terça-feira, 5 de outubro de 2010

A República tudo melhorou

Hoje só há 60%!

50 comentários:

JNF disse...

40%, a mim não me apanhas.

ana disse...

Esses 60 são calculados sobre 10 milhões?

JNF disse...

Só mesmo tu não percebeste à primeira. Daí... 40%.

ana disse...

os únicos a comentarem fui eu e tu... quem ler o que escreves, até parece que muita gente botou faladura. à falta de comentários a tão subtil graça, achei por bem dar uma pista... parafraseando-te, só mesmo tu é que não percebeste. de qualquer das maneiras, estava convencida de que fazias parte dos 60%...

Fuinha da Bola disse...

5 estrelas

Erk disse...

Mais uma vez, eu registo alguns pormenores.

Bem sei que não são as notícias dos jornais que trazem as vitórias das equipas, mas são elas que moralizam os adeptos. Ou os deprimem. E contribuem para a estabilidade ou dela falta, na vida de um clube.

Vejamos o seguinte trabalho do Rascord: "Um universo de oportunidades
nove carreiras relançadas por jorge jesus".

Bonito.

Parece que o Jesus é responsabilizado por conseguir meter pelo menos 9 jogadores em selecções. Depois de se ler a peça, conclui-se que afinal, regularmente, só o Coentrão, Maxi, Di Maria (que já saiu) e David Luiz(que substitui Luisão).

O que me importa registar é que é uma peça feita para lampião ler. Cheia de imprecisões, mas com um target de leitores bem definido e função de polir seus egos.

Poder-se-ia questionar, porque é que, se o tema é selecção e jogadores formados num determinado clube, se não seria mais lógico fazer uma peça acerca dos jogadores que o Sporting formou ou que lá passaram e ainda estão em actividade, são seleccionáveis para determinado país.

Tal peça faria sentido, uma vez que é o Sporting, o principal formador de futebolistas profissionais nacionais de qualidade, muitos deles internacionais.

Mas um Sportinguista não está acostumado a ver peças jornalísticas de fellatio à alma Sportinguista...

Pelo contrário, inventam-se notícias sobre códigos de conduta dos atletas, vestimenta, divergências entre colegas de equipa. Tudo parece servir para atingir o clube.

E quando isso tudo é desmentido? Ignora-se, que pedidos de desculpas são coisa de gente honrada, não de jornalistas...

Dizem os nossos rivais encarnados que o segundo maior clube é dos anti-Benfica?

Não é!

O maior clube do mundo, é o dos anti-Sporting.

Erk disse...

Perdoem a minha imprecisão.

a peça de jornal fala de jogadores que sob a influência de jesus, foram à respectiva selecção nacional.

Eu falava de jogadores que, jogando ao serviço do Sporting, ou sendo formados pelo Sporting, são ou foram, internacionais.

São coisas diferentes, bem sei.

Mas não se pode comparar a quantidade (e qualidade) dos segundos, com os primeiros, na minha opinião, apenas o Coentrão e o DiMaria.

Mas o que é importante, tanto uma peça como a outra faria sentido jornalístico. Mas só a primeira aparece no jornal.

E dou outro exemplo. Se o Rui Patrício, ou qualquer atleta do Sporting fosse acompanhado por um psicólogo, como seria?

(a palavra de verificação é "ligame")

joemorales disse...

Valdemar, já que tocas nesse assunto, lê a resposta do Alexandre Pais ao JEB.

"Hoje, em resposta ao Cottonete, Alexandre Pais (quase) abriu o livro e mostrou alguns exemplos que regem o jornalismo d'O Jogo e A Bola - obviamente que também acontecerá em alguma medida no Record... ainda há muito demonstrem ser o melhor informado sobre muitos temas importantes:

"Quando Record erra, pede desculpa. Nem sempre assim foi, na tradição da velha imprensa desportiva que nunca se enganava, ou de alguma dela que continua a querer dar a ideia, obviamente errada, da sua infalibilidade. Mas há quase oito anos que emendámos a mão, com a certeza, facilmente comprovável pelos números, que o leitor merece e aprecia esse gesto de humildade.

