terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que é feito de si? (Ep. 1 - série 1)

Sou um gajo saudosista. Gosto de musica dos anos 80, gosto de imaginar futebol sem SADs, tempos em que jogadores de qualidade iniciavam e acabavam carreiras no mesmo clube, de lendas de futebolistas cujo sonho era jogar no seu clube de coração. No futebol, sempre preferi o amadorismo à sede do lucro. Sempre preferi o amor à camisola em relação ao profissionalismo. Vendo bem, preferia o bigode e o cabelo á pescador do que as madeixas e as bandoletes.
E isto a propósito de quê? A propósito deste espaço que vou inaugurar (e se tiver paciência, manter), aqui no nosso blog.
O "o que é feito de si" procura salvar figuras do futebol português que foram abandonadas ao ostracismo, e resgata-las de volta à ribalta...pelo menos d'O Banco.
E para a inauguração, convidei:
MANUEL BARBOSA

A primeira dificuldade que tive foi encontrar uma foto do senhor. Finalmente descobri este retrato, onde Manuel Barbosa (o que não tem pilosidades faciais) acompanha Quinito quando este foi treinar para o Kuwait.
Quem é Manuel Barbosa? Esta figura está para os empresários de futebol como o Emanuel está para os músicos pimba. É igualmente foleiro e foi o percursor, o primeiro grande empresário de futebolistas português.
Emigrante na France, dominou o mercado de jogadores nos anos 80/90, tendo trazido para Portugal Mozer, Valdo, Ricardo, Aldair, Anderson, Deco, Pepe ou Derlei, e representou Paulo Ferreira, Dani, Ricardo Carvalho, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Rui Costa, Paulo Sousa, Miguel, Bosingwa, Quaresma, Maniche, Tiago, Beto, Nani, Nuno Gomes, Figo, Cristiano Ronaldo, Sérgio Conceição, Secretário, Domingos, Vítor Baía, Peixe, Ricardo Rocha ou os treinadores Mourinho, Fernando Santos, Carlos Queiroz.
A sua maior transferência de sempre terá sido de Raí para o PSG, e, benfiquista assumido, gaba-se de ter desviado Mozer do Porto e Ricardo Gomes do Sporting.
Passeou-se em terrenos pantanosos do futebol europeu, com ligações a Berlusconi, Tapie ou João Vale e Azevedo.
Mereceu louvores da nação benfiquista, quando no verão quente de 93 ajudou a que Rui Costa não se juntasse aos desertores Paulo Sousa e Pacheco. Sobre essa altura, relata o seguinte:
"Como está a sua relação com o Rui Costa?
Muito boa. Ele emigrou para salvar o Benfica da "falência" e eu, como sempre, fui o culpado!
Conhece o Rui Costa muito bem?
Foi empresário dele durante muitos anos.
Pode contar um episódio dos tempos em que ele ainda era miúdo?
Olhe... um de honra. Não aceitou ser corrompido pelos mesmos que desviaram Paulo Sousa e tentaram desviar o João Pinto no Verão de 1993. Um certo dia, disse-me isto: "Manuel, tire-me daqui de Portugal para o Benfica não ficar prejudicado, porque os valores que eles me oferecem são agitantes."
O Sporting tentou roubar Rui Costa ao Benfica?
O Sporting e José Veiga."

Recentemente disse estar de volta ao activo, mas ainda não tivemos o prazer de rever a sua frondosa poupa ou as suas indumentárias com conjugações de cores feitas pelo Stevie Wonder.
Volte amigo Manel, que Barbosa por Barbosa, antes o amigo que o tradutor de russo. Nous vous manquez, pá!

1 comentário:

pitons na boca disse...

"Vendo bem, preferia o bigode e o cabelo á pescador do que as madeixas e as bandoletes."


Magnifica passagem! :D

Pesquisa personalizada