terça-feira, 3 de novembro de 2009

Comentando os comentadores

Confesso que é raro ver, mas que esta semana até vi um bocadinho (não muito para não fartar) e que uma vez mais fico com a sensação que neste país há certas coisas que ultrapassam os limites do surreal, mas que aparentemente toda a gente acha normal e que muitos há que até gostam.

Refiro-me aos programas sobre "futebol"; aqui o futebol está entre aspas, porque o tema é claramente um um subterfúgio para (normalmente) três marretas estarem entre uma hora e uma hora e meia a discutir o sexo dos anjos. A verdade é que vendo um bocadinho (não muito para não fartar), podemos constatar que passam nestes programas mais lances de faltas e/ou supostas faltas a meio campo que golos.

É extraordinário!

Cada um à sua maneira, marca o panorama televisivo e como aqui n'O Banco gostamos de ser eclécticos, vá de malhar neles todos. Um por um, que isto ainda é uma coisa organizada.

O Dia Seguinte: Começo por aquele que é para mim o ex-libris da coisa. Ao pé destes, todos os outros são uns meninos. Conseguem três coisas fantásticas que não é fácil e que não se vê em mais lado nenhum:
i) falam uns para os outros de temas completamente dispares como se estivessem a dialogar (é impressionante e verdadeiramente difícil);
ii) falam uns para os outros, sobre o assunto que "você-sabe-muito-bem-do-que-estou-a-falar-e-com-quem-é-que-ele-esteve", ao que o outro responde "sei-e-você-também-sabe-que-ele-sabe-muito-bem-porquê" como se todos soubéssemos de que se trata;
iii) Iniciam muitas vezes a análise com o "eu não vi o jogo, mas..." e depois seguem por ali fora com uma análise muito douta sobre a partida.

É claro que como em tudo, são as pessoas que marcam a diferença e também aqui, os paineleiros são o sal da coisa:
SCP) Dias Ferreira, como o adjectivar? Ah já sei. Um cretino! Não falo sequer do episódio do sacar o bife do meio dos dentes em directo, refiro-me objectivamente às suas intervenções. Parece que está constantemente vai-não-vai para andar à pêra e sabe muita coisa que vocês sabem bem porquê. Já foi atirado por uma escada abaixo e actualmente é um grande defensor do Paulo Bento.
FCP) Guilherme Aguiar, FCP old school. O homem de mão do Pinto da Costa, que escreveu os regulamentos que prevêem que um clube só possa ser culpado de corrupção se houver prova de causa-efeito na arbitragem propriamente dita. Curiosamente o seu clube esteve já envolvido num processo de corrupção e safou-se à conta da artimanha. Aparenta muitas vezes ser um cordeiro e está tudo dito
SLB) Sílvio Cervan, mais um gajo do PP que é do Benfica, este com a particularidade de ser muito, mas muito estúpido. Os óculos fundo de garrafa conferem-lhe o super-poder de ver o que mais ninguém vê e é sistematicamente papado pelas duas "ratas velhas" que o acompanham no programa.

Trio de ataque: Queria ser O Dia Seguinte, mas não consegue. Começa logo por passar à terça-feira, o que dá aquele ar de requentado que dá logo vontade de mudar o canal. Os comentadores são assim para o fracote e às vezes levam lá uns convidados para eles lhe fazerem umas perguntas que pretendem inteligentes.

SLB) António Pedro Vasconcelos, acho que o gajo percebe menos de bola do que de cinema; lembra-me aqueles gajos que calham sempre na bancada ao nosso lado e que passam o jogo inteiro a confundir o David Luiz com o Ramires e que não sabem uma única regra da competição a que diz respeito o jogo que estão a ver.
SCP) Oliveira e Costa, outro que tal. Chiça! É mais alinhado que uma parada militar e não diz nada de jeito.
FCP) Rui Moreira, FCP new-school, quer passar a imagem que é adepto de um clube com fair-play, cordial e simpático. Diz assim umas coisas mais ou menos e por ser de facto um gajo educado e tal, nem dá vontade de lhe afiambrar três ou quatro lamparinas nas fuças.

