dar? Uma reportagem sobre a selecção no "Jornal da Uma" e claro os nossos conterrâneos à porta do hotel onde estava a equipa das Quinas, a dar um espectáculo como só nós sabemos. Um Peugeot 106, pintado de vermelho e verde, com os bancos forrados com bandeiras de Portugal, dava um show berrando para as centenas de Tugas que amontoavam à sua volta "eu quero mamar nas tetas da cabritinha...".

Depois de um breve descanso, arrancámos para Basileia, para o St. Jakob Park num autocarro disponibilizado pela empresa que me convidou e onde iam além dos 30 Tugas, alguns Suiços (trata-se de uma multinacional com centenas de clientes espalhados pelo mundo) e ainda Fritz, o motorista e a Nicole e a Doris 2 assistentes que nos explicaram qual o programa do dia e regras de acesso ao estádio; 1º em alemão, depois em Inglês e finalmente em espanhol a pedido de alguns Tugas, que "num tinham percebido nada"! Confesso que quando vi aquelas duas suiças vestidas com a farda do fornecedor, de nome Doris e Nicole a "espanholar" pensei que iam tirar a roupa, desatar num espectáculo de lambidelas mútuas e com uns "oh si cariño, te quiero... no te corras..." metidos pelo meio. Infelizmente, este espectáculo passou-se apenas na minha mente porca

Ainda fora do estádio, no espaço reservado aos convidados dos patrocinadores, estava uma exposição das camisolas das selecções participantes no Euro, um réplica da taça e as bolas oficiais dos Europeus desde '80. Para quem acompanha o futebol desde essa altura e para quem o Subbuteo era nessa décado o jogo preferido, compreenderá porque é que me vieram as lágrimas aos olhos, quando vi isto:




Chegados ao estádio, o quem é que estava a dar um belo espectáculo numa das portas? Um tuga vestido de forcado! Garanto-vos que não era publicidade ao Licor Beirão era apenas "criatividade sem limites [...] na arte de ser labrego", parafraseando alguém que conheço.

Quanto ao jogo, foi aquilo que todos viram. Três equipas em campo apostadas em conseguir que a Suiça conseguisse 3 pontos para se despedir do Euro em beleza! Para além disso, só a confirmação que existe uma diferença grande entre os titulares e os suplentes da selecção, algo que não me surpreende e que amanhã vamos ver na disponibilidade fisica dos nossos jogadores os frutos de termos entrado com a 2ª equipa.

Confirmei ainda algo que já suspeitava há muito. O Quaresma só vale 40 milhões se estivermos a falar de murros na cabeça! É de facto muito bom a jogar contra o Aves e o Lourinhanense, mas se o adversário for um bocadinho melhor é um barrete... Anda a chorar para ser titular, mas só se for da equipa lá da rua dele, porque da selecção nem em sonhos!

Já os adeptos Suiços, passaram o jogo a gritar "Hopp Schwiiz" e ficaram histéricos assim que o jogo acabou. Parecia que tinham ganho o Euro. Mas depois foram logo para casa, que já passava das 22h e o barulho é uma coisa que incomoda.

De resto pouco mais há para contar. Apenas que na viagem de regresso, fiquei sentado ao lado de um antigo dirigente de um clube do sul, que militou em tempos na 1ª divisão e que me contou umas histórias engraçadas, de entre elas uma de quando o presidente de um clube da cidade do Porto lhes disse no final de um jogo marcado por diversos desacatos entre jogadores e dirigentes das duas equipas: "hão-de ir parar à 2ª e nunca mais sobem, como o Portimonense". Esse clube, nesse ano foi parar à 2ª e nunca mais subiu.

E outra de como tinham sido obrigados a ir à UEFA, saber o valor exacto da transferência de um avançado de um outro clube do Porto para um clube inglês, para poderem receber 20% desse valor uma vez que eram detentores dessa percentagem do passe e o presidente do dito clube do Porto dizia que a transferência se tinha efectuado por valores significativamente mais baixos.

Nota: alguém adivinha qual é o clube que "foi parar à 2ª e nunca mais subiu" e quem são os dois presidentes de clubes do Porto envolvidos nestas histórias?

2 comentários:

Caneleiras de cortiça disse...

Ca bela crónica!!!
Foi só pena a Doris e Nicol (e já agora a selecção) não terem correspondido às expectativas

1 adivinha - Podolski?
2 adivinha - Campomaiorense - Pinto da Costa (pontapé do Baía no Morcela) e Valentim (transferência do Jimmy)?

Bengas disse...

E cito o caneleiras! Ca bela crónica!!! E que gozo dá ver a bolinha do subbuteo, esse grande jogo de sempre!

nas adivinhas o caneleiras já se antecipou, eram esses os meus palpites.

Pesquisa personalizada