quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Balanço da jornada europeia

Sem surpresas...

O Benfica voltou a envergonhar Portugal e saí da CL, em que nunca devia ter entrado, pela porta pequena. Para a última jornada ainda tem que garantir a passagem à Liga Europa, que tristeza. Pelo caminho dois recordes, só do Benfica: um jogo sem rematar na CL e uma derrota por 3 secos em Israel...Isto tudo no pior grupo da CL, com equipas de Israel ou dos fundos dos campeonatos europeus...não é de estranhar, do pior clube de sempre da CL, quando levou 3 secos do Anderlecht que foi perder todos os jogos na fase de grupos...

O Braga, depois da meia dúzia em Inglaterra na estreia, e da derrota em casa, ao contrário do Benfica, ainda tem hipóteses de seguir em frente na CL. Isto apesar de não ser uma equipa da CL, tal e qual o Benfica. Obviamente já garantiu a passagem à Liga Europa. Só o Benfica mesmo para ter de deixar para a última jornada esta decisão...tudo isto no pior grupo da CL.

Já o Sporting garantiu o primeiro lugar do grupo na penúltima jornada, frente ao vice-líder do Campeonato Francês, num grupo onde as equipas estão no topo dos seus campeonatos. Parabéns pela centésima vitória. E por ser o clube mais europeu em Portugal. Ainda estará para vir um par de anos sem marcar presença na Europa.

Quanto ao Porto, não interessa a ninguém...

27 comentários:

pitons na boca disse...

Estatísticas da UEFA (esses falsos que puxam pelo Benfica, claro).

Remates do Benfica:

Jogo 1 (Hapoel, na Luz) - 19
Jogo 2 (Schalke, fora) - 7
Jogo 3 (Lyon, fora) - 6
Jogo 4 (Lyon, na Luz) - 10
Jogo 5 (Hapoel, fora) - 18


Talvez queiras rever o teu conceito de "remate". E mais não digo. Deixo para os experts.


Parabéns por mais uma "imaculada" vitória. Felizmente nunca são beneficiados.



nota - palavra de verificação, "matemac", talvez por isso se tivesse confundido "zero" com outra coisa, neste texto...

JNF disse...

Este fuinha... és, és... pá! Espectáculo. Cada post teu deixa-me sem palavras.

Que é feito do Caneleiras?

MM disse...

Muito bem Fuinha. As verdades sao para ser ditas por mais que doam, a nao ser que o normal fossem todos os votos de favoritismo que o Benfica e as suas gentes transportavam assentes num passado recente que lhes vale hoje o 53'o posto no ranking da IFFHS. Se calhar o normal era isso, e nao a eliminacao precoce de um grupo perfeitamente ao alcance do Sporting, por exemplo.
Se fazemos 6 pontos com o 2'o classificado frances, melhor fariamos com o Lyon, em tese.

PS: essa foto representa tudo aquilo que faz do Sporting um universo diferente. O ecletismo representado nos atletas de varias modalidades, a alegria nos seus rostos por pertencerem ao 2'o mais titulado clube na Europa, o corte no bolo que simboliza a fatia de uma Historia nascida em 1906 e germinada em 1902 e claro, o eterno rejuvenescimento de um Clube que nunca cessara de nascer todos os dias, um tanto mais forte, porque alicercado numa capacidade infinita de oferecer as familias, mulheres, homens, jovens e criancas ... Desporto. Oferecer aquilo que deviam o Estado e as suas Escolas oferecer, por exemplo. Dai esse menino na foto a cortar o bolo, em forma de agradecimento por aquilo que o Sporting lhe da.
A ele e ao povo portugues.
Se Desporto e Vida, o Sporting e a Amazonia portuguesa. Ha mais de 100 anos.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=R3WP_YilYPY

pitons na boca disse...

Caro anónimo,

Não me vês dizer que o Benfica nunca foi beneficiado.

Mas para invalidar o que eu disse tens de mostrar é imagens em que se prove que o golo de ontem não foi precedido de uma mão que poderia ter custado o 2º amarelo ao Postiga.

Força, eu sei que consegues.
Mas obrigado pelo esforço inglório.

Anónimo disse...

"num grupo onde as equipas estão no topo dos seus campeonatos"...
De futebol.

NÃO DE ANDEBOL.

Erk disse...

Hahahahahahaha!

Aqui está um post como deve ser.

Mais em jeito de espicaçar a malta encarnada e despoletar discussão na caixa de comentário.

