terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livin' La Liga Loca

O Conselho de Justiça da Liga indeferiu liminarmente, sem apreciação material de conteúdo, o recurso apresentado pelo Belenenses. Isto porque os do Restelo intentaram o recurso contra a directora-executiva da Liga, quando esta nada tinha a ver com o caso. Erro de forma.
Ainda assim, o CJ manifestou a opinião unânime de que goal-average não é o que quer dizer, mas o que se queria dizer. Vale mais o espírito da lei do que a letra. Isto nos regulamentos. Porque nos recurso vale mais a letra que o espírito.

Resumindo: O Belenenses recorreu porque queria que valesse o que a Liga escreveu e não o que queria escrever, e o recurso foi rejeitado porque CJ achou que valia mais o que o Belenenses escreveu do que o que queria escrever, mas esclareceu que o que conta é o que a Liga queria escrever e não o que escreveu. Duvidas?

6 comentários:

Repórter H disse...

Fodassem, dói-me a cabeça!

Vini Chini disse...

Eu ainda não percebi.
O Belenenses está a protestar o quê?
O facto da Goal Average não significar diferença de golos? Então mas se for por aí, que eu saiba G Average significa média de golos.
Aqui entramos no campo das subjectividades alternadas ao cubo como tanto a Liga gosta para poder ter sempre um caminho para se desculpar ou beneficiar uns em deterimento de outros.
Sendo assim, é média de golos...marcados? Presumo que pudesse ser isso, e se assim fosse seria o Guimarães a passar na mesma.
Pelo que percebi o Belém diz que é a média entre golos marcados e sofridos. Mas, ou eu ando muito a leste deste mundo ou matematicamente falando isso iria sempre dar ao mesmo (em termos de quem passa) que o "goal average=diferença de golos"!!!!!!!!
Muito bem, fui confirmar. O Guimarães tem 3-2 e o Belém tem 2-1: Goal Aver (dif. golos): 1 para os dois.
Goal Aver.(golos marcados):Guim=3/3=1; Belem=2/3=0.66666
Goal Av.(média da dif...): Guim=3/3-2/3=0.333333; Belém=2/3-1/3=0.33333.
Como se pode verificar em nenhuma destas hipóteses o Belém passa como qualquer pessoa que tenha raciocinio lógico pensaria sem precisar de fazer contas.
Resumindo, havendo pessoas (in)competentes a fazer as regras, havendo pessoas que recebem estas reclamações todas, indo tudo parar à questão do que o que quer dizer "goal average", a verdade é que ainda não percebi independentemente disso, em que condições o Belém passa. Só se for por ter jogado na luz. Será isso???? Alguém me explique s.f.f.

Caneleiras de cortiça disse...

Goal average is a different scheme that predated goal difference. Using the goal average scheme the number of goals scored is divided by the number of goals conceded
Guimarães: GM 3 GS 2 GA 1,5
Beleneneses: GM 2 GS 1 GA 2.
Isto é a definição de goal average. Claro que 99% da população pensa que é a diferença entre marcados e sofridos. Incluindo a abantesma que fez os Regulamentos da Taça da Liga.
Mas por ser um conceito erróneo, todas as competições europeias e nacionais passaram a utilizar a expressão "diferença de golos". Falei chinês?

Vini Chini disse...

Hummm, mas por que Goal Average significa isso? Isso dependerá do dicionário onde se estiver a ver. Goal=Golo; Average=Média.
Isto quer dizer: média de golos.
Agora dependerá se será golos marcados ou sofridos. Presumo que não seja sofridos como acharia ridiculo se alguém viesse a reclamar por aí.
De qualquer modo essa fórmula para mim é estúpida e não sei para que serve, já que está definida para situações (futebol, andebol...) onde haja golos, e as situações onde existem golos têm a definição de Goal Average como diferença de golos. Ou seja, poderia perceber se realmente a tradução de Goal Average fosse na realidade essa fórmula, mas a verdade é que não é. Pode ser G.Marcados/ nº jogos ou G. Sofridos/nº Jogos. Não é G. Marcados/G. Sofridos!
Percebes o que quero dizer?
A tradução para G.Marcados/ G. Sofridos foi criada, pelos vistos, por gajos do futebol assim como ser também G.marcados-G.Sofridos, que é obviamente a mais comum.
Se formos pela tradução real não se aplicaria nenhuma destas mas sim todas as situações que citei no post anterior, e nessas passava sempre o Guimarães.
Falei chinês? :)

Caneleiras de cortiça disse...

Chico Fonseca, depois destas 54 linhas, considero-te preparado para reveres o Regulamento da Taça da Liga.

The Champ™ disse...

Mas andam todos bêbados ? Afinal quem é que passou ?

Quem o senhor Rui Bosta quis, para encher melhor o estádio das papoilas. Certamente o Vitória atrairia mas pessoas do que os Belenenses, ou não ?

Quanto ao regulamento, sugiro que se crie uma comissão de inquérito parlamentar, com base nos melhores juristas nacionais (existem?), para resolução do problema.

Pesquisa personalizada