O que Record não faz é prestar assessoria à direção dos clubes, nem os seus jornalistas algum dia serão notícia pela sua presença nos “convívios” em que alguns dirigentes estudam a melhor maneira de desancarem a concorrência.

Também o diretor de Record – contratado pelos acionistas para editar e gerir um jornal – não se reúne, não almoça, não janta, não viaja com presidentes de clubes ou de outras organizações, a quem, mesmo em contactos fortuitos, não pede o número do telefone, nem fornece o seu – e muito menos permite que lhe segurem no guarda-chuva. E isso acontece apenas porque a sua função como jornalista não é traficar notícias, nem deixar-se condicionar, e o seu trabalho como gestor não é defender os interesses alheios.

Record reage assim com superioridade moral e distância aos recentes comunicados produzidos por JE Bettencourt, ou a seu mando, e que, nunca referindo Record, nos pretendiam atingir, contrapondo, às notícias verdadeiras que demos, a vã tentativa de justificar insucessos que é o seu desmentido. E ameaçando impedir a nossa entrada nas instalações leoninas – o torpe preço que pretendem cobrar para que nos calemos.

Ainda no último sábado, no prestigiado “AS” do país vizinho, se avançava, como exemplo, com o direito dos jornais em apagar, nas fotos a publicar, as marcas dos patrocinadores das camisolas ou dos painéis das entrevistas no final dos jogos. Não cairemos no erro dos dirigentes do Sporting, acenando-lhes com esse boicote, mas queremos que entendam que escolheram o pior caminho. Porque não nos silenciarão. Melhor fariam em trabalhar com mais competência. Aliás, se a tivessem, não veriam, à 7.ª jornada, o FC Porto a... 10 pontos. E esse é que é o seu problema."
in Record

Também sei fazer copy/paste...

joemorales disse...

Acrescento a situação do Izmailov, também foi tudo treta jornalística?

Carrega JEB.

LDP disse...

E o Caneira? E o braga ir comprar jogadores a Espanha pagando mais do que o sporting? E os bailes de bola na Luz com o Costinha a sentar-se na conferencia de imprensa em vez do Carvalhal? E o JEB ir de férias para o Brasil? E emprestar um jogador de quase 7 milhoes de euros sem deixà-lo ao menos completar um campeonato inteiro no clube? E o Salema Garçao? E as inumeras desavenças, na maior parte das vezes com um denominador comum, o Resolve(com os punhos)? ...

Valdemar, aconselho-te a ler uma entrevista ao ex-numero 2 da formaçao do sporting durante os ultimos 14 anos, que saiu ontem ou antes. Veràs que andas a imaginar fantasmas onde nao existem, assim como o mito de maior escola de futebol do paìs actualmente nao passa disso mesmo - uma estrutura que vive à sombra de Cristiano Ronaldo e Figo.

Erk disse...

Joe,

mas a lingua bem esticadinha ao Benfas, já acha correcto, lá o tal senhor?

É tudo farinha do mesmo saco. O grupo económico que paga o ordenado a esse Alexandre Pais é o mesmo que que tem escritório num edifício do... Benfica, edifício rápidamente aprovado pela câmara, apesar de ilegal,

a mesma câmara que aprovou as verbas para o estádio da Luz em tempo record,

mas demorou anos para pagar o que tinham acordado com o... Sporting.

Erk disse...

low,

não mistures assuntos.

Também podia elencar aqui uma série deles relativos ao teu clube, mas não tenho a mesma paciência que tu, nem é disso que se trata.

Não se falava de presidentes, férias no Brasil, jogadores a treinar à parte.

O que se falava é da diferença de tratamento entre dois clubes da mesma cidade, ambos com história, ambos com mística, ambos com tradição.

Um é tratado com as mãozinhas, outro com os pés.

Nenhum de vocês tem a cara de pau de me vir aqui escrever que isto é mentira...!

