terça-feira, 11 de março de 2008

Sem pretensiosismo...e sem razão

"Ninguém disse que somos os melhores do mundo ou vamos ser, mas tens razão: na formação somos mesmo os melhores do mundo! Digo isto sem qualquer pretensiosismo!" - Bengas, 22 de Fevereiro de 2008, pelas 10:42

Na altura pareceu-me algo desmedida esta afirmação, uma vez que nada a sustentava.
Afinal, se aplicarmos alguns critérios, veremos que o Sporting é, com certeza, um dos melhores, mas nunca há-de ser o melhor em coisa alguma:

"Um estudo das universidades de Neuchâtel e Franche-Comté, encomendado pela France Football demonstrou que o clube com melhor formação a nível europeu é o Real Madrid. Baseando-se em dados recolhidos, os investigadores revelam que o campeão espanhol é o emblema que mais jogadores exporta para as primeiras divisões do continente.

No total, há 44 jogadores que passaram pelas escolas merengues a actuar nas principais ligas europeias, e não foram contabilizados os casos de Esteban Cambiasso (Inter), que chegou a Espanha com 16 anos, Urzaiz (Ajax, ex-Ath. Bilbao) ou Raúl Bravo (Olympiakos).

O estudo não refere a percentagem de êxito dos futebolistas quando chegam à equipa principal, e também não garante que haja uma nova geração como a Quinta del Buitre, que, nos anos 80, deu à luz jogadores como Emilio Butragueño, Manolo Sanchís, Michel, Martín Vázquez e Miguel Pardeza: o clube venceu duas Taças UEFA e cinco campeonatos consecutivos.

No entanto, o relatório daquelas universidades cinge-se a uma base científica para justificar que o Real Madrid é um «formador» universal, dando como exemplo os veteranos Santiago Cañizares (Valência) e Belenguer (Getafe).

De resto, das 20 equipas da liga espanhola, só há três clubes que não têm jogadores formados nas escolas do Real Madrid: são o Levante, o Ath. Bilbao e o Sevilha."

Contamos sempre com a grande bocarra verde para arrotar postas de pescada em barda

2 comentários:

Bengas disse...

E tens alguma dúvida que Cristiano Ronaldo, Figo, Futre e até mesmo Quaresma são/foram melhores que qualquer jogador dos que aí são referidos?
Eu também não. E a questão tem essencialmente a ver com os métodos, não apenas com o volume.

Anónimo disse...

Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Hugo Viana, Vidigal, Nani, Carlos Martins, Simão sabrosa, Beto, Luís Boa Morte, Quaresma, Miguel Veloso,João Moutinho, Pereirinha, Rui Patrício, Djaló, Adrien, Nuno Assis, Nuno Valente, Paulo Santos, Marco Caneira, Miguel, Silvestre Varela, fora aqueles que não me lembro agora e o Sporting não anda muito longe do Real Madrid...

Pesquisa personalizada