quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

E o Tio teve (quase) razão



Pois é! De vez em quando e precisamente quando menos se espera o Tio manda uma das suas bujardas e acerta na mouche. E esta é quase uma delas.

Disse-nos o Tio que o sorteio da Liga estava enquinado e que havia um arranjinho para que o Benfiquinha se safasse com o Guimarães. Pois bem, o arranjinho aconteceu e Benfiquinha lá se safou, mas a verdade é que o arranjinho foi feito bem às claras, nas barbas de toda a gente, sem que ninguém notasse. E mais ainda através de uma coisa que está na ordem do dia: a interpretação à vontadinha dos regulamentos.

Os famosos regulamentos que estão aqui, ao alcance de todos, mas que parece que (quase) ninguém leu.

Ora o Anexo 3 do referido documento, define o Regulamento da Taça da Liga e no seu artigo 6º, sobre as meias finais diz isto:

"As meias-finais são disputadas a uma mão, em campo neutralizado, entre os 4 Clubes apurados na fase anterior.

É efectuado um sorteio pela Liga PFP para alinhamento das equipas.

Os critérios para determinar quem joga na qualidade de Clube visitado são os seguintes:
1. Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase;
2. Melhor “goal average”;
3. Maior número de golos marcados na 3.ª Fase;
4. Média etária mais baixa de jogadores utilizados nos jogos da 3.ª Fase.
"

Julgo que é clarinho como a água que o que o regulamento prevê, é que exista um sorteio entre os 4 apurados, após o que são utilizados os critérios para determinar quem joga na qualidade de visitante.

Assim, deveria ter havido um sorteio em que Sporting, Benfica, FC Porto e Guimarães entrariam em igualdade de condições e não um sorteio em que Sporting e Benfica entraram, na prática, como cabeças de série. Ora como o Sporting seria em todas as circunstâncias o clube que jogaria sempre em casa, pouco ou nada beneficiou com o esta interpretação das "regras" (apenas se "livrou" de receber o Benfica, o que tendo em conta o último derby disputado em Alvalade até foi mau), o Guimarães que seria sempre o último, também pouco ou nada sofreu com isto. Já o FC Porto impedido de poder jogar com o Guimarães em casa, foi o grande prejudicado; como se estão a cagar para a Taça da Liga, nem devem ter reparado. Já o Benfiquinha, garantiu o jogo na Luz e safou-se de ir a Alvalade, graças a esta artimanha.

E anda aí tudo preocupado com a questão do "goal-average", quando isto tudo foi feito às claras, sem que ninguém se preocupasse com tal facto.

Deve ser para encobrir estas e outras situações que o Vitinho do apito quer que quem não acredita no futebol, deixe de o ver. Pois eu, acredito pouco, mas ainda o suficiente para denunciar estas poucas-vergonhas que vamos assistindo!

5 comentários:

Caneleiras de cortiça disse...

Concordo.
É o que dá ter competições patrocinadas por bebidas alcoolicas. Apostos que na liga vitalis corre tudo bem

LDP disse...

Ele hà artimanhas do caraças, pà. E paradoxos tambèm. Ainda vamos ganhar a taça da Liga, esse portentoso e històrico trofèu do panorama futebolìstico portugues. Estao mesmo a levar-nos ao colinho, chiça.

Aposto que se formos à pròxima ediçao da Champions vao fazer de maneira em que calhemos no grupo mais desiquilibrado e com falta de qualidade de toda a història da Champions,e depois voces vao dizer que nos levaram ao coloatè aos oitavos de final. Ele hà coisas do camandro, apre!

Ricardo disse...

Vocês já leram o "O jogador"? Eh pá, leiam. Nada a ver com o tio.

E, se puderem, leiam o "trÊs paixões", do Stefan Zweig, que também é melhor.


A sério. Quando um gajo está perante coisas boas gajos como o tio parecem presuntos rascas.

Pronto, oiçam o "Giant Steps".

Anónimo disse...

será que o poeta, aprecia Coltrane?!

seria uma surpresa agradavel...

jose reyes disse...

Quem te disse que não houve sorteio?

Pesquisa personalizada