Lanço o desafio!

ana disse...

acho graça darem tanto crédito ao "croneiro" que tanto defende a dignidade e o papel do jornalista meses depois de ter dito que inventavam e alindavam as notícias sobre o esselbê porque é o clube que vende os jornais e eles estão ali para dar lucro ao jornal, sendo que não é a ética que dá lucro...
o último parágrafo dele demonstra o desrespeito/despeito que o homem tem para com o Sporting. Estão a imaginá-lo a falar daquela maneira para o esselbê ou para o fcp?
há muita coisa mal no Sporting, sim. Mas nós sabemos, não é preciso vir o senhor alexandre pais e o vítor serpa dar-nos a conhecer. e muito menos precisamos de levar com textos que são autênticas faltas de respeito para com o Sporting.
Riam, vocêsm riam, porque como nos jornais não se sabe nada das contas do esselbê, dos negócios do esselbê, das falcatruas do esselbê e até ganharam um campeonato no ano passado, pode ser que fiquem a chorar quando vierem a conhecer a real situação do vosso clube.
Falarem do Caneira quando têm um Balboa...
estejam calados, pá! estejam calados!
Mais, a entrevista que é dada pelo que saiu da Academia para o Manchester City, só demonstra que o Sporting aje de boa fé, é totó, sim. Já o vosso clube fica bem na fotografia, mandando para lá "espiões" para aprender como se faz...
A nossa academia continua a ser a melhor em Portugal, não tenham dúvidas disso. E vivemos à sombra de Figos, Ronaldos, Nanis, escabrosas, moutinhos, quaresmas, varelas...
estejam calados, pá, estejam calados!
o que é que vocês criaram na vossa? o miguel vítor?

LDP disse...

Valdemar, por acaso nao foi o Santana Lopes?

Ana, o Balboa nao se equipa na cabine dos àrbitros...

O Miguel Vitor, o Rui Costa, o Paulo Sousa, o Brassard, o Moreira, o Samuel, o Kenedy, o Rui Bento, o Roderick e o...Pepa.

LDP disse...

...E o Ruben Amorim.

Erk disse...

Ah, o Pepa...

O Rubenge Amorim não veio do Burnenses? Estou a falar de cor, não fui ver ao zerozero.

Acho que foi depois do Santana Lopes, que a coisa estagnou.

Só o ano passado ou no anterior é que pagaram, depois de muitos avançoe se recuos.

ana disse...

quem é o Samuel? Desses, os únicos que considero no patamar dos que enunciei, só o Rui Costa e o Paulo Sousa. De resto... E esqueceste-te do Edgar e do Hugo Leal... olha, até o Maniche! Se queres que digas nomes de jogadores sportinguistas que foram assim-assim, também tenho uma lista infindável deles. plamordedeus!
mas diz-me lá quem é o samuel, mesmo?

ana disse...

Quanto ao Santana Flopes, mas o que é que interessa quem ajudou quem? O que interessa é que o teu clube é ajudado. Legal e ilegalmente. Queres falar das acções que a Manela aceitou como pagamento para não irem experimentar jogar na liga de honra? Queres que te fale do adiantamento que a RTP fez para vocês poderem comprar o Futre? Tanta manobra suja... mas não, vocês são uns impolutos. Vocês, não. Quem gere o vosso clube, que eu também não tenho culpa de ter um totó à frente do meu.

Erk disse...

ana,

eu acho que a culpa de termos um totó, é apenas e só, nossa.

Podemos argumentar que o homem nos enganou bem, quando lá andou a passear a cabeça de cotonete no ultimo campeonato que ganhámos,

mas retirando as elações deste mandato presidencial dele, concluimos que deve ter desempenhado um papel bem menor nessa conquista.

Seja como for, fomos enganados, quase tanto como os benfiquistas quando contrataram o Adu.

Resta-nos corrigir o rumo do clube nas próximas eleições.

joemorales disse...

Explica-me, sff, onde eu dou crédito ao Alexandre Pais ou o Rascord?? Só porque rapinei o artigo à má fé não quer dizer que o esteja a credibilizar. É bem curioso o Valdemar referir certos pontos quando tinha acabado de ler esta crónica. Coincidências? No lo creio.