Este programa tem a particularidade de pôr os comentadores a dizerem qual a equipa que eles escolheriam para o próximo jogo, onde vemos que a criatividade não tem limites.

Tempo Extra: Rui Santos é o one-man-show! Não sei como é que a SIC não dispensou o side-show-Bob que o acompanha e não deixa o artista filosofar à vontade.

Também já levou umas cachaporradas no focinho e consegue passar uma hora e meia a falar sozinho, sempre entusiasmado e estou convicto que está perfeitamente convencido de que o que diz faz sentido. É um daqueles cromos difíceis de sair e tem a mania que vai conseguir pôr os árbitros a decidir com recurso à ajuda de imagens na televisão. Wake up and smell the coffee!

Prolongamento: Este nunca vi, mas faço como o Dias Ferreira e comento na mesma! Tem lá o Pôncio que é FCP old-old-school, deve ser o único comentador que ainda se lembra (por ter visto) do Calabote e têm um baú com recortes de jornais que vai até 1835! Estou convencido que quando ele começou a guardar essas notícias, tinha por objectivo 50 anos mais tarde chatear a malta com aquilo. Tem também o Seara, que supostamente é uma sumidade porque ajudou a escrever uma merda tipo a lei de bases do desporto ou lá que raio foi, mas que parece que anda sempre aos papéis, excepto quando se arma em mau! Finalmente está lá também o Eduardo Barroso, que é perito em nunca ver os jogos porque está na Tailândia, mas como o filho lhe manda umas sms o gajo bitaita sobre tudo e mais alguma coisa.

Zona Mista: Passa sábado à noite e ao domingo de manhã na RTP N, portanto muita pouca gente já viu isto. Tem lá o Bruno Prata que é FCP new-old-school, ou seja, tem um look jovem e cool, mas de certeza que tem uma foto do Jorge Nuno na carteira e o João Gobern, que é um daqueles generalistas-especialistas, que sabe falar e comentar todos os assuntos.

Curiosamente e se calhar por ser quando é este é dos poucos onde até nem passam metade do tempo a falar de árbitros. Não quer dizer que falem de futebol propriamente dito, é mais dirigentes e tal.

Pontapé de Saída: Também com um formato diferente, tem lá o JVP e o Luís Freitas Lobo e aquilo até se come (não muito para não fartar). Claro que aquilo não tem aplicação na prática.

Lugar Cativo: com Fernando Correia. Menção especial a um programa de rádio que passa na televisão. Tem no entanto mais piada à tarde, quando não passa na tv e vai lá um cromo que é o Carlos Dolbeth Fazem o programa como se fosse uma conversa de café e é espectacular a quantidade de não-informações que passam. Baseia-se no diz-que-diz-se e no acho-que. Para mim a sorte do Dolbeth é aquilo passar à hora que passa e na Rádio que passa, se não já lhe tinha acontecido como ao Dias Ferreira e ao Rui Santos.

16 comentários:

joemorales disse...

Também não vejo nada disso, mas não é para não fartar, é mais para não me enervar (muahahaaaha) com tanta estupidez e doença. Houve uma altura, talvez em 98/99, que no Dia Seguinte estava o Pôncio, Seara e o Santana Lopes em que ainda seguia com alguma regularidade. Até que me fartei, como tu dizes.

Aquele dos caracóis tipo caniche vejo às vezes uns 15 min só para me rir. Será que ele levou mesmo na tromba no parque de estacionamento? É que ninguém viu nada, só ele, género os comentários que faz.

Natálio Santos disse...

ATÉ QUANDO VAMOS ATURAR ISTO...??? ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR QUE A LIGA CORRUPTA FAÇA O QUE QUER PARA NOS PREJUDICAR...???ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR QUE NOS ROUBEM DESCARADAMENTE...???SOMOS MILHÕES E NÃO EXISTE NINGUÉM DISPONÍVEL PARA POR TERMO A ISTO E DEIXAR UM "SÉRIO" AVISO A ESTES CABRÕES...??? EU ESTOU FARTO DE VER SEMPRE O MESMO FILME E NO FIM AINDA SE RIEM DE NÓS !!! ESTOU FARTO CARALHO, ESTOU FARTO CARALHO, FODA-SE...!!!!!