Gostei do comentário do par de lampiões da SIC, no jogo Sporting-Lille. Ao Sporting, bastava o empate, e era obrigação dos Franceses, de ganhar. O golo do Sporting, admito, com alguma mão de Deus, mas surgiu. Cumprida a mais que a obrigação, portanto, mas não para o par de jarras, certamente saudosos dos jogos Europeus encarnados, e da altíssima qualidade do futebol destes... que prosseguiram assim, na missão da crítica, apesar de todos os objectivos cumpridos.

Mas nada comparável ao jogo de futsal entre os mesmos clubes, onde um golo do Benfica, era gritado pelos comentadores como se nacional fosse, e os do Sporting... bom, como Espanhóis.

pitons na boca disse...

Valdemar,

vi o futsal na BenficaTV e sem som (não quero emprenhar pelos ouvidos, obrigado), por isso não posso contra-argumentar. :p
Independentemente do resultado, já fico contente por não se terem verificado as mesmas figuras da final do campeonato do ano passado.

Para ti, os meus genuínos parabéns pela vitoria de ontem no futebol de 11. :)

Erk disse...

Abraço, pitons! Obrigado.

Futebol jogado, não foi grande coisa.

Mas o objectivo foi cumprido. Houve a sorte que tem faltado noutros momentos. Quando até o Polga marca...

Além disso, também apreciei a entrada tardia da Juve Leo, em protesto contra a administração do Sporting neste momento.

Anónimo disse...

Foi a 108º vitória nas competições europeias....há que contar com a taça das cidades com feira (que precedeu a taça UEFA, se não estou em erro).....estes "jornalistaszinhos" ...

Erk disse...

Anónimo,

espanta-me ainda considerarem a Taça das Taças conquistada pelo Sporting! Mesmo passando por cima de ter sido a competição rainha Europeia, com prestígio acima da UEFA, na altura em que foi ganha pelo Sporting.

Pitons,

parece que depois do fim do jogo de futsal, houve mais episódios, portagonizados por gente menos desportivista que eu e tu.

Abraço.

pitons na boca disse...

Não tinha tido conhecimento, Valdemar. Só agora, que falaste nisso, fui procurar.

Mais do mesmo que, infelizmente, em nada me surpreende...

Riga/V-1-Boy disse...

pitons

mas olha que os comentarios do futsal, que o valdemar falou nao foram os da benfica tv, foram os da rtp2

pitons na boca disse...

Sim, Riga, eu percebi. Apenas justifiquei o porquê de não contra-argumentar, porque não tenho opinião fundamentada neste caso em particular. :)

Anónimo disse...

Caro Pitons na Boca

Foi falta sim senhor. E já é a segunda vez que somos beneficiados na Liga Europa, onde a arbitragem é vergonhosa. Mas liga para o teu Director Desportivo, já que ele está na Polícia Judiciária...

pitons na boca disse...

Acho bem que vá à PJ. Parece que é possível testemunha de um caso de violência e agressão a uma amiga de longa data (pelo que li, assim por alto). Se for para se fazer justiça, só faz o seu dever.

O que me escapa é o que tem isso a ver com o que quer que seja, e que tipo de argumentação é essa, ou sequer se esperas algum tipo de resposta.

Futebol, desporto ou alguma coisa relacionada minimamente com isso, queres falar?
Não?
Ok, então fica para a próxima.

Repórter H disse...

Mas foi o Rui Costa que agrediu a amiga de longa data?

Se faz isso aos amigos, não quero imaginar o que fará aos inimigos! E mais uma vez se confirma que se pode tirar estes cromos das barracas, mas não se pode tirar as barracas destes cromos.

:)

Erk disse...

Amiga de longa data?

Depende da coloração da mesma.

Eu gosto de amigas de longa data, e quanto mais coloridas, melhor.

Mas isso não é futebol.

pitons na boca disse...

Reporter,

se foi chamado como testemunha, é possível que não tenha sido ele o autor das agressões.
Se bem que neste sistema judicial já acredito em qualquer coisa. :)

LDP disse...

MM, esse 53° lugar no ranking da IFFHS descreve apenas a ultima década, ou "The Worlds Club of the 1st Decade (2001-2010), como eles lhe chamam.

Nao consegui descobrir o ranking que vai de 1991 a 2001, mas com a colecçao de derrotas com clubes do calibre do Grasshopers, Poli Timisoara ou Bologna, duvido que o sporting fizesse parte do top 100.

Jà no que concerne a Champions League, parece que o sporting participou pela primeira vez somente em 1997 (a unica durante toda a década de 90), cinco anos depois da criaçao desta competiçao. No seu grupo tinha Spartak Moscovo, Lierse, Monaco e Leverkusen. E reza a història que o sporting levava aos 3 ou mais de cada vez:

Bayer Leverkusen 3-2 Sporting
Spartak Moskva 3-1 Sporting
Monaco 3-2 Sporting
Bayer Leverkusen 4-1 Sporting
Và là que conseguiram empatar em casa do Lierse e ganhar ao Mònaco em alvalade na ultima jornada quando os franceses jà estavam qualificados...