Valdemar, tratamento jornalístico o Benfica sabe bem o que é isso. É só ler as uniões de Osgas com Corruptos em tudo o que é crónica jornaleira anti Benfica. O beneficiado é sempre o mesmo. Desde a história do Calado e do Melão, dos riscos de coca do outro, da pedofilia de Citrano e mais que tais. Mas o grave é que as histórias cor de rosa têm mais sucesso que as escutas. Em relação ao edil Lisboeta faço mea culpa e TALVEZ tenha um ponto de vista com algum fundamento. Mas se virares a agulha a Norte verás um escândalo que faz parecer a Ndrangheta uma coisa de meninos.

ana disse...

Joe, quando uma pessoa não dá crédito a outra, não se dá ao trabalho de fazer copy/pastes de artigos inteiros de opinião e não remata com um "Acrescento a situação do Izmailov, também foi tudo treta jornalística?"
O que é que o cu tem a ver com as calças? E já agora o que foi desmentido foi a outra lista que incluía o ponto "não brincar com o Paulinho".

ana disse...

Valdemar, se os meus dois, três votos tivessem algum poder para contrariar os 90% que votaram nele, aí considero-me culpada. Não fui votar, de facto. Se tivesse ido, teria votado PPC. Não por gostar da campanha/postura do homem, mas por representar um corte com os que lá estão há 15 anos. Eu até simpatizava com o Bettencourt, mas sabia que ganhando ele, ganhariam os que estão por trás dele. Passeando por essa blogosfera, adivinha-se uma assembleia geral escaldante, no próximo dia 13. E se queres que te diga, até estou inclinada para lá ir pela primeira vez na minha vida... para ouvir "in loco" os dois lados. Porque isto quem só sabe das coisas pela blogosfera, não tem uma noção da realidade. Olha, até temos como exemplo as eleições. Quem lesse, o PPC ia ganhar sem sombra de dúvidas...

ana disse...

Ah, Valdemar. A Câmara não demorou anos a pagar. Ainda não pagou. Já se chegou a acordo, mas o pilim e os terrenos não há meio de mudarem de mãos...

Ricardo disse...

O que é feito do Banco, daquele blogue pouco conhecido que primava pelo humor alternativo e em que na caixa de comentários deambulavam 3 ou 4 bípedes com conversa entre o absurdo inteligente e o burro surreal?

Está feito num oito. Entre erros de português de bradar aos céus de Zeus e discussões estéreis.

Banco, volta! Caneleiras... volta.

Ricardo disse...

Repórter... volta.

LDP disse...

O Amorim foi formado na Benfica, sendo depois emprestado ao Belenenses para finalmente regressar a tempo de fazer parte do rolo compressor.

Ana, o Samuel foi um defesa que jogou mais de dez anos no Benfica. Se jà fosses crescida em 1990 terias visto esse tal de Samuel a marcar um tal de Van Basten numa final de Taça dos Campeoes Europeus. Quem dera ao Moutinho ou ao Varela, junto, chegarem a esse nivel.

E ainda que seja mais còmodo para ti, lembra-te que ninguém estava a comparar patamares. Apenas se existiam ou nao jogadores vàlidos e com titulos, para là do unico nome que avançaste, o Miguel Vitor.

No entanto, ainda dentro da tua consideraçao jà estavas duplamente a meter os pés pelas maos. Pois sò na tua cabeça Quaresma, Moutinho ou Varela no patamar de Rui Costa ou Paulo Sousa...

ana disse...

oh, claro, ó puke. é que nem discuto. tal como devias admitir que nunca podes enunciar miguéis vítores, pepas, amorins em contraposição aos da pequena lista que te dei. Quanto ao Samuel, deve ter sido enorme, para nunca ter ouvido falar nele. E do tempo do Van Basten... isso é que tens uma panóplia de exemplos para nos avivar a memória, se tens de recuar 20 e tal anos...

pitons na boca disse...

Ana,

não quero que te falte nada.