Erk disse...

O Natálio está enervado.

Talvez com o facto de se chamar Natálio...

Ou então está farto de caralho... Ou com a Liga. Não sei se a que trás na perna.

Não é explícito, no texto.

JNF disse...

Para quem se chama Val de Mar... lol

Mas o mais engraçado deles todos é o Pôncio. Até parece que está vivo. Mas não está. Ah! E o Eduardo Barroso, seguindo os passos de Dias Ferreira, estava a comer travesseiros de Sintra em directo. Foi apanhado.

Caneleiras de cortiça disse...

Deixem o homem em paz. O Natálio é quando ele quiser! Volta sempre, amigo

Ricardo disse...

Um gajo chamdo Valdemar a gozar com outro que se chama Natálio. De rir.

Um gajo chamado Valdemar, enquanto pretende gozar com outro chamado Natálio, escreve "não sei se a que TRÁS na perna". De chorar.

Natálio, tem calma, rapaz. Tu tens razão no que escreves, homem. Mas esperavas que o Valdemar, sportinguista, se insurgisse contra isso? Que inocente, Natálio! O segundo lugar dos últimos quatro anos já o deixaram muito feliz. Há que continuar a lamber as botas dos Costas e dos Salvadores...

Fuinha da Bola disse...

Eu cá também estou estupefacto como o Natálio. Nunca tinha visto um castigo de dois jogos. Tão sui generis...normalmente ou é um ou são três jogos. Nestes casos fora das quatro linhas são três. Mas olha, eu quero um Benfica a 100% contra o Sporting...

Erk disse...

Tás a chorar, ricardo?

Não chora. Não dói nada.

Agentaaaaaaaaaaaaa.

Caneleiras de cortiça disse...

Fuinha - Dá-me 1, 1zinho só, caso em que uma agressão fora das 4 linhas tenha sido punida com 3 jogos.

Bengas disse...

Pode ser! Pode ser entre 2 a 6 jogos, se não me engano.

Fuinha da Bola disse...

Aí é que está...uma agressão fora das 4 linhas ao intervalo devia ser sempre punida de forma exemplar. Queres um exemplo de 3 jogos, pelo que aconteceu não só dentro, como fora e depois?
O Pedro Silva:
O defesa lateral fica assim impedido de representar os "leões" nas três últimas partidas do campeonato, ao ser sancionado com três jogos de castigo e uma multa de 2.500 euros, "em cúmulo jurídico", devido à sua atitude com o árbitro do encontro de 21 de Março, no Estádio Algarve, Lucílio Baptista, às declarações após aquele jogo e ao facto de ter atirado para o relvado a medalha de vice-campeão.

Caneleiras de cortiça disse...

Bengas - não discuto o que pode ser. Se for agressão vai aos 5, se for resposta vai aos 3. Mas Fuinha disse:
"....normalmente ou é um ou são três jogos. Nestes casos fora das quatro linhas são três."
E eu pedi-lhe para dar 1 exemplo

Anónimo disse...

ui.. o poeta voltou!

e voltou em grande!! granda poeta!

gostei imenso do ultimo verso:
"Há que continuar a lamber as botas dos Costas e dos Salvadores..."

Caneleiras de cortiça disse...

Fuinha - A situação do Pedro Silva não é comparável, pelo simples motivo da punição ser aplicada com base noutro artigo.
O que quero é que me digas quem, numa situação idêntica à do Cardozo, foi punido com 3 jogos.

Fuinha da Bola disse...

A questão é precisamente a oposta. Quem é que em situação idêntica só leva dois jogos? Quando durante o jogo se leva três?

pitons na boca disse...

O Fernando Coutro, quando jogava no Porto, foi expulso uma vez depois do jogo acabar (quando já estava nos tuneis) e apanhou 2 jogos...

Pesquisa personalizada