Depois tivemos de esperar mais cinco anos até ver novamente o sporting na Champions. Decorria o ano de 2002...E deveriam fazer uma estàtua ao heròi que possibilitou tal feito: Beto Acosta e os seus ataques de reumàtico dentro da grande àrea dos adversàrios, na época anterior.

Jà o ranking de clubes de "sempre", e aqui é melhor usar aspas porque os senhores que mandam là naquilo sò começaram a compor este ranking em 1991, o Benfica aparece em 34°, enquanto que o teu clube aparece em ooooooooohhh...80°.

Para o fuinhanha, descobri também uma estatistica que contabiliza Champions e Taça dos Campeoes Europeus juntas. As equipas na Europa com mais presenças sao:

40 Real Madrid
29 Benfica
28 Anderlecht(!)

(este é sò o top 3, nao pesquisei o sporting para nao ter de enxovalhar novamente o amigo MM)

Voltando ao MM. Como unica coisa boa que saiu da cabeçinha do simplòrio, temos o facto de finalmente ter aprendido a data de fundaçao do seu clube. E lembrar-se-à até ao ultimo dia da sua vida, que tal coisa foi possibilitada pela enorme e estratosférica sapiencia futebolistica do low desert puke.

Nao tens de que.

Repórter H disse...

Grupos de 5 equipas na Champions?

Só se for na Champignons (alucinogénios) onde joga o Jasus & Cia.!

MM disse...

Tivesses metade da minha "simplicidade" e fazias menos figuras, pintelho:

A vitória com o Mónaco foi na 1ª jornada. O empate na Bélgica na 2ª.
A 1ª participação do Sporting na LC foi em 1997. A do teu clube de merda foi em 1995, 2 anos antes.
Na Taça dos Campeões Europeus o teu clube de merda participa pela 1ª vez não sei quando.
Já o Sporting inaugurou-a, a convite da UEFA.

Melhora participação do Sporting na LC: oitavos-de-final em 2008.
Melhor participação do teu clube de merda: quartos-de-final em 2005.
Melhor participação do Sporting na Taça dos Campeões: quartos-de-final em 1984.
A do teu clube de merda, finalista vencedor em 61 e 62.

Esclarecido, pintelho?
Qualquer dúvida coloca-a.
E não tentes insultar novamente, ou serei forçado a ser chamado novamente a atenção pela Ana, ou qualquer outra pessoa. Estás avisado.

LDP disse...

Insultar novamente?

Usando a expressao "clube de merda" como tu fazes sempre? Ou simplesmente "sporting" como eu escrevo?

Pois é, li a lista ao contràrio. Mea culpa, mas é somente uma questao de datas. Tal como os embates com Spartak e Leverkusen, mas ao menos nos resultados acertei. Foi aos tres de cada vez.

Mas...figuras como a de nao saber a idade do clube do coraçao somente tu, MM. E por duas vezes...
Por isso, no fundo, no fundo...este blog deve alguma da sua hilaridade e grotesco a ti. Estou certo que também a ana te agradece por este facto.

PS: E sobre Futsal jà nao queres falar...outra vez?

LDP disse...

E sim, tenho uma duvida.

Em 91/92 quando juntamente com o Barcelona, Sparta de Praga e Dinamo Kiev participàmos numa competiçao europeia, qual era o nome dessa competiçao?

Hattori Hanzo disse...

Valdemar eu vi o jogo na rtp2 porque não consigo ver os jogos na Benfica TV e aquilo pareceu-me foi uma Sporting Tv. Confere só que era o reporter, Pedro Martins que é tudo menos vermelho, sempre foi verde. Comnpara só o modo como ele comentou o alegado caso do 2º golo do sporting como o do alegado caso do 3º do benfica e percebe-se logo a cor do sr.

Unknown disse...

Fuinha, és capaz de me elucidar para os numeros da ultima campanha do sporting na CL?

Ok, era dar-te demasiado trabalho não era? Esquece, dá só os números dos jogos contra o Bayern, pode ser, são só 2 jogos.

Um obrigado por me lembrares, que no nosso País, o roto fala sempre do esfarrapado.

LDP disse...

Bettencourt, nao leves a mal o erro. O fuinha se percebesse de futebol como percebe de paneleiragem seria o Zinedine Zidane d'o banco. Mas como isso nao se verifica, é somente uma espécie de Yanick Djalò dos posts. Nao acerta uma e look mais abichanado é impossivel.

Pesquisa personalizada