Entre 83 e 93, Samuel conquistou 3 campeonatos nacionais, 5 taças de Portugal (4 pelo Benfica, 1 pelo Boavista) e 2 Supertaças. Coisa que nenhum jogador tenha conquistado com a camisola do Sporting nos últimos 30 anos.

Olha, e até jogou numa final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, coisa que ninguém possa dizer que jogou com a camisola do Sporting.

Acrescento ainda que fez 5 joguinhos - eu sei, nos tempos do CásQuêroz não vale de muito - pela selecção de um tal de Portugal, acho que é o teu país, mas talvez esteja a partir para uma conclusão precipitada, não sei.

;)

LDP disse...

Sobre dinheiros, cheira-me a deja-vu, pois tenho a impressao que hà coisa de um ano jà debatemos isto aqui no blog. Mas obviamente hà informaçoes que alguns de voces prefere apagar da mente. Senao vejamos:

Por volta de 2003 o sporting assinou contractos com a CML e recebeu qualquer coisa como 50 milhoes de euros de imediato. Que advinham de permutas e licenciamentos para construçao. Os prédios? Nem ve-los. Mas também...sò passaram sete anos nao é?

Em 2004 repetiu-se a mesma història mas os valores rondaram apenas um Pongolle e meio...Dez milhoezitos, coisa pouca.

Portanto, Valdemar e ana, peçam desculpa por 1-sò saberem metade das coisas2-ou entao saberem tudo mas nao olharem a meios para botar abaixo gratuitamente o Benfica sem olharem primeiro para a vossa casa.

LDP disse...

Ana...o Pepa era apenas uma inside joke para o camarada Valdemar.

O Samuel nao era enorme. Era até bastante franzino. Uma espécie de Matigol mas em bom.

LDP disse...

Ricardo...estao todos de férias no Brasil.

ana disse...

puke, mais uma vez, vais ler no blogue onde foste da outra vez e depois tens de vir aqui pedir desculpa outra vez porque interpretaste mal. vai lá, que eu amanhã venho cá espreitar. Agora, vou ter de sair.

ana disse...

ah, quanto ao Samuel, vou ter de acreditar na tua palavra. e nem queiras saber o que isso me custa. Mas não conheço a peça. Não te vou contrariar desta vez.

Ricardo disse...

"Quanto ao Samuel, deve ter sido enorme, para nunca ter ouvido falar nele"

Ana, isso não faz dele "enorme", pequeno, anão ou gigante. Só faz de ti uma ignorante nesta matéria chamada... futebol. Mas isso não é novidade.

LDP disse...

Sim, lembro-me que interpretei mal. Nao eram 50 milhoes eram 48...mas afinal também tu te lembras. Estavas sò naquela...em silencio e com uma ténue esperança que ninguém recordasse o assunto.

ana disse...

ricardinho, queres peixeirada, mas não me apetece dar-te troco.

Por curiosidade, fui ver se sabia alguma coisa do Samuel... no youtube, encontrei isto:

http://www.youtube.com/watch?v=P_5waNywkyU

um enorme do esselbê que tem que dar uma entrevista no estádio nacional.

Pitons, essa dos títulos não me diz nada. Podia ter feito apenas um joguinho em cada uma dessas épocas e passar o resto sentadinho na bancada, que teria direito a reclamar para si os títulos. Mas obrigada pela informação.

E agora tenho mesmo de ir. Hasta!

ana disse...

puke, vai lá informar-te melhoooor. Vai por mim. Já não te lembras da figura de urso que fizeste naquele dia? Eu já me tinha calado, mas tu continuas a insistir...

LDP disse...

"Pitons, essa dos títulos não me diz nada."

Desde hà 30 anos...

Erk disse...

low,

estou desactualizado no assunto dos dinheiros.

Cheguei a pensar que já estava pago, e ali a ana diz que ainda nem.

A do Pepa, eu apanhei. O GRANDE Pepa. FML rules.

Não metas aqui o Pongolle. Já sei que 10 milhõezitos, para o benfas, é peanuts. Hehe. Isso é quanto em Balboas ou Adu's?

Joe,

não estaria à espera de ver o Benfica a vir a público fazer um comunicado em que repudiasse o acompanhamento noticioso de que é alvo, várias vezes, senão sempre, nestes últimos tempos, bastante positivo e agradável, em contraste com um outro clube de Lisboa, que a fazer fé nos escritos, não acerta uma e está para fechar.

Até porque não lhes compete.

Mas que é um facto que assim é, é.

Não estou com isto a chamar nenhum nome ao Benfica nem aos seus adeptos.

Admito que o Sporting dê tiros no pé, e escrevo aqui regularmente acerca disso.

Mas creio que um pouco de respeito e isenção, tem algo a ver com uma coisa chamada "Código deontológico do jornalista".

Tem faltado muito no tratamento que é dado ao Sporting, nestes últimos tempos.

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...

Ana, como hà uns meses mea culpa. Nao eram 48 milhoes, mas apenas 18. E acabaram por recebe-los hà coisa de um ano.

Sò que nos contratos especificava que iriam ser utilizados para a construçao de um pavilhao multiusos. Ora, pavilhao multiusos nem ve-lo, Joao Pereira, Pedro Mendes e Pongolle ve-los, este ultimo pouco e em Espanha, e...coincidencia das coincidencias...acabado o periodo de transferencias de Janeiro fizeram nova requisiçao para (afinal) continuarem a usar o pavilhao municipal de Lisboa...E esta? Que figura de urso, hum?

Valdemar, tenho a certeza que se for procurar capas e artigos a cascarem ou a gozarem com o Benfica sò nestes ultimos 2 meses, do record ou bola, consigo encontrar-te muitos.

ana disse...

puke, como há uns meses, continuas sem acertar. É que nem 48 nem 18. São 23. 18 em dinheiro e os restantes 5 "convertidos" num terreno ao lado do estádio com licença para construir o pavilhão. E apesar de já ter sido acordado, até há bem pouco tempo, o Sporting ainda não tinha recebido nada. Estava à espera de uma reunião na câmara. Mas aqui posso não estar a ser precisa. Não sei se entretanto houve novidade. Mas já que gostas tanto de procurar coisas sobre o Sporting... aí tens mais uma para investigar. Diverte-te.

ana disse...

ah, quanto à lista de artigos a gozar com o esselbê, primeiro tens que apresentar a que o Riga te pediu. Até é mais fácil e tudo.

LDP disse...

A lista que o Riga me pediu nao é mais fàcil, pois como obviamente podes calcular, esmiuçar 90 minutos vezes 30 jogos leva o seu tempo.

No entanto posso jà adiantar que irei apresentar muitos mais resultados e explicaçoes/visoes minhas de certos lances das que o amigo Riga pediu. Nao quero que lhe falte nada.

Acho que mais dois ou tres dias e estarà feita.

ana disse...

bem, pede permissão aos editores para fazeres um post. Há tanto tempo a cozinhar a coisa e ainda vais dar os teus pareceres... o rapaz só te pediu 4 jogos, não que relatasses/analisasses todas as incidências...

LDP disse...

Eu sei que tu nao fazes de propòsito, mas eu ajudo-te a perceber.
Eu nao disse que vou apresentar mais do que 4 lances. Vou é apresentar a maior informaçao possivel sobre cada um deles.

ana disse...

imagino... informação a desculpabilizar. dá mas é a lista dos 4 jogos e depois, quando tiveres o dossiê compilado, pede para te deixarem fazer o tal do post, que o comentário deve sair looooooooongo

ana disse...

puke, afinal também faço figura de ursa. ainda não sei se já recebemos o pilim e o terreno, mas o valor total não é de 23 milhões. mas sim os tais 18 de que falavas. Mas, pronto, enganei-me por excesso. Na realidade, como quase tudo o que inclui benesses ao Sporting, o valor é inferior.

JNF disse...

"puke, afinal também faço figura de ursa"

demoraste um bocado a perceber. Reforço: 40%.

Cozinheiro Sueco disse...

Muito bom! :DDD

Pesquisa personalizada