terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Perguntas e respostas I

P: (Ao ver o aspecto desolador das bancadas num determinado jogo da Champignons) O que terá acontecido aos melhores adeptos do mundo que iam com o enorme até ao fim do mundo?

R: Ficaram em casa, que os melões dão-se bem é com o calor

14 comentários:

LDP disse...

Era escusado esse post, H.

O pessoal anda nas lonas com a crise, o Natal està aì à porta e é preciso ter algum disponivel para os presentes para a familia e jantares e tal... Ainda por cima hà quatro dias houve jogo, mais frio e chuva como o caneco. Aleado à tristeza de saber que era o adeus à Champions...

Parece-me normal que muito boa gente tenha optado por ver o jogo na tv.

Mas, nao faço eu uma pergunta mas peço-te que comentes: As dezanove pessoas que estavam a assistir ao Portimonense-Sporting?

JPDB disse...

low desert puke,

Não querendo começar uma discussão contigo como as que tens com o MM (que muito me divertem lool), não é a primeira vez que te oiço falar nas dezanove pessoas no Portimonense-Sporting. E como tal não resisti a responder...

Ora para começar, não é culpa do Sporting que no Algarve não haja adeptos do Portimonense. Aliás a falta de adeptos dos clubes pequenos, inclusivé nas suas regiões, é um dos maiores problemas da Liga Portuguesa, porque essa falta destrói a competitividade dos clubes. Uma das razões para este flagelo que retira à nossa Liga muito interesse é 99% dos adeptos de futebol serem dos grandes, com o teu Benfica à cabeça (ou não fosse o "clube dos 6 Milhões"). Mas o que faz o Benfica para combater isto? Semeia casas do Benfica por todo o lado, de modo a sacar mais umas quotazinhas a pessoas que estão tão longe de Lisboa que estão anos sem ver o Estádio da Luz. Atenção, eu critico esta prática em todos os Clubes. Mas dou especial enfoque ao Benfica, porque desde que lá está o LFV que a política de espalhar casas do Benfica pelo país, como se fossem algum "serviço público", se tornou muito mais agressiva.

Em segundo lugar, ter 5mil pessoas a ver um Portimonense-Sporting a um Domingo à noite, num estádio longe de tudo, é pior ou tão mau quanto ter um Benfica-Olhanense à sexta à noite, num estádio em Lisboa, com 25mil pessoas?
Atenção que o Benfica, ainda é o Clube campeão nacional (pelo que sei também vende bilhetes de época)! O Sporting joga um futebol miserável e quase criminoso com o palerma do Paulo Sérgio. Eu pura e simplesmente não vou ver o Sporting porque tenho vergonha do que vou ver, por exemplo.

Portanto aqui tens uma amostra do futebol real em Portugal ;)

Ricardo disse...

Sem dúvida, desolador. Mas ainda assim, e tendo em conta todos os factores óbvios que não chamavam gente ao Estádio neste jogo, foi uma assistência com mais gente do que a generalidade dos jogos em Alvalade. O problema é que este Estádio não é transparente ao efeito-melão. As cadeiras vazias notam-se bem. E depois é maior. O Taveira é um génio.

LDP disse...

JPDB

Lamento contradizer-te. Mas eu nasci em Portimao hà quase 33 anos e tenho a informar-te que Portimao é uma cidade maioritariamente sportinguista. Uns de nascença, outros "emigrantes" alentejanos que transportaram consigo a alma leonina.
Depois temos Faro onde sportinguistas e benfiquistas convivem num calmo 50/50. Em Lagos a divisao é feita também em 50/50 mas por benfiquistas e portistas.

Portimonense Sporting Clube e Sporting Clube Farense sao, foram ou eram das filiais mais activas do Sporting Clube de Portugal a partir dos anos 70. Sportinguistas é coisa que nao falta naquelas terras.

Nao preciso de amostras do futebol real em Portugal, mas tu precisas de uma amostra do amor sportinguista em terras algarvias.

O Estàdio do Algarve nao é "longe de tudo", pois é muito pròximo da Via do Infante e està ali a meio de tudo, isso sim. Com uma estaçao de comboios a nao mais do que 500 metros.

Hà vinte anos que milhares e milhares de pessoas que habitam na zona nao assistiam a um Portimonense-sporting. E os tempos do Farense-sporting também jà là vao, infelizmente.

Mas nem assim o pessoal moveu a peida em direcçao ao estàdio. Muito provavelmente porque, como tu, sentem vergonha. Mas eles estao là. Escondidos debaixo das pedras, muito provavelmente.

Um azar do caraças trazeres este argumento logo comigo, um portimonense de gema. Mas tu nao podias adivinhar, pois nao?

JPDB disse...

low desert puke,

Ora essa. O meu argumento continua a fazer sentido. O Sporting continua a não ter culpa de o Portimonense não ter adeptos próprios no estádio.
O jogo foi ainda longe de Portimão, bem mais perto de Faro, onde dizes haver bem menos Sportinguistas que em Portimão. Eu sei onde fica o estádio do Algarve e sei os acessos que tem. Mas é bem diferente um estádio como o da Luz, ou de Alvalade, Dragão a que milhares e milhares de pessoas têm acesso em menos de 10 minutos de deslocação e muita gente sem gastar mais que 2€ ida e volta. Olha por exemplo o Estádio de Aveiro e vê o "buraco" que tem sido, por também estar longíssimo da cidade...

Todavia e, sem querer contrariar o teu conhecimento sobre o fervor sportinguista que se vive no Algarve, tenho a dizer que acho que isso que disseste está "sobrevalorizado", tal como costuma ser dito na imprensa relativamente à expressão Sportinguista na região de Leiria.
Eu conheço, mais que 30 algarvios abaixo dos 35 anos, todos do espaço entre Portimão e Olhão, e há um do Porto e o resto é tudo do Benfica. Conheço várias pessoas de Leiria e, uma é do Sporting. Até posso ter azar nestas minhas amostras, mas não acho que sejam amostras enviesadas porque são completamente aleatórias. Isto para dizer que isso que se costuma falar do Sporting ter mais expressão nesta ou naquela região me parece sempre pouco real. Quanto muito o Sporting terá mais expressão relativamente à sua própria "média" a nível nacional, digamos assim.
O Benfica é sempre o clube que tem mais adeptos em todo o lado, eu até acho que na região do Porto deve haver quase tantos Benfiquistas como Portistas, isto porque vou conhecendo cada vez mais Benfiquistas que são da cidade do Porto. Andam é todos mais "camuflados"...

LDP disse...

Nao percebeste.

O Portimonense desde hà duas épocas a esta parte, e a jogar em casa sua - no estàdio municipal de Portimao, e nao no estàdio do Algarve, metia de 900 a 2000 pessoas. Dependendo depois do adversàrio, pois quando lutou nas ultimas jornadas da época passada para a subida, e contra adversàrios mais cotados, chegava às 4 mil pessoas ou mais.

O que te disse é que adeptos do Portimonense nao serao mais do que 200. Os outros sao predominantemente do sporting e muitos também do Benfica. Falo da gente que acompanha o Portimonense, nos seus jogos. No seu estàdio.

O portimonense-sporting nao tinha mais de 2000 espectadores no estàdio, quase a mesma média que a equipa apresenta desde hà consideràvel tempo...a jogar na segunda liga. Portanto, é notòrio que o que falta aqui sao os adeptos sportinguistas.

O Algarve tem algumas centenas de milhar de habitantes, queres convencer-me que nao haviam 20 ou 30 mil sportinguistas para compor aquele estàdio? Preferes dizer que nao é culpa do sporting que o Portimonense nao teha adeptos? Andam é camuflados...

pitons na boca disse...

JPDB,

O Portimonense-Benfica foi jogado também num domingo, à mesma hora (inconveniente para quem se quer deslocar de Lisboa até ao Algarve), foi o 2º do propalado "boicote do Vieira" e meteu 12000 pessoas no estádio...

...o Portimonense-Naval teve +/- 4700 pessoas a ver o jogo, contra as 4550 do Portimonense-Sporting. Estás a insinuar que a Naval tem mais adeptos que o Sporting?

LDP disse...

Pitons, a mim parece-me que nao estavam mais do que 2000 pessoas neste portimonense-sporting. O que piora ainda mais as coisas...

pitons na boca disse...

LDP,

o meu comentário foi com base no que diz o site da LPFP (na transmissão televisiva também disseram 4550, neste ultimo jogo - mas vai daí, também não sei quantas cadeiras o Taveira pintou, no Estádio do Algarve, mas acho que não foi nenhuma).

LDP disse...

Eu vi na ficha da bola (ou seria d'o jogo?) e parece-me que dizia 1900 espectadores.

Mas é mau na mesma. Sò nao me lembro é quando é que o Bettencourt pediu aos seus adeptos para boicotarem os jogos...porque se o Benfica, com boicote, mete 12000, e o sporting menos de 1/5 disso...

JP disse...

Antes ficar em casa do que fazer aquelas tristes figuras ao receber os adeptos do Atlético Madrid como voces bem sabem.Tanta azia só por causa do Simao?Nao apenas uma manifestaçâo de gente civilizada.

ana disse...

este jp sofre do estômago, só pode. tanta referência a azia... rennie, conheces?

ana disse...

este jp sofre do estômago, só pode. tanta referência a azia... rennie, conheces?

JP disse...

Ana nao carregues tanto no briol,porra ate ja ves a dobrar...

Pesquisa personalizada