quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lições de Contabilidade

Em resposta a um post anterior,e devido à comichão de certos ¨anti¨,relativamente a onde o Benfica vai buscar o dinheiro ,aqui deixo umas dicas de contabilidade.

Antes de lá irmos quero realçar mais uma aliança Zpotin-Porto relativo ao acordo do Benfica com a Sagres:

Os representantes do FC Porto e do Sporting criticaram ontem o modelo de patrocínios praticado no atual campeonato português.
"É preocupante quando o principal patrocinador da liga (Sagres) está associado a um clube que está também em competição (Benfica). A Liga de Clubes deve intervir nesta questão e estar no mercado à procura de uma marca que seja confortável para todos, ou impor que o patrocinador da Liga não fosse também o de outro clube", alertou o diretor da Porto Comercial, Henrique Pais, durante o Seminário de Marketing Desportivo - Ativação de Patrocínios Desportivos -, que decorreu no grande auditório do ISCTE, em Lisboa.
Também Pedro Afra, diretor-geral do Sporting, pôs em causa o facto do mesmo patrocinador principal do campeonato estar associado ao Benfica, afirmando que "em nenhuma liga no Mundo acontece tal situação". "É uma situação que não é boa para os patrocinadores e para os clubes que estão a disputar a mesma competição. E não é bom para os patrocinadores porque repartem os targets e isso não é bom para o negócio das cervejas", referiu Afra, que aproveitou para mandar um recado à Liga de Clubes: "Está provado que os adeptos não querem jogos às sextas e segundas-feiras, e em termos de marketing é urgente adequar o produto às necessidades do consumidor", concluiu o diretor-geral leonino, no debate moderado pelo jornalista Miguel Prates, que contou com ainda com a presença do diretor do Marketing do Benfica, Miguel Bento.

Será inveja?Estarão com medo que os árbitros prefiram cerveja à fruta?

No fundo isto ajuda a que se explique onde o Benfica vai buscar o dinheiro.Podemos ser labregos,clube do povo,isto e aquilo,mas no fundo continuamos a ser um clube a quem os investidores continuam a querer apoiar.Não precisamos de ser campeões,nem de ir à champions para o dinheiro cá vir parar ,claro que se viesse era muito melhor,mas não estamos tão dependentes disso como os nossos adversários.Este acordo com a Sagres fez com que esta investisse 40 milhões no Benfica.É faseado mas o Benfica, junto da banca, fez com que esses ditos 40 milhões ficassem já disponivéis,aproveitando para ir comprando uns jogadorzitos.Daí o LFV ter dito que tinha de mantér segredo para ninguém o imitar.Claro que se teve de dar algo em troca à banca,mas de certo que deve ter sido um negócio que interessou a ambas as partes.

Por outro lado,com ou sem razão,os adeptos do Benfica têm sempre grandes expectactivas relativamente ao que a equipa fará no temporada.Bem nos podem chamar campeões da pré-época e tal,mas isso faz com que cada ínicio de temporada entre nos cofres muito dinheiro em cativos,novos sócios e estádio cheio.Para dar exemplo desta época,só em 2 jogos(Atl.Madrid e Milan) o Benfica pagou mais de metade do Savíola.Somos labregos e parolos?Ok. Mas somos parolos ricos.


No que diz respeito aos nossos adversários,pois bem,os lá de cima necessitam fortemente de vender 2/3 jogadores ,e bem vendidos,para terem dinheiro.Porquê,se ganham tanto na champions?Pois bem,a conta da mercearia tem de ser saldada,a fruta está cara.Sócios?Só quase metade deles são sócios ¨ faz de conta¨ , muitos deles têm quase tudo oferecido,para compensar os compadrios que por lá se fazem:contratos ficticios para naturalizar jogadores rapidamente;donos de restaurantes que têm direito a sei lá quantos convites só por darem guarida a reuniões estranhas;dirigentes camarários que facilitam construções menos duvidosas;ja nem falo do complexo de Gaia.And so on...Por outro lado custa manter um plantel de mais de 50 jogadores,para andar a emprestar a torto e direito.E já agora,para oferecer o dobro que o Benfica propõe aos jogadores,só para ficaram com a vitória do ¨ja lhes roubamos mais 1¨.


Por fim o Sporting.Ora bem, não tem nada a ver com a gestão do Porto,mas o dinheiro também escapa por meandros estranhos ao futebol.É público que grande parte do dinheiro vai directamente para pagar à banca,devido a direções anteriores terem feito gestão ruínosa.Mas se formam jogadores a torto e direito,e com qualidade elevada,para onde vai esse dinheiro?Em contratações nao é.Por exemplo na transferencia do Nani,menos de metade entrou nos cofres de Alvalade.Diz-se que foi para pagar comissões...

Também nao ajuda à gestão,que os sócios nao vão em massa a Alvalade.Por exemplo,com a Fiorentina,quiça o jogo mais importante do Sporting esta época, estava o estádio com pouco mais de metade da lotação.Assim de facto é complicado.Dando uma picada aos meus amigos lagartos, também não ajuda a vossa cultura de anti-benfiquismo.Preocuparem-se tanto connosco faz com que se perca a identidade.Para quê investir num clube que se preocupa demasiado com um adversário e que,ainda por cima,não move massas?(perguntaram os investidores?)


De facto o que resta aos nossos adversários é andarem a preocupar-se onde arranjamos o dinheiro.Com isto não olham para dentro e não tentam melhorar a situação deles.


Dá comichão eu sei...mas para isso há:

9 comentários:

Caneleiras de cortiça disse...

entao mas no ano passado nao era Liga Sagres? E o Sporting e o Porto não eram patrocinados também pela Sagres?

Bengas disse...

A "pequena" diferença é só essa: no ano passado era de todos, agora é só de um. Para que lado penderá a balança!? Não me parece muito difícil ver, mas eu já não digo nada...

Mas o "segredo" maravilhoso que o Dartacão insiste em valorizar já me fez rir mais um pouco! Descobri que também sou um génio da gestão! Consegui um empréstimo fantástico no Santander e...voilá... consegui fundos para comprar casa!!!!

Dartacão disse...

amigo bengas..uns querem,outros conseguem
não é segredo.
se conseguiste é porque apresentas-te garantias.
uns têm ,outros invejam. fala com o JEB,ponham o passe do veloso como garantia,talvez consigam comprar alguem no inverno.
ahhh,esqueci-me,não precisam.ficam sempre à frente do benfica

vocês é que são bons

Caneleiras de cortiça disse...

Bengas - Então porque os meninos se lembraram de rescindir Vale-e-Azevedisticamente o contrato com a Sagres, o Benfica ou a Liga também teriam de rescindir?

Anónimo disse...

quem é o Dartacão. sera q vale a pena ler o texto.?

Dartacão disse...

não não!!
tu não lês!!
só dizes: ninguém pára o benfica ó o ó

Anónimo disse...

ó´oó´´oóóó´glorioso slb glorioso slb

joemorales disse...

Foi como a história do patrocínio da Caixa Campus. O Giorgio di Bufa veio estrabuxar que era dinheiro dos contribuintes, no ano a seguir recebem o mesmo patrocínio na secção de Hóquei e já ninguém falou.

Eu até prefiro Sagres...

LDP disse...

" Para que lado penderá a balança!? Não me parece muito difícil ver, mas eu já não digo nada..."

lol

Pesquisa personalizada