terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Olha os meus melão!

Já todos viram, concerteza, em qualquer mercado, supermercado ou grande superficie, aqueles cromos armados em grandes entendidos da fruta (estou a falar daquela que cresce nas árvores, não é aquela que o Pinto da Costa oferece aos árbitros), agarrados aos melões (uma vez mais é da fruta que estou a falar, não se ponham já a pensar em badalhoquices), para escolherem o melhor. Apalpam, dão pancadinhas secas, sentem o peso, cheiram, apertam, enfim, utilizam um infinito manancial de truques que na sua imensa sabedoria, lhes permite escolher o melhor.

A verdade é que muitas vezes chegados a casa, abrem o dito cujo e aquilo não presta para nada. É tramado, mas o melão só se sabe se é bom, depois de se experimentar.

Ora no futebol, as contratações são um bocadinho como os melões. Só sabemos se resultam depois de feitas e do contratado mostrar o que vale (ou o que não vale, quando é esse o caso). No entanto, existem alguns truques que não passam exactamente por apalpadelas ou andar a cheirar o cromo da bola que permite minimizar o risco de contratar uma vedeta que depois se vem a revelar um keyrison!

Neste momento pergunta o amigo leitor - que se for um dos habituais lampiões que por aqui anda, a esta hora nem quer saber, já está a saltar para a wikipedia a ver como é que pode responder aquela do Keyrison do último parágrafo - o porquê de toda esta conversa. Ora a resposta é: por causa das notícias que dizem que o defesa central do Desportivo de Maputo está a caminho do Sporting.

Voltando à bela analogia com a fruta, a primeira coisa para garantir que aquilo que escolhemos vai de encontro ao gosto de quem se vai sentar à mesa, é termos a certeza que toda a gente gosta de melão e não lhe apetece ananás ou banana. Neste caso, parece-me que o Sporting tem mais falta de defesas laterais e de um médio direito que possa fazer de Angulo, mas a mexer (é mexer com "m" minúsculo, atenção) e não de um defesa central - é verdade que temos lá o Polga e o Tonel, mas camandrão, ao pé do Pedro Silva, Abel, Grimi & Cia. até parecem nomeados ao "Balon d'or".

Depois e não tendo hipóteses de ir lá ver o rapaz a jogar à bola, nem sei se alguém do Sporting o terá feito - Moçambique é longe, a viagem deve ser cara e o clube está em contenção de custos e tal - podemos tentar ler nas entrelinhas de quem o conhece, para ver se se percebe o seu valor. E é aqui que entra Tiago Machaísse, antigo treinador do rapaz que não hesita em afirmar que Mexer (agora com "m" maíusculo) se trata de um novo de Boer ou um novo Ricardo Rocha. Espero bem que esteja a falar do Ricardo Rocha, o brasileiro que passou pelo Sporting e pelo Real Madrid e não o caceteiro que passou pelo Benfica e que anda por Inglaterra; é que nesta 2ª hipótese, desligo já a porra do pc e dedico-me à aquacultura, como o outro.

Além do normal barrete que se leva, quando se está a comprar o "novo" qualquer coisa, que nos devia deixar já com a pulga atrás da orelha, há mais nas palavras do Sr. Machaísse que me deixam inquieto. Ora diz o técnico que o seu antigo pupilo terá que trabalhar "os timings no acompanhamento dos avançados, porque às vezes é apanhado em contra-pé". Ui! Isto promete. É um jogador com "margem de progressão", que é como quem diz ainda é muito tenrinho e quando aí chegar é bom que se preparem para o gajo meter umas argoladas. Que é mesmo aquilo que o Sporting está a precisar; como já somos uma equipa estabilizada e muito segura, o que precisamos mesmo é de jovens (de 24 anos) com margem de progressão para virem aprender para o clube!

Estou mesmo a ver que este Mexer é para pôr a mexer no final da temporada. Ou como dizia a outra, a da foto, "não pode mexer nos meus melão, não!".

17 comentários:

LDP disse...

Ou apresentas a tua estatistica que demonstra que o sporting teve mais oportunidades de golo que o Benfica ou quem devia por-se a mexer ès tu.

jürgen disse...

h concordo contigo, pois tb entendo q n é o sector que precisa mais de ser reforçado.

para além dos 3 (polga, carriço e tonel) tb temos o caneira q faz bem o lugar.

tanto à dta como à esq (principalmente aqui) estamos mais necessitados de reforços.

e fala-se q deve vir acompanhado pelo outro central do maputo de seu nome Zainadine Júnior.
deve ser pq já estão entrosados... ficavamos assim com a dupla do desportivo de maputo q é cobiçada pelos grandes da europa!

mas cá pra mim nesta(s) transferência(s) há dedo do Francisco Queirol Conde Júnior ou Chiquinho Conde para os amigos.

é q este grande jogador q passou por Alvalade ha uns anos atrás é (segundo o site do clube) o treinador destas pérolas! não me admira nada q tenha sido ele a dar um toque ao sá ....

joemorales disse...

Não conheço o jogador, mas já estou a ver o H preparado para assobiar o moço em AlvaLidl, como é apanágio naquelas paragens.

Concordo com o LDP, onde está a estatística dos remates perigosos do derby?

jocivalter disse...

Não sei quem é o Keyrison, conheço um Keirrison que joga no Benfica, mas foi contratado pelo Barcelona....
Há também o caso do Ricardo Rocha, não conheço nenhum que jogue em Inglaterra, conheço um que já jogou no Benfica por sinal marcou um golo no AlvaLidl em 2006, e agora joga na Bélgica, num clube que está na Champions League (Standard Liege)

Achei curioso, em qualquer dos casos, um post que serve para comentar a possível contratação de um jogador para o clube simpatizante do corrupto, ter invariavelmente que fazer menção directa ao MAIOR.

Posso relembrar que a contratação mais ridícula nos últimos 10 anos na nossa bela Liga foi um sueco chamado Farnerud. Na realidade o clube simpatizante do corrupto queria era contratar o irmão, esse sim grande esperança do futebol sueco e titular da sua selecção Sub-21...

No seguimento também dos últimos comentários dos caros bloggers joemorales e LDP continuo também eu a aguardar o comentário do colega sobre a estatística do derby...
o meu já foi feito, está disponível no post do brasileirão, mas infelizmente não teve resposta..

joemorales disse...

O melhor mesmo era o H meter uma barra lateral aqui no Banco com os remates efectuados no derby, até podes meter "os ressaltos" como diz a Ana.

Entre o Fernarud e o Saber (não me lembro se era assim que se escrevia)não sei qual era o melhor, mas isso de contratações falhadas todos temos telhados de vidro.

pitons na boca disse...

Muito bom texto, ao qual deixo apenas mais uma palavra: Caicedo.

Erk disse...

A estes entendidos em futebol de bancada e sofá, e em fruta depois de aberta, deixo este nome, que quando cá chegou, foi visto com desconfiança, e alvo de gozo. Repositor de supermercado, disseram os lampiões.

Liédson.

Ah pois é.

LDP disse...

E porque o rapazito, depois de 5 ou 6 anos a carregar-vos às costas, decidiu voltar à carreira de repositor de supermercado como actualmente, jà nao sabendo o que é marcar golos, é que voces estao a passar a època mais negativa dos ultimos 25/30 anos.

Olha, é pois.

Bengas disse...

Jocivalter:
Ewerson, Zoro, Jörg Butt, Edcarlos, Sretenovic, Luís Filipe, Andrés Díaz. Bergessio, Miguelito, Paulo Jorge, Kikin Fonseca, Moretto, José Fonte, Beto, Marco Ferreira, Marcel, Manduca...

Tá bom de contratações ridículas nos últimos 10 anos!? Ainda queres falar do Farnerud!? Ou do dinheirinho que alguns destes custaram? Também me parece que não... tem mas é juízo pa!!!

LDP disse...

Bengas, queres mesmo ir por aì? é que se te responderem convenientemente là teràs que engolir em seco outra vez e nao te restarà alternativa senao "contornares o assunto" e começares a falar de colos, tuneles, passivos orçamentais, vale e azevedo, salazar, labregos ou doenças mentais.

Usa mazé o conselho do teu compincha reporter Hazia e fica aì sentadinho a ver o batatal crescer.

ana disse...

Bengas, quer-me cá parecer que foste arranjar maneira de amanhã de manhãzinha, quando vieres cá espreitar, deparares-te com uma lista interminável de jogadores que o Sporting comprou e que não vingaram. Pela amostra do que tem feito nestes últimos dias, não se vai contentar com menos do que recuar até à fundação do Sport Belas! É que não é do Sporting, é do Sport Belas!
Já tinha pedido para não o contrariarem... chatice, pá!

LDP disse...

ò ana, a malta jà se começa a esquecer do derby do 0-0. Jà podes voltar ao silencio outra vez...

ana disse...

Ooooooh, já estás farto de mim?... só por causa disso, vou continuar a aparecer durante mais uns diazinhos. Se queres sossego, muda de paragens por uns dias, que eu vim para ficar. Teclarei até que os dedos me doam ou o teclado dê o berro! É mentira! É só até que não me apeteça mais.

LDP disse...

A ultima vez que disseste que ias ficar por cà a rebentar com a merda das estatisticas de quem comenta mais, ficaste apenas uma meia horinha e sò voltaste antes do derby.

Eu poderia chamar-te pessoa contraditòria, paradoxal, etc...mas ès sportinguista e eu nao quero ser redundante outra vez.

jocivalter disse...

Bengas, não sei se reparaste mas quando falei sobre a contratação falhada, falava pelo cómico que foi a troca de irmãos ao comprar por catalogo.
mas se queres entrar por aí:
Carlos Bueno, Caicedo, Postiga, Angulo, Grimi, Paredes, FARNERUD, Tiuí, Purovic, Gladstone, Celsinho, Marian Had, Alecsandro, Deivid, Pinilla, Koke, Edson.
basicamente exceptuando Liedson, Izmailov e Vuk são todas as vossas contratações das ultimas 4 épocas!!!

Mas lá está eu referi apenas o sueco pelo ridículo que foi...

jocivalter disse...

Ana foste tarde, só vi o teu comentário depois... em qualquer dos casos gosto de ti por aqui!

LDP disse...

Mas o Izmailov nao é aquele que està sempre no estaleiro? (e por isso as piadas ao Aimar teem toda a razao de existir)

E o Vuk é assim tao bom que o Paulo Bento contava com ele apenas para arar o batatal?

E para rematar ao angulo, o Grimi nao custou mais do que quase todos os gajos que o Bengas mencionou, juntos?


- a piada do "rematar ao angulo" pode ser aproveitada por outro benfiquista que nao eu, no futuro.

Pesquisa personalizada