quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quanto vale a imagem e a assinatura do Grimi?

Diz o Bengas que ultimamente parece que 'ando do contra' relativamente ao que se passa em Alvalade. A verdade é que me inquieta a gestão desportiva e o respectivo rendimento da equipa de futebol, mas acima de tudo, o rumo que o clube tem levado ultimamente, alicerçado numa gestão que se apregoa rigorosa e profissional, sem que os resultados sejam no entanto consentâneos com essa imagem.

É para mim um facto que o Sporting tem sido globalmente mal gerido e que se encontra na situação que hoje se encontra, porque aqueles que são sistematicamente apresentados como grandes gestores, tenham por acção ou por omissão cometido diversos actos que prejudicam gravemente o clube, sem que sejam devidamente responsabilizados por isso.

Poderia enumerar diversos factos, entre eles a forma como os processos de dispensas foi tratado esta temporada, mas o que me leva a incomodar uma vez mais o Sr. Bengas é história em torno da contratação do Grimi, que teve ontem mais um capítulo com a emissão do seguinte esclarecimento por parte do Sporting:


Uma vez que tal esclarecimento me deixou com a 'pulga atrás da orelha', dei-me ao trabalho de ir ver o referido comunicado (ok, não foi assim um trabalho tããããõ grande, mas a verdade é que lá fui). E lá está que o valor pago ao AC Milan é de 2,5 milhões de Euros.

E quanto seria a alegada discrepância? Nada como ir ver. Está aqui, na pág. 119 do Relatório 08/09, emitido no passado dia 14. E são nada mais, nada menos que 3,950 milhões de euros.

1,450 milhões de Euros pelo 'prémio de assinatura', 'aquisição e exploração dos direitos de imagem' e pela 'comissão de intermediação'. Este útlimo é algo que por principio me faz uma confusão doida, mas que é prática corrente e ao consta ronda os 10% de cada negócio. Assim, temos que o agente, mamou 250 mil 'heróis' no negócio, o que significa que sobra 1,2 milhões pelo prémio de assinatura e pelos direitos da exploração da imagem.

Até agora a imagem do Grimi, tanto quanto sei não tem sido grandemente explorada. Presumo que não haja muitas iniciativas com o Grimi ou muitas camisolas vendidas do jogador que tenham trazido grande retorno ao clube. Mas também quem é que se pode dizer fã de um gajo que pouco tem rendido, muito tempo tem passado na enfermaria ou que é apanhado a conduzir com os copos, ou que se vê envolvido em situações que metem noitadas e bófia?

No fundo o que se fez, foi pagar cerca de 63% do valor que se pagou ao Liedson (está aqui, não estou a inventar números), para que este cromo assinasse!

Depois não quer o Bengas que eu refile e me chateie.


6 comentários:

Sérgio_alj disse...

Ainda dizem que são pobres?!

Gastam 4 milhões de Euros na contratação de um lateral esquerdo (de nível mundial, pelo menos a levantar cerveja) e ainda se queixam que não têm dinheiro!

Caneleiras de cortiça disse...

Cheira que o associado Bengas vai propor a expulsão do associado Reporter H da agremiação d'Alvalade

Bengas disse...

Caro Reporter:
Foi um erro, é verdade. Mas qual o clube que não cometeu erros de casting? O Porto tem sido quase todos os anos com uns quantos sul-americanos, o Benfas também este ano depois do aparato com o Patric recambiou-o para o Brasil. O Grimi fez uma excelente época quando esteve emprestado e precisávamos muito de um lateral esquerdo: o desespero e a alta cotação que ele atingiu em Portugal, fez-nos pagar mais do que ele realmente vale. Acontece. É mau. Mas não é motivo para contestar a direcção. Conteste-se o acto, sim (com o qual aliás a maioria dos sportinguistas na altura concordou, entre os quais eu). E ponto final.

Repórter H disse...

Bengas,

más contratações acontecem e hão-de acontecer sempre... em todos os clubes.

Naqueles que têm pouco dinheiro o esforço para errar tem que ser maior e portanto só por aí já deviamos ter algum cuidado, mas enfim, acontece.

A mim o que me choca é (e era isso que eu pretendia criticar):

1. O valor do prémio de assinatura que é elevadíssimo.
Só por um fora de série o Sporting deveria dar valores destes; o Grimi não é um fora-de-série; a meia época que fez emprestado, embora positiva (não 'excelente') não justifica de maneira nenhuma estes valores.

2. A forma como o negócio foi feito e apresentado. 1,450 milhões de euros foram pagos e calou-se tudo muito caladinho à espera que ninguém notasse; teve que se meter aquilo na pág. 119 do relatório e contas que se não já não era só má fé.
Achas isto normal?
O que dirias, ou melhor, o que é que dissestes, quando jiga-jogas destas foram feitas no Benfica?

Dartacão disse...

ui ui...vai haver zanga entre as comadres.

LDP disse...

"O que dirias, ou melhor, o que é que dissestes, quando jiga-jogas destas foram feitas no Benfica?"

Parece-me que è desta que o Bengas faz as malas e muda-se para fora da Internet.

Pesquisa personalizada