domingo, 7 de março de 2010

Pesadão e os levezinhos


Na 22.ª jornada, Liedson marcou tantos golos quanto Saleiro, Postiga, Caicedo, Pongolle e Djaló haviam marcado nas 21 jornadas anteriores.
Fica a minha homenagem a este rato de área que, felizmente, destoa

34 comentários:

Fuinha da Bola disse...

Amen. O melhor jogador da Liga Portuguesa há muitos anos.

LDP disse...

O melhor ponta de lança sim. O que marca mais golos, de certeza. Mas "o melhor jogador da Liga Portuguesa há muitos anos", nunca.

@oel@ disse...

O maior sortudo da liga Portuguesas, como diz o outro....

joemorales disse...

Fuinha, se ele fosse "O melhor jogador da Liga Portuguesa há muitos anos" já tinha bazado das Osgas.

Erk disse...

Eu entendo o que o rapaz quis dizer.

Objectivo do futebol? Marcar golos? Então se ele é exímio...

É a mesma coisa que dizer que o Cardozo é o melhor do Benfica. Ou que o Jardel era o melhor de um Sporting na altura...

Estas coisas são sempre subjectivas. Por esta perspectiva, mais facilmente pode ser considerado bom jogador do que um Bruno Alves ou um Luisão.

Se é uma perspectiva válida é que já são outros 500...

Todos estamos de acordo: é um dos melhores jogadores que já passou nos relvados nacionais.

Jengábola disse...

Não é o melhor jogador mas é de certeza dos melhores avançados.

E a outra certeza é que ele é o vosso abono de família!

Como jogador, acho que tem o respeito da maior parte dos benfiquistas.

Repórter H disse...

É o maior e mai' nada!

Embrulhem

Erk disse...

Jenga,

os jogos anteriores ao Belenenses vieram desmentir esse mito.

Não foi abono de família contra o Everton, nem contra o Porto.

Aliás, escrevi por aqui um texto onde defendi que a influência do Liédson na equipa e o mito que se instalou de que "ele resolve", é o que tem impedido o Sporting de evoluir como equipa, e procurar os equilíbrios necessários.

Uma equipa precisa de ter mais vida para além de um só jogador. E o momento de forma ascendente do Sporting tem pouco a ver com o Liédson.

Dou-te outro exemplo. Cardozo o ano passado, e Cardozo este ano. O atleta é o mesmo, o que evoluiu foi o futebol da equipa. O Cardozo marca mais porque tem melhores executantes e melhores processos.

O Sporting tem que evoluir, independentemente de ter Liédson ou não. Se depois, tivermos Liédson, tanto melhor. Foi o que aconteceu ontem.

Aliás, os dois jogos contra o Porto, podem ilustrar isto que eu digo. Num deles, o Liédson marcou, no outro não. Não foi no jogo em que Liédson facturou, que o Sporting ganhou.

LDP disse...

é um senhor. Aclamado por milhoes de sportinguistas. Amado por todo e qualquer lagarto. Amor esse que o pròprio demonstra pela equipa. Um amor quase infinito, que entrava em pausa somente depois das fèrias de Natal, quando o levezinho se lembrava que para ser aumentado ou forçar uma venda para um clube com objectivos maiores do que ser apenas vice teria de perder-se na floresta amazònica. Voltando a fazer crescer esse amor apenas quando os zeros no cheque do salàrio cresciam também. Conseguiu-o uma vez e ainda teve cara de pau para o repetir no Natal a seguir. Um $enhor, de facto, com $ grande.

LDP disse...

Valdemar, o Cardozo sò na segunda metade da época passada marcou quase tantos golos como os que marcou este ano no campeonato (17 contra 18 hoje). Este ano é titular, o ano passado esteve meses no banco a ver o Suazo jogar (mas nao marcar). Compreendo e até estou de acordo com a parte teòrica que apresentas ao nomear o Cardozo. Mas os numeros mostram paradoxalmente quase o contràrio.

Em poucas palavras, o ano passado jogou menos e marcou quase o mesmo que este ano em que é titular.

Erk disse...

Confesso que não fui ver.

Não surpreendo ninguém se disser que não acompanho a carreira do senhor, ou da equipa onde milita, para além de um olhar desinteressado de quando em vez.
Portanto admito que possa não ser assim, mas penso que serviu para ilustrar.

E não podemos considerar que o Benfica estivesse dependente dele o ano passado, correcto? Ou de qualquer jogador este ano.

Já nem sequer do Javi, que ele ontem estava, parece-me, na bancada.

LDP disse...

Talvez seja aì que falhas, Valdemar. Primeiro porque terias oportunidades repetidas de ver o melhor futebol praticado em Portugal dos ultimos sete/oito meses. Segundo, porque limarias certos conceitos apresentados por ti onde defendes que o Benfica parece um teenager que là vai pela primeira vez, cheio de confiança e depois...quem sabe...Óooooo...Poderias entao argumentar melhor e mais convincentemente a tua visao do camponato perante os teus amigos benfiquistas, quando pobremente admites que nao ligas à bazòfia por eles vivida. Poderias até nem continuar a ligar, mas de uma maneira consciente e nao por simples ignorancia dos factos.

Erk disse...

não, low

não vejo, exactamente pelo mesmo motivo que nunca tive curiosidade em ver um Big Brother ou as mamas da Pamela Anderson.

A publicidade a mais, tira a vontade de ver.

LDP disse...

Mais uma vez erras. Porque continuas a meter o amor ao teu clube à frente do amor pelo futebol - numa conclusao linear, vazia e algo cìnica até - poderia dizer que sò vez a bola quando a tua equipa ganha.

Eu por exemplo, vi de certeza 80% dos jogos da era JVP/Jardel, e quanto doìa ver o JVP a passear classe com a vossa camisola. Mas também antes e depois desses anos. Simplesmente porque um dos meus passatempos preferidos é ver bola.

Depois, mais um erro, pois tenho a certeza que se a Pamela te esfregasse as mamas na cara saltavas-lhe para cima e até BENFIIIIIIIICA eras capaz de gritar.

Erk disse...

Lol.

Isso da Pamela, não sei, mas é o mais provável.

Sabes o que vou acompanhar? O Paulo Bento, e a equipa para onde for. Até para o Porto, se é para lá que ele vai.

JNF disse...

Pekerman também pode ser adicionado à lista.

Ricardo disse...

"Primeiro porque terias oportunidades repetidas de ver o melhor futebol praticado em Portugal dos ultimos sete/oito meses"

"meses"? Pá, chamem-me suspeito, faccioso, parcial, o que quiserem, mas estou CONVICTAMENTE convencido de que o que temos visto jogar ao Benfica eu nunca vi em Portugal (tenho 28 anos). Lembro-me de um grande equipa do Porto, em 87, de duas grandes equipas do Benfica, 90 e 94, e duas grandes equipas do Sporting, 94 e 2002.

Mas este Benfica 2010 supera, em futebol, qualquer uma dessas. Eu, se não fosse benfiquista, já tinha ido ao estádio da Luz só para ver aquilo. É a tal diferença de que o low fala. É que um gajo gosta de bola. Por isso já podem imaginar o que sente um benfiquista neste momento: depois de anos a definhar, temos uma equipa fantástica, com um futebol apaixonante, em primeiro no campeonato, na final da Taça da Liga e nos oitavos da Liga EUROPA.

Goleadas sucessivas, futebol de sonho. Mesmo que não ganhemos nada, esta época já foi uma alegria tremenda.

LDP disse...

Falei em meses para especificar o presente e aquilo que semana apòs semana apresentamos dentro de campo. Mas concordo com todas as épocas e equipas que mencionaste como exemplos de grandioso futebol. Adiciono ainda o porto de Timofte, Kostadinov, Drulovic e Zahovic emparelhados a outros grandes jogadores portugueses que ali jogavam nesses anos.

Ricardo disse...

Sim, low, concordo, mas não quis fazer referência a equipas do Porto dos anos 90 porque nessa altura os dados estavam de tal forma viciados que nunca saberemos até que ponto o Porto era bom e Benfica e Sporting eram maus. Quer dizer, Benfica, depois de 94, foi péssimo e o Sporting idem até 2000, mas, mesmo com maus jogadores, aquelas arbitragens condicionavam do princípio ao fim do campeonato toda a verdade que pudéssemos quer ver em campo.

É o lado negro do futebol português. Espero que nunca mais volte. Enquanto isso, o Sporting associa-se ao Porto. Enfim... não aprendem nada. Ou, como diz o Valdemar, aprendem muito. Os objectivos é que são curtos.

Eu tinha vergonha.

Bengas disse...

Vais-me desculpar, poeta, mas o Sporting de 1998 era muito bom! Duscher, Quiroga, Leandro, Simão, Beto... tínhamos uma grande equipa, liderada pelo grande Mirko Jozic, que jogava grande futebol! E foi provavelmente dos anos em que fomos mais roubados de que tenho memória! Nesse e no ano do luto.

Bengas disse...

Vais-me desculpar, poeta, mas o Sporting de 1998 era muito bom! Duscher, Quiroga, Leandro, Simão, Beto... tínhamos uma grande equipa, liderada pelo grande Mirko Jozic, que jogava grande futebol! E foi provavelmente dos anos em que fomos mais roubados de que tenho memória! Nesse e no ano do luto.

Dartacão disse...

enaaaaa....discussões de bola à seria!!! Viva o luxo!!
Tenho de meter a unha, realmente falaram-se aqui em grandes equipas, grandes planteis, de um lado e de outro. Não quero deixar de fazer uma alusão ao Sporting do Peseiro, quando jogavam à bola era uma maravilha de ver. Mas tenho de puxar a brasa à minha sardinha...este Benfica deste ano porra...dá um prazer ver aqueles gajos sempre à procura de marcar! Sempre a tentar marcar mais e mais.è uma delicia desculpem lá. E aquele ambiente no estádio...uma coisa ajuda à outra e sem duvida que este ano me enchem as medidas, e venha o que vier a acontecer, pelo menos o gozo de ver bola ninguem me o tira!

@oel@ disse...

dartação

O Sporting de Peseiro era o maquina de ataque mas já a defesa não tinha nada haver com a deste slb.

Espero que o slb ganhe tanto como a equipa de Peseiro e que seja com um golo de canto com falta sobre o Joaquim :D, era lindo...

E já agora que perca a final da UEFA aqui para o meu Sporting, mais lindo era :D.

@oel@ disse...

sonhos..... :D:D

LDP disse...

"Espero que o slb ganhe tanto como a equipa de Peseiro e que seja com um golo de canto com falta sobre o Joaquim :D, era lindo...

Mas nao foi com a mao? Voces decidam-se pà!?

joemorales disse...

Nas minhas memórias esta é a melhor equipa do SLB que já vi. Melhor que a de 91 e que a de 94. Mas esta ainda não ganhou nada. Em Maio veremos.

Leo, ainda sonhas com esse lance do Ricardo e do Luisão? Até deves ter pesadelos.

Do Peseiro só digo isto: "Vai tomar no cú"...

@oel@ disse...

Mais um empréstimo aprovado para pagar outro empréstimo, vai ser lindo vai.

Até o Jésus tem que vender para o ano.

Low, mão foi ontem do maxiemplastro.

LDP disse...

é isso que chamam agora ao Falcoum?

Jengábola disse...

Sendo o mais sincero possível, acho mesmo que nunca vi o benfica jogar como este ano!

E estou com o Ricardo, pois mesmo que não se ganhe nada este ano (o que não deixava de ser triste), sinto-me na obrigação de agradecer o espectáculo que esta equipa me tem proporcionado semana após semana, durante todos estes meses.

A qualidade do futebol de ataque puro e a atitude cheia de garra que a equipa tem demonstrado só me pode deixar satisfeito e agradecido.

Bengas disse...

Queria ver se os comentários e a gratidão se mantinham se perdessem tudo ao cair do pano.

LDP disse...

Da minha parte, nao tenhas duvidas disso, amigo Bengas. Algumas dezenas de jogadas aliadas a algumas dezenas de golos que jà vi este ano serem produzidos por jogadores benfiquistas entraram jà na història do futebol portugues. Observar, ainda que através de um ecran a nuven de euforia que exala daquelas gargantas com o estàdio quase cheio em todos os jogos. Imagens (que eu e nao sò) recordadas até daqui a muitos anos. Para quem ama o futebol isso diz muito. Obviamente hà também os taxistas que poderao engolir o palito que transportam nas beiças se nao chegarmos a campeoes, morrendo sufocados num misto de frustraçao relacionada com uma implosao cerebral.

Diz là uma coisa à malta. Doeu-te perder uma final da uefa em casa, de certeza. Sao momentos difiçeis. Eu pròprio lembro-me que fiquei de pé à frente da televisao por alguns minutos um bocado fodido com a vida. Mas nao aplaudiste os teus jogadores como heròis que por meses te fizeram sonhar e sofrer positivamente jogo apòs jogo?

Como ontem disse ao Valdemar, deixa-te de invejas mesquinhas e liberta-te desse estigma de picar o Benfica sò porque tens a real certeza que nunca chegaràs a ter um clube grande como o nosso. Vive um bocado mais relaxado, pà.

Unknown disse...

Da minha parte, Bengas, não tenhas qualquer tipo de dúvidas!

Claro que posso ficar triste se morrer na praia, mas tão cedo não me vou esqueçer do que já vi esta época.

Já comentei que me deu mais prazer esta época (mesmo que não ganhe nada) do que as últimas que fui campeão, pois o prazer esta época tem sido semana após semana, constante! Nesses anos tive esse prazer em meia ou uma dúzia de jogos e o prazer final de ganhar o campeonato.

Pode parecer estranho mas é a mais pura verdade! Não me lembro de um benfica assim, nem nunca eu esperei que o Jesus conseguisse fazer o que já fez...

Jengábola disse...

Ups.. o central era eu! :)

Mestre Mikas disse...

Subscrevo o que os benfiquistas aqui escreveram: nunca vi o Benfica jogar à bola como tem feito esta época!

Qualquer que seja o resultado final deste ano, é com gratidão e reconhecimento que aplaudo o trabalho de JJ, LFV (de quem não sou apoiante), restante equipa técnica e profissionais de futebol que compõem o plantel do SL Benfica!!!

Obrigado Benfica! É um privilégio pertencer a esta família!!!

Pesquisa